[GUIA] Guia Avançado do Crusader Kings 2

Tendo em vista que no momento não temos um material confiável e profundo o suficiente pro pessoal que não sabe Inglês aprender o jogo e todas suas mecânicas, pretendo traduzir completamente um dos maiores e melhores guias de CK2. Ele é extremamente profundo, e cobre praticamente todas as mecânicas do jogo, e tenho certeza que vai servir tanto para os novatos quanto os veteranos. Ele é constituído de 17 capítulos, um maior que o outro, então vai demorar um pouco pra traduzir tudo, mas acho que algo do tipo vai ajudar muito a comunidade.

O guia foi produzido por Meneth, no fórum da Paradox. TODOS OS CRÉDITOS VÃO PARA ELE. Eu apenas vou, com a permissão dele, traduzir o guia.
Não postem no tópico até eu formatá-lo corretamente.

[hr]
SUMÁRIO:

Capítulo 1 - Feudalismo e suas implicações
Capítulo 2 - Construção; Onde, Quando e Qual
Capítulo 3 - Tecnologia; Por que e Como
Capítulo 4 - Leis de Sucessão; Prós e Contras
Capítulo 5 - Taxas; Funcionamento e Maximização
Capítulo 6 - Tropas; Funcionamento e Maximização
Capítulo 7 - Casamentos e Filhos; Assegurando seu Futuro
Capítulo 8 - Reivindicações e Causus Belli; Expandindo seu Reino
Capítulo 9 - Guerra; Diplomacia por Outros Meios
Capítulo 10 - Religião; Mantendo o Poder da Igreja
Capítulo 11 - Cultura; União através de Homogeneidade
Capítulo 12 - Tipos de Posse
Capítulo 13 - Lei da Coroa
Capítulo 14 - Distribuição de Poder; Mantendo seus Vassalos Fracos
Capítulo 15 - Conselheiros; Governantes Precisam de Conselhos
Capítulo 16 - Reprodução; Eugenia para um Futuro Melhor
Capítulo 17 - Educação; Evitando a Burrice

Feudalismo e suas Implicações

Na Europa Feudal, a sociedade era composta ao redor de uma rigorosa estrutura hierárquica. Todo mundo se submetia à alguém com um cargo mais alto na hierarquia. O CK2 tenta representar tal hierarquia, que tem diversas implicações no gameplay.

[hr]
O Básico
Todo mundo com quem se pode interagir no CK2 tem subordinados abaixo dele, e quase todos tem um soberano acima, a quem ele se submete. Em geral, qualquer indivíduo que estiver abaixo de você vai lhe pagar taxas e fornecer tropas, enquanto você tem o mesmo dever com seus superiores. O poder aumenta quanto mais acima nessa hierarquia se estiver, e o governante com o cargo mais alto é, normalmente, o mais poderoso nobre do reino, mas como seus subordinados só lhe fornecem uma fração do total de suas tropas, é possível que ele não seja mais poderoso que alguns de seus vassalos. Um ótimo exemplo é a relação entre o rei da França e o duque de Aquitânia em 1066, onde o duque tem uma grande quantidade de terras em seu nome e uma base de poder maior que a do seu próprio suserano, o rei da França.
Em quanto, nas sociedades medievais, um título é garantido pela graça de Deus, depois de obtido ele depende de duas principais coisas: poder e opinião. Nem todos os direitos garantidos por Deus vão te ajudar caso todos os nobres de seu reino te opõem, e seu direito de governar, garantido por Deus, pode ser desfeito por mãos mortais. Sendo assim, o poder e a opinião que seus vassalos tem de ti afetarão tremendamente o seu reino.

[hr]
O Aspecto Econômico
Mais detalhes aqui(será complementado no futuro).

O Feudalismo tem um grande aspecto econômico, sendo que todos seus vassalos tem o potencial de te pagar taxas. Se e quanto vão te pagar depende de três fatores:

  1. A renda deles
  2. As Leis de Taxação
  3. A opinião que eles tem de ti

O primeiro fator é simples. Quanto mais o vassalo recebe mensalmente, maior o valor que ele pode, potencialmente, te pagar. O segundo fator é composto pelas leis que decidem qual a porcentagem da renda eles precisam te pagar. Porém eles só lhe pagarão tudo o que devem(segundo as leis) caso gostem de ti. É aí que entra o terceiro fator: a opinião deles em relação ao seu suserano. Se eles não gostam de você, pagarão menos.
Então, caso você não consiga manter seus vassalos felizes, tu terá muito pouca renda além do que se ganha das suas terras pessoais. Caso você seja católico também terá que manter a opinião que seus bispos tem de ti maior que a que eles tem em relação ao Papa, ou eles não te pagarão nada.
Sendo assim, tem que se achar um meio termo entre a Lei de Taxação correta e a opinião dos vassalos para criar uma boa economia. Uma Lei de Taxação alta não ajuda em nada caso seus vassalos te odeiem.

[hr]
O Aspecto Militar
Mais detalhes aqui(será complementado no futuro).

O sistema Feudal também decide o quanto de poder militar seus vassalos tem que lhe dar. O quanto eles te dão, assim como as taxas, depende de três fatores:

  1. Manpower do vassalo
  2. Leis das Tropas
  3. A opinião deles em relação à ti

Esses três fatores funcionam essencialmente da mesma forma que os das taxas. Quanto mais poderoso o vassalo, quanto maior as leis das tropas, e quanto maior a opinião que eles tem de ti, maior será o teu poder militar.
Caso você não consiga deixar seus vassalos contentes, acabará sem nenhum poder militar além do que as Leis das Tropas garantem, fazendo com que a dificuldade para guerrear aumente tremendamente.
Essa relação entre vassalo e suserano é uma das maiores dificuldades na hora da sucessão. Caso seus vassalos não gostem o suficiente de seu herdeiro, ele pode acabar sem nenhum poder militar extra, aumentando o perigo de pretendentes.
Sendo assim, é necessário criar seu herdeiro de uma forma que ele seja o melhor governante possível.

[hr]
O Aspecto do Controle
Vassalos nem sempre gostarão de seus suseranos. Como dito acima, isso fere o suserano tanto militar quanto economicamente, mas tem um aspecto final nessa relação de vassalo-suserano: o vassalo tentando acabar com ela.
Se algum vassalo chega a um nível de infelicidade suficiente com seu suserano, ele pode se rebelar e declarar guerra para tentar obter o que deseja, podendo ser independência, redução da autoridade da coroa, ou a abdicação do suserano. Lembre que apenas vassalos diretamente abaixo de você podem se rebelar, deixando-o seguro contra vassalos de vassalos.
A chance de um vassalo se rebelar é afetada por diversos valores que são somados. A chance base é 0%, e os fatores que a modificam são os seguintes:

  • Opinião Negativa - Aumenta a chance de rebelião pelo mesmo valor da opinião negativa (-5 de opinião equivale a +5% de chance)
  • Opinião Positiva - Diminui a chance de rebelião pelo mesmo valor da opinião
  • Mesma Cultura - Diminui a chance por 15%
  • Mesma Religião - Diminui a chance por 15%
  • Estar no De Jure do suserano - Diminui a chance por 15%
  • Pretendente - Aumenta a chance de rebelião por 50%
  • Distância - Aumenta a chance de rebelião
  • Autoridade da Coroa - Modifica a chance de -20% até 20%, aumentando 10% por nível

Assim, assumindo que você seja o suserano legítimo e tenha a mesma cultura e religião de seus vassalos, uma rebelião é improvável.

[hr]
Táticas
Seu objetivo no CK2, como visto acima, é manter o maior número de nobres possíveis felizes, sendo que é assim que você ganha poder. Existem diversas opções para realizar tal tarefa.

Um jeito de manter seus vassalos felizes é mandar presentes. A quantidade de ouro e opinião ganha varia, e dura por tempo limitado. As vezes um presente pode fazer a diferença e permitir que sua dinastia sobreviva uma sucessão.

O segundo jeito é distribuindo títulos honoríficos. Você tem a capacidade de dar 2 títulos aumentando a opinião por 14, 4 títulos que aumentam a opinião por 10 sendo que 2 desses podem ser dados para ambos os gêneros. O título honorífico e a opinião aumentada persistem até a morte.

A terceira maneira é dar títulos de terras. Isso aumentará a opinião deles de 20 a 100, dependendo do título, e o efeito persiste por 10 anos.

Quarta: apenas dê títulos para nobres que tem a mesma cultura e religião que você. Juntando os bônus, a chance de rebelião será reduzida por 30%, e você evita os pênaltis por hereges/infiéis e estrangeiros.

Quinta: tente manter os títulos do reino dentro de sua dinastia. Geralmente sua dinastia terá a mesma religião e cultura que você, e também se ganha 5 pontos de opiniões por serem membros da mesma dinastia.

Sexta: nunca dê mais de um condado e mais de ducado para ninguém além de seu herdeiro. Manter seu número de vassalos pequenos diminui a chance de desafiarem seu reinado.

Sétima: tenha sua capital no centro de seu reino, se possível. Isso minimizará o pênalti por distância da capital.

Oitava: tente sempre manter os títulos do nível que você está na área que você reina. Enquanto isso fará que seus vassalos desejem seus títulos(-15 opinião), o -15% de chance de rebelião e o prestígio que se ganha por ter aqueles títulos vale a pena.

Nona: não coloque a autoridade da coroa acima do que se pode conter. Todo nível aumentando impacta a chance de rebelião em 10% e reduz a opinião de todos seus vassalos por 10.

Décima: forme e distribua ducados. Você receberá uma quantidade enorme de prestígio, que aumentará a opinião de todos os nobres por 20. Manter os títulos do seu reino dentro de sua dinastia significa que o prestígio dela também irá aumentar, e seus filhos nascerão com mais prestígio, fazendo com que seu herdeiro já nasça com opiniões bem mais altas.

Finalmente, sempre que alguém se rebelar e você tiver Limited Crown Authority ou superior, revogue um único título deles depois que conter a rebelião. Em tempos de paz é possível deixar um lorde, intencionalmente, tão infeliz que ele se revolte para que você consiga revogar um de seus títulos. Também pode-se revogar títulos de infiéis e heréticos a qualquer momento se o reino tem autoridade da coroa em médio ou maior.

[hr]
Resumo
Mantenha seus vassalos felizes e eles lhe manterão forte. Deixe eles muito fortes e infelizes e eles vão desfazer tudo que você conseguiu criar. Algumas dicas:

  • Mande presentes e suborne vassalos infelizes
  • Dê títulos honorários para lordes poderosos e infelizes
  • Dê títulos de terra em último caso
  • Evite dar títulos para infiéis, hereges e nobres que sejam de outras culturas
  • Nunca dê mais de um ducado ou condado para a mesma pessoa
  • Tente manter os títulos do reino dentro de sua própria dinastia
  • Deixe sua capital no centro do reino
  • Não coloque Crown Authority em um nível muito alto
  • Fique com todos os títulos De Jure da área que você comanda, se possível
  • Forme ducados e distribua-os para membros de sua dinastia
  • Revogue títulos sempre que essa opção não resulte em tirania

Construção; Onde, Quando e Qual

Se você deseja um resumo sem o pensamento por trás das decisões, scrolle até o fim do capítulo. Se não, continue lendo.
Em Crusader Kings 2 pode-se construir na capital dos condados assim como nas baronias em baixo desta que pertençam à vassalos diretos(que estão diretamente abaixo de você).
Construções são investimentos de longa-data, contando que demoram um bom tempo para produzirem qualquer lucro. Tendo esse longo tempo em mente, precisamos pensar um pouco antes de sair construindo qualquer coisa em qualquer lugar.

[hr]
Onde
Quando construindo, sua primeira prioridade tem que ser sua capital. Temos duas razões principais:
Primeiramente, sua capital será quase sempre passada para seu herdeiro, mesmo com sucessão Gavelkind. Isso é extremamente importante, sendo que muitas construções não pagam por si mesmas no tempo de vida de 1 personagem.
Secundariamente, sua capital geralmente terá o maior nível tecnológico de todas as suas províncias, e muitas dessas tecnologias aumentam a efetividade de algumas construções. Sendo assim, construções na capital pagarão por si mesmas mais rapidamente.
Em segundo plano, seu foco tem que ser o resto de suas terras, e não as cidades e bispados de seus vassalos. Suas terras te dão 100% dos lucros, enquanto os vassalos só lhe darão uma porcentagem. Em adição a isso, os benefícios que se ganha dos vassalos pode mudar com o decorrer do tempo e a opinião dos vassalos, mas isso não se aplica à suas próprias terras.

[hr]
Quando
Em geral, queremos construir o mais rápido possível. Quanto mais cedo construir, mais cedo o investimento se transformará em lucro, e no futuro teremos oportunidades de construir cada vez mais.
No entanto, você deve sempre manter uma reserva de dinheiro. O quão grande é essa reserva dependerá do seu tamanho. Imagine o pior cenário econômico de todos, e guarde dinheiro no mínimo suficiente para sobreviver a ele. Em um reino pequeno como a Escócia, por exemplo, 50 de ouro guardado será suficiente na maior parte do tempo, mas não é o suficiente para contratar mercenários caso a necessidade surja. Pensando dessa forma, recomendo que mantenha-se um estoque de pelo menos 100 ouro para qualquer reino, sendo que com esse dinheiro pode-se contratar mercenários e pagar por seus serviços por aproximadamente 4 meses apenas com a reserva.

[hr]
Qual
Suas construções devem ser focadas no melhoramento de sua situação econômica. Quanto maior a sua renda, o mais rápido pode-se construir novas construções e aprimorar as existentes. Fazendo isso você ficará para trás no quesito militar no início, mas alcançará os outros reinos rapidamente quando as construções começarem a pagar por si mesmas.
Depois de alcançar um bom desenvolvimento econômico, com pelo menos Castle Villages em todos os seus castelos, você deve começar a aprimorar suas capacidades militares. Nesse ponto você provavelmente tem uma boa renda e essa tarefa será relativamente rápida para se concluir. Continuamos com o mesmo pensamento: primeiro a capital e depois seus outros castelos.
Para cada construção militar finalizada, sua capacidade militar pessoal aumenta, e essa capacidade estará lá até nos tempos de crise. Sendo assim, essas construções lhe dão uma base de capacidade militar para sempre, ajudando imensamente em guerras, fazendo com que a necessidade de mercenários vá lentamente se extinguindo.

[hr]
A Matemática
Para as construções econômicas, o retorno do investimento é facilmente calculado.
Temos esses números para as Castle Towns:

  • Nível 1, custo 100, renda 1.5 - 67 anos
  • Nível 2, custo 120, renda 2.0 - 60 anos
  • Nível 3, custo 200, renda 2.5 - 80 anos
  • Nível 4, custo 300, renda 3.0 - 100 anos
  • Nível 5, custo 400, renda 3.5 - 114 anos

Podemos ver que o nível 2 se paga mais rapidamente que o nível 1, mas mais lentamente que o 3. Com isso em mente, seu objetivo deve ser construir Castle Towns nível 2 em todos seus castelos antes de aprimorar qualquer outra coisa.
Temos esses números para os Castle Walls:

  • Nível 1, custo 50, renda 0.2 - 250 anos
  • Nível 2, custo 50, renda 0.2 - 250 anos
  • Nível 3, custo 100, renda 0.2 - 500 anos
  • Nível 4, custo 150, renda 0.2 - 750 anos
  • Nível 5, custo 150, renda 0.5 - 300 anos

Com uma visão econômica, apenas os dois primeiros níveis pagarão por si mesmos durante o tempo de uma só campanha, mas os outros benefícios que os Castle Walls dão à um castelo fazem os outros níveis valerem a pena.
Agora, o que também tem que ser levado em conta é que precisamos de um certo nível de Castle Walls para a construção de Castle Towns. Temos esses números:

  • Nível 1 Town, nível 0 Wall, custo 100, renda 1.5 - 67 anos
  • Nível 2 Town, nível 1 Wall, custo 170, renda 2.2 - 77 anos
  • Nível 3 Town, nível 2 Wall, custo 170, renda 2.7 - 93 anos
  • Nível 4 Town, nível 0 Wall, custo 300, renda 3.0 - 100 anos
  • Nível 5 Town, nível 0 Wall, custo 400, renda 3.5 - 114 anos

Note que os dois últimos níveis de Town não necessitam de Walls. Com o aprimoramento de Walls levado em consideração, vemos um progresso gradual para quanto tempo as construções demoram para pagar à si mesmas. Sendo assim, podemos claramente ver que atingindo nível 1 nas duas construções em todos os seus castelos é a opção mais lógica. Só depois de todos estarem no nível 1 começamos a aprimorar para o nível 2.

[hr]
Terras de Vassalos
Devido a você só receber uma porcentagem das tropas e renda de seus vassalos, suas próprias terras devem ser priorizadas. Os seus castelos devem ser sempre priorizados sobre os de vassalos, sendo que os dois dão os mesmos benefícios, mas apenas os seus dão o benefício completo.
Enquanto cidades tem uma renda maior para cada Town construída em relação ás construídas em castelos, você ainda assim receberá menos dinheiro, sendo que só ganhará uma porcentagem de sua renda.
Cidades e bispados tem, entretanto, uma construção que é extremamente útil: a University e Monastic School. A Monastic School aumenta o crescimento de tecnologias na província em 10% no nível 1, em 20% no nível 2 e 30% no nível 3, enquanto a University aumenta o aumento de tecnologia em 20% no nível 1 e 30% no nível 2, mas o nível 2 aparece tarde no jogo. Essas construções podem fazer uma grande diferença a longo-termo, e se você prefere uma estratégia voltada à tecnologia, as duas são boas ideias.

[hr]
Algumas Notas
Contanto que se tenha um bom número de Stewardship, o ponto em que a construção paga por si mesmo acontece consideravelmente mais cedo, sendo que se ganha 2% a mais de renda de suas terras pessoais a cada ponto de Stewardship acima de 5. Assim sendo, com 30 Stewardship se ganha 50% a mais de renda, que reduz o tempo para alcançar esse ponto por 1/3.
Se sua sucessão é Gavelkind tente concentrar suas construções no ducado em que sua capital se encontra, sabendo que qualquer outro ducado pode não ser herdado por seu filho/herdeiro. Construir toda uma infraestrutura em um condado e perdê-lo 20 anos depois não é uma boa experiência.
Também temos a possibilidade de criar novos castelos em condados que tenham um slot aberto. Fazê-lo custa 400g + 100g por cada castelo, cidade e bispado já presente naquele condado. O menor preço que pode-se pagar por um novo castelo é 500g. Cidades podem ter uma boa renda, sendo que sua base de renda é 12g por ano, sem nenhuma construção. Mas levando em consideração seu preço, mesmo com o maior nível das Leis de Taxação, levaria 75 anos para que ela rendesse seu próprio valor, e raramente vale a pena esperar todo esse tempo apenas pelo ouro produzido. No entando, a construção de cidades e templos traz o benefício de mais slots de crescimento de tecnologia, permitindo que o aumentemos ainda mais.
Castelos pagam por si mesmos em 166 anos, e assim não vale a pena construí-los apenas pelo ouro. Construa novos castelos só se construiu o máximo das outras opções(bispados e cidades).

[hr]
Resumo

  • Sempre construa primeiro em sua capital
  • Não construa nada nas terras de seus vassalos, com exceção para universities e monastic schools
  • Para todos os tipos de construção: iguale o nível da construção em todos seus castelos antes de avançar para o próximo nível
  • Dê prioridade para construções econômicas sobre militares
  • Sempre mantenha uma reserva de pelo menos 100 ouro
  • Caso sua lei de sucessão seja Gavelkind, mantenha as construções dentro do ducado em que se encontra sua capital sempre que possível.

Tecnologia; Por que e Como

Da mesma forma que as construções, a tecnologia trás seus benefícios à longo-prazo. Diferentemente das construções, progressos tecnológicos levam décadas, e os efeitos são minúsculos, se colocados em comparação. Veremos como a tecnologia funciona, e o que se pode fazer para maximizar seus efeitos.
Um resumo de toda a informação aqui apresentada, está presente no final do post.

[hr]
Funções
O básico de como a tecnologia funciona no CK2 é bem simples, mas não fica evidente de imediato. Tecnologia funciona com base em apenas um condado; tecnologia em um condado não vai beneficiar, diretamente, nenhum outro condado.
Para cada nível inteiro de tecnologia, você receberá o benefício naquele condado. Existem uma variedade de efeitos e benefícios, e falaremos desses em uma seção mais adiante.

[hr]
Como se espalha
Progresso tecnológico é baseado em uma change porcentual. Todo mês você tem uma chance de avanço para cada tecnologia em cada condado, calculado em uma base anual. Pelo rolar dos dados, ou você faz progresso em direção ao próximo nível, ou permanece onde está.
Toda vez que a rolagem de dados é bem sucedida, o nível tecnológico para aquela tecnologia especifica, naquele condado especifico, aumenta em 0.1.
Quando o nível tecnológico alcança um número inteiro(1, 2, 3…), você recebe o benefício daquele nível; você não recebe, digamos, 50% do benefício do nível 2 caso esteja em 1.5 pontos. Você só recebe os benefícios do nível 1.
A maioria das suas tecnologias serão descobertas por meio da rolagem de dados mencionada anteriormente. A chance porcentual em um condado é afetada por diversos fatores:

  • O ano atual
  • Atributos do Estado
  • Foco tecnológico
  • Missões de Concelheiros(Councillors)
  • Construções naquele condado
  • Outros condados

Todos esses fatores são somados e decidem a porcentagem final. A porcentagem base é sempre 1.2% por ano, mas ela pode ser aumentada para números muito maiores.

[hr]
Os efeitos
Existe um total de 24 tecnologias diferentes, 8 para cada área principal: Militar, Econômica, e Cultural. Os efeitos são os seguintes:

Militares:

  • Bows - Aumenta o ataque de arqueiros(Archers) e arqueiros montados(Horse Archers) por 10% no nível 1. Aumenta em 5% por nível
  • Light Armour - Aumenta a armadura da infantaria leve(Light Infantry), cavalaria leve(Light Cavalry), arqueiros, e arqueiros montados por 10% no nível 1. Aumenta em 5% por nível
  • Heavy Armour - Aumenta a armadura da infantaria pesada(Heavy Infantry), cavalaria pesada(Heavy Cavalry), e lanceiros(Pikemen) por 10% no nível 1. aumenta em 5% por nível
  • Infantry Melee Weapons - Aumenta o ataque de toda infantaria por 10% no nível 1. Aumenta em 5% por nível
  • Cavalry Melee Weapons - Aumenta o ataque de toda cavalaria por 10% no nível 1. Aumenta em 5% por nível
  • Siege Equipment - Aumenta a velocidade de cercos por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Military Fortifications - Diminuí a velocidade de cerco do inimigo por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Tactics - Aumenta o moral por 0.1 no nível 1. Aumenta em 0.1 por nível

Econômicas:

  • Farming - Aumenta as taxas do castelo por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Trade Practices - Aumenta as taxas da cidade por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Church Taxes - Aumenta as taxas do tempo por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Castle Infrastructure - Destrava construções no castelo
  • Town Infrastructure - Destrava construções na cidade
  • Temple Infrastructure - Destrava construções no tempo
  • Improved Keeps - Destrava muros, fosso, e guarnições
  • Construction - Reduz o tempo de construção por 5% no nível 1. Aumenta em 5% por nível

Culturais:

  • Noble Customs - Aumenta a opinião dos nobres em 3/6/8/10/12
  • Popular Customs - Aumenta a opinião dos burgueses em 3/6/8/10/12
  • Religious customs - Aumenta a opinião de padres em 3/6/8/10/12
  • Majesty - Aumenta o ganho de prestígio por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Spiritual Art - Aumenta o ganho de piedade por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Cultural Flexibility - Reduz o modificador Foreigner(Estrangeiro) por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Religious Flexibility - Reduz o modificador Infidel/Heretic(Infiel/Herege) por 10% no nível 1. Aumenta em 10% por nível
  • Legalism - Reduz a duração de Short Reign(Reinado Curto) por 1 ano no nível 1. Aumenta em 1 ano por nível. Aumenta o tamanho da demesne em 1 por nível; em todos os nível para reis/imperadores, em todos os níveis menos o 3º e 5º para duques, apenas no nível 1 e 3 para condes, e apenas no nível 2 para barões.

[hr]
O que pesquisar
As tecnologias culturais são especiais, sendo que elas somente te afetam caso seu condado capital tenha a tecnologia. Um nível alto dessas tecnologias em qualquer condado que não seja sua capital não vai ajudar nem atrapalhar em nada.
As tecnologias culturais também são, de longe, as tecnologias mais úteis, especialmente as Custom Techs e Legalism.
Ambas deixam você administrar reinos grandes mais facilmente, e deixam as sucessões mais fáceis. As Flexibility Techs também são muito úteis caso você expanda seu reino em áreas com cultura e/ou religião diferente da sua, fazendo com que tenha vassalos estrangeiros.
Sendo assim, para as tecnologias culturais, recomendo foco em Legalism se você é um rei/imperador, que deixará a sucessão mais fácil.
Depois, recomendo o foco em Noble Customs, já que esta afetará quase todo indivíduo no seu reino que tenha algum poder.
Para as tecnologias econômicas, as duas mais importantes são Farming e Castle Infrastructure. Farming aumenta diretamente sua renda naquele arrendamento por 10%, enquanto Castle Infrastructure te deixará construir níveis mais altos das construções, aumentando seu acesso à construções que afetem sua renda e tropas.
O foco nas tecnologias militares são Tactics, que afeta todas as suas unidades, e a tecnologia que ajuda a unidade específica da sua cultura.

[hr]
Maximizando o crescimento tecnológico
Primeiro, não tente ficar tão mais avançado do que a curva normal, já que recebe-se uma grande penalidade por estar muito mais avançado que os outros condados do mundo, fazendo com que o crescimento tecnológico fiquei muito baixo, até que os outros condados possam chegar ao seu nível. Tente se manter apenas algumas décadas na frente dos seus oponentes.
Segundo, tente empregar os melhores conselheiros possíveis, especialmente o seu Court Chaplain. O seu state learning(seus próprios stats + o do seu conselheiro + metade do da sua esposa) mais o state stat para a área relevante vão aumentar o crescimento tecnológico naquela área por tantos porcento. Isso pode fazer uma grande diferença em quão rápido você alcança o crescimento.
Terceiro, foque em sua capital. Todo o ramo cultural funciona baseando-se em sua capital, não temos motivos para focarmos tecnologias culturais em outros lugares.
Quarto, construa as construções que afetam tecnologia na sua capital. Construindo a Monastic School e University na sua capital, é fácil de alcançar um aumento de 50% no crescimento tecnológico do condado.
Quinto, use seus conselheiros sempre que possível. Use-os para aumentar o crescimento tecnológico de sua capital. Eles irão aumentar em 5% por cada nível que eles tenham na habilidade relevante.

Concentrando o crescimento em sua capital, você também aumentará, indiretamente, o crescimento no resto do seu reino. Condados vizinhos à um que tenha um nível tecnológico maior que o seu terão um aumento de 15% por condado. Além disso, ter um contato com um nível tecnológico maior na mesma demesne também aumentará o crescimento em 25% por condado. Sendo assim, conseguindo um número maior em sua capital também aumentará o de toda sua demesne naquela tecnologia por 25%, e por outros 15% em cada condado que seja vizinho de sua capital.

[hr]
Resumo
Investindo cedo nas tecnologias pode te beneficiar pela campanha inteira, e esses benefícios podem ser grandes.
Lembre do seguinte:

  • Concentre-se em sua capital
  • Foque em Legalism, Noble Customs, Farming, Castle Infrastructure, e Tactics
  • Consiga os melhores conselheiros possíveis
  • Use esses conselheiros para aumentar o crescimento tecnológico em sua capital
  • Construa as construções que aumentam crescimento na sua capital
  • Utilize o foco tecnológico (acho que tiraram isso do jogo :c)

r4

r5

r6

r7

r8

r9

r10

r11

r12

r13

r14

r15

r16

r17
podem postar :slight_smile:

Porra, show de bola!

Toca ficha!!!