Economia no EU: III

Alguém poderia me dizer como se aumenta a economia? Eu fico com os cofres zerados, com a inflação lá em cima, as tropas minúsculas e tomando chibatada da França. =D

Outra coisa, comofaz pra ter um exército gigantesco? E pq o inimigo recruta tanto? Eu vi que não conseguiria tropa maior que a França consegue, mesmo jogando com a própria frança, sem antes perder o dinheiro.

PS: Com Borgonha, no cenário da queda de Constantinopla.

EDIT: Outra coisa que eu não entendi foi as alianças. Se eu declaro guerra no menor país do mundo, tipo a Holanda, é impossível que não venha Áustria, Rússia, Horda Dourada, Deus e o resto do mundo contra mim. É difícil saber por onde expandir sem entrar em guerra de 3 frentes de uma vez.

Double post

Lacto mostrando que sabe controlar a inflação !

É isso ai, meu banner nao foi atoa hehehe

Dicas básicas:

Manter a inflação baixa (no início é meio impossível, mas com National Bank, alta Centralização e um bom Advisor de -0.12 ou -0.10 fica mais fácil);

Recrutar Exército e Marinha abaixo do limite pra ñ gerar custo extra (pelo menos até conseguir pegar os itens acima) e manter a manutenção baixa em tempos de paz;

Investir em Centros de Comércio lucrativos, de preferência em nações amigas, para ter uma maior chance de sucesso;

Criar alianças e casamentos reais com diversas nações, gera uma proteção extra contra guerras e com sorte pode-se herdar um ou outro país ^^* ;

Antes de declarar guerra a alguém, analisar quais as alianças desse país e qual a chance que seus alidos entrem na guerra com você;

De preferência, partir pra cima dos países africanos, principalmente os que possuem minas de ouro;

Manter uma infâmia baixa e boas relações com o Papa (se for uma nação católica, claro). Não é essencial, mas ajuda;

Assim que possível, partir pro Novo Mundo e colonizar.

Em termos gerais, acho que é mais ou menos por aí.

Malzs por não ter postado em dúvidas, tava com muuuuiiiitaaa pressa. Por favor, moderadores da secção, mudem para mim. =D

Obrigado a todos, incluindo o Mandela! hehe

EDIT: Eu fui de Aragão e ataquei os mouros. Putzs… os caras tinham mais de 14 mil neguin correndo pelas terras pequenas deles. =/
Agora, sabendo como funciona esse negócio de mercado, já sei como ficar rico! huhu! Vou começar um novo jogo, ou com a Bretanha ou com o Münster.

Na verdade eu quero ir com um país que historicamente foi derrotado, para mudar o curso da história.

Vou tentar com ele. Tinha ido uma vez, perdi, duas, perdi, três, perdi, daí voltei pra Borgonha! huhu

Mesmo perdendo ainda é divertido!

Pois é, apanhei pros Marrocos! A Árgelia tava sitiando uma cidade minha e eu não consegui me reerguer. desisti, vou tentar denovo.

Achei essa Divine Wind dando muito lag.

Ah, valeu. Tentei denovo com Aragão e domei a aliança muçulmana (Granada, Mouros e um outro pais lá)… Depois, anexei Granada, fiz aliança com todo mundo que queria, e fiz os Mouros e o outro país reconhecerem a derrota, logo eu ia invadi-los e domina-los.

edit: baixei o Victoria II e outro dia eu vejo.

Administrar a economia é um processo amplo.

Voce tem que aprender a gerir-la de modo gradual:

Taxas, Produção, Ouro, Comércio etc etc…

Nao sei se voce lê em ingles, mas aqui ha um otimo guia http://www.paradoxian.org/eu3wiki/Economic_strategy

e aqui, um guia para iniciantes http://www.paradoxian.org/eu3wiki/Newbie_Guide

Valeu, já peguei o jeito. Eu tava indo com Aragão, resolvi atacar Navarra de primeira, fazendo aliança com a espanha, portugal e Borgonha segundos antes de declarar guerra. Mas aí os catelhanos desgraçados fizeram aliança com eles e eu levei chibatada, mas consegui erguer um exército que fizesse frente rapidamente. Eles só tomaram duas cidades, e ficaram com ela até o fim da guerra, que onde o meu maior problema eram os rebeldes e não os castelhanos. Depois de dizimar os rebeldes, me lascar geral economicamente e zerar o meu manpower, peguei tudo da espanha. Aí perdeu a graça pq não tinha mais pra onde ir.

Daí comecei com a Borgonha, ataquei Liene ou algo assim, vassalizei e peguei 25 ducados junto de uma das províncias deles (deixando só a capital). Tou pensando em atacar a França, mas ela tem mais de 42 divisões e eu não vou conseguir fazer um poder assim tão cedo. O que acham? PS: lembrando que ela está se mobilizando para invadir a Áustria. Tem uma aliança gigante contra a frança, e eu sou aliado de quase toda essa aliança. Os vassalos da frança tem muitos soldados para serem vassalos.

Dica básica quando for enfrentar um país mais poderoso: aproveitar quando ele está em guerra com outro, e provocar o War Exhaustion dele. Dá pra ganhar sem nem precisar lutar assim.

Só lembrando que mesmo que sua inflação esteja muito alta, isso tem solução. Basta uma política fiscal rigorosa. Pegue uns oficiais da corte que reduzem-lá e tb deixe a barra de lucros sempre no negativo (mas sem comprometer o orçamento anual). Isso por si só dá um grande resultado, mas demora.