Gênios militares da ficção .

Muito se fala nas estratégias reais mas algo que acho interessante é analisar o que acontece na ficção que pode ser no mínimo interessante .
Um que apresento aqui é Lelouch de Code Geass ,no começo achei que seria algo idiota afinal muitos animes são para agradar crianças , embora tenha um lao mistico tem estratégias bem realistas , como fugir por uma rota aparentemente errada mas que favorece a um emboscada ao inimigo que o estava perseguindo , no mesmo anime há Shen Hu que fez algo que achei incrível que foi ( spoiler , se tiver interesse pare aqui ) atrair Lelouch para um terreno frágil que foi usado na agricultura e destruir uma represa e então o exército do protagonista foi neutralizado .

Então o que indicam ?

Legend of the Galactic Heroes é um prato cheio nesse quesito. Do lado Imperial você tem, pra citar só alguns, Reinhard von Lohengramm, Siegfried Kirchei, Wolfgang Mittermeyer e Oskar von Reuenthal. Pela Aliança você tem bem menos em quantidade, mas ainda assim brilhantes, como Yang Wenli, Alexander Bucock e o próprio Julian.

Inclusive LoGH é uma ótima recomendação pra quem gosta de animes e militaria, história e política.

Comecei a assistir hoje , parece que vai ter um remake em 2017 o que espero pois a história é excelente mas como é muito antigo não há recursos equivalentes .

De ficção? vamos ver de quais eu lembro.

O “Bashar” Miles Teg, do universo Duna; conseguiu capturar um exército das Honradas Madres, salvar um planeta e deter uma ofensiva com recursos limitados, mas foi morto com uma arma de destruição em massa.

Almirante Thrawn, de Guerra nas Estrelas (universo expandido, nos quadrinhos); planejava reestabelecer o Império com o que restou de sua parte dos remanescentes imperiais, mas foi assassinado no meio de uma batalha.

General Bel Riose, de Fundação, por Asimov; estava recuperando território conquistado pela Primeira Fundação, tentando restabelecer a unidade do Império Galáctico, mas foi preso e executado em meio a intrigas da corte. Baseado no General Flavius Belisarius, do Império Romano do Oriente, ou Bizantino.