Nas últimas duas semanas estive reiniciando várias vezes com Novgorod pra ver o que eventualmente daria certo, é um país com um início bem complicado e tive que recomeçar o jogo pelo menos umas 35~40 vezes, neste tempo fui percebendo os padrões e com isso consegui ter uma boa noção do que da certo com eles.
Vamos por partes:
Primeiro de tudo, veja se tem um diplomata que da +5 de diplomatic reputation, se não tiver pode reiniciar o jogo.
Na grande maioria dos jogos eles começam com 4 rivais: Denmark, Muscovy, Livonian Order e Lithuania. Vale dizer que na maioria das vezes Tver começa como hostil mas não rival já que é muito pequeno. Disse na maioria dos jogos porque raramente quando você começa o jogo Livonian Order não está como rival e você pode se aliar a ela, mas eu não contaria com essa hipótese a não ser que queira reiniciar o jogo 20~30 vezes. Por outro lado Tver não tão raramente começa com a possibilidade de alianças. Desta forma 2 alianças são interessantes: Ryazan e Tver, essas eu chamaria de essenciais, se você der a sorte de não ter Livonian Order como rival é uma excelente aliança também.
Outra coisa importante é se aliar com a Polônia o mais rápido possível, não escolha seus rivais de cara, veja quem a Polônia colocou de rival e coloque também. Comece a melhorar relações com a Polônia no dia 1 do jogo, lembra que falei do diplomata? Pois é, sem ele vai ser difícil se aliar e você quer ser aliado da Polônia o mais rápido possível.
Na maioria dos jogos Muscovy te ataca em 1446, e isso não é bom pois dificilmente conseguirá se aliar com a Polônia antes disso, mas em algumas vezes eles enrolam um pouco, o máximo que demoraram comigo foi 1450, e a Polônia geralmente consegue a PU com a Lithuania por volta de 1448~1450. Deste modo assim que conseguir a aliança com a Polônia torça para que ela entre em uma PU com a Lithuania porque aí você estará garantido.
Novgorod começa com uma boa posição econômica e já pode ter 3 advisors desde o início: Os melhores são 10% de morale ou 5% de discipline / +5 de diplomatic reputation / Inflation reduction pros empréstimos que vai ter que pegar na guerra contra Muscovy caso a coisa aperte.
Outro bom aliado é a Suécia, mas não recomendo que apoie sua independência antes da primeira guerra com Muscovy, eles gostam de te atacar assim que você entra em guerra a favor da Suécia, e essa safada não vai te defender. Mas fique esperto que a Suécia só é boazinha de início, ela vai começar com desire your provinces e quebrar a aliança com você, na guerra contra a suécia é importante que você exija que eles soltem a Finlândia pois você poderá vassalizá-la diplomaticamente.
A partir daí é moleza, só tomar cuidado com as coalizões e aproveitar boas chances de guerras. As ideias que peguei no meu jogo até agora foram: Expansion, defensive e religious. Ainda pegarei ofensive, trade e as outras decidii no caminho.
De última dica use e abuse das repúblicas. Repúblicas são muito fortes nesse jogo, eleja um presidente do grupo de ideias que está no momento, se quer ideias militares eleja um militar e coloque foco militar no país. Você pode reeleger o mesmo cara 3~4 vezes sem muitos problemas, mas aí recomendo que deixem a Republic Tradition aumentar pra depois começar a reeleger o mesmo cara. Ah, já ia esquecendo, nas guerras coloque os Aristocratas no poder, eles dão 10% de morale, e torça para tirar um bom general.