[Filme] Aelita - A Rainha de Marte

[center]Aelita - A Rainha de Marte[/align]

Comentário:
Título Original: “Aelita”
Título Nacional: “Aelita - A Rainha de Marte”

SINOPSE:
O filme conta a história de Los (Nikolai Tsereteli), um engenheiro que vive em Moscou. A Revolução Soviética já ocorreu e Los está envolvido no processo de reconstrução do país. Uma noite ele sonha com uma estranha chamada Aelita (Yuliya Solntseva), a rainha de Marte. Levado pelo impulso do amor, ele constrói uma espaçonave e parte para o planeta. Chegando lá, se encontra com Aelita e os dois se apaixonam. Los acaba se envolvendo com o proletariado marciano e funda o partido Socialista Soviético da República de Marte.

Filme mudo de ficção-científica russo, com intertítulos.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES:
Obras de arte assumem significados políticos nem sempre correspondentes às intenções mais ou menos conscientes do seu autor: os sentidos sempre lhe escapam à medida que as circunstâncias históricas, inevitavelmente dinâmicas, vão imprimindo diferentes significados aos eventos e personagens retratados em filmes, músicas, textos literários. Processa-se também no campo das artes certa batalha de idéias. Interpretar um filme russo de 1924 (quando ainda são vivos o enfrentamento dos novos desafios abertos pela revolução de 1917) quer dizer ainda hoje expressar visões de mundo e posicionamentos também políticos num contexto de disputa (ou consolidação) de hegemonias.

Aelita – A Rainha de Marte tem algumas particularidades que o fazem ainda mais aberto às reflexões e ao embate de idéias: o enredo, que aborda uma viagem fantástica de um engenheiro russo a Marte onde dirige uma revolução proletária; a plasticidade das imagens e a riqueza dos detalhes nas roupas dos habitantes de Marte com os recursos de um filme dos anos 1920; o fato de ser este considerado o primeiro longa-metragem de ficção científica da história do cinema, ainda mesclando elementos do cinema político soviético e do humor.

A história:

Aelita é uma adaptação de livro homônimo de Leon Tolstoi. Los é um engenheiro dedicado ao trabalho e aos cuidados de sua mulher Natasha. A vida do casal entra em turbulência diante do assédio de Natasha por um vigarista pequeno-burguês que vive de pequenos golpes. A descrição dos anos imediatamente posteriores à revolução sugere o sacrifício de muitos em contraponto à corrupção de poucos: o individualismo de Natasha cede à sedução do vigarista burguês, acompanhando-o a um baile de luxo clandestino. Levado pelo impulso da desilusão amorosa, Los constrói uma espaçonave e parte para Marte – seu centro de interesses sai portanto do universo doméstico.
O mesmo ocorre com o seu ajudante Gusev, soldado combatente da Revolução que, atordoado pelo tédio da vida familiar, aceita imediatamente aderir à aventura.

FICHA TÉCNICA:
Gênero: Aventura / Ficção Científica
Diretor: Yakov Protazanov
Duração: 1h 20min
Ano de Lançamento: 1924
País de Origem: União Soviética
Idioma do Áudio: Mudo

ELENCO:
Yuliya Solntseva, Igor Ilyinsky, Nikolai Tsereteli, Nikolai Batalov, Vera Orlova, Valentina Kuindzhi, Pavel Pol, Konstantin Eggert, Yuri Zavadsky, Aleksandra Peregonets