[HoI2] Guia estratégico para marinha

[center]Guía para Marinha[/align]

Introdução

Lendo alguns tópicos no fórum notei que muita gente se bate com marinha, inclusive nem quer jogar pq não consegue. Mas jogar com a marinha não é muito complicado. Jogando muito e lendo algumas explicações cheguei a uma fórmula que até agora é a minha melhor. Existem algumas coisas básicas que precisam ser sabidas. Vamos a elas.

Posicionamento

O que é
Isso é a simulação do jogo para a tomada de posição dos navios num combate naval. É o número visto em porcentagem na tela do combate.
Exemplificando:

  • Quanto maior a porcentagem, maior a chance dos seus capital ships (CV, BB, CA) começarem a batalha já em posição de tiro, e mais perto as posições dos screens (CL, DD) para ajudar a defenter seus capitals.
  • Quanto menor a porcentagem, maior o tempo em que seus capitals vão ter que manobrar para determinar o alvo e coloca-lo em posição de tiro e maior o tempo para os screens se organizarem pra defender os capitals.

O que afeta o posicionamento
Supresa: (não é surpresa ao pé da letra, é como o jogo lida com o ataque e defesa):
Tendo a vantagem da surpresa aumeta a porcentagem do posicionamento e diminui a do inimigo.
Composição da frota naval:
As composições são importantes para a surpresa. Vou postar mais abaixo, mas pra dar uma palhinha: não adianta querer ter mta surpresa numa frota de 30 navios composta por BB’s, navios grandes, etc.
Liderança:Liderança importa, mas o principal é a surpresa e a composição da frota.

O que determina o posicionamento (e a surpresa) são os valores de detecção e visibilidade dos navios, tanto seus quanto do inimigo. Quanto maior sua visibilidade e menor sua detecção, maior a chance de surpresa e como consequência melhor posicionamento. O truque aqui é, como eu já tinha falado num outro post que se perdeu, usar submarinos, porque os submarinos tem uma visibilidade decente e detecção quase nula (lembrando que detecção é o valor que ele apresenta nos dados). Outra dica é: use somente a quantidade necessária de navios. nem sempre a melhor frota é a que tem 30 pra mais navios. A única excessão é claro é o Carrier (CV), mas tmb não quer dizer que vc deva colocar 28 CVs e 2 CLs que será a melhor frota.

Sistema de divisão
Num combate entre duas frotas o jogo divide o combate de navios em duas partes: os capital ships e os screens. Ocorre penalidade quando há mais capital ships do que screens numa frota ou num combate. Submarinos e navios de transporte não contam como capitals nem com screens, são nulos não afetam em nada (nessa parte de divisão do combate).

Obs.: Surpresa e posicionamento tmb vão de doutrina, então não espere ter um posicionamento melhor que dos EUA ou do UK, isso jogando como Alemanha.
Obs2: Ministros tmb afetam isso.
Obs3: Surpresa e posicionamento não são tudo, ajuda muito, mas vai tmb da qualidade e tamanho da sua frota.

Alcance

Alcance aparece entre o posicionamento das duas forças que estão se enfrentando, em kilometros. Alcance é alcance, é a distância em que está havendo o combate. Esse é outro fator importante para o posicionamento, porque se o posicionamento e a surpresa forem bons, vc já tem a chance de começar o combate farpando navios inimigos.

Numa batalha sempre o que vai valer é o alcance:
1º - Do CV;
2º - De qualquer capital ship ou do CVL (porta aviões leves)
3º - Dos screens.

(obs.: se vc tem 2 capital ships um com alcance de 32 e outro com alcance de 28, o que vai imperar é o alcance de 28, pois todos os capital ships da frota estão tentando obter o alcance e não vão começar a atirar antes que todos obtenham o alcance.)

Logo, presumimos:
Alcance em [color=blue]CTF
O alcance será determinado pelos CVs.

Alcance de um [color=red]SAG
Será determinado pelo menor alcance de todos os capital ships da frota.

Algumas conclusões:
Levando em consideração o alcance, um [color=red]SAG vai quase sempre se fuder contra um [color=blue]CTF. A excessão é quando estiver chovendo ou nevando, mesmo o grupo [color=red]SAG estando também sendo penalizado, pelo menos vai estar atirando, enquanto os aviões de um CV não vão poder decolar pra atacar, ou em lugares estreitos. Isso ilustra bem pq CLs e DDs em um [color=blue]CTF, pra servir de bucha de canhão e defender a frota em caso de neve. Fica claro que mandar uma [color=blue]CTF pra um lugar estreito é loucura, pq se vc pegar um [color=red]SAG vc já era.

Composição de frotas

Antes de começar, algumas informações.

  • Light Carriers (CVL): Eles não são substitutos mais baratos para os Carriers (CV). A função principal de um CVL é defesa e detecção, logo não é um navio de ataque.

  • Submarines (SS): No Arma 1.2 os submarinos são uma merda, só servem pra fuder comboios e ajudar no posicionamento em batalhas.

  • Alguns navios incluídos nas formações das frotas só servem de bucha de canhão, ou pra defesa aérea ou contra submarinos.

[color=blue]CTF - Carrier Task Force (Força-tarefa de porta-aviões)
Devem-se ser usados apenas CVs, CVLs, CLs e DDs, esses dois últimos sempre em maior quantidade.
Comandante: Superior Tactician.
Composição:

  • Recomendado: 4~6 CVs, 3~4 CVLs, mais uns CLs e uns DDs (tente ficar num limite abaixo de 18 navios. Vc tmb pode por uns 2~3 submarinos por causa do alcance e visibilidade)
  • 30 navios: 8~12 CVs e 6~8 CVLs (vc tmb pode por uns 2~3 submarinos por causa do alcance e visibilidade).

Obs.: Submarinos fazem um efeito meio suspeito quanto a posicionamento e detecção, fica a seu critério testar e usar.
Obs2: Como vc pode ter notado a quantidade de cada navio pode ser muito modificada. Depende da necessidade. Mas lembre-se que quanto mais navios com detecção alta menor a surpresa.

[color=red]SAG - Surface Action Group (Grupo de Ação de Superfície)
A funçao principal é afundar outros navios, a secundária é o shore bombardment. A ponta de lança de qualquer [color=red]SAG vc deve estar pensando que são os BBs. Mas como sabe os BBs são caros e demorados, então no lugar deles vc pode optar por CAs. É claro que será um grupo mais fraco, mas asinda assim é muito útil e pode ter muito sucesso.
Comandante: Superior Tactician.
Composição:

  • Recomendado: 6 BBs/CAs, 6 DDs
  • 30 navios: 6 BBs, 6 CAs, 7 CLs, 8 DDs (vc tmb pode por uns 2~3 submarinos por causa do alcance e visibilidade)

Obs.: considere as mesmas observações do [color=blue]CTF para o [color=red]SAG.
Outros tipos de [color=red]SAG

Também dá pra testar outros tipos de [color=red]SAG. Um que até dá certo é o que vou exemplificar abaixo, a vantagem dele é que todos os navios (se entrarem no alcance) vão atacar e o dano será bem maior.

  • 2 CAs (com fire control), 3 CAs (sem brigadas), 2 CVLs, 11 CL (com fire control)

[color=orange]Wolfpacks
Grupos de submarinos para destruir comboios. Não tem muito segredo pra jogar com eles. Monte grupos de 8~10 ou mais se vc conseguir. Precisam de muita atenção pois se vcs estiver distraido e eles forem interceptados pelo inimigo vc vai perder quase todos.
Comandante: Sea Wolf.

Obs.: as qualidades de comandate sugeridas são as que considero mais eficientes para cada grupo.

Batalhas em estreitos

Péssimo para [color=blue]CTF, ótimo para [color=red]SAG. O que se deve ter em mente quando se faz um [color=blue]CTF é patrulha ao mar aberto, e não manobras em mares estreitos. Abaixo um exemplo de como facilmente pode se perder CVs na bobeira:

Como podem ver a distância da batalha é de 26km, então o CA alemão tá acertando os CVs ingleses que não podem atacar pq tá chovendo. Além disso, os CLs ingleses (que servem pra defesa da frota em condições adversas) não estão podendo defender porque estão fora do alcance. Se no SAG alemão estivessem o Bismarck e o Tirpitz (BBs), bye-bye CVs, não ia nem dar tempo de recuar.

Brigadas

Anti-Air: Aumenta a Air Defense o Air Attack e o Air Detection. Bom pra ser usado para defesa da frota contra naval bombers.
Radar: Aumenta a Sea Detection e a Air Detection Capability. Só aumenta a capacidade de detecção de aviões e navios inimigos.
Fire Control: Aumenta o Sea Attack, o Shore Bombardment e a Max Firing Distance. Ou seja, indispensávem em BBs, CAs e CLs.
Improved Hull: Aumenta a Air Defense e a Sea Defense. Aumenta a defesa, recomendado.
Torpedoes
: Aumenta a taxa de destruição de comboios em convoy raiding. Bem inútil a não ser que vc queira usar sua frota pra destuir comboios (coisa bem inútil tmb)
ASW: Aumenta a Sub Detection e o Sub Attack. Bem interessante de usar em destróieres pra defender a frota contra submarinos, mas em SP como a AI usa pouco submarino prefiro anti-air nos destróieres.

Autoria: Phack

E se, por exemplo, usar SAG contra CTF de noite em mar alto?

a vantagem da CTF diminui?

Depende da vários fatores… tamanho de ambas, tipo de vasos de ambas,e principalmente… se tiver chovendo ou nao!

Sim, devemos tomar um cuidado grande com os navios, nao é como força aérea, que tu larga lá e blz… tu tem que pensar bem no que faz… quando tira a os navios dos portos, onde é o porto, o clima, onde estao a frota inimiga, o range dos bombers inimigos, cobertura aérea…
NUNCA, nunca num MP vc deve dar ordens de missões que durem muito tempo pra sua CTF/SAG… vc deve fazer tudo o mais manualmente quanto possivel, pq um deslise e vc terá fará de sua bela SAG/CTF um belo coral!

Muito bom jogar de UK em MP… tu aprende muito de marinha, e da pior maneira possivel hehehe… japão tmb é uma boa… Modestia a parte, jogo muito bem com a marinha :)*

outra coisa que tambem não concordo em alguns aspetos…tem aí uma cena que fala das SAG’s…tem o recomendado e o 30 navios…principalmente com a ultima…em testes recentes 10 BB do mesm nivel tecnologico, 2 ou 4 CVL’s e de resto encher de DD, deu muita luta na marinha japonesa…digo que derrotei o japão e o maior navio que perdi foi um transporte…alem de Sub e DD…nada mais e para um tipo que como eu nao joga nadinha de nada (inda para mais com marinha) é quase milagre…as CTF’s só são mesmo fortes quand o nivel dos CV são de 4, 5 ou superior…

mas isto é o meu ponto de vista, de acordo com os resultavos que obtive…

depende do que tu tava enfrentando… e alem disso a AI só comanda bote de pesca…
provavelmente ela nao tinha BB suficiente pra engajar em tempo chuvoso

Chuva + Mais combate com CV = CV virando coral…

eu sei, eu já meti o pe na poça…mas a ai manda os barcos e ja está…e fácil apanhalos

Estou pra iniciar uma campanha com a Itália e sou péssimo com marinha ! VC poderia me fazer uma lista com conjuntos de navios (submarinos) apropriada pra que eu possa dominar aquele pedaço do mediterrâneo pelo menos para me proteger ?

Bom eu não sou especialista em marinha e tampouco especialista no HoI2, mas sua frota de defesa vai depender do quando você têm disponível pra gastar. E eu tbm nunca joguei de Itália, de maneira que não sei como ela começa no jogo. Particularmente acharia importante uma frota de submarinos patrulhando os mares e destruindo comboios inimigos. E pra defesa de costa, eu faria um SAG. Aí a quantidade de navios é sua escolha, e o tipo deles também. No mínimo alguns CAs e DDs, mas de preferência inclua BBs. Claro que vai depender também dos seus inimigos. Se vc brigar com UK, talvez seja necessário investir mais nisso.
Mas lembrando, sou leigo em Marinha, mal mantenho as minhas frotas xD (HoI2 joguei só três partidas, de Espanha Nac, Rep. Espanhola e Brasil).

EDIT: Eu usaria uma composição tipo 8 CA + 8 DD + 2 CVL, e a quantidade de frotas desse tipo depende do quanto vc precisar delas :wink: