Exércitos incompetentes

Pessoal, esse foi o primeiro jogo em Victoria II no qual eu joguei com o Brasil e fui relativamente competente. Usando o mod HPM, sou uma great power no 6º lugar, mas basicamente não conquistei esse score em guerras que não fossem com meus vizinhos sulamericanos. Só que, dado o fato que o sistema de exércitos aqui é totalmente diferente de ambos os jogos da Paradox que eu estou acostumado a jogar (HoI e EU), eu não estou sabendo gerenciar isso. Perdi uma batalha na África com um exército de 36k (18k infantaria, 9k cavalaria sendo 6k dragoons e 3k cavalaria regular, 6k artilharia e 3k engenheiros) que estava em full strength para um exército Holandês de apenas 20k nas mesmas condições. A minha pergunta é, como montar bons exércitos?

Outra coisas que eu não consigo compreender são:

a) como as IA conseguem levantar enormes exércitos competentes, algo que eu não consigo manter nem mesmo considerando apenas os batalhões das culturas aceitas no meu país, ao passo que eu só consigo juntar uns 300 mil soldados, enquanto a própria Holanda, que nem é Great Power no meu jogo, tem mais de 1 milhão de soldados (e me venceu)?

b) como IA de Great Powers distantes de mim (ex.: França, Itália, Rússia) conseguem declarar guerra (mesmo as não planejadas) e me invadir pela costa quase que imediatamente, se elas estão tão distantes por mar?

provavelmente a ai tem tecnologia mais avançada q vc, no caso da Holanda provavelmente eles devem ter a tecnologia de ataques com gases e vc n tem nem o ataque e nem como defender, sobre as invasões navals provavelmente eles devem estar usando os navios de transporte a vapor que são muito mais rapidos q o normal

Esse exército que você usou tem uma composição bem ruim para ser sincero, cavalaria no Victoria 2 é totalmente diferente do Eu4, ela basicamente é utilizada como meio de tirar o bônus de fortificação que um exército inimigo tem ao ficar em uma província a muito tempo, o Dig-In. O mais efetivo é ter uma unidade de Hussars a cada 9 outras unidades em um exército, logo um exército com 30k vai ter 9 outras unidades e 1 unidade de cavalaria. Agora sobre engenheiros, eles não são bons, não use eles.
Agora o mais importante, a artilharia, você sempre vai querer que sua quantidade de unidades de artilharia seja a mesma que a quantidade de unidades que ficam na frente no campo de batalha (infantaria,cavalaria e tanques), logo, em um exército de 30k, você deve ter 4 unidades de infantaria, 1 de cavalaria na frente, e 5 de artilharia atrás, um de 36k vai ter 2 cavalarias, 11 infantarias e 13 artilharias e assim por diante, sempre balanceando o número de artilharia com o número de unidades que ficam na linha de frente.

Para ter um exército maior tu precisa incentivar a população de soldados até máximo possível em todos seus estados, além de paga-los bem para incentivar mais da sua população a virar soldado