Ouro é mais complicado ^^"… mas eu vou tentar resumir pra não ficar muito chato XD
O ouro que vc recebe em cada turno é a soma de:
- A riqueza somada de todas as suas provincias
- O ouro proveniente dos tratados comerciais
- A riqueza gerada pelos escravos
- E mais algumas receitas extras referentes a recursos recebidos de estados clientes, satrapios e Bonus invisíveis das facções, etc… Mas as principais são essas anteriores
Os gastos são basicamente os custos pra manter os seus exercitos… Então quanto mais unidades vc tiver… Mais gastos vc tem.
O ouro referente aos tratados comerciais e escravos é relativamente simples… Qto mais escravos vc fizer mais ouro vc ganha por turno… Qto mais tratados comerciais vc fizer e qto mais recursos de troca vc tiver (Ex: Vinho, peles, marmore, etc) maior é sua renda tb.
Agora a riqueza das provinciais é um pouco mais complicado ^^"
A maioria das construções tem um valor referente a riqueza que ela produz.
Ex: Uma fazenda com: 60 wealth from farming.
Significa q aquela construção especifica ajuda com 60 na riqueza da sua provincia…
Pra aumentar a riqueza da sua provincia vc precisa fazer mais construções que geram essas riquezas e dar upgrade nas que ja existem.
Esse “from farming” é relevante apenas pros bonus que vc ganha com construções, editos, agentes, etc que dão esses bonus pras riquezas daquele mesmo tipo.
Ex: Uma construção com o bonus: +10% wealth from agriculture… Vai aumentar em 10 porcento a riqueza de todas as construções dentro daquela província que tiverem riqueza gerada em agricultura (fazendas e pastos)… O mesmo vale pra “wealth from culture”, “commerce”, “industry”, etc…
Agora a qtde final de ouro q vc recebe referente a riqueza da sua provincia é a soma de toda riquezas das cidades da provincia, multiplicado os bonus e as taxas e dividindo pela corrupção… Ok é meio complicado ^^"… Mas resumindamente é: qto mais riquezas e maior as taxas mais dinheiro vc ganha… E qto maior a corrupção menos dinheiro vc ganha.
PS: A corrupção aumenta sozinha conforme o tamanho do seu império aumenta… Existem agentes e tecnologias que diminuem um pouco essa corrupção… Mas de maneira geral a corrupção vai aumentar sempre… e não tem muito o q vc possa fazer contra isso ^^"… Vc terá q compensar o aumento da corrupção com construções mais evoluidas q dão mais riquezas, aumentando as taxas ou fazendo mais escravos.
Bom… Pra ver a riqueza de uma provincia basta clicar em uma cidade daquela provincia e deixar o mouse por alguns instantes em cima do valor de “income” que aparece no canto esquerdo da tela.
E pra ver as informações gerais referentes as finanças de toda sua facção, é só ir no mesmo menu que vc usa pra aumentar ou diminuir as taxas… Q seria o “Trade & Finance”, ele fica na parte de baixo da tela. A tecla de atalho se não me engano é “7”.
Resumidamente é isso ^^
Ha só mais um detalhe… Sobre ativar as habilidades dos agentes… Como foi dito vc precisa clicar no primeiro dos três botões que aparece qdo vc clica no agente… Porém nem todos os bônus precisam disso… Alguns são passivos e só do agente estar na provincia ja conta… Mas os que aparece na descrição como “this action” só são ativados qdo vc clica naquele botão… Ou quando vc usa o agente contra o inimigo… Depende da ação ^^"…
Qualquer duvida é só dizer q a gente explica se souber… Mas eu tenho que dizer… Esse jogo é bem complexo :/… Eu jogo Total War a anos… e vira e mexe eu aprendo algo q eu não sabia XD.