EU IV muito lento? Algumas soluções

Olá pessoal, faz muito tempo que não posto no GSB, é sempre bom voltar :smiley:

Reparei em vários fóruns, no da Paradox inclusive, que muitos jogadores têm problemas com a velocidade do jogo. Reclamam que têm bons PC’s e ainda assim o jogo corre lento. Casos em que um mês a passar demora quase 30 segundos. Eu fiz o teste uns tempos atrás, e demorou 27 segundos, o que é realmente lento. Tenho processador i5 2,19, 4 GB de RAM, gráfica de 2 GB…

Resolvi tentar ver o que podia fazer para ser mais rápido. O mais óbvio foi retirar aquelas ceninhas que o jogo trás, que podemos desativar, algo que todos os jogadores com este problema fazem. Não alterou praticamente nada, continuou lento, aliás, aconteceu também com outros.

Então lembrei-me de aliviar o disco rígido, que estava 80% ocupado. Passei para pouco mais de 50%, desfragmentei e o jogo ficou bem mais rápido, cerca de 16 segundos por mês, 20 segundos se considerarmos aquele “delay” no inicio do mês, em que o jogo calcula taxas, produção, etc. Muita gente diz que disco cheio = PC lento é mito…se o segredo foi só desfragmentar não sei, mas que resultou lá isso resultou.

Foi então que me lembrei que poderia alojar espaço livre do disco rígido para funcionar como memória RAM virtual. Alojei somente 2 GB de memória virtual. O jogo ficou muito mais rápido, 7 segundos por mês, 9 com o delay de inicio. Muitos também me disseram que era mito e que isso da memória virtual não funcionava…ora, a não ser que seja bruxaria, funcionou.

Se tiverem esse problema, experimentem à vossa responsabilidade. Pode ser que resulte.

Olá Luis! Obrigado por compartilhar tua solução que serve também para outros jogos.

Quem é vivo sempre aparece, hehe

Bom… o meu não é aqueeeeeela maravilha, mas eu acho razoável… fiz um teste, por curiosidade, há cerca de um mês, quando formatei o PC pela última vez… sem pausas, Ironman Cloud Save cerca de 1 ano em 3 minutos, no early game; late game, com todo o mapa aberto, cerca de 1 ano em 5 minutos; em guerra, o tempo aumenta devido ao cálculo dos exércitos envolvidos, pra cerca de 1 ano em 7 minutos. Ironman em save local é cerca de 20% mais rápido, pq não tem que ficar se conectando com o server toda hora. Já gravando, como o programa tbém precisa do processador pra gravar, é cerca de 30% mais lento. Tenho um A4-4000, dois cores 3.0GHz, 4GB RAM e (só) uma R7 240 2GB. Nesse ponto, quanto mais cores, melhor - o recomendado mesmo é um quad (i5, A6/FX) pra cima.

Sobre a questão do sistema em si, bom… o HD estar quase cheio ou quase vazio não influencia, a diferença é justamente a questão da fragmentação. O disco rígido funciona assim: ele é dividido em blocos, e a gravação é feita seqüencialmente, ou seja, dando um exemplo simplificado, digamos que o HD vá do bloco 1 ao bloco 1000 (claro, são milhares e milhares de blocos, mas pra exemplificar), tudo que tu instalar/copiar/mover/criar vai sendo “gravado” nos blocos seqüencialmente, bloco 1, bloco 2, bloco 3, etc. Mas, se tu apagar algo que ocupe 10 blocos, digamos, do 20 ao 30, na verdade tu vai estar dizendo pro Windows “marque os blocos 20 a 30 como livres”; se vc precisar instalar/baixar/criar algo que ocupe 15 blocos, o que o Windows faz? Ele começa gravando do bloco 20 ao 30 e continua no próximo bloco livre, digamos, do 150 ao 155; isso é fragmentação e o sistema perde sim desempenho, pq tem que “caçar” o resto dos dados pelo disco rígido. Desfragmentando, o Windows vai reorganizar os arquivos para que fiquem próximos, evitando essa “caçada” pelo disco rígido. Uma fragmentação até uns 10-15% é aceitável, mais que isso é certo que compromete o desempenho.

Sobre memória virtual… já vi mta gente dizendo que o melhor é deixar o próprio Windows gerenciar, outros que tem que colocar manualmente 1x o tamanho da sua RAM, outros falando em 2x… Na verdade é simples… se vc tem até 2GB, coloque 1.5x, se tem mais, 1x, é a configuração que dá mais resultado. Lembrando que a memória virtual, quando deixada variável (inicial e máximo diferentes), também causa fragmentação pq o Windows fica alternando conforme necessário, por isso é bom manter um valor fixo.

Enfim, se alguém, como eu, instala/desinstala/testa muitos jogos/programas, ou mexe muito com edição de vídeo ou qualquer coisas que faça muito a seqüência “gravar/apagar/gravar/mover/gravar/apagar”, sempre é bom ficar de olho em como anda a fragmentação. Também procurar evitar aquela seqüência interminável de programas desnecessários iniciando com o sistema é essencial pra manter o Windows fluido. E passar um CCleaner/Jet Clean volta e meia pra se livrar do “lixo” indesejável. Esses passinhos simples vão fazer uma grande diferença no desempenho do PC :wink:

Ah, minhas configs de jogo:

Interessante :slight_smile:

Parece que os jogadores dão muita importância à parte gráfica do jogo e como ela prejudica a performance…esquecem-se que este jogo tem uma base de dados enorme e parece-me que talvez seja esse o problema. Muitas províncias, muitos exércitos, muitos advisors…

Sim, exatamente. Os jogos da Paradox exigem MUITO do processador, justamente por essa questão que tu citastes. Por exemplo, eu jogava sempre em 1366x768, quando passei a jogar em 1600x900 a diferença de velocidade in-game foi quase impercept[ivel, 5% no máximo. No entanto, monitorando o uso da CPU e GPU, vi que a diferença foi, na GPU, da média de 70% pra 85% de uso in-game, contra 80% pra 85% de uso da CPU; explicado pq é óbvio que numa resolução maior a placa de vídeo tem mais trabalho pra processar o que mandar pro monitor, por isso o aumento maior na carga dela do que na CPU.

Não lembro se testei com todos as opções gráficas ativadas, mas tenho confiança em afirmar que deve dar no mínimo 25% de diferença, pq lembro de jogar no PC antigo com tudo ativado e depois mudar pra essa config e ficar extremamente mais rápido.