GSB 101: Discourse, Composer, Onebox e...Markdown?

GSB%20101-00

Como prometido, vou iniciar os “tutoriais” sobre as funcionalidades do novo GSB . Para começar, o básico, como raios postar algo aqui?

O que é Discourse? Basicamente, Discourse é um framework, uma plataforma de discussão ou, de forma ainda mais simplificada, um sistema para fórum. No antigo GSB utilizávamos o phpBB, um bom sistema e utilizado pela maioria dos fóruns mundo afora, mas sendo um sistema antigo ele não provia diversas funcionalidades que a tecnologia atual pode oferecer. Já o Discourse, criado em 2013, é um sistema muito mais atual, com funcionalidades que, se não impossíveis, definitivamente complicadas de aplicar no phpBB.

O que vem a ser Composer? Composer, é, simplesmente, o novo editor de postagens. Ele dispõe de um pré-visualizador embutido, para você ver conforme escreve como ficará a postagem final, além de possibilitar que atualizações no tópico sejam vistas em tempo real. Quem nunca foi postar uma resposta e, entre escrever e visualizar, na hora de postar descobriu que alguém havia postado algo relevante e teve que alterar o texto?

E esse tal de Onebox? Trata-se de uma ferramenta criada pelos desenvolvedores do Discourse que possibilita a conversão de elementos web em prévias automáticas. Cole o endereço de um site, ele automaticamente converte em uma prévia. Um link de imagem? Aprecie a imagem sem precisar de nenhum código para exibi-la. Vídeo do youtube? Um player é criado. Sem complicação. Alguns sites ou hosters de imagens podem não funcionar, mas basta utilizar os botões de configuração para resolver isso. Outra funcionalidade do Onebox é a que permite compartilhar uma imagem do pc simplesmente upando ela direto no fórum, arrastando pra dentro do Composer ou pelo botão de upload.

Por fim… que raios é Markdown? De forma simples, Markdown é uma linguagem de formatação de texto que utiliza comandos mais simples que o bbcode ou html (que são suportados, em certo nível) pelo Discourse. Exemplos? Para centralizar um texto em bbcode você precisa digitar [align=center]texto[/align], enquanto em Markdown isso se torna apenas [center]texto[/center]. Markdown não permite uma “sofisticação” muito grande na formatação, mas alguns bbcodes (como tipos diferentes de fontes) são suportados tranquilamente.

Por enquanto é isso, pessoal!

2 Likes

Como já comentei, adorei as novidades como um todo. É bem mais intuitiva que a maneira anterior, inclusive.

Muito bacana essa parte do Onebox. Parabéns pelo trabalho, pessoal.

Simples e didático. Parabéns.