E o Facebook

… que foi hackeado e (segundo os boatos) teve parte do routing deletado?

2 Curtidas

Pela demora em resolverem ficou claro para mim que foi ataque hacker. Agora (depois de pesquisar o que é) sobre o routing faz sentido pois tinha visto que o problema era de DNS.

2 Curtidas

Faz bastante sentido. Pelo jeito essa foi a maior queda já registrada nessas redes… Seria uma iniciativa anônima (de um grupo, provavelmente) ou alguma “cyber-potência” flexionando os músculos? Ou ambas?

Esse tipo de evento bem que poderia ser um ensaio de “como ferrar a infraestrutura X em escala global”… Enfim.

2 Curtidas

Obviamente o próprio FB não vai assumir nada… mas o q li de “boatos” é que, pela gravidade, pode ter sido tanto um “ataque interno” ou “erro humano” (aka um espião infiltrado) que zuckou as informações de routing quanto, sim, um ataque externo (no que Rússia e China são especialistas).
A melhor analogia que vi fazerem foi que, se os servidores do Facebook/WhatsApp/Instagram fossem uma casa, o routing seriam as estradas pra chegar nessa casa (ou, ao menos, o trajeto no mapa pra chegar lá), então seria como se as estradas (ou o mapa) tivessem sido destruída(o)s. Não é beeeem isso, mas é uma boa explicação pra leigos.
Teve até gente dizendo que a própria equipe de TI do Facebook não conseguia acessar presencialmente pq precisavam de autorização via sistema pra entrar nas salas - sistema esse que estava off.
Mas, vai saber…
Agora, tenho que concordar, @Biller , isso mostra a dependência de boa parte da sociedade em um sistema online unificado. Os 3 são líderes incontestáveis, Instagram como rede social (e fonte de renda pra muitos), WhatsApp como comunicador, e Facebook como fonte de informações (sic). Pra muitos leigos, Facebook = internet, tanto que me perguntaram 3x hoje se a minha internet tava com problema e/ou se a internet como um todo tava… Até no rádio tavam explicando que o problema não era na “internet” e sim nos apps…

2 Curtidas

É, basicamente isso… A quantidade de pessoas, empresas e serviços que usam essas redes como sinônimo claro de Internet é gigantesca… 5h-6h de redes inacessíveis dá uns bilhões de prejuízo não só para o Facebook (o que até me deixaria triste, só que nunca… :partying_face:), mas para muita gente também, infelizmente…

Muita dependência… E a pandemia acentuou ainda mais essa situação, tanto pelos preços/necessidades técnicas para manutenção de domínios quanto pela falta de “alfabetização digital” na sociedade, que cada vez mais limita o acesso à Internet a redes como o WA, FB e agora o Tik Tok. :roll_eyes:

2 Curtidas

Eu não sei certo, mas acho q esse anda quase em pé de igualdade com o YT… Tanto q Instagram e o próprio YT agora tem os “Reels”, sua versão de videos curtos…

2 Curtidas

Eu ia acrescentar algo à discussão mas vocês já abrangeram bastante coisas.

1 Curtida