Estudar história

Pessoal, como vocês estudam sobre história? É claro que os jogos ajudam bastante, mas eu quero indicações de sites, livros, filmes, séries, etc…

Boa pergunta, eu gosto de ler livros e fazer pesquisas na internet.

Recomendo os livros do Laurentino Gomes, eles tratam a história nacional de forma imparcial, ao meu ver.

Quando vou pesquisar algo na internet eu simplesmente uso o google, acho que quando temos diversas fontes podemos obter mais informações do que se usarmos apenas um site.

Pois é, é que eu geralmente fico muito na Wikipédia e no NerdCast e Nerdologia, então queria uma indicação de site legal que não focasse só em vestibular.

Ainda não li nada do Laurentino #shameonme. Dei uma pesquisada e encontrei 2 autores que produziram livros semelhantes (pelo menos na capa hehe), Pedro Doria e Stephen R. Bown, conhece?

1494-Stephen R. Bown (Amazon)

“História” é um tema extremamente vasto.
Bem, geralmente escolho um tema, tento avaliar o nivel de profundidade desejado, e vou comprando livros.
Por exemplo, para estudar a História da Roma Antiga, posso escolher o tema da religião, e daí posso ir desde um nivel iniciante: “Contos e Lendas do Nascimento de Roma”, intermediário: “Introduction to Roman Religion”, e adiantado: “Religions of Rome; v.1 History, v.2 Sourcebook”.
O mesmo para Grécia, Egito, Idade Média, Brasil, Europa, Segunda Grande Guerra, Historia Geral etc.
Se você tiver seu interesse concentrado em uma área específica, posso compartilhar alguns titulos que tenho.
Outra coisa interessante é o SKOOB, uma rede social focada em livros. Tem listas de livros , com notas e tudo mais.

Boa! Eu comecei a jogar CK2 esses dias, aí já viu né? Agora estou interessado em todo contexto histórico da Alta Idade média, personalidades importantes, sistema militar, batalhas importantes, sistema feudal, religiões… pelo nível que você descreveu acredito que seria um intermediário.

Até tenho perfil no Skoob, só que eu só usava como uma estante mesmo kkk. Achei esse livro aqui: Os pilares da Terra, conhece?

Realmente os jogos nos instigam a saber mais de história e outros temas. Contudo eu sou devorador de internet mesmo, vou navegando que chego a me perder.

CK2, Total War, pesquisas aleatórias na Wikipedia, livros de ficção (recomendo Tolstói, Druon, Cornwell, Eco, Walter S., Victor Hugo, Érico Veríssimo). Evidentemente nada disso substitui as obras documentais da academia, que, embora entediantes, são mais confiáveis.

E o garoto erudito apareceu! xD Se eu lesse metade do que você lê Div…

Em ingles, a Idade Média é dividida em “Early” (500-1000 CE), “High” (1000-1250 CE) e “Late” (1250-1500 CE). Em portugues, Alta Idade Média seria o período equivalente à “Early Middle Age”. Os acontecimentos mais importantes seriam a queda do imperio Romano do Ocidente e seus estados sucessores, o Império Bizantino, Carlos Magno, Vikings, expansão dos árabes. Não queria ser pretensioso, mas gostaria de saber se estamos na mesma página, por assim dizer.

Desse período até que tenho pouca coisa: “The Early Germans”, Malcolm Todd, sobre os reinos germanicos pós-Roma (Reinos Góticos, Francos, Lombardos);
“Império Bizantino” da séria Grandes Civilizações do Passado (esse não recomendo); “Maomé e Carlos Magno” de Henri Pirenne (achei muito bom), “Carlos Magno” de Jean Favier.

• Há alguns livros de Jacques LeGoff, que tratam sobre temas específicos da idade Média (“Intelectuais”, “Dinheiro”), mas ainda estou lendo.
  • Ainda estou à procura de bons livros sobre os Bizantinos.
  • Gosto de atlas históricos, cheios de mapas, como os de Colin McEvedy, e os Penguin Historical Atlas, como os referentes aos Vikings e a expansão Árabe.

“Pilares da Terra” ? Tenho, e gostei de ler. É muito bom enquanto romance histórico, já que os personagens principais são todos ficcionais; se esforça para manter o contexto histórico real. Mas não é história propriamente dita.

Costumo absorver melhor as informações através de videos e documentários, e faço dessa forma até por consumir menos tempo, já q tenho q conciliar o estudo com assuntos da faculdade, que no caso preconizam matérias de exatas.

Porém no futuro pretendo ter uma “biblioteca” com muitos livros sobre história.

Caramba, “obras da academia”? Você é historiador, professor ou algo do tipo? Ou é só por Hobby mesmo?

Eu entendo essa divisão sim, no momento eu to mais interessado em “Early” e “High” Middle Age mesmo.

Queria conhecer um pouco mais dos povos “Bárbaros” também. O Nerdologia de história sobre os Godos foi bem legal. Esse “The Early Germans” me interessou bastante, vou procurar pra ler. Gostei bastante dos Atlas que você citou também, muito interessante, e como somos seres muito visuais, ajuda muito na vizualização (imaginação) das coisas.

Quando achar algum material bom sobre o Império Bizantino poste aqui, por favor.

:thank :thank

Que nada, esses dias tenho lido muito pouco. Alguns contos velozes e um livro abençoado do Dallari, na verdade.

Eu ainda quero chegar lá! rsrs mas por enquanto é só curiosidade seletiva. Há muitos períodos sobre os quais não li nada significativo até hoje -Roma Antiga e Idade Moderna pré-séc XVIII, por exemplo.

Legal, que consigas, caro colega.

O melhor é se interessar por obras mais voltadas para o público geral, como em revistas etc., pegar o nome dos autores e procurar suas publicações científicas. A partir deles, ver as referências que usam e ir ao encontro do que te interessar mais.

Eu teria cuidado com documentários/filmes/ficção e mesmo livros de divulgação, podem estar cheio de erros (e muita má fé, vide o lixo produzido pelo leandro narloch, por exemplo), o que prejudica muito o conhecimento.