[GUIA] - Desenvolvimento/Instituição

E aí, gurizada medonha?! Espero que estejam todos bem.

Para quem joga distante da Europa, frequentemente tem acesso às instituições por meio do desenvolvimento de uma província em específico. Principalmente, Renascença e “Printing Press”. E aí bate aquela dúvida marota sobre qual a melhor província para desenvolver. “Seus problemas se acabaram-se!!”.
Tomando como base uma planilha feita na gringa por Leonardo Marcarian, montei uma “traduzindo” as fórmulas para o Excel BR (em resumo, ponto e vírgula no lugar de vírgula, e vírgula no lugar de ponto). Também fiz algumas correções sobre engano de células e BINGO!

Não farei um passo-a-passo, porém explicarei de forma geral e deixarei as fontes das informações disponíveis. Obviamente, estarei aberto para esclarecimentos!

Link da minha planilha: docs.google.com/spreadsheets/d/ … sp=sharing
Link da planilha fonte: docs.google.com/spreadsheets/d/ … sp=sharing
Link para guia sobre desenvolvimento: eu4.paradoxwikis.com/Development
Link para guia sobe instituições: eu4.paradoxwikis.com/Institutions

DES - DESENVOLVIMENTO: Por que até 60? Até onde eu sei, atualmente, é o máximo que se pode chegar. Se você quer passar desse número, está jogando de forma, digamos, peculiar!
INS - INSTITUIÇÃO: Cada unidade de desenvolvimento de qualquer tipo varia 0,16/0,17 a cada uso de acordo com seu nível. É adicionado o respectivo valor na instituição ausente mais antiga.
CUSTO: É o custo em pontos de monarca. Valor base é 50. A partir do desenvolvimento 10, a cada dezena, o valor cresce exponencialmente.
CUSTO%: É o custo em pontos de monarca na forma de porcentagem. A cada desenvolvimento 10, é adicionado 3% na variação para a próxima dezena. Ex.: DES 10(3%), DES 20(6%), DES 30(9%), …
MOD - MODIFICADOR: É o mais importante e necessita atenção. Modificador é a soma de toda aquela porcentagem que você vê quando passa o mouse em cima de um dos tipos dos pontos de desenvolvimento em uma província. EXCEÇÃO AO QUE APARECE EM VERMELHO ESCRITO DESENVOLVIMENTO e que descrevi logo acima (CUSTO%). Por quê? Porque este valor em vermelho não é linear como os outros modificadores. Ele apresenta variação a cada dezena, conforme explicitado acima. Aquele 40% foi um exemplo do resultado da soma de todos os modificadores. :mod
Como funciona? Você usará o resultado da soma dos modificadores para descontar do valor de custo do desenvolvimento base, que é 50. Então, você clicará na célula da linha correspondente e colocará o resultado de 50 - (x%) depois do último ponto e vírgula da forma ou antes do último parenteses. No exemplo, eu utilizei 40%. Então, 50-20=30.
TOTAL (SEM MOD): É o total de pontos de monarca que você gastará escolhendo a respectiva província com um certo número de desenvolvimento. É imutável e serve para você analisar qual é a mais adequada sem os descontos dos modificadores (MOD).
TOTAL (COM MOD): É o total de pontos de monarca que você gastará escolhendo a respectiva província com um certo número de desenvolvimento. É mutável e serve para você analisar qual é a mais adequada com os descontos dos modificadores (MOD).

Algumas observações:

• Eu destaquei os três números de desenvolvimento mais econômicos em termos de economia de pontos de monarca. Isto não significa que eles sejam as províncias ideias, pois eu utilizei o mesmo (MOD) para todos. Existem inúmeros modificadores no jogo, algumas províncias já vem com pré-definidos, que aumentam ou diminuem o custo. Não se baseie só no que vê nos números que aparecem na província. Dê uma lida na wiki de desenvolvimento que linkei acima. Ressalto que ela não está completa, pois faltam os descontos de 10% de “all power costs” da Era de Ouro, ao atingir três objetivos em uma era e o 0,1% a 10% da “Innovation”. Fora os imprevisíveis eventos que podem acrescentar ou penalizar as províncias.

• Por que algumas células estão em branco? Porque não sou obrigado a nada! Zueira!
    No CUSTO%, não existe adicional de desenvolvimento abaixo de 10;
    No MOD, para parar na mesma linha do TOTAL (SEM MOD)… rsrs;
    No TOTAL (SEM MOD), porque apesar do período utilizado ser o CUSTO, a fonte é o INS, porque a soma respectiva do INS TEM que passar uma vez por 100 e nada mais. Significa que quando você estiver com 98,53% de instituição, terá que gastar mais uma unidade de desenvolvimento ultrapassando o 100%;
    No TOTAL (COM MOD), como o MOD parou de ser contado em um determinado ponto, se continuar somando os valores, estará errado, pois ficarão cada vez menores sem a presença do valor do MOD nas últimas linhas.

Por hoje é só pessoal… rsrs. Qualquer dúvida, prendam o grito! Abraço. :chops

Aqui está a prova de como funciona! Conforme a planilha, como a minha capital tinha 34 de desenvolvimento, eram necessários mais 15, totalizando 49, para adquirir a Renascença.
Descontando e somando os modificadores, me custou + ou - 1730 pontos de monarca. Digo mais ou menos porque os valores estão arredondados. Eu “escondi” algumas casas decimais para a planilha ficar menos “poluída”. Não se preocupem, a diferença é de apenas alguns pontos.

No caso, eu trouxe a Renascença para Ming em 01/01/1465, porém será necessário aguardar alguns anos para espalhar devido ao desenvolvimento de Beijing equivaler a 5,6% do total de Ming, aplicado e considerado o valor da autonomia em todas as províncias da nação. E são necessários 10% para a instituição ser relevante no país. Lá por 1477 devo conseguir, segundo a projeção nas províncias que calculei necessárias para tal.

O joguinhos para quem gosta de matemática!!! rsrsrs

EU4 ao estilo GURPS :hehe :hehe

Melhor definição! :haha :haha

n sei pq mas isso me lembrou a economia no antigo ig

:hehe :hehe :hehe

Por isso que estou pensando num jeito de termos finanças mas sem regras nesse novo IG.