[Expansão] - "Common Sense"

[justify][size=150][font=fantasy][tab=30]Como alguns devem saber (ou não) a PI já está trabalhando na próxima major expansion pro EU4, a Common Sense, tanto que já tem Developer Diaries saindo desde o dia 27 de março. E vem grandes mudanças por aí, pelo jeito.

[tab=30]Não vou traduzir todos (quem quiser ler na íntegra vai ter o link aqui no final do post, saber ao menos o básico de inglês não faz mal a ninguém, mto pelo contrário), apenas dar um “por cima” dos principais destaques, na minha opinião, do apresentado.

[tab=30]A expansão, juntamente com o patch 1.12, deve sair no dia 09 de Junho.

[tab=30]Então, Hey Ho, Let’s Go![/align]

[center]27 de Março
02 de Abril
09 de Abril
16 de Abril
23 de Abril
30 de Abril
07 de Maio
15 de Maio
21 de Maio
28 de Maio
Map Teasers
04 de Junho
Features do DLC e features do Patch (free)[/align][/font][/size]

forum.paradoxplaza.com/forum/in … es.849893/

[size=150][font=fantasy][center]27 de Março
Tall and Wide development[/align]

[justify][tab=30]Neste DevD, é falado sobre como a série sempre se focou no expansionismo militar, e como a nova expansão focará no desenvolvimento de cada província (Tall = alto x Wide = largo).

[tab=30]Cada província passará a ter 3 valores:
Base Tax = afeta o Income mensal, bem como a defesa contra espiões.
Base Production = afeta os trade goods produzidos, e a velocidade da construção de navios.
Base Manpower = cada level aumenta o manpower máximo em +250, impacta o garrison e a velocidade de recrutamento de exércitos.

[tab=30]Estes 3 valores, conjuntamente, formarão o novo índice “Development”, Desenvolvimento, que significará quão habitada e bem desenvolvida é uma província. Cada nível de Desenvolvimento aumenta o supply limit, forcelimits do exército e marinha e dificultará a conversão religiosa. E também definirá o que poderá ser construído na província, quanto maior, mais construções.

[tab=30]Haverão menos construções disponíveis, já que muitas eram supérfluas, e estas não custaram mais power points para construir (finalmente!), e cada província somente terá ter 1 “slot” de construção default, ± de acordo com o terreno (-1 deserto, +1 farmlands, etc), e +1 slotpara cada 10 de Desenvolvimento.

[tab=30]Além disso, você poderá gastar Admin, Diplo ou Military points em uma província para aumentar, respectivamente, o Base Tax, Base Production e Base Manpower da província.

[tab=30]Alguns exemplos de construções:

Marketplace - Dip4 - +2 Trade Power - 50 gold
Barracks - Mil 6 - +25% Manpower - 50 gold
Cathedral - Adm 19 - +3% Missionary Strength & +40% Tax Income - 200 gold
Stock Exchange - Dip 22 - +100% Trade Power - 400 gold
Town Hall -Adm 22 -5 Local Unrest - 400 g[/align][/font][/size]

Boa iniciativa Hiryuu!

[size=150][font=fantasy][center]02 de Abril
Parliament and English Monarchy[/align]

[justify][tab=30]Será add uma nova forma de governo, chamada English Monarchy, com a qual a Inglaterra começará (duh), dando +0.5Legitimacy, -1Unrest, -0.1Monthly Autonomy e acesso ao Parlamento.

[tab=30]O Parlamento será uma nova mecânica possuída por Monarquias Constitucionais e Repúblicas Constitucionais, onde um “corpo político” interno apresentará “debates” que poderão dar bônus ao país. Estes Debates virão em grupos de 5 randômicos e você poderá escolher um eles.

[tab=30]Para passar um Debate, ou seja, ter ele aprovado, você precisará convencer cada um dos Seats, ou Cadeiras, do Parlamento. Cada Cadeira pode pertencer a uma província não-oversea, sendo q a capital sempre possui uma Cadeira. Conceder uma Cadeira é permanente, e a única forma daquela província perder a mesma é se vc perder a província. Além disso, a província em questão recebe +10% em Tax, Production e Manpower, e -0.1 Autonomy por mês. Porém, cada Cadeira aumenta o custo de aumentar Estabilidade e de diminuir War Exhaustion em 2%. 10 Cadeiras, +20%.

[tab=30]Cada Cadeira poderá exigir, hum… “favores”… para apoiar um Debate. Uma Cadeira pode querer dinheiro, outra apoio militar, outra mais autonomia, etc… Você precisa conseguir 50% das Cadeiras apoiando um Debate para aprová-lo.

[tab=30]Pelo menos 20% de suas províncias não-oversea devem ter Cadeiras, caso você não as escolha elas serão escolhias pelo jogo.

[tab=30]Se não houver nenhum Debate em andamento ou nenhum bônus de um Debate anterior ainda ativo, o país perde Legitimidade e Tradição Republicana. E se você não conseguir passar um Debate, vai custar 20 de Prestígio.

[tab=30]Exemplos de Debates:
Apoio à Guerra: estando em guerra, se aprovado dá +1 Estabilidade, e -0.05 War Exhaustion e +10% Manpower por 10 anos.
Privilégios Coloniais: tendo os Grupos Expansion ou Exploration completados, se aprovado dá +1Colono e +20Colonial Growth por 10 anos.
Aumento de Impostos: se aprovado dá 1/4 do income anual e +10% no Tax por 10 anos.[/align][/font][/size]

Gostei dessa ideia do Parlamento, cada vez mais o EU me cativa.

[size=150][font=fantasy][center]09 de Abril
Warfare[/align]

[justify][tab=30]Neste DevD, é falado como os Fortes serão alterados. Fortes agora terão 4 níveis, 1, 3, 5 e 7. Cada nível add 5.000 garrison, aumentando mto a dificuldade em tomá-lo. Fortes também passarão a ter manutenção, a uma base de 1.5 ducados para um forte nível 1 em 1.444. Da mesma forma que as demais manutenções, vc poderá diminuir o valor destinado à manutenção. O crescimento, ou reposição, do garrison em um forte agora será mais lento, evitando q um forte recém tomado tenha 1000 defensores em poucos meses.

[tab=30]A maior diferença, no entanto, é que agora Fortes terão uma Zona de Controle, igual à própria província e quaisquer províncias adjacentes que não possuam um forte hostil. Se houver, o forte de maior nível vence a “disputa”. O principal de uma Zona de Controle é que agora um exército NÃO PODE mais simplesmente passar pela Zona de Controle e pelo Forte para ir para uma província após. Para prosseguir, precisará tomar o Forte antes.

[tab=30]Os “saques” (looting) também foram refeitos.Agora, cada província terá uma lista de possíveis loots, de acordo com o nível de Desenvolvimento dessa província.

[tab=30]Ao final de cada mês, quaisquer tropas hostis em uma província irão saquear a mesma, e o que será saqueado dependerá em quantos regimentos o exército possui, de que tipo de tropas é composto (cavalaria sendo o melhor), e ainda que Idéias ou Governo a nação possui.

[tab=30]Uma província saqueada começa a se recuperar 6 após o último saque, e leva um ano para se recuperar totalmente.

[tab=30]O movimento dos exército também foi alterado, de forma que, agora, um exército que tenha percorrido 50% da ordem de uma província para outra NÃO PODERÁ mais cancelar o movimento.

[tab=30]O cálculo dos forcelimits também será alterado, deixando mais claro o que é levado em conta no cálculo:
Base de uma nação: +3Land e +2 Naval
Desenvolvimento: +0.1 Land e Naval para cada nível de Desenvolvimento
Overseas: -2 Land e Naval
Inland não provêm Naval forcelimit (bem óbvio…)
Porém, uma província nunca terá forcelimit negativo.[/align][/font][/size]

[size=150][font=fantasy][center]16 de Abril
Theocracies and Government Ranks[/align]

[justify][tab=30]Neste DevD, fala-se sobre as diferenças nas Teocracias. Da mesma forma como Monarquias têm Legitimidade e Repúblicas têm Tradição, Teocracias passarão a ter Devoção.

[tab=30]Devoção influencia nas habilidades religiosas, ganho de prestígio e impostos. É ganha por ter alta Unidade Religiosa e por Idéias. Baixa Estabilidade diminui a Devoção, e ser Defensor da Fé aumenta. Bem como eventos que influenciam.

[tab=30]Teocracias também sempre terão um herdeiro, e você poderá selecionar um caso não tenha. Herdeiros de Teocracias terão sempre 40+ anos e atributos randômicos, e poderão ser escolhidos entre os seguintes e com os seguintes efeitos:

Um Nobre Local – -5Devoção, +10 Prestígio
Um Nobre Estrangeiro: +100 de Relações com uma Nação randômica
Um Filho de um Mercador: -10Devoção, +25% Income anual
Um Protegido do Papa: Somente católicos, +10 Papal Influence
Um Teólogo Talentoso: +10Devoção
Um Pregador Local: +5Devoção, -10Prestígio

[tab=30]Os governos agora terão Ranks. Antes, um Reino era um Reino, e uma República uma República, sem mtas diferenças exceto em casos especiais (como o Império de Byzantium). Agora os Governos virão, em sua maioria, em 3 Ranks: Ducado, Reino e Império. Mas uma República também terá Ranks, eles são diferentes do Tipo de Governo.

[tab=30]Os países irão iniciar com seu Rank relativo à seu contexto histórico - como Borgonha um Reino em Rank Ducado, ou Byzantium um Reino em Rank Império. Vassalos, Marcas e não-eleitores do HRE sempre serão Ducados. Países que não estejam “bloqueados” (como os já citados vassalos, marcas, etc.) poderão “subir de Rank” ao cumprir certos requerimentos, como Prestígio ou nível de Desenvolvimento.

[tab=30]Nações de maior Rank recebem benefícios, como menor tempo para troca do Focus Nacional e maiores bônus por Tipo de Governo.

[tab=30]E um novo sistema de renomeio de governos e títulos dos monarcas facilitará quem desejar fazer isso sem que precise mexer no código de localização da língua escolhida. E isso poderá ser feito, facilmente, para todas as nações o jogo.[/align][/font][/size]

[size=150][font=fantasy][center]23 de Abril
Free Cities of the HRE[/align]

[justify][tab=30]Neste DevD, fala-se sobre como o Imperador poderá agora conceder o “título” de Cidade Livre (Free City) a membros do HRE.

[tab=30]Uma Cidade LIvre é um OPM (One Province Minor) com um mínimo de 10 de Desenvolvimento. Elas concedem Imperial Authority, manpower e income ao Imperador, e recebem bônus para seu Desenvolvimento. Além disso, uma Cidade Livre sempre é uma República, mesmo que possuísse outro Tipo de Governo antes de aceitar a proposta do Imperador.

[tab=30]Uma Cidade Livre sempre será protegia pelo Imperador caso seja atacada, e nunca poderá se tornar vassalo. Porém, se conquistar outra província ou deixar o HRE, o país perde o título.

[tab=30]Caso a sua religião seja a oficial do Império, o Imperador poderá remover o status de Eleitor de um país desleal, ao custo de Imperial Authority.

[tab=30]A westernização agora poderá ser pausada, sem prejuízo para o avanço da mesma. Isso possibilitará acumular Monarch Points invés deles irem direto para a westernização, como para aumentar a Estabilidade.

[tab=30]Caso você receba um set de Advisors onde nenhum lhe interesse, você poderá agora “mandar embora” um dos candidatos, que em um mês um novo ficará à disposição. Isso custará o custo normal de contratação.[/align][/font][/size]

[size=150][font=fantasy][center]30 de Abril
Religions[/align]

[justify][tab=30]Neste DevD, fala-se sobre mudanças na religião.

[tab=30]Cada igreja protestante terá um nome próprio agora, como Igreja da Inglaterra. Além disso, você poderá customizar os bônus que essa Igreja irá fornecer, e até alterar esses bônus com o passar do tempo. Para fazer isso, gastará Church Power.

[tab=30]Church Power será acumulado todo final do mês (como todos os demais “powers”), de acordo com sua Religious Unity e os atributos do seu monarca. Add um aspecto à Igreja custa 100 Church Power, e vc pode remover um aspecto a qualquer momento, ao custo de -1 de Estabilidade.

[tab=30]Uma Igreja pode possuir 3 aspectos, que podem ser escolhidos de um total de 12. Alguns aspectos:

Holy Sacraments: +2.5% Discipline
Individual Creeds: -5% Idea Costs
Adult Baptism: +1% Missionary Strength.

[tab=30]O Budismo ganha o conceito de Karma, que deve ser mantido balanceado, caso fique muito negativo ou positivo ele causará penalidades administrativas ou militares, respectivamente. Mantendo um balanço, vc ganhará bônus em ambos. Declarar guerras diminui o Karma, enquanto honrar alianças defensivas aumenta, entre outros.

[tab=30]O Budismo também será dividido em seus 3 ramos, Vajrayana, Mahayana e Theravada, diferenciando-se em relação aos eventos possuídos e bônus fornecidos.[/align][/font][/size]

[size=150][font=fantasy][center]07 de Maio
Peace[/align]

[justify]

[tab=30]Províncias agora poderão ser “devolvidas” a qualquer país que tenham core nelas, ao custo de Agressive Expansion e Prestígio.

[tab=30]A opção de Paz “Annex” foi removida. Invés disso, agora você poderá requerer qualquer província em uma Paz, mesmo a capital ou províncias não ocupadas (q custarão mais warscore). Além disso, revogar cores não custa mais Diplo Points.

[tab=30]Custos de Diplo Points, Warscore e ganho de Prestígio de uma província agora não mais possuem um valor fixo, mas sim de acordo com o valor de Desenvolvimento (sim, ele de novo) da província, da mesma forma que OverExtension e Aggressive Expansion agora também são relativos ao Desenvolvimento da província e não mais ao Base Tax.

[tab=30]Por fim, agora vc ainda pode exigir dinheiro mesmo dando um “Annex” no inimigo. :slight_smile:[/align][/font][/size]

[size=150][font=fantasy][center]15 de Maio
HRE and Achievements[/align]

[justify][tab=30]Neste DevD, mudanças no HRE…

[tab=30]A Imperial Authority será praticamente refeita no patch 1.12, passando a levar em conta como o Império como um todo está se saindo. A maioria dos eventos que davam ou retiravam Imperial Authority agora são “ticking values”, com variação mensal, que será demonstrada na interface, dependendo de fatores como:
Paz no Império
Número total de membros
Quantidade de território do HRE conquistado por “estrangeiros”
Quantidade de território do HRE conquistado por hereges e pagãos
Número de Eleitores e Cidades Livres

[tab=30]Um Imperador que esteja fazendo um bom trabalho agora não precisará “forçar” o aumento de Imperial Authority com anexações, por exemplo, enquanto um que constantemente perca territórios para estrangeiros e pagãos… bem, não durará muito…

[tab=30]Além disso, as Reformas agora provêm mais vantagens aos membros, facilitando que se passem as mesmas.

[tab=30]Também há uma listagem de 25 novos Achievements:
Baltic Crusader - As Teutonic Order or Livonian Order conquer all of the Russia Region and make it Catholic.
Neither Holy, Nor German - Get 7 free cities in the HRE that are not of German Culture, as Emperor
Colonial Management - Have 3 colonial governors directly appointed by you at the same time.
Voting Streak - Get through 11 Issues in a row in Parliament
An Industrial Revolution - As GBR, all in english region, with 25 development.

City of Cities - Create a City with 60 development.
One Family to Rule them All - Have your dynasty on 8 thrones at the same time.
This is My Faith - Become Protestant and get maximum amount of traits.
Bleed them dry - Have 10 different War Reparations being paid to you at the same time.
Subsidize my Love - Subsidize 3 different allies at least 50% of their monthly income without running a deficit.

Take that Habsburgs! - As Hungary, Conquer all of Austria.
The White Elephant - As Ayutthaya conquers all provinces in Indochina region
The Buddhists strike back - As Ceylon conquer all of India and convert it to Theravada.
Better than Napoleon - As France, conquer Vienna, Berlin & Moscow.
Big Blue Blob - As France, hold 100 european core provinces before 1500.

A Full House - Have 3 Vassals & 2 Marches at the Same time.
Black Jack - Maintain 21 different overseas Subjects with more than 5 provinces each, without anyone having more than 50% Liberty Desire - Trade Companies does not count.
A Decent Reserve - Gain at least 1M Manpower.
The Six Nations - Form a federation of at least 6 nations as the Iroqious.
The Bohemians - Conquer and core Dublin as Bohemia.

Komenoi Empire - Make Trebizond into an Empire.
Lucky Lucca - As Lucca, own Lucknow!
A Fine Goosestep - Form Prussia and get 125% Discipline.
Meissner Porcelain - As Saxony own all chinaware provinces.
All Your Trade are Belong to Us! - Have highest tradepower in Genoa, Venice, & English Channel, while gaining 300 income per month.[/align][/font][/size]

[size=150][font=fantasy][center]21 de Maio
Subject Interaction (part 1)[/align]
[justify][tab=30]Neste DevD, falaremos sobre “subjects” (Súditos).

[tab=30]Na tela de Súditos, um novo botão permite que se interaja com todos ao mesmo tempo.

[tab=30]Agora você pode diminuir a Liberty Desire de um súdito gastando Prestígio, e ordenar que embarguem um rival seu, e colocar um monarca de sua dinastia no trono de vassalos em regência. Também se pode forçar um vassalo/marca/união do mesmo grupo religioso a mudar de religião para a sua, ao custo de 50% de Liberty Desire.

[tab=30]Pode-se também colocar um “marker” em vassalos, deforma que não sejam chamados para suas guerras, isso aumenta em 50% o repasse do income deles para você. Em marcas, um marker permite que se transfira até 10% de seu próprio manpower para recuperar o manpower dele, e você também pode construir Fortes no território de suas marcas.

[tab=30]Gastando Diplo Points, vc pode forçar outro país em união com vc a mudar de cultura para a sua, aumentando seu Liberty Desire em 50%. Também se poderá “requisitar” 50% do income dele para você, ao custo de 10% de Liberty Desire e piora nas relações. Outra opção para uniões é gastar 10% do Income deles para diminuir em -20% a Liberty Desire.[/align][/font][/size]

[size=150][font=fantasy][center]28 de Maio
Subject Interaction (part 2)[/align]
[justify][tab=30]Neste DevD, mais mudanças nas relações com Súditos.

[tab=30]Agora, pode-se mudar o nome e adjetivo de suas Colonial Nations a qualquer momento.

[tab=30]Em Protetorados, vc pode ativar um marker para que você pague 33% da land maintenance dele, em troca o protetorado recebe -10% de Liberty Desire, +20% de Land Morale e +5% de Discipline. Outro marker em protetorados permite que vc receba 100% do Trade Power deles, em troca de 30% de Liberty Desire. Além disso, agora vc pode “tomar” províncias de um protetorado, desde q a mesma esteja entro do alcance para ser corada, mas isso vai custar relações e Liberty Desire.

[tab=30]Vc pode trocar o governador de uma Colonial Nations todo ano, mas isso vai custar Liberty Desire. Também pode “forçar” suas Colonial Nations a iniciarem Guerras Coloniais com seus vizinhos.

[tab=30]Trade Companies têm um marker que aumenta o Trade Power em 50%, ao custo de inflação mensal.

E um bônus sobre o Parlamento Inglês:[/align][/font][/size]

[justify][tab=30]Map Teasers: diversos “map teasers” foram apresentados através do tempo desses DevDiaries, trazendo noviades locais nos mapas, vou postar todos juntos aqui:[/align]












Vai virar quase outro jogo !!!

Bem por aí, hehe

Pra mim o principal foram os fortes. São tantas estratégias e reformulações no jogo só com isso que fica ruim até de falar sem ser caso-a-caso.
Protestantismo vai continuar sendo mais fraco que os Reformados(15% moral vs 2.5% discipline) e o governo inglês ficou roubado, mas não vai adiantar nada mais um buff na Inglaterra se a IA continuar sendo estupidamente burra em guerra naval e em desembarques.
As novas opções pros súditos ficou boa tambem, principalmente a de pegar províncias de um protetorado(aquele Trade Center maroto), dando a eles finalmente uma utilidade.

Não é só pra Inglaterra ==|
E não vejo como um sistema onde vc tem q “comprar” algum bônus seja “roubado”…

É só pra Inglaterra até a tech 22 :slight_smile:
+1 Colonist e +20 settler/ano = Espanha

Essa parte dos subjects será pelo patch ou pela DLC?

Olha, do jeito que mudam o jogo até volta a vontade de jogar :smiley: