Encontrada a cidade pré-histórica mais antiga da Europa

Pesquisadores anunciaram a descoberta da cidade pré-histórica mais antiga da Europa, que teria existido a partir de 4.700 e 4.200 a.C. Localizada no leste da Bulgária, ela fica perto da cidade de Provadia e teria sido muito importante por conta da sua produção de sal, produto tão valioso na época quanto o ouro.

As escavações no sítio revelaram, entre outros achados, um assentamento de casas de dois pavimentos, estruturas de uma fortaleza e três muros de fortificação posteriores. Também foram encontrados esqueletos de um adulto e de duas crianças no cemitério da cidade pré-histórica.

O motivo para o uso de muros e fortificações seria a existência dos grandes depósitos de sal rochoso. Atualmente, o sal ainda é extraído na área, mas milênios atrás, sua importância econômica era completamente diferente. Por conta desse comércio, a população ganhou em poder de compra, o que pode explicar os objetos em ouro encontrados em sepulturas da Necrópole de Varna e que seriam de 4.300 a.C., de acordo com os arqueólogos.

Artigo relacionado: The Telegraph
Fonte: History Channel

Bem interessante, realmente o sal era muito valioso, tanto é que a palavra salário deriva de sal (o que acredito que boa parte do pessoal aqui saiba).

E a gente aqui no Brasil vendo ocas de índios como o nosso passado (nada contra os índios). Morro de vontade de ir pra Europa pra conhecer esses lugares (Ásia também).

Realmente não sabia, fui pesquisar mais um pouco e encontrei isso também, uma pequena introdução da origem da palavra.

Devido à distancia do Oceano, os povos nômades do deserto, utilizavam o sal como moeda de troca, Sal/ario

QUE MASSA LOL!

O que é massa? (SEM QUERER SER OFENSIVO) eu não vi nada que fosse engraçado aqui ‘-’

Brasil nem tem cultura. E por mim os índios tinham que ser exterminados quando Portugal chegou aqui… Brincadeira! Adoro índios -sqn

Nossa,depois dessa acho melhor nem responder um comentário desse só lamentar.

O mesmo que “maneiro”.

OFF: Acredito que no Brasil, massa seja conhecido como legal e maneiro, em vez de conceito da ciência ou alimento. Você não conhecia mesmo ? ==|

Sim e, além disso, os idiomas que conhecemos hoje provem do latim.

Na realidade ele n era tão valioso, mas servia como “moeda”