[font=Verdana]A PRODUÇÃO DE UMA AAR
DIVIRTA-SE PRODUZINDO
Já faz uns 5-6 meses que escrevo AARs aqui no fórum. A primeira foi meio que um experimento, e a segunda estou levando bem mais a sério. Já aprendi bastante coisa à respeito da escrita de AARs nesse período, e gostaria de compartilhar algumas dicas.
► Conheça o jogo - Meio óbvio, mas conheça bem o jogo que está usando para a AAR, mesmo que esta seja focada na narrativa.
► Conheça o período - Isso é uma das coisas mais importantes. É bem fácil dizer se o escritor realmente conheçe sobre o assunto que este escreve. Se sua AAR se passa na época medieval, tente ter pelo menos uma noção de como funcionavam as coisas na época, economia, política e principalmente a história geral do período. O que estava acontecendo na época da AAR? Quem eram os inimigos do Reino Francês nesses séculos? Saiba o que a história conta para poder modificá-la ao seu gosto. Isso aplica-se também para jogos fantasiosos. Conheça bem a lore do jogo, raças, lugares, termos próprios do universo do jogo, etc. Tudo isso agrega à escrita, e a imagem que o leitor recebe é de que você realmente sabe do que está falando.
Na minha AAR atual, por exemplo, eu gostava muito do período do Sengoku-Jidai, mas não sabia nada além dos nomes dos clãs presentes no Shogun 2. Dei uma boa pesquisada, e agora já entendo (mais ou menos) como funcionava a época. Não sei nada muito detalhado, mas já consigo utilizar expressões de época, e conheço a história geral e figuras do período. Isso ajuda muito na hora de escrever.
► Disponibilidade - É broxante ter que esperar duas semanas~um mês para receber o próximo capítulo de um texto que você está acompanhando. Eu sei que escrevemos por diversão, mas não custa nada tentar manter um cronograma e cumprir datas, assim a galera já fica esperando nos dias certos. É BEM importante, e na minha AAR isso nunca aconteceu. Sempre deixei longos intervalos entre os capítulos. E enquanto isso não vai tirar muito da qualidade da AAR, eu acho bem chato ficar esperando muito tempo. Tenha tempo disponível para trabalhar na AAR, não só escrevendo, mas para pesquisar/editar imagens.
Escrever uma AAR de qualidade dá bem mais trabalho do que parece.
► Formato do tópico - Isso é outro ponto MUITO importante. Se eu entro em um tópico de AAR para realmente ler o conteúdo, espero organização. Um tópico limpo e direto, sem muito fru-fru, na minha opinião, é o melhor caminho.
[justify][tab=30]► Post principal: É o portão de entrada de todo seu trabalho. Tem que ser algo que apele à leitura, por isso tem de ser bem formatado e organizado. Não use imagens extravagantes, gigantes ou sem relação ao texto no início. Gosto de começar com uma imagem, um banner ou algo do tipo, e seguir com o nome da AAR em baixo, se já não consta nesse banner. Depois disso, as informações sobre o jogo e link para os capítulos logo em baixo. Simples e direto: alguém entra no tópico, vê de que jogo é a AAR e já pode começar a ler. Não fique se enrolando muito.
Por outro lado, é nesse post que queremos o leitor entrando no clima da leitura. Tente incrementá-lo com músicas que podem ser ouvidas ao fundo, algo suave e com relação ao texto, óbvio. Em minha AAR usei a seguinte música: youtube.com/watch?v=AK51LblcEOw
Ajuda bastante a “entrar no clima” asiático, além de me ajudar MUITO a ter inspiração na hora de escrever. Tente adicionar coisas do gênero, que vão ajudar na imersão do leitor no texto, mas que o tópico continue direto. Novamente em minha AAR, utilizei um player do YouTube com tamanho reduzido, justamente pra não ocupar muito espaço, sendo que a música não é algo necessário para a leitura, apenas um extra. Usei o seguinte código para diminuir o player:[/align]
[BBvideo 220,110]http://www.youtube.com/watch?v=AK51LblcEOw[/BBvideo]
[spoil][BBvideo 220,110]http://www.youtube.com/watch?v=AK51LblcEOw[/BBvideo][/spoil]
[justify][tab=30]► Capítulos: Novamente, tente ser direto. Gosto de colocar apenas o número do capítulo e começar a narrativa, sem enrolações. Outra coisa que gosto de fazer é usar uma fonte diferente nos textos. Acho a fonte original do fórum muito sem graça e cansativa para um grande texto, então usar uma fonte diferente já ajuda nesse quesito, além de aumentar ainda mais a imersão do leitor, se bem escolhida.
Examine os seguintes exemplos:
[spoil]1- Meiyo no Seifuku (Hiryuu);
2- Tokugawa no Taitō (Ferreira);
3- TFH - O V Império - Portugal (Luis).
Apenas três exemplos, mas observe bem os capítulos dos três. As duas primeiras se passam no Japão, e ao meu ver as duas fontes lembram algo do gênero, textos asiáticos.
O terceiro exemplo é uma AAR que se passa na segunda guerra. A mesma fonte usada na minha AAR é usada nela. Acho que funciona bem nas duas, dando uma impressão de algo mais formal, como um relatório, no 3º exemplo.
Pode ser só viagem minha, mas uma fonte diferente em seus capítulos adiciona bastante característica à AAR, mesmo que não tenha muito sentido com o cenário.[/spoil]
[tab=30]► Imagens: Outro ponto crucial para a aparência e sensação geral da AAR. A padronização das imagens, ao meu ver, é o melhor caminho a seguir. Esse padrão não precisa ser único, pode-se ter três tipos diferentes de imagens, uma na resolução X, outra na Y e ainda uma terceira na Z. Mesmo que elas sejam diferentes entre sí, ainda existe um padrão. Tente não colocar uma imagem de cada jeito, com uma resolução diferente. Também pode-se editar bordas e afins para deixar a imagem mais bonita. Gosto também de usar imagens do tamanho limite do fórum, que ocupem uma linha inteira, mas é complicado no GSB, já que as imagens são redimensionadas.
O modelo de imagem varia de jogo para jogo, mas um padrão é sempre importante, e ajuda imensamente na formatação geral dos capítulos.
Compare os dois exemplos, ambos feitos por mim:
viewtopic.php?p=155977#p155977
viewtopic.php?p=148957#p148957
No primeiro, as imagens são padronizadas, já que usei números exatos, e tem um acabamento melhor, com a adição das bordas, que também ajudam na imersão do leitor. No segundo exemplo as imagens estão sendo redimensionadas por serem muito grandes para o fórum, algo que eu odeio profundamente, acho muito feio aquela escrita preta sobre a imagem. Como nota-se nos números dessas escritas pretas da redimensão das imagens, eles não são exatos, mesmo que semelhantes, e nota-se a diferença em algumas, mesmo que sutil na maioria.
Note como no primeiro exemplo as imagens ficam imensamente melhores em relação ao segundo(não falo dos gráficos), e como encaixam-se melhor no capítulo, estando padronizadas. Algo que poderia ser melhorado no primeiro exemplo é a altura das imagens. Com imagens muito altas criam-se grandes porções entre os parágrafos, o que pode deixar a formatação estranha quando se tem capítulos menores em meio à duas imagens.
► Gramática e produção textual - Uma boa gramática e vocabulário, além da noção de como organizar uma produção textual é o mínimo necessário para começar uma AAR. Tenha certeza de que tem capacidade de formar boas frases e articular bem o texto. Cuidado com a redundância/[url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Pleonasmo#Pleonasmo_vicioso]pleonasmo[/url]. Por isso é importante ter um vocabulário de tamanho razoável, abrem-se um leque de diferentes expressões que podem substituir umas as outras, evitando a repetição de palavras. Também é bom conhecer regras gerais de nossa língua, como as de acentuação e coisas do tipo.
Depois de escrever um capítulo, revise-o. Gosto de ler meus textos duas vezes antes de postá-los, para corrigir qualquer erro grave. É quase que impossível ter uma gramática perfeita, e existirão erros, mas re-lendo o texto pode-se tirar os maiores.
► Sugestões e críticas - Seu trabalho não é perfeito e nunca vai ser. Lembre-se disso na hora de receber críticas. Abra sua mente à sugestões vindas do público, tente melhorar em cima delas, sempre procurando por seus erros. Escrevendo AARs se adquire experiência, mas esta não adianta de nada se não for usada. Aprenda com seus erros e aceite as críticas. Fazemos esses textos por diversão, mas tente absorver deles o máximo que conseguir. Tenho 15 anos, 1º ano do Ensino Médio. Ano que vem começo a ter de fazer redações mensais, alguma coisa do gênero, e tenho certeza de que essas produções que fiz aqui no GSB vão me ajudar imensamente.
► Finalizando - Digo e repito: faça sua AAR como forma de diversão. Uma diversão séria, mas diversão. É ótimo seguir horários e datas determinadas, mas isso não é pra todos. Eu gosto de escrever quando estou inspirado, então não faço rotina em minhas AARs. Adoro fazer esse tipo de produção, mas nem sempre tenho tempo ou estou afim de fazê-la, e como já disse, faço uma AAR para me divertir e aprender. Se não estou afim de escrever, não escrevo. Prefiro que tenham grandes intervalos entre capítulos do que lançar capítulos só pra contar páginas. A qualidade conta mais do que a quantidade, lembre-se disso.
Espero que tenham aprendido alguma coisa com essas dicas. Divirtam-se em suas produções, é por isso que estamos aqui.
[hr]
► Observações:
- Grande parte do que disse em respeito à formatação do tópico pode ser aplicado pra grande parte das AARs aqui do fórum, mas existem exceções. Veja qual o melhor modelo à ser seguido para a SUA AAR. Não copie, faça do seu próprio jeito. Imagens como a dos exemplos pode não funcionar em outro tipo de jogo. Outro fator importante é se a AAR é mais focada na narrativa (como as minhas) ou no próprio gameplay do jogo. Tire uma base do que está aqui no tópico, mas vá aprimorando e crie seu próprio estilo de formatação.
- Esse tópico representa a MINHA opinião e MINHA experiência com AARs.
- Se encontrarem algum erro de gramática, me comuniquem, por favor. Fiquei afim de escrever mas não to com ânimo pra revisar agora, fica pra depois.
► Créditos
Produção do guia: Ferreira;
AARs exemplo: Ferreira, Hiryuu e Luis.[/align][/font]