Guia para batalhas navais no Empire: Total War

O novo sistema de Batalhas navais no Empire: Total War é difícil de dominar e esse guia dará algumas dicas sobre táticas básicas que devem ajudá-lo a alcançar à vitória em alto mar.

Guerra Naval

As batalhas navais no Empire: Total War são provavelmente a maior adição à série. Pela primeira vez em um jogo Total War você pode batalhar em alto mar, controlando diretamente uma série de tipos de navios. Há muitas coisas a ter em consideração na realização de batalhas navais e pode ser muito difícil conseguir uma vitória até você entender as táticas.

Classificações de navios e Ícones

Para começar, há vários tipos diferentes de navios e com o desenvolvimento das tecnologias você será capaz de construir unidades cada vez mais impressionantes e de grande poder destrutivo.
Todos os navios têm um certo número de canhões, uma tripulação,uma avaliação de poder de fogo, uma classificação de resistência do casco, uma classificação de capacidade de manobra e uma velocidade máxima. Para ter uma compensação escolha entre velocidade e manobrabilidade, ou poder de fogo e resistência do casco.
Os ícones acima de cada navio indicam várias informações importantes. A força do casco é separado à esquerda e direita estão os segmentos curvos que começam verde. Quando um lado ou o outro estiver danificado, vai virar laranja e vermelho, que significa que você está indo a pique. irá determinar a sua velocidade e capacidade de virar. O tamanho da tripulação irá afetar suas chances de ganhar em uma abordagem (quanto mais tripulação maiores serão suas chances) e sua taxa de recarga em canhões também será maior, a direção do vento também é algo que você deve prestar muita atenção e você deve procurar sempre que possível para manter o vento atrás de você. Se você estiver navegando contra o vento tente sempre fazer zig zag. Passando pelo vento girará o navio mais rápido, se for sempre contra o vento irá sempre se atrapalhar muito.

Controles e tipos de munições

A interface básica na tela da batalha naval é relativamente simples e as opções de controle permitem que você rode navios, colocar velas cheias para aumentar a velocidade, largar âncora para parar e carregar até broadsides do lado esquerdo ou direito (que é basicamente atirar com todos os canhões de um lado de seu navio). Você também pode escolher entre vários tipos de munições e mandar os navios dispararem à vontade. A fim de gerir a sua frota efetivamente você tem que usar formações de grupo. Selecione todos os seus navios e pressione o botão do grupo para revelar o painel de formação. Você pode fazer até suas próprias formações ou utilizar as pré-definidas, tais como linha de popa que é basicamente uma linha reta e que é facilmente manuseàvel e a formação mais popular .
As munições vem em três variedades e a primeira é simples, balas de canhão antigas que são ideais para quebrar a casca em pedaços e afundar os navios inimigos, Depois há tiro com corrente que é projetado para danificar as velas e mastros impedindo assim o seu inimigo de escapar, Finalmente a cereja do bolo que é a melhor opção para matar os membros da tripulação inimiga é o GrapeShot, você só vai querer usar isso se você precisa para acabar com a tripulação inimiga antes de tentar uma abordagem ou se você está prestes a embarcar-se.

Combate naval

As batalhas navais são muito diferentes das batalhas terrestres no Empire: Total War, e se você tentar lutar com o botão direito mirando um inimigo você vai se encontrar com o desastre. Você pode usar ALT e clique direito para atingir um navio, mas mantenha a sua direção e formação que o torna um comando muito útil. O posicionamento de seus navios é absolutamente vital e você quer mantê-los se movendo com o vento atrás de você, o maximo que puder. Se você tem a vantagem em termos de números ou poder de fogo, então você pode dar ao luxo de navegar contra o inimigo em uma linha e broadsides, circulando até que sejam derrotados. Há táticas que colocam em menos risco, mas são muitas vezes difíceis de perceber, no calor da batalha.

Cruzando o T

Uma das táticas mais eficazes para usar é a “cruzar o T” manobra em se alinham os navios, com os do inimigo que se aproximam também em uma linha, quando entrar em rota de convergênica você deve virar 90 graus e abrir fogo na linha de frente inimiga por trás. Isto significa que uma proporção muito maior de seus tiros criara danos e tornando-se quase impossível para o inimigo repelir ou desviar. Em seguida, tente fazer um loop com seus navios, de preferência em uma figura(linha) de oito, e continue com o fogo na linha inimiga. Desta forma, você ficar de fora da linha de bordo(de fogo) do inimigo. Seu inimigo provavelmente vai tentar fazer isso também e, provavelmente a frota com o vento a seu lado vai vencer. A situação ideal é quebrar a linha inimiga com um “cruzar o T” manobra em que cada navio que você possui pode bater na parte traseira e dianteira, com os bordos em ambos os lados e não têm nenhuma maneira eficaz e real de combater esse tatica pois batendo emum navio na parte de trás vai causar maior dano a sua moral.

Divisão da Frota

Pode ser útil dividir sua frota em dois grupos, e utilizar os navios menores que são mais rápidos para atacar a frota do seu oponente e movimentando-os em bloco. Pois você pode guiá-los mais facilmente e por onde quiser, você pode abrir com os navios maiores e explodir os inimigos mandando-os para debaixo d’ água. Você também pode mandar os navios menores usando tiros com correntes e tentando quebrar os mastros inimigos e destruir suas velas, tornando-os lentos e desordenados. Dessa forma, os navios de maior porte podem pegá-los com mais facilidade. Alternadamente se você tiver duas linhas você pode ver que o inimigo se envolve com uma delas dai é só usar a outra para realizar uma manobra de cruzamento e tentar atacalos na parte traseira.

Capturando Navios

Navios inimigos podem ser capturados, muita das vezes valem uma grande quantidade de dinheiro. Se você quiser embarcar em um navio inimigo considere a vantagem de seus números em termos de tripulação, nesse caso se você não usar a sua frota para tomar de assaulto as naves inimigas com tiros, se tiver mais homens irá sofrer menos pois isso é um fator de desequilibrio, seus numeros(tripulação) em relação aos do seu oponente . Você terá que chegar perto para que os tiros sejam eficazes. Às vezes é melhor apenas bombardeá-los fazendo-os se renderem, nesse caso você precisará se preocupar realmente com o embarque.

Posições: Almirante e Navio

Uma área em que batalhas navais são iguais as batalhas terrestres é na importância do líder ou seja o Almirante. Ele vai ter grande impacto sobre a moral que você tera na batalha, mantê-lo vivo e perto de seus outros navios é de suma importancia. Quando você alinha você geralmente deseja que os seus navios mais fortes estejam à frente. Você também pode considerar o uso de foguetes, eles são como a artilharia flutuante e embora sejam grosseiramente imprecisos podem fazer alguns danos sérios quando conseguem um acertar. Infelizmente, eles também são lentos e muito vulneráveis para mantê-los então mantenha-os a uma distância segura. Uma vez que seus outros melhores navios estão atras enfrentar o inimigo usando foguetes não é uma boa pois como ja dito eles são muito imprecisos que poderiam facilmente bater uma unidade dentro da própria frota.

Dominar as ondas

Para recapitular o vento é seu amigo, preste atenção na direção do vento e em todos os momentos tente tornar difícil para o seu inimigo ficar ao favor dele, procure sempre ficar com seu navio alinhado com a parte traseira do navio inimigo, fazendo assim de sua artilharia um fator de desequilibrio na batalha. Depois de ter dominado o básico que você pode começar a experimentar algumas das suas próprias formações e você estará dominando as ondas, e poderá conduzir sua frota aos píncaros da glória no Empire: Total War.

Este tutorial foi extraído do site: Altered Gamer - Empire: Total War Naval Tactics Guide

traduzido e adptado por Crusader_Knight

Bem galera traduzi este Guia com o intuito de ajudar os palyers de ETW/NTW que tem dificuldade em jogar as batalhas navais, nele estão algumas dicas simples mas que se postas em prática serão de grande ajuda. Então façam bom proveito :smiley:

Edit. Se alguem encontrar algum erro me fala, para que eu possa corrigi-lo… pois esse guia foi traduzido as pressas

Grato

Crusader_Knight

Moderador TW - GSB

Opa! Bem legal, vai ajudar mta gnt, até eu q mal experimentei o Empire fiquei com vontade e jogar hehehe…

Dois detalhes q percebi:
Tiro em Cadeia, ChainShot, seria Tiro com Corrente, pq eram duas bolas de ferro unidas por uma corrente que atiravam com o objetivo de derrubar os matros.
Tiro de Uva, GrapeShot, seria, eu acho, Tiro Espalhado, Shotgun ou Metralha, pq se tratava de um conjunto de pequenas bolinhas de ferro (ou mesmo outros objetos, pedras, pregos, o q tivessem em mãos) atirados com o objetivo de ferir e incapacitar a tripulação.
Agradeço aos meus anos jogando Pirates! hehehe pra saber isso.

Opa, finalmente poderei ganhar alguma batalha naval, hehe
O bom, é que além de funcionar no Empire, a maioria (senão todas) podem funcionar no Napoleon.
Boa Crusader \o/

Brigadão! acabei de corrigir, tava achando mesmo muito estranho essa expressão… o problema é que usei o Google Translator e revisei só por cima nas pressas, ai já viu :stuck_out_tongue:

Espero que sirva para a galera que joga os dois mesmos, pois como ambos os jogos tem a mesma engine :thank

Valeu CK… grande tuto ^^…
Quando jogar vou ver se consigo alguma coisa xD

Ótimo tópico Crusader, batalhas navais são um problema pra mim. haha

Muito bom o guia, vlw!

Muito interessante o cruzando o T.
Uma vez eu achei um site com a descrição detalhada das táticas navais utilizadas na época dos navios de linha. Tipo este esquema do cruzando o T.
Mas nunca mais consegui achar para postar por aqui. Seria bem legal conhecer e aplicar as táticas navais da época.

Ótimo o guia !!!

Acho que vou comprar o ETW só pelas batalhas navais !!!

Gostei, ótimo guia, mas acho que o estilo de luta naval foi copiado do Voyage Century Online, até os tipos de balas, sobre os navios, casco, vela e tripulação, mas está muito bom e gostei bastante.

OFF: Teria como me indicar um local que está a vender o ETW a um preço mais barato (sei que lanço a tempo e já ta barato, me refiro o mais barato que tiver).

Eu já acho q pegaram mta coisa do Sid Meier’s Pirates!, lembra mto, direção do vento, tipo de munição, abordagem… sem tantos detalhes, claro, q o original é de 87, o remake de 93 e o re-remake (mto bem feito, por sinal) é de 2004.

Bom, no GamersGate tá por $19.95, tanto o Napoleon quanto o Empire, e o pack com os dois tá $29.95…

Bem o jogo foi produzido pra ficar o mais proximo da realidade possível, se esses titulos tinham algo nesse sentido… o que é bom deve sempre ser seguido e aprimorado :wink:

Esse FDS na GG teve uma baita promoção… é a segunda ou terceira que eu perco. O NTW - Gold Edition tava apenas por 9.99 U$ e é o unico que me falta pra completar série

Eu tava olhando esses dias aqui entregas e tal, achei nas Lojas americanas por R$ 25,99 com frete grátis. Será que acho algum lugar mais barato?

Muito legal esse guia. Tem uns videos na internet sobre essas e outras taticas, se eu achar vou postar aqui.

Foi ótimo eu ter achado esse guia. Sempre fui um zero a esquerda em batalhas navais. Agora dá pra eu tentar começar a ganhar.

Bom guia, as táticas navais sempre foram um problema.