EUA, Japão e UE abrem processo contra China por Terras Raras

EUA, Japão e UE abrem processo contra China por monopólio de terras raras

Países industrializados apresentaram queixa junto à OMS contra restrições à exportação das matérias-primas. Agência estatal defende direitos da China e tacha ação de “injusta”.

dw.de/dw/article/0,15806534 … 7-xml-mrss

A polêmica em torno das terras raras escala. Estados Unidos, Japão e União Europeia apresentaram junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma queixa contra as restrições impostas pela China à exportação de terras raras. A UE requereu um processo de arbitragem, informou o comissário europeu do Comércio, Karel De Gucht, nesta terça-feira (13/03) em Bruxelas.

A China detém como fornecedor praticamente o monopólio dessas matérias-primas importantes para a produção de artigos de alta tecnologia. Com quotas de exportação, taxas alfandegárias e estebelecimento de preço mínimo, a China estaria infringindo os termos de sua filiação à OMC. “Essas medidas prejudicam produtores e consumidores na UE e em todo o mundo”, argumentou Gucht.

O presidente norte-americano Barack Obama justificou, em declaração oficial nesta terça-feira, as razões pelas quais o processo foi aberto. “Nós precisamos assumir o controle sobre a nossa energia futura e não podemos deixar que a indústria energética crie raízes em outro país só porque eles foram autorizados a quebrar as regras. Nós continuaremos trabalhando todos os dias para dar aos trabalhadores e empresas norte-americanos uma chance justa na economia global”, disse Obama na Casa Branca.

China rebate

Pequim criticou veementemente a ação. A decisão poderá prejudicar as relações comerciais e “sair pela culatra”, advertiu a agência de notícias estatal Xinhua. Em defesa às quotas de exportação do país, acrescentou que a OMC permitiria a seus membros adotar as medidas necessárias para proteger seus recursos e o meio ambiente. Além disso, a ação seria “precipitada e injusta”, acusou a agência.

Nos últimos anos, os chineses vêm reduzindo gradativamente as quotas de exportação de terras raras. Suas justificativas são o crescimento da demanda interna e as preocupações cada vez maiores pelos danos ambientais causados pela extração dos minérios.

Após a apresentação da queixa à OMC, a China tem dez dias para se manifestar, e 60 dias para estabelecer diálogo com os EUA, o Japão e a UE. Caso não se chegue a um acordo dentro desse prazo, os autores da ação podem exigir a realização de um inquérito formal por um dos grêmios da Organização de Comércio.
Recentemente, a República Popular da China sofreu uma amarga derrota na disputa sobre matérias primas com os grandes países industrializados, perante à OMC. Em resposta ao recurso apresentado pelo país, a OMC ratificou uma sentença anterior interditando a China de impor restrições de exportação para minerais cobiçados, como zinco e magnésio.

AV/dw/rtr/afp/dapd/dpa
Revisão: Francis França

Para saber mais e entender o ‘merderê’:

noticias.bol.uol.com.br/internac … raras.jhtm

infoescola.com/elementos-qui … erra-rara/

inovacaotecnologica.com.br/n … ras-brasil

Isso é piada né ?

E olha que os EUA são um dos maiores poluidores do meio ambiente, cada veículo por lá consome Gasolina depressa e consome muito … imagina só como tá prejudicando a Terra !

@EDIT: tem que parar de exportar petróleo pros EUA também, assim a Terra fica numa boa … hahaha .

incrivelmente não é uma piada, a China é o país que mais polui no mundo porem é o país que mais investe em tecnologia verde no mundo, e sem duvida eles tem um grande consumo interno desse material com a economia deles crescendo feito loca.

Alem do mas é engraçado, eles querem forçar a China a vender algo que é dela xD rsrs…

É um modo de tentarem segurar o crescimento chinês…

se esta é o plano… eu não vejo isso, pois eles não vão parar de investir no mercado interno… as pedreiras e usinas irão trabalhar mais para aumentar a produção caso eles sejam forçados a isso…
Alem do mas isso pode acarretar em outros problemas se a China decidir aumentar os impostos e talz…

Arrecadar problemas apenas para o Brasil mesmo, acredito que ficaria bem difícil de importar alguma coisa da China, se eles colocassem impostos no que tem lá somando com os daqui, nem compensaria mais encomendar produtos Chineses, TODAS as lojas daqui iriam pro ralo … hauahuuah .

A parte + legal q fala sobre o potencial brasileiro ninguém comenta…

Potencial q mui provavelmente só poderá vir a talvez ser explorado se o governo receber a sua pequena fatia, antes, durante e depois. E, se mesmo assim um projeo vingar, quase certamente a produção irá para exportação, invés de ser processada/utilizada aqui mesmo.

LÓGICO, né?

O Eike deve ter sua fatia tbm…

É o q eu vivo dizendo, Lost:
Potencial o Brasil tem, de sobra, pra ser a maior economia mundial e mandar no restante do mundo. O problema é utilizar esse potencial sem que 90% seja perdido no meio do caminho.

É um modo de se evitar guerras…

E também um modo de deixar o povo frustrado com o Governo Corrupto Petista que governa a quase uma Década este País .

@EDIT: acabei de notar que o que falei não tinha nada a ver … LOL !!!

WTF?

:haha :hehe