Formações para Batalhas

Galera queria discutir algumas formações, estratégias para se aplicar no campo de batalha.
Exemplo: Gosto de fazer uma linha a frente com os arqueios, cavalarias nas laterais, infantaria e alguns lanceiros para cavalaria inimiga.

------Arqueiros------- ----Cavalaria----
----Infantaria----
–Lanceiros–
-General-

Algumas formações prontas do jogo são boas, gostei muito a dos Arvernos.

A formação romana que eu uso desde o Rome I é a seguinte:
1ª linha - Hastati (5 unidades);
2ª - Velites ou Arqueiros (2 unidades);
3ª - Principes (5 unidades);
4ª - Triarii (3 unidades sendo que duas ficam nos flancos e a outra no centro)
Flancos - Equites (2 unidades) e mercenários (2 unidades)
General - sempre atrás da 4ª linha

Essa formação funciona quase sempre. É só com os elefantes que eu mudo um pouco: tento colocar os Velites mais para os flancos. :wink:

Olha eu uso varias formações, depende da batalha tipo:
Ataque a Cidade :
Faço 3 Grupos de 4 ou 5 unidades ( Arqueiros e Infantaria ) e mais 1 com a cavalaria
Assim eu ataco de todos os lados e o inimigo não tem chance

Cidade Murada :
A estratégia tbm é simples, eu sempre ataco direto a cidade a não ser q teja com uma desvantagem muito grande , então eu basiamente mando a minha cavalaria colocar fogo num portão enquanto a minha infantaria se divide num pequeno grupo de ataque e noutro pra segurar a IA no portão ( se vc posicionar as tropas só num portão a IA vai fazer o msm e se a maioria das suas forças ficarem lá ela vai deixar as tropas dela lá tbm )

Batalha Campal ( Roma ) :
Eu procuro ter só Infantaria e Cavalaria com os romanos ( velites bem de vez enquando e arqueiros só auxiliares egipcios ) e tbm procuro ter sempre auxiliares pra deixar nos flancos enquanto a infantaria ataca no centro e a cavalaria por traz

Batalha Campal ( Partos ) :
A Partia é bem diferente de roma , eles tem muita cavalaria e a infantaria é inutil ( praticamente ) então meus exercitos é só de cavalaria, sendo assim eu cerco o inimigo e enquanto jogo flecha de um lado ataco dos outros 3

Batalha Naval :
Só lutei 1 até ag ( não sou muito bom ) tinha 20 navios e meu inimigo 36 ou 40, coloquei meus navios de artilharia na linha de frente e fiz uma espécie de manipulo atraz com os navios Cp-Cp o meu general ficou por ultimo, e afundei uns 15, 20 navios inimigos apezar de ter perdido a batalha ( junto com 13 dos meus navios )

Vocês tem alguma dica para macedonia?
Eu me embolo bastante quando tenho que começar o ataque (tem vezes que tenho que iniciar pois as tropas inimigas ficam só paradas) eu não sei direito como iniciar, vocês tem algumas dicas?

Coloque como 1ª linha umas 8 ou 10 unidades de levy pikemen ou pikemen! (use sempre a formação falange!) Esse é o verdadeiro forte da Macedônia junto com a cavalaria! Como 2ª linha, use Peltasts/Javelinmens/Arqueiros. Lembre-se de investir na cavalaria! Se quiser, também deixe uns Hoplitas para os flancos. ;/

Eu tbm tinha essa dificuldade , coloca a infantaria depois dos arqueiros ( ou javalimen ) e a cavalaria flanqueia e vc vai o :campeao

Galera, como é que faz pra combinar dois exércitos pra lutar juntos? Parece bobagem mas não tô conseguindo. Eu clico no primeiro, depois clico no segundo, aparecem os detalhes dos dois exércitos e depois nada.

Alguém pode dar uma força?

Não dá mais pra fazer isso, cada general é um exército. Vc pode apenas transferir unidades d um exército pra outro, mas “fundir” eles não mais como era nos outros TW.

Valeu