Holanda: um exército sem tanques ?


A Holanda pode ter em breve um exército sem tanques. Segundo os planos atuais do Ministro da Defesa Hans Hillen, os veículos têm de ser descartado com vista a salvar 1 bilhão de euros.

O exército holandês tem atualmente cerca de 82 tanques Leopard 2A6, os quais são divididos em dois batalhões. Diante dos cortes do atual governo, o ministério diz que os batalhões não vão ser mais operacionais.

Ontem (quita-feira 17/03), o Ministério da Defesa por meio de um porta-voz, disse ao jornal holandês AD que “tudo está sendo considerado” a fim de alcançar 1 bilhão de euros em cortes. O porta-voz acrescentou que ainda nenhuma decisão havia sido tomada.

O ministro da Defesa da Holanda, Hans Hillen, prometeu mostrar quais áreas de seu departamento seriam afetadas com os cortes de orçamento. Ele disse que se pronuciará no início do próximo mês.

Fonte: O Informante

Faz tempo que não vejo a utilidade de tanques numa realidade onde temos helicópteros anti-tanque e mísseis at de longo alcance.

Mas e qual vai ser a vantagem de um exército sem tanques? Enquanto tiver UE até entendo… mas e se o negócio afundar?

Holanda é quase um país sem terras, huahuahuahu…

E muita gente apostando na UE, creio que esse corte deve fazer parte de algum acordo com a UE.

Phack, da mesma maneira que tem helicópteros AT, existem turbohelices que caçam helicópteros, todas as armas tem alguma aplicação, cavalaria pesada ainda vai ser por muito tempo utilizada.

Sem falar que, qual é a graça de uma guerra sem uma dessas belezinhas, sem falar que dão um belo apoio para infantaria…

Segunda guerra foi assim… Coréia e Vietnã não.

Cenários diferentes, opções diferentes.

O futuro é virtual com ações cirurgicas, nada de grandes batalhas de tanques como no passado, isso já é história como as cargas de cavalaria ou as falanges.

Bem que eles fazem, por enquanto deixem os tanques para Americanos, Russos, Chineses, Indianos e Brasileiros. A Europa quando “de fato” unificada, se ocupará de ter uma boa frota de tanques.