A Europa Universalis IV AAR
França Através Dos Séculos
Capítulo VIII: Anos de Normalidade Francesa
No século XV, a República de Veneza liderada pelo Doge Lorenzo Pesaro estava no auge de seu poder econômico e militar. Ne posse de várias bases no Mar Mediterrâneo, iniciou um processo de expansão para o continente veneziano e lombardo através de conquistas militares, aquisições e desapropriações espontâneas. A força de Veneza cresceu muito ao lado de sua teia de alianças e súditos, a coroa francesa decide buscar um fim ao seu reinado, mesmo que isso exija a ajuda de países externos. Ferrara, Mântua, Inglaterra, Escócia, Suíça, Nassau, Papado e Castela também estão informados sobre esta crise. No final das contas, a coroa francesa acaba recuando, perdendo muito prestigio, enquanto os castelhanos e alemães principalmente tendem a apoiar a República veneziana.
Em 1508, um novo rei herda o trono da França, Louis XIII se torna agora o centro da coroa francesa com apenas 26 anos. Seu pai, Louis XII acabou sucumbindo ao passar um período doente. Ao mesmo tempo, o Ducado de Provença é integrado a coroa francesa.
Foix é finalmente integrado a coroa francesa em novembro de 1510, por conta da renovação da aliança militar entre a França e Castile-Aragon após os dois estados lutarem em lados diferente na Guerra del Gesso anos antes, o forte em Armagnac é desabilitado, por não haver motivos em ter um sistema de defesa custoso na borda de um estado aliado.
Alençon, mais especificamente o Ducado, é incorporado a coroa francesa em 1513, o Ducado havia sido recriado após a vitória na Guerra dos Cem Anos. Com a aquisição de Brittany e Provence, reformistas navais se aproximaram da coroa com planos de estabelecer bases navais. Uma delas irá propagar a influencia francesa no oceano atlântico, a construção de ‘Le Grand Finistere Base Naval’ se inicia, enquanto a outra será usada para exercer dominância dentro do Mediterrâneo, e ficará conhecida como ‘Le Grand Toulon Base Naval’.
A coroa de Castile e Aragão se juntam em uma so após a subida ao trono de Charles V von Habsburg aos 16 anos. A Ibéria está mais próxima do que nunca de uma união completa.
Graças ao brilhante prestígio que a França possui atualmente, as pessoas desfrutaram de recompensas extraordinariamente altas no ano de 1518. Desta vez, os comerciantes conseguiram grandes negócios em troca da simples associação com a coroa. Os mercadores agradecidos deram assim à coroa francesa um presente de tamanho decente, reabastecendo os cofres nacionais.
Charles VIII sobe ao trono da França em 1525 aos 15 anos de idade, a sua regência duraria poucos anos, e seria bastante efetiva, pois Maximilien de Lhéry, um famoso Grande Capitão governaria o reino em conjunto com a Rainha-mãe. Com a união de Charles VIII e Jeanne d’Anjou, o Rei não apenas ganha uma esposa, mas também um novo aliado no reino. Os d’Anjou são uma família antiga e influente e sua sede na Picardie é uma joia do Reino. Claro que a amizade tem que ir nos dois sentidos e espera-se que Jeanne fale por seus parentes, enquanto nosso o rei deve considerar seus concelhos com cuidado.

Gaston du Bosquet, o arquiteto real, não para por nada para elevar sua posição. Usando métodos questionáveis, ele veio para comandar a atenção total do rei, que se diz obedecer a todos os seus caprichos. Os ministros aproveitaram a saída do rei e Paris para demitir Gaston du Bosquet definitivamente. Os ministros e nobres da corte agora podem brigar entre si para conseguir influencia sobre o rei, ainda novo, de apenas 15 anos.
Em 1533, a integração do Ducado de Brittany termina, a região passa a ser uma parte integral do Reino da França. A colônia bretão de Pentagouet passa ser uma colônia francesa, se tornando o quarto país com colônia na região norte americana.
O Rei Charles VIII de Valois decide invadir as terras do Duque Antoine II von Habsburg. 28,000 franceses liderados por Robert de La Ferrandie derrota completamente o exército de Burgundy comandado por Raoul de Donzy na Batalha de Franche-Comté, apenas 1,684 franceses morrem, enquanto o exército inimigo perde 8,553 soldados. Até 1534, todo o ducado é dominado, mesmo ano em que Antoine II, o Duque de Burgundy é eleito Kaiser do Sacro Império Romano.
A guerra termina no ano seguinte, com vitória total francesa, que adquire principalmente as cidades de Charolles, Semur e Dijon, além de reparações de guerra. O monarca reina supremo em seu país, e lealdade é valorizada acima de tudo. A coroa deve assegurar que os decretos da corte real sejam seguidos ao pé da letra, e em todas as partes do país, isso é o que diz a assembleia deliberativa na França.
No ano de 1540, o Duque Willem VIII Haag de Holland decide invadir a Reppública de Friesland, o Rei da França decide ajudar seu aliado, Willem VIII na guerra, manda o exército francês para o norte, o grande exército francês liderado por Robert de La Ferrandie derrota entre os bosques de Gelre o exército aliado de Friesland, Brunswick, Oldenburg e Worzburg comandado por Wolfram Fichtelmann, que teve 19,348 baixas, enquanto apenas 3,520 franceses são perdidos na batalha.
Em 27 de janeiro de 1547, o rei Carlos VIII novamente mandou chamar seus súditos e manteve a corte em Paris. Além de seus súditos bem conhecidos e leais, alguns rostos novos apareceram também. O que eles poderiam querer?
Carlos VIII pede que eles se aproximem e se apresentem. Os três homens, sem saber como o rei reagiria, dão alguns passos em direção a ele. Um deles olha em volta e, como os outros permanecem em silêncio por enquanto, começa a falar: “Meu rei, meu nome é Corentin de Kerellec. Sou de Finistère e vim para Paris na esperança de ajudar meu rei e a administração de seu Reino.” Carlos VIII acena com a cabeça e vira a cabeça para o segundo homem. “E você? Quem é você?”, “Eu?”, pergunta o homem e pigarreia nervoso. “Eu sou Frances de Bagnols, de Barrois. Eu também vim aqui para oferecer minha ajuda ao meu rei e à diplomacia de seu reino.” Carlos VIII o examina e, eventualmente, acena com a cabeça novamente. Ele se vira para o terceiro homem e antes que ele possa perguntar novamente, o homem diz com confiança: “Meu nome é Ambroise de Châtillon. Meu rei pode ter ouvido falar de mim, pois sou bem conhecido em minha província natal Alençon. dessa dieta e tomei a decisão de viajar para Paris para oferecer minha ajuda aos militares do rei”.
“Agradeço sua determinação em ajudar a mim e ao reino francês”, Carlos VIII o interrompe com firmeza, mas educadamente, “No entanto, preciso pensar um pouco sobre suas ofertas.” Com estas palavras, Carles VIII sai da sala, determinado a informá-los de sua decisão pela manhã.
Mais tarde, o rei com alguns ministros leais decidiu fazer Frances de Bagnols um conselheiro, eles pensam que ele pode ter o potencial que a França precisa no momento.
Frances de Bagnols se junta a Pol de Lizarey e Hughes de Saint-Marc como os ministros mais importantes servindo ao Rei Charles VIII no ano de 1547.