Dúvidas Sobre população

E aí galera, eu sou novo por aqui, e adquiri o jogo Rome II recentemente.

Para não dizer que desconheço a série por completo, quando eu era mais novo, jogava Rome I, ou melhor só “lutava com os bonequinhos”, enfim…

Agora finalmente minha Dúvida, comecei uma Campanha jogando com Roma, até aí tudo certo, tinha 2 generais. A cidade de Roma estava com o "Índice de Felicidade da População positivo, porém as outras cidades estavam com um índice bem baixo, agora uns 5 turnos depois do começo do jogo, todas as cidades estão infelizes, inclusive Roma, o índice está em 100, teve até uma Rebelião (uns 2 turnos antes dela estourar, apareceram mensagens dizendo que a população estava descontente, e que uma rebelião era iminente, eu ignorei porque não sabia o que fazer ou como impedir)…

Estourou a bendita rebelião depois da minha primeira batalha (Perdi só 32 soldados), estava com meu exército inteiro, foi atras dos revoltados e acabei com a rebelião, o índice das cidades está agora em 80 de descontentamento, e minha influência no Senado é de 27.

Minha Dúvida é:

1º- Como deixar a população Feliz?

2º- Como evitar essas rebeliões?

Desde de já Agradeço!

E me perdoem se eu postei no lugar errado.

Primeiramente, seja bem-vindo!
Embora não seja nenhum “expert”, essa questão no R2 foi bem simplificada, por assim dizer: vc só precisa fazer construções q façam com que sua ordem pública fique em uma variação positiva, inclusive mantendo uma boa guarnição até q isso ocorra. E, como agora a ordem é por regiões, o q vc constrói em todas as cidades daquela região influenciam na variação da ordem pública.

Tem vários modos de melhorar a felicidade da população… Pra isso vc tem q fazer ações q aumentam a ordem publica e/ou não fazer o q diminui a ordem publica.
Vc consegue verificar o que esta afetando a ordem pública de uma certa província, clicando numa cidade dela e deixando o ponteiro do mouse em cima desse valor de ordem pública por alguns instantes.

O que melhora a ordem pública:

• Diminuir as taxas
  • Criar e upar construções com bônus de ordem pública, Ex: templos, teatros, arenas, etc.
  • Posicionar um exercito na cidade onde se deseja melhorar a ordem pública.
  • Usar o edito de pão e circo (editos só podem ser usados qdo vc domina totalmente uma provincia, na forma de ocupação ou com aliados)
  • Através de algumas tecnologias específicas
  • Posicionando agentes nessas provincias e usando suas habilidades especiais.
    Obs: Generais e agentes possuem trails, skills e households específicos com bônus na ordem pública… Vc precisa escolher com cuidado esses bônus pra aproveitar ao máximo deles.

O que diminui a ordem pública:

• Taxas altas
  • Construções com penalidades em ordem pública, Ex: Fazendas, industrias, mercados, etc.
  • Ações de agentes inimigos no seu território
  • Exercitos inimigos posicionados no seu território
  • Falta de comida (PS: Tenha certeza de sempre ter fazendas suficientes pra garantir a comida pra sua facção… Ja q a falta de comida causa várias outras penalidades além da desordem pública).
  • Diferença cultural entre a religião oficial da sua facção e a religião seguida na provincia (A penalidade varia de acordo com essa diferença… Pra diminuir isso vc precisa converter a provincia pra sua cultura… vc faz isso através de templos e agentes com bônus específicos pra isso)
  • Toda vez q vc captura uma cidade vc tb recebe uma grande penalidade na ordem publica daquela província… Se vc apenas ocupar a penalidade é menor… se saquear a penalidade é maior… Porém em ambos os casos essa penalidade diminui um pouco a cada turno.
  • Quantidade muito alta de escravos na sua provincia (PS: esse é um grande causador de infelicidade nas suas regiões… Vc adquire escravos quando escolhe escravizar os soldados inimigos capturados em batalha OU quando saqueia uma cidade q vc conquista… Se vc tiver um número excessivo de escravos a melhor opção é ficar um tempo sem saquear as cidades inimigas, apenas ocupando ou destruindo as cidades conquistadas, e matando ou libertando os soldados capturados… A quantidade de escravos q cada região possui e a penalidade em ordem pública q eles causam diminuem um pouco a cada turno q se passa no jogo.

A explicação do Montezuma foi ótima e… Como assim “outro eu”? xD

Nossa pessoal, de longe este aqui é o melhor Fórum do qual eu já participei, postei uma dúvida hoje de tarde e no mesmo dia recebi ótimas respostas, bem esclarecedoras.

Hiryuu, muito obrigado, eu realmente não sabia que funcionava por regiões, se bem que depois que você falou, vicou bem evidente. Hehehehehe

ImpMontezuma, ótima resposta, bem esclarecedora, consegui entender perfeitamente o que você disse, e como fazer, mesmo eu sendo noobie no jogo, brigdão cara!

Lord Victor, fala meu xará, então era por “sua culpa” que eu não conseguia criar uma conta com "“Lord Victor”… hehehehehehe
O jeito foi improvisar e colocar um ‘K’ no lugar do ‘C’.

Muito Obrigado a todos que me responderam, de coração mesmo. (Eu sei que pode parecer meio gay, mais é que isso salvou minha pele no jogo, nem voltei a jogar a campanha por causa disso, mais agora que eu já sei o que fazer e como fazer, eu agradeço)

Mais uma vez, muito obrigado!

PS: Comecei meu jogo fazendo que vocês falaram, e o povo ta todo feliz, ou no caso de Roma, ta neutro (muito bom pra quem tava com 100 de infelicidade).

PS²: Como se usa os agentes nas cidades? É só deixar eles ali perto?

Pra usar os agentes tu clica com o botão esquerdo do mouse nas cidades, agentes ou exércitos inimigos e escolhe uma das opções que o jogo te dá.
O fórum não deixou você criar uma conta com “Lord Victor”, por que Eu sou exclusivo e inimitável :hihi

Shsuahsauhsuhsauhs,
É exclusivo mesmo, mesmo sem o espaço ou trocando por um underline, tive que por um ‘K’ mesmo … hehehehe

Sim, isso eu sei, só queria saber se da pra usar em minhas próprias cidades, porque a minha Agent não vai pra minha cidade, enfim, outra pergunta, como consigo mais ouro, construí algumas coisas para aumentar a felicidade da população, que está em 100 agora, mas o ouro parou de vir, mesmo nos impostos está em 400 por rodada, só tenho 1 acordo comercial, que da 83 de gold por turno, porque as outras nações não aceitam os acordos, só 2 ou 3 aceitaram acordos, e acordos de não agressão. Enfim, qualquer ajuda é bem vinda!

Obrigado.

Rapaz, é investir pesado em tratados comerciais e melhorias em cidades de produtos [Vinho, ouro, prata, ferro, etc…], techs e construções que vão gerar ouro para você.

Valeu cara, tava/estou me batendo um pouquinho no jogo ainda, mais graças a pessoas como vocês, estou progredindo e jogando cada vez melhor.

Espero que com o tempo eu possa e consiga jogar o jogo da melhor forma possível, aproveitando ao máximo todos os seus recursos e possibilidades!

Joguei um pouco mais de 12 horas, e posso dizer que esse é um game que vale a pena ser jogado, investir tempo aprendendo… Enfim.

Muto Obrigado por tudo!

Ouro é mais complicado ^^"… mas eu vou tentar resumir pra não ficar muito chato XD

O ouro que vc recebe em cada turno é a soma de:

• A riqueza somada de todas as suas provincias
  • O ouro proveniente dos tratados comerciais
  • A riqueza gerada pelos escravos
  • E mais algumas receitas extras referentes a recursos recebidos de estados clientes, satrapios e Bonus invisíveis das facções, etc… Mas as principais são essas anteriores

Os gastos são basicamente os custos pra manter os seus exercitos… Então quanto mais unidades vc tiver… Mais gastos vc tem.

O ouro referente aos tratados comerciais e escravos é relativamente simples… Qto mais escravos vc fizer mais ouro vc ganha por turno… Qto mais tratados comerciais vc fizer e qto mais recursos de troca vc tiver (Ex: Vinho, peles, marmore, etc) maior é sua renda tb.

Agora a riqueza das provinciais é um pouco mais complicado ^^"

A maioria das construções tem um valor referente a riqueza que ela produz.
Ex: Uma fazenda com: 60 wealth from farming.
Significa q aquela construção especifica ajuda com 60 na riqueza da sua provincia…
Pra aumentar a riqueza da sua provincia vc precisa fazer mais construções que geram essas riquezas e dar upgrade nas que ja existem.

Esse “from farming” é relevante apenas pros bonus que vc ganha com construções, editos, agentes, etc que dão esses bonus pras riquezas daquele mesmo tipo.
Ex: Uma construção com o bonus: +10% wealth from agriculture… Vai aumentar em 10 porcento a riqueza de todas as construções dentro daquela província que tiverem riqueza gerada em agricultura (fazendas e pastos)… O mesmo vale pra “wealth from culture”, “commerce”, “industry”, etc…

Agora a qtde final de ouro q vc recebe referente a riqueza da sua provincia é a soma de toda riquezas das cidades da provincia, multiplicado os bonus e as taxas e dividindo pela corrupção… Ok é meio complicado ^^"… Mas resumindamente é: qto mais riquezas e maior as taxas mais dinheiro vc ganha… E qto maior a corrupção menos dinheiro vc ganha.

PS: A corrupção aumenta sozinha conforme o tamanho do seu império aumenta… Existem agentes e tecnologias que diminuem um pouco essa corrupção… Mas de maneira geral a corrupção vai aumentar sempre… e não tem muito o q vc possa fazer contra isso ^^"… Vc terá q compensar o aumento da corrupção com construções mais evoluidas q dão mais riquezas, aumentando as taxas ou fazendo mais escravos.

Bom… Pra ver a riqueza de uma provincia basta clicar em uma cidade daquela provincia e deixar o mouse por alguns instantes em cima do valor de “income” que aparece no canto esquerdo da tela.

E pra ver as informações gerais referentes as finanças de toda sua facção, é só ir no mesmo menu que vc usa pra aumentar ou diminuir as taxas… Q seria o “Trade & Finance”, ele fica na parte de baixo da tela. A tecla de atalho se não me engano é “7”.

Resumidamente é isso ^^

Ha só mais um detalhe… Sobre ativar as habilidades dos agentes… Como foi dito vc precisa clicar no primeiro dos três botões que aparece qdo vc clica no agente… Porém nem todos os bônus precisam disso… Alguns são passivos e só do agente estar na provincia ja conta… Mas os que aparece na descrição como “this action” só são ativados qdo vc clica naquele botão… Ou quando vc usa o agente contra o inimigo… Depende da ação ^^"…

Qualquer duvida é só dizer q a gente explica se souber… Mas eu tenho que dizer… Esse jogo é bem complexo :/… Eu jogo Total War a anos… e vira e mexe eu aprendo algo q eu não sabia XD.

Resumindo: qualquer construção q diga “+ xx wealth” vai adicionar à riqueza total da região, q é sobre o q a sua taxa de impostos é aplicada. Em suma, hipoteticamente, se vc tem 1000 de wealth e 30% de impostos, recebe 300 por turno (- gastos/penalidades e + bônus, é claro). Se uma construção adiciona + 500 de wealth, vai significar 1500 de wealth total, q a 30% de impostos = 500 por turno.

Valeu ImpMontezuma e Hiryuu, acho que já estou começando a pegar o jeito!

Já fiz alguns acordos comerciais, investi em edificações que irão gerar lucro, invadi uma cidade e consegui mais gold!

Uma coisa que eu reparei, por que as outras nações não aceitam os Trade Commerces? Se muitas vezes eu tenho uma boa relação com a nação?
E como aumentar as chances de eles aceitarem as ofertas que eu faço? (Reparei que em baixo da tela de de acordos tem as probabilidades)

Mais uma vez muito obrigado!

Bom Final de Semana!

Isso é um problema mesmo q eu nunca consegui resolver… então caio na porrada mesmo :hihi

Fico uns dias fora e aparecem perguntas interessantes. Creio que já foram bem respondidas.

SHsuahsuahsuahsauhsuhs

Diplomacia pela espada, tá certo Hiryuu.
kk
Mas fazer o que né…

E pô Matheus, fique a vontade para dar seus pareceres acerca dos assuntos abordados!
Toda ajuda é sempre bem vinda!

PS: Agora que comecei a jogar o canal totaltotalwar está sendo bem útil! :smiley:

A minha situação é a mesma do Hiryuu, é o velho “Não quer por bem, vai por mal.” xD
Não sei se você já sabe, mas o TotalTotalWar é o Matheus xD

As facções tem personalidades diferentes… Geralmente gregos são mais diplomáticos e é fácil fazer tratados com eles… Outros tipos são facções mais guerreiras e não aceitam tratados com facções com uma cultura diferente da deles… Varia muito de facção pra facção…
Mas vc pode tentar forçar os tratados com essas facções mais hostis fazendo amizade com os amigos deles e inimizade com os inimigos deles (ser amigo do amigo e inimigo do inimigo de uma facção da pontos positivos pra essa facção especifica), ou dando presentes (oferecendo ouro sem pedir nada em troca)… Mas geralmente isso não vale a pena, e é como o pessoal tb ja falou… melhor solução diplomatica pra essas facções hostis é a guerra XD

Ah, então já tô ajudando. O canal totaltotalwar é meu xD

E pra provar que eu não tô de zuera tô upando o episódio 27 da campanha com o Egito agora. Ele vai se chamar “Avançando Mais” e vai sair hoje no canal hehe.

Hahahahahahaha

VALEU galera, consegui alguns tratados, mais a maioria é de não agressão…

Pô Matheus, eu desconfiava que o canal era seu, mais seria uma tremenda bola fora se eu falasse que gostava do seu canal (totaltotalwar) e o canal fosse de outra pessoa!
hehehehehe

Enfim, parabéns pelo seu trabalho!

E o brigado novamente a todos que responderam!