Eclipse lunar total, 20-21jan19

Nesta madrugada de domingo para segunda, teremos um eclipse lunar total, centrado nas Américas, em ótimas circunstâncias de observação no Brasil. Infelizmente pouca gente aguenta acordar na madrugada de segunda e ainda ficar uma hora observando.

Vai ser um eclipse lunar total, e durará bastante tempo, das 01h30 as 05h da madrugada, com o máximo às 03h
Começo da parte parcial: 01h33
Começo da parte total: 02h41
Meio do eclipse: 03h12
Fim da parte total: 03h43
Fim da parte parcial: 04h50

Na fase de totalidade a Lua poderá apresentar cor alaranjada ou avermelhada.

Links interessantes:

Simulador Time-and-Date
Simulador que permite a entrada de sua localização, e mostra a orientação e altitude do fenômeno, além de sua aparência. Já pensou se você resolve observar de um lugar aonde tem uma colina no meio do caminho? Sabendo a altitude e azimute, pelo menos dá para ver a direção e imaginar como observar.

misteriosdoespaco.blog.br/s … gXsLsrGPxU

Previsão de tempo sugere pesada cobetura de nuvens, mais de 90% do céu da região sul coberta no horário do eclipse.

Tinha me esquecido do eclipse. Até estava acordado mas o tempo estava fechado aqui na minha cidade.

Olá
Eu tive sorte, fiquei acordado esperando a hora do eclipse, e haviam brechas nas nuvens que permitiram que eu observasse desde o início da parcialidade até o fim da totalidade.
Na totalidade, a Lua aparecia alaranjado-escura, o que daria entre 2 e 3 na escala de Danjon.

Não sabia dessa escala. Bacana isso…