Guerra Eurasiana, Russia x Ucrania

Eis que começa a esperada, depois esquecida, depois temida, guerra de afirmação da Russia, que busca restabelecer sua esfera de influência.
Estados Unidos estão enfraquecidos, será o fim da “Pax Americana”?

Colecionando os tópicos anteriores:

4 Curtidas

Eu até tinha pensado em comentar, mas tá tudo cada um falando uma coisa e discussão sem sentido q até perdi a vontade :sweat_smile:

Anyway, vou dar minha opinião leiga: depois da Criméia e do fiasco americano no Afeganistão, era óbvio que a esfera russa ia crescer. A gota d’água (ou, se preferirem, o “casus belli”) foi a insistência acerca da possível colocação de armamento internacional na Ucrânia. Somando ao caso das duas províncias separatistas a lenga-lenga americana, deu a desculpa para Putin seguir com o plano. Por mais que a aliança sino-russa não seja nada oficial (e bem pode ser só conversa fiada), países dependentes da China (meio mundo) não vão retaliar diretamente; o mesmo com metade da Europa que depende do gás russo.

Ou seja, vão ladrar, latir, falar grosso, mas não farão nada mais que algumas sanções. Como, aliás, não têm feito quase nada em conflitos no resto do mundo - regiões de Sahel, Somália e Etiópia na África; Índia, Paquistão e Afeganistão no subcontinente indiano; China/Hong Kong/Taiwan e Coréias/Japão na Ásia; e por aí vai - exceto falar mto e agir pouco, em casos raros.

Se as coisas continuarem assim (muitíssimo provável), o Ocidente como um todo provavelmente perderá o “posto” de fiador da paz e a disputa ficará entre Rússia e China a médio prazo.

Anyway, belo trabalho de compilar esses pontos, @M.Arminius , parabéns :clap:

4 Curtidas

O que acho que vai acontecer? Uma nova Crimeira. Ponto. China estenderá seus braços para competir com a propria Russia e a Europa, mais uma vez decadente, estará à mercê do surgimento de um novo Churchill (o que significa cenário de guerra total). E EUA continuará fingindo que ainda tem a América toda sob sua esfera.

Aqui, dependendo da dinâmica das relações adotadas pelo Brasil. ele poderia surgir como um nome forte neste novo cenário. Fazendo do BRICS uma das principais uniões plurinacionais (mas isso é sonhar alto ainda)

4 Curtidas

Três coisas: a culpa é da Otan; essa guerra não resultará em nada, só uma zona de tensão maior do que já tem no leste europeu; e o Brasil já deveria ter um arsenal nuclear.

Parabéns pelo trabalho, @M.Arminius!

3 Curtidas

@Lord_Victor no entanto imagina nós com arsenal nuclear com certos políticos que temos e com a ainda arcaica e serviçal mentalidade de muitos eleitores?

2 Curtidas

Segundo alguns “especialistas”, a Rússia já perdeu a guerra, tanques estão parando como moscas, por falta de combustível ou quebrados, e os soldados estão tendo que saquear mercados pra ter o q comer…

2 Curtidas

Se for isso a Russia demonstra a maior fraqueza possível e só não é invadida pelas armas nucleares. Mas tudo pode ser apenas marketing

2 Curtidas

Exatamente, @Richardlh
Daí tem gente com “mas é verdade sim, afinal os tanques russos são da época da Guerra Fria” e blahblahblah… Teoricamente a Rússia seria a 3a maior força militar do mundo, se for como falam, até o Brasil estaria melhor que eles… mas custo a acreditar que teriam esse nível de "des"logística, na boa…

2 Curtidas

Mapinha da invasão, 24fev-08mar

Canal Danzig HD Mapper

3 Curtidas

Amo esses vídeos cronológicos

2 Curtidas

Incidente em Brovary, leste de Kiev / Kiyv
Blindados russos emboscados
Analise tática de “Arte da Guerra”

2 Curtidas

Perto de Kherson
SU-25 russo é atingido por missil terra-ar portatil, sobrevive auxiliado pelo colega

Artigo mostra a fuselagem traseira danificada

3 Curtidas

Ia comentar mesmo que lembrava o A10, daí colocaram no vídeo tbem

2 Curtidas

Mapa animado, mas apenas Kiev / Kyiv

3 Curtidas

Parece ser verdade que a invasão da Russia perdeu impulso.

3 Curtidas

Minha leitura é a de que a Russia acabou dando um tiro no pé quanto à questão bélica e logística e o Ocidente outro tiro no pé na questão econômica. Embora ainda há muita coisa para acontecer.

2 Curtidas

Guerra prestes a completar um mês, nada de blitzkrieg. Já não vai ter vitória total ou vitória estratégica para a Russia, no máximo vitória tática.

3 Curtidas

Exato. e estou em dúvidas sobre quem terá vitória econômica e moral.

2 Curtidas

Qual seria a diferença?

2 Curtidas

O que vi alguns comentaristas falando é que as sanções acabaram por fortalecer as relações econômicas entre Rússia e China e, em menor grau, Rússia e Índia. Resta saber até que ponto elas acabarão por afetar a Europa e os EUA. O dólar, inclusive, tem estado em queda constante já há alguns dias. O fato é que é um novo baque na economia mundial depois do baque causado pelo Covid.
Quanto à moral, acho que a maior perda não tem sido nem Ucrânia nem Rússia, mas sim os EUA. Afinal, metade do mundo esperava um posicionamento mais forte dos EUA, incluindo os próprios americanos.

2 Curtidas