[EU4] - Um Império Sob o Sol

[center]Europa Universalis IV[/align]

[center]Um Império Sob o Sol[/align]

[center]Apresentação[/align]

[justify][tab=30]O Jogo: Europa Universalis IV é um jogo de Grand Strategy da Paradox Interactive onde o jogador assume o controle de qualquer país existente entre 1444 e 1821, controlando sua diplomacia e assuntos internos, travando guerras e conquistando territórios.
[tab=30]Objetivo: Vou ser extremamente ambicioso nesse AAR; meu objetivo é um World Conquest, algo que nunca cheguei nem perto de realizar, ou, ao menos, um World Domination.
[/align]

[center][size=200][b][font=Garamond Bold]Índice
Opções
Capítulo I: Somente Uma Rosa Pode Reinar
Capítulo II: Uma Rainha Para A Inglaterra
Capítulo III: Um Trono Para Dois Reinos
Capítulo IV: Pondo Ordem Na Casa
Capítulo V: Não Deixam Nem Eu Resolver As Minhas Guerras…
Capítulo VI: Que Tal Um Pouco De Paz?
Capítulo VII: Anos de Paz
Capítulo VIII: Guerra nas Terras Altas
Capítulo IX: Recuperando as Forças
Capítulo X: Renascença
Capítulo XI: Guerra na África
Capítulo XII: Guerra na Europa

[/b][/font][/size][/align]

[center]Opções[/align]

[justify][tab=30]Versão: Denmark 1.19.2.0
[tab=30]Expansões: Art of War, Common Sense, Conquest of Paradise, El Dorado, Mare Nostrum, Res Publica, Rights of Man, The Cossacks, Wealth of Nations
[tab=30]Mods: Better Fog of War, A Revolutionary Borders Mod, A Revolutionary Borders Mod: Bigger Country Borders
[tab=30]Nação: Inglaterra
[tab=30]Opções: Ironman
[tab=30]Estilo: Será um AAR razoavelmente técnico; irei narrar como jogador, explicando algumas decisões, quando achar pertinente. Abrirei cada capítulo com os planos para os próximos anos, que obviamente poderei ou não completar, pois dependerá do andamento do jogo. Em relação ao gameplay, serei extremamente agressivo, quando possível, mas procurando evitar coalizões e guerras perdidas.
[/align]

[center]Capítulo I
Apenas Uma Rosa Pode Reinar
[/align]

[justify][size=150][font=Garamond Bold][tab=30]Objetivos:
[tab=30]1 – Conseguir bons aliados e casamentos
[tab=30]2 – Evitar/Vencer a Guerra das Rosas
[tab=30]3 – Colocar a França sob União Pessoal

[tab=30]O melhor início para vencer a França é conseguir aliados, e a melhor ordem possível é Borgonha > Castela > Aragão, pois ambos aceitarão entrar na guerra. Conseguir os 3 seria o melhor, mas seria extremamente difícil.

[tab=30]Felizmente Borgonha não me rivalizou, ponto positivo. Ao sul, entretanto, Castela e Aragão se rivalizaram. Castela nesse ponto é melhor, mesmo com Aragão tendo Nápoles sob União Pessoal. Colocamos a França como nossa Rival.

[tab=30]Aliança com ambos, perfeito. Agora procurar mais um aliado e fazer casamento com todos – queremos evitar a Guerra das Rosas, afinal.

[tab=30]Pegamos a Missão de Aumentar Prestígio – vencendo a guerra será fácil, e 100 Adm são muito bem-vindos. Conseguimos nos aliar com Sabóia – não vai nos ajudar na guerra, mas nosso objetivo é um casamento.

[tab=30]Precisamos de mais um membro no Parlamento, e Essex vai se beneficiar com os bônus que isso concede. Com isso, conseguimos passar o Edito de Expandir o Exército – como vamos precisar recrutar bastante soldados nos próximos anos, qualquer desconto será necessário.

[tab=30]Conseguimos nossos Casamentos Reais, e Catalina de Trastámara é nossa Rainha-Consorte. Também pegamos 3 Conselheiros: -2 Unrest, +1 Reputação Diplomática e +10% Moral do Exército. As coisas vão bem, por enquanto.

[tab=30]A situação parece promissora… Possível Guerra de Sucessão por Castela e União Pessoal com Sabóia? Claro! Embora seja muito difícil de ocorrer…

[tab=30]Aliados prontos, tropas em posição, Mercenários recrutados ao limite, melhorando relação com os vizinhos pra evitar Coalizões, temos apenas que aguardar o evento sobre a Devolução de Maine.

[tab=30]Sim, eu sei que não temos um herdeiro…

[tab=30]Ah, mas menos de seis meses depois, temos um! Richard Lancaster não é nenhuma maravilha, mas melhor que Henry VI e, mais importante, acaba com a possibilidade da Guerra das Rosas. Só espero que não morra!

[tab=30]Cardeais também são sempre bem-vindos!

[tab=30]Mas é claro que as coisas não iriam ir bem… Guerra de Sucessão sobre Navarra entre Castela e Aragão, e mais a Heresia Lolarda… aumentamos a Autonomia para contê-la, exceto em Londres, onde não tem como fazer (por que não saíram em outro lugar??). E é claro que aceitamos o Chamado às Armas de Castela, só espero que a guerra com a França espere um pouco, agora – mas não muito, já que o evento só pode acontecer até 1450.

[tab=30]Temos vantagem nos números, não que isso importe muito, mas precisamos terminar essa guerra o quanto antes.

[tab=30]E como desgraça pouca é bobagem, temos um surto de Influenza em Norfolk… que se lasquem, coloque todo mundo sob quarentena, estou ocupado![/font][/size][/align]

Vai ser interessante esse foco da AAR.

[center][font=Old English Text MT]Europa Universalis IV
Um Império Sob o Sol
[/font][/align]

[center][size=250]Capítulo II
Uma Rainha Para A Inglaterra
[/size][/align]

[tab=30]1 – Terminar logo a guerra com Aragão
[tab=30]2 – Colocar a França sob União Pessoal

[tab=30]Precisamos de mais generais. Henry VI vai pra batalha, com sorte ele morre. Lawrence Fairfax vai ter que servir, pena que não veio ninguém com Siege, mas é a vida.

[tab=30]Castela e Portugal cuidaram das tropas aragonesas, enquanto as inglesas cuidavam dos cercos. Chegamos à Sicília, matamos uns inimigos e cercamos tudo também. Gastar dinheiro num Épico Nacional? Que seja, mas preferia que o Rei Arthur voltasse mesmo…

[tab=30]Enquanto as tropas começam a voltar para a Normandia, nosso querido Henry VI se torna Malevolente… estamos querendo uma União com a França, isso não ajuda em nada!

[tab=30]Valência cai, e damos por encerrada nossa ajuda nessa guerra. Aragão deve se render logo.

[tab=30]Não agora não agora não agora… nossas tropas nem voltaram todas ainda… enfim, mais 10.000 Mercenários e seja o que for…

[tab=30]Ponto positivo: estão aliados com Aragão; como já estamos em guerra, eles não entram, ótimo.

[tab=30]Que comece a guerra, então!

[tab=30]Borgonha e Castela aceitam entrar na guerra em troca de terras. Portugal e Sabóia não, mas já era esperado.

[tab=30]Todas as forças inglesas atacam 19 mil franceses em Paris, não deixando um único sobrevivente. A capital e suas proximidades são colocadas sob cerco.

[tab=30]Com a derrota do exército francês em Paris, as coisas parecem mais promissoras, mesmo com Estados Papais e Urbino do lado inimigo.

[tab=30]Eu lá quero saber de Reforma Monetária agora?

[tab=30]Estamos em guerra. Em DUAS guerras. E vocês vêm falar em privilégios? Que seja, Base Tax sempre é bom.

[tab=30]Droga, a Frota francesa atacou nossa Frota de Comércio, afundando dois navios. Mas esperem um pouco, a Royal Navy está à caminho!

[tab=30]E é o fim da Frota francesa!

[tab=30]Margarete de Anjou! Muito melhor que Henry VI, mas fiquei em dúvida se aceitava… não lembrava se aceitar ela mantinha o herdeiro…

[tab=30]Ufa, mantém sim! Vida longa à Rainha! Enquanto isso, o norte francês está sob domínio, e o cerco à Paris segue.[/font][/size][/align]

Acompanhando.

Rule Britannia…

Tá rendendo a AAR!

Vou acompanhar e tentar ver se aprendo algo no EU IV

Um Império Sob o Sol
[/font][/align]

[center][size=250]Capítulo III
Um Trono Para Dois Reinos
[/size][/align]

[tab=30]1 – Terminar logo a guerra com Aragão
[tab=30]2 – Colocar a França sob União Pessoal

[tab=30]Casamentos refeitos, mas… como assim nosso Príncipe-Consorte se chama “Catalina”? Tenho nada contra mas… é estranho… E, devo dizer, fiz besteira ao re-casar com Borgonha, já que a aliança irá pelos ares em poucos anos… mas vai que tenho sorte?

[tab=30]As forças que sitiavam Lyonnais são atacadas, mas os reforços chegam a tempo e infligem mais baixas nos inimigos.

[tab=30]Paris cai, mas a guerra ainda está longe do fim.

[tab=30]Lyonnais cai logo depois, mas queremos mais!

[tab=30]Nossos laços com Castela são fortalecidos graças ao Príncipe-Consorte “Catalina”.

[tab=30]Essa guerra já deveria ter terminado… o jeito vai ser bater em Nápoles…

[tab=30]Os franceses ainda têm um número considerável… hora de sair à caça deles!

[tab=30]Achamos eles tentando libertar Romagna. Atacar ou não atacar?

[tab=30]Enquanto isso, a Renascença começa.

[tab=30]Ah que se lasque, ao ataque!

[tab=30]Reformas sociais? Agora? Ok…

[tab=30]A vitória em Romagna foi mais fácil que o esperado…

[tab=30]E acabamos de vez com eles em Roma!

[tab=30]E uma vitória sobre Nápoles, já que estavam de bobeira por perto.

[tab=30]Paz com a França! União Pessoal e renúncia de clamores – já vai ser complicado manter a União sem eles querendo minhas terras. E Borgonha que se lasque, vão querer nossas terras mais cedo mais tarde mesmo.

[tab=30]Nova missão, vamos precisar muito desse +1 em Reputação Diplomática.

[tab=30]E vamos diminuir esse Liberty Desire aí!

[tab=30]Começam as Coalizões… mas melhorar as relações no HRE valeu a pena, só três gatos-pingados. Ah, e Borgonha já está a ponto de quebrar a aliança… que seja…

[tab=30]Um Ministro-Cardeal sempre é bom…

[tab=30]E claro que os Lolardos iam rebelar com minhas tropas lá na Itália… claro… E Borgonha quebrou a aliança, pra variar…

[tab=30]E morre meu Conselheiro de -2 Unrest… mas um Treasurer vai ajudar bastante.

[tab=30]Finalmente essa guerra com Aragão termina… E Castela ainda exigiu a libertação de Nápoles… Acho que era uma vez Aragão, agora…

[tab=30]Hora de fazer o looooongo caminho de volta pra lidar com os Lolardos…

[tab=30]Vai demorar um pouco pra minha economia voltar aos eixos, mas já era esperado…

[tab=30]Malz aê, Brabant! Mas ter Calais como Staple Port é essencial.

[tab=30]Vitória sobre os rebeldes e um bom Trait pro Richard Plantagenet!

[tab=30]E terminamos como Segunda Maior Potência do mundo, atrás apenas de Ming. Desculpem o tamanho desse capítulo, mas queria terminar de vez a “Saga da União”, pena que a guerra com Aragão atrapalhou um pouco, mas no fim acabou tudo bem. Agora é tentar manter essa União Pessoal.[/font][/size][/align]

Muito bom, até que a guerra não foi tão difícil, mas eu acho que agora é que vai ficar difícil.

Ao final ainda deu tudo certo.

Um Império Sob o Sol
[/font][/align]

[center][size=250]Capítulo IV
Pondo Ordem na Casa
[/size][/align]

[tab=30]1 – Pagar os Empréstimos
[tab=30]2 – Melhorar relações com a França

[tab=30]Mesmo diminuindo a manutenção, o apoio aos legalistas está comendo uma boa parte do dinheiro… e não posso debandar tropas porque tenho que manter a França na rédea… o jeito é aguardar…

[tab=30]Lembrei da missão de melhorar relações com Kildare… vamos lá!

[tab=30]Admin Tech 4, agora precisamos de Diplo porque a França já tem Tech 4 e isso penaliza no Liberty Desire…

[tab=30]90 ducados, na minha situação financeira, é bastante… mas -1 Unrest vai ajudar muito… ok…

[tab=30]Isso tá demorando demais… e +25 de relação por 7 ducados? Dinheiro bem gasto!

[tab=30]Coalizão desfeita! Um problema a menos pra se preocupar. Não que esses aí fossem realmente um probleeeeeeema…

[tab=30]Missão concluída, esse +1 de Reputação Diplomática vai ajudar bastante. Próxima: melhorar relações com a Polônia.

[tab=30]Diplo Tech 4, finalmente!

[tab=30]Posso até cancelar o apoio aos legalistas que a França ainda se mantém calminha… e minha economia agradece.

[tab=30]Preciso de dinheiro, e a Irlanda tá logo ali… Foi malz, vizinhos, mas é o jeito…

[tab=30]Dividir e conquistar. Mas isso não era pros inimigos? Whatever…

[tab=30]Vitórias em terra e no mar.

[tab=30]Ouch, não tinha visto que vocês também tinham entrado na brincadeira… mas os reforços chegaram a tempo.

[tab=30]Burgueses, parem de arrumar treta com o Clero…

[tab=30]Um Empréstimo a menos…

[tab=30]Tua vez de brincar, Clanricarde.

[tab=30]Desembarque é sempre complicado… lá se foi (o resto do) meu manpower… paciência… o que importa agora é pagar as contas.

[tab=30]Missão concluída, vamos pra próxima. Hein? Só uma? Bom, eu quero fazer mais barquinhos mesmo, então, vai tu mesmo…

[tab=30]Cill Dara cai. Mas ainda não querem se render? Ok, esperamos um pouco, então…

[tab=30]Um pouco de Inflação não faz mal pra ninguém, certo?

[tab=30]Tenho mais uso pra Adm Power agora. E não ia poder pagar por um Conselheiro nível 3, mesmo com o desconto…

[tab=30]Kildare finalmente aceita a rendição. Por que não anexei? 120 Adm pra fazer core, demais pra agora, fora o Agressive Expansion. E só uma relação acima do limite.

[tab=30]E mais um Empréstimo pago. Mas meu Manpower, em compensação…[/font][/size][/align]

Um Império Sob o Sol
[/font][/align]

[center][size=250]Capítulo V
Não Deixam Nem Eu Resolver As Minhas Guerras…
[/size][/align]

[tab=30]3 – Conseguir paz

[tab=30]De novo, Castela? No que tu te meteste dessa vez? Sucessão?

[tab=30]Guerra de Sucessão por Aragão? Isso não é exatamente bom… pelo menos Aragão tá do nosso lado, e a Áustria sozinha… Ok, vamos lá, acho que vocês 4 e a França dão um jeito na Áustria enquanto eu me viro com os irlandeses…

[tab=30]Er… talvez não…

[tab=30]Mas o cerco a Deas-Mhumhain termina. Só esperar Desmond aceitar a paz agora.

[tab=30]Só porque eu tinha rivalizado Aragão… e ainda morre um Conselheiro… aiai…

[tab=30]Já que tem só tu de nível 1… pelo menos posso fazer bom uso de +20% de Relações…

[tab=30]Desmond anexado. Não teve tanto impacto no Agressive Expansion, e eu preciso ficar mais forte que a França.

[tab=30]Connacht cai logo em seguida.

[tab=30]Mas dessa vez só quero dinheiro. Lembrando, tenho que tentar ficar fora de Coalizões…

[tab=30]Mais um Empréstimo pago, estamos quase lá!

[tab=30]Ulaidh cai ao mesmo tempo que os Estados Papais assumem o Papado. Tudo “em casa”, huh? Mas vamos esperar até o ano passar e o Agressive Expansion diminuir. Hora de ver se podemos ajudar na guerra com a Áustria.

[tab=30]Mas antes tenho que ajudar a acabar com os últimos rebeldes… De nada, Castela.

[tab=30]Preciso de Estabilidade, preciso de Manpower, preciso diminuir o War Exhaustion… Apoio ao Esforço de Guerra, aprovado![/font][/size][/align]

Os teus aliados sempre te ferrando…

Pra variar… foi no meu jogo de Itália, no do Brasil, nesse… Ou eu q escolho muito mal mesmo :hehe

Acompanhando. Não estou com tempo para jogar.

Muito bom, vamos ver se a Borgonha não vai atrapalhar os teus planos._. ela sempre atrapalhava os meus.

Um Império Sob o Sol
[/font][/align]

[center][size=250]Capítulo VI
Que Tal Um Pouco De Paz?
[/size][/align]

[tab=30]3 – Conseguir paz

[tab=30]Já que em Castela a situação parece sob controle, vamos ao ataque, então… enquanto isso, um clamor na Escócia fica pronto.

[tab=30]Acho que agora já dá pra anexar Ulster sem (muitos) problemas…

[tab=30]Último Empréstimo pago!

[tab=30]Mil Tech 4, já era hora!

[tab=30]Lá vamos nós de novo… mas nada com o que se preocupar… espero…

[tab=30]Colocamos Sundgau sob cerco.

[tab=30]Ah, então por isso que vocês tavam com todos aqueles rebeldes?

[tab=30]Bem que eu tava estranhando que a Áustria não aparecia… também tão em guerra com a Borgonha…

[tab=30]Aragão foi esperto, direto pra capital… assim que se faz! E a França resolveu ajudar, também!

[tab=30]Sundgau cai, fim da minha participação na guerra. Hora de deixar o manpower recuperar.

[tab=30]Sério? Que tal vocês começarem a morrer um pouco menos? Pelo menos consegui outra Conselheira de +1 de Reputação Diplomática…

[tab=30]E o Clero já começa a pedir mais terras… peguem logo Alençon, assim vocês devem ficar um bom tempo sem encher o saco…

[tab=30]Já que tenho um pouco de dinheiro, hora de construir barquinhos. Vamos até nosso limite.

[tab=30]Finalmente paz… Eu vou te cobrar esses Favores todos, Castela…

[tab=30]Mas vocês terem Navarra e Aragão sob União Pessoal não é legal… quero aliados fortes, mas não muito fortes… pelo menos Nápoles não tá junto…

[tab=30]Bom, a França não me odeia mais… não muito, pelo menos…

[tab=30]E o Liberty Desire tá baixo… isso é bom!

[tab=30]E melhor ainda: se Margarete de Anjou morrer, a União se mantém! Acho que posso dizer que consegui todos os objetivos dessa vez![/font][/size][/align]

Vais unificar as ilhas britânicas?

Se der, quero bater meu recorde :slight_smile: