Alguém tem algum tutorial que me ensine a jogar bem com a Alemanha no Iron Cross?
O que eu devo fabricar durante a paz, como invadir a Inglaterra logo depois da queda da França e etc…
Alguém já te responde, hehehe.
Bom… Eu já joguei algumas vezes com a Alemanha no Iron Cross. Atualmente até estou fazendo um AAR com ela (que pode ser conferido, clicando no banner da minha assinatura).
1.0 - Primeiras techs a pesquisar
É interessante para Alemanha pesquisar ainda em 1933 duas techs: Military Economy + Wartime Industrial Base. Essas techs vão aumentar consideravelmente o bônus sobre a produção industrial e o “peacetime IC effect”. Vai quase que dobrar os 90 de IC que a Alemanha começa naquele ano. Pesquisar as techs da linha industrial também são fundamentais.
2.0 - Cuidados com a pesquisa
Só precisa tomar cuidado para não cair a velocidade de pesquisa. Todas as techs industriais diminuem o modificador tecnológico (reduzindo a velocidade de pesquisa). Para aumentar a velocidade de pesquisa, você precisa pesquisar techs que não são da linha industrial (modelos de divisiões, brigadas, doutrinas, secret weapons e qualquer outra tech que aumente o “research modifier” para “mais” ou em “%”).
Eu costumo deixar dois a três tech teams alemães para a aba industrial entre 1934 e 1935. Dois para aumentar o Industrial Capacity e outro para aumentar o Research Modifier (através das techs da mesma aba. Os outros 2 tech teams vão variar entre melhoramento da linha de infantaria ou aérea/naval.
3.0 -Características do Governo
A Alemanha é um dos países com mais eventos no Iron Cross, e quase todos são benéficos (ao menos até 1943-44). O negócio é seguir sempre a linha histórica. A menos que você queira desafios, mexa os sliders (no começo de cada ano, na aba “Diplomacy”) sempre para o Central Plannig (primeiramente, e até atingir o máximo) e, depois, Professional Army (até atingir o máximo; depois que estiver 100% “professional”, mova o que faltar para Hawk Lobby). Só mexa nesses itens. Os outros como interventionism-isolationism, open-closed society, left-right e democracy-dictatorship são desnecessários pois TODOS os eventos vão condicionar a Alemanha para o nacional-socialismo completo, total intervencionismo, total planejamento central, total right /dictatorship/closed society.
4.0 - Itens gerais de preparação
Até 1939, a Alemanha deve estar pronta para a guerra em três aspectos: Industrial Capacity, grandes estoques de recursos (durante a guerra vai ser complicado você encontrar “oil”, então garanta um grande estoque; todos estoques entre de 150-200k no mínimo) e forças militares (aéreas e terrestres).
***** 4.1 - 1º - Aspecto da preparação
Para o 1º aspecto [IC], melhore as indústrias das províncias (concentre as industrias no centro da Alemanha ou em regiões onde você sabe que sua força aérea vai poder estabelecer superioridade aérea) entre os anos de 1933 e 1935. Melhore quantas indústrias for possível. Se possível, melhore 10 províncias simultaneamente, no mínimo, o que te dará um acrescimo de 10 de IC base a cada ano.
Em 1934, tente colocar mais indústrias na linha de construção. Tente extrair + 15 de IC base neste ano.
Em 1935, coloque indústrias para construir até o fim do ano. Tente consegur + 20 de IC base neste ano.
Ao fim dos três anos você terá conseguido 45 de IC base. Estes 45 de IC base vão ser traduzidos em quase o dobro ou mais que o dobro na parte de IC total, que é o que conta. Há eventos até 1939, que darão + IC para você. Então, até 1939, você terá conseguido 80 ou mais de IC base através da construção de indústrias ou eventos que criem industrias automaticamente. Entre 1938 e 1939, mais IC base será conseguido através da anexão [por evento também] da Áustria e da Tchecoslováquia.
Depois do fim de 1935, é importante que você pare de fazer industrias. Você vai precisar concentrar-se na produção das Forças Armadas e no acúmulo de estoques.
***** 4.2 - 2º - Aspecto dos recursos
Se você conseguiu atingir o aumento de IC que eu citei, isso já vai te garantir muita vantagem. Todo o IC que, por acaso, tenha excedido até então deve ter sido alocado para a produção de supplies, então você já deverá ter bastante estocado [uns 50k, provavelmente]. De 1936 em diante garanta conseguir todos os acordos de importação [que sejam vantajosos] para obter os demais recursos [metal, rare materials e oil]. Exporte o excedente de energy ou use-a nas trocas comerciais. Importe sem dó. Eu costumo importar, inicialmente, metal da Suécia/Finlândia, rare materials da Holanda/Finlândia e oil da Hungria/Romênia. São países menos apáticos a você e costumam valorizar menos sua mercadoria.
Depois de importar tudo o que puder deles, eu abro acordo com as grandes potências (URSS, EUA, Inglaterra, França, Japão e Itália). O ideal é poder sugar tudo o que puder de todos eles e pagar com o “money”. Quando a guerra estourar, você não vai importar mais nada da Inglaterra e da França [por estar em guerra com elas] e nada dos EUA ou do Japão, porque geralmente a Marinha dos Aliados irá afundar muitos convoys seus e isso é beem prejudicial. Você só poderá manter comércio por terra com a URSS e a Itália, por exemplo. Com o tempo, a Itália não vai exportar nada, pois não terá como. Só a URSS vai exportar até 1941 [nesse ano, você deverá atacá-la].
Seus estoques devem estar o mais cheio que você conseguir até 1939. A partir daí, você vai importar pouco e depender dos estoques dos países que anexar.
***** 4.3 - 3º - Aspecto das Forças Armadas
***** ***** 4.3.1 - Exército
Em 1935, vai ter um evento para criar os exércitos. Aceite o evento, mas esqueça as tropas. Retire-nas das linhas de produção. Você só fará exércitos em 1936.
Desde o início de 1936, você deve produzir tropas. Produza infantaria (com brigadas anti-tank e medium tank), infantaria de montanha (com brigadas anti-tank), HQs, talvez alguns garrisons (com brigadas anti-tank), e light armors (ou com brigadas tank-destroyer ou brigadas medium tank). O ideal é manter uma 3 linhas de produção para cada tipo de divisão, com exceção de HQs e garrison que só deverá ter uma única linha de produção para cada.
A cada 3 divisões do mesmo tipo, você vai formar um “corpo-de-exército”. A cada 3 corpos-de-exército você vai formar um “exército”; em dois corpos você coloca Lt. General’s e em 1 coloca um General. A cada 3 exércitos você vai formar um grupo-de-exércitos que devem ter sempre um HQ próprio (coloque um Fieldmarshall, aqueles com atributos [offensive/defensive doctrine, trickster, panzer leader, hills fighter, etc; quanto mais atributos em um mesmo líder, melhor] nos HQs).
Eu costumo ter um exército de infantaria (9 divisões) para cada província da fronteira França-Luxemburgo-Bélgica-Holanda e em cada província da fronteira da Polônia. Isso deve dar uns 30 exércitos (90 divisões). Eu também costumo fazer no máximo 4 exércitos de montanha (cada exército com 9 divs, ao total de 36 divisões de montanha). Depois que atinjo esses números, tiro a infantaria de montanha das linhas de produção.
Quando você conseguir pesquisar “infantaria motorizada”, comece a produzi-la. Ela deve substituir a infantaria comum na linha de produção, pois você vai precisar de um exército quase que totalmente móvel (blindados leves + blindados pesados + inf. motorizada + inf. mecanizada + HQs + as demais infantarias).
Quando pesquisar “infantaria mechanizada”, comece a produzir também. Enquanto houver manpower disponível, eu faço blindados, inf. motorizada, inf.mecanizada e HQs.
***** ***** 4.3.2 - Força Aérea
Em 1935, se não me engano, tem um evento para criar a Luftwaffe. Aceite-o numa boa, pois dará aviões sem precisar construir.
Desde 1936-37, faço aviões multifunção (fighters multi-role), interceptores, tactical bombers (com escolta). Quando eu tiver mais IC, lá para 1938-39, começo a fazer também alguns strategic bombers (sem escolta), CAS e naval bombers (com escolta). Sempre os agrupe em 4 aviões para 1 Lt.General da Força Aérea. A cada 5 agrupamentos aéreos (20 aviões), coloque um Air General em um dos agrupamentos aéreos.
Eu costumo espalhar os fighters e interceptores pelo meu mapa (para estabelecer a superioridade aérea), enquanto utilizo os tactical bombers em dois ou três grupos no máximo (cada grupo em um aeroporto próximo da área de ataque). Naval bombers sempre próximos no mar, CAS sempre próximos dos alvos de ataques e Strategic bombers podem variar.
***** ***** 4.3.3 - Marinha
Em 1935 ou 36 vai ter um evento para criar a Marinha, o Plan Z. Vai ter três opções: Large Submarine Fleet, Combinet Fleet ou ignorar o evento. Eu prefiro optar pelo Combinet Fleet, pois dará submarinos e navios sem precisar ter que construí-los. Ao menos até 1939.
Mas independentemente do evento, você vai ter que criar Marinha. Desde o fim de 1936, eu foco em deixar 6 linhas de montagem de submarinos (6 submarinos por vez - 6 submarinos = 1 frota). É importante ter muitos submarinos. Se puder deixar 12 linhas (12 subs por vez = 2 frotas diferentes), melhor ainda. Com eles você vai afundar os convoys aliados e controlar o Mar do Norte, e, se tiver sucesso, todo o Atlântico Norte.
Em 1937, se ainda sobrar IC, eu coloco 2 porta-aviões, uns 5 battleships e 5 light cruisers a fim de formar grandes frotas de 30 navios (4 ou 5 porta-aviões, 10 ou 11 battleships e 15 light cruisers) com um Grand Admiral no comando. Grandes frotas (para a Alemanha) vão demorar bastante. Talvez só consiga ter 1 ou 2 em 1941.
Fazer uns navios de transporte também ajuda.
***** ***** 4.3.4 - Upgrades de divisões e brigadas
Sempre pesquise as mais modernas divisões e brigadas. Quanto mais modernas, melhor serão. Foque inicialmente na melhoria dos exércitos (aba tecnológica de infantry e aba tecnológica de artillery [brigadas e blindados]) e na aviação (fightes, interceptores, tactical bombers, strategic, CAS e naval bombers). Quando puder conciliar com a Marinha, será bom também.
***** ***** 4.3.5 - Doutrinas
Sempre tenha as melhores doutrinas para um exército móvel versado na blitzkrieg com boa organization, organization regain e morale, para uma aviação capaz e eficiente com boa morale e range e para uma marinha de qualidade com doutrinação para submarinos e navios de superfície.
Será um desafio conciliar os diversos tipos de pesquisas tecnológicas até antes do início da guerra (30 de agosto [data representativa] de 1939).
5.0 - A Guerra em 1939
Invada e conquiste a Polônia em menos de um mês. Você vai ter assinado o Pacto Ribbentrop-Molotov e metade da Polônia será da URSS. Para que o evento da URSS invadir a Polônia, aconteça, você tem que atacar a capital polaca de Varsóvia e o maior número de províncias possíveis. Sua invasão deve durar um mês no máximo. Quando mais rápida for possível melhor.
Use as forças terrestres, aéras [para estabelecer superioridade aérea e também dar “ground attack” nas divisões polonesas] e navais [estas bloqueando o Mar Báltico] para atacar a Polônia. Divida os exércitos poloneses e os sufoque rapidamente, utilizando os blindados + infantaria + aviação. Proceda com a blitzkrieg rapidamente.
Depois disso:
1 -Após conquistar a Polônia traga as tropas terrestres para a fronteira com o Benelux [Bélgica-Holanda-Luxemburgo].
2 - Sua aviação de bombardeiros não deve ser utilizada diretamente com a França, a menos que você tenha muito manpower disponível ainda em 1939. Se puder ter 20 agrupamentos aéreos de bombers (20 x 4 aviões = 80 tactical bombers) e 2-4 de CAS nesse período vai ser bem útil. Você vai dar ground attack e poder minar a capacidade industrial francesa. Lembre-se que os aliados vão trazer muuuuitos aviões para a Europa. Vão assediar seu espaço aéreo sempre que possível.
Utilize os naval bombers para dar “naval strike” em todo o Mar do Norte.
3 - Seus navios de superfície devem ser mantidos no porto até 1940. Tenha muitas frotas de submarinos; 10 frotas (10 frotas x 6 = 60 subs), se possível. Espalhe os submarinos apenas no Mar do Norte. Não vá para além disso, a menos que tenha mais de 15 frotas. Concentre os submarinos nas regiões do Mar. A Home Fleet do Reino Unido vai se lançar toda ao mar para te dar uma porrada, então se prepare e afunde tantos navios dela forem possível.
6.0 - A Guerra em 1940 - Até a Fall Gelb (Invasão da França)
Em janeiro/fevereiro de 40, retire todos os seus submarinos das suas missões. Traga todos para os portos, a fim de recompletar as frotas e recuperar os navios restantes. Deixe só os naval bombers fazendo o trabalho.
Pare também todos os ataques com os tactical bombers + CAS sobre a França. Retire qualquer caça com superioridade aérea sobre a França. Mantenha somente superioridade aérea na Alemanha. Deixe as esquadrilhas se recuperarem e recomplete as possíveis baixas.
Em janeiro faça uma avaliação: se você afundou vários porta-aviões, battleships e outros navios, excelente! Caso contrário, comece a produção de “paraquedistas” e aviões de transporte.
Em março ou abril, vai ter o evento para invadir a Scandinávia. Você pode optar por invadir só a Dinamarca-Noruega, ou essas + a Suécia [+ a Finlândia, se não me engano] ou abortar. Se tiver tido graves baixas navais, como por exemplo, destruição de 3 ou 4 frotas de submarinos, eu invado toda a Scandinávia, para não ter que transportar tropas pelo mar. Caso contrário, só invado Dinamarca e Noruega. Não deixe de invadir. Invadir é importante para a obtenção de posições estratégicas.
Use somente forças terrestres, ou, se tiver tactical bombers não engajados, use-os também a partir das bases aéreas na Dinamarca.
Em maio ou junho, vai ter o evento da “Campanha do Oeste”. Invada o Benelux e a França. Se você tiver manpower disponível (acima de 400) nesse período, pode atacar a Linha Maginot (fronteira francesa com a Alemanha) de frente, para não permitir que os franceses retirem as tropas daí e movam para outras regiões. Assim, suas forças na fronteira com o Benelux poderão esfacelar as forças ali e dar um grande “cerco” nos exércitos franceses e forças o evento de Vichy.
7.0 - A Guerra em 1940 - Depois da Fall Gelb
Depois de invadir a França, você vai ter adquirido muitos recursos industriais e estoques. Concentre sua aviação na Costa do Mar do Norte, para evitar qualquer aventura aérea inglesa.
Envie todas as tropas para a Fronteira Oriental (com a URSS) e posicione todas por lá. Matenha apenas 6 a 7 exércitos + 3 HQs(1 exército panzer, 2 de infantaria, 1 de infantaria de montanha, 1 de inf. motorizada e 1 de inf. mechanizada + um exército adicional de sua preferência) na França-Benelux.
Toda a aviação de bombardeiros deve ficar na França. Todos os tactical bombers, strategic bombers e CAS devem ficar no alcance da Inglaterra.
Sua Marinha deve se posicionar toda nos portos da Holanda e Bélgica.
8.0 - A Guerra em 1940 - Operação Leão Marinho (Invasão da França)
Depois de um mês após a queda da França e ter se preparado, comece o ataque ao Reino Unido.
Envie todas as esquadrilhas de interceptores e fighters para estabelecer superioridade na Inglaterra. Envie todos os CAS para dar “ground attack” nas posições inglesas. Envie todos os tactical bombers disponíveis para dar “ground attack” e ataque as instalações/logística (60% para ground e o restante para as instalações/logística). Use todos os naval bombers para naval strike.
Coloque todos os submarinos para dar naval combat patrol no mar do Norte, mas principalmente no Canal da Mancha.
Se até então você não tiver afundado a Royal Navy e abatido a Royal Air Force, nem vá muito em frente, porque não vai dar certo.
Se tiver conseguido, mas suas forças estiverem desgastadas, despache os paraquedistas sobre solo inglês. Envie quantas divisões de paraquedistas forem possível. Efetue um desembarque em alguma posição menos guarnecida, e coloque a sua Frota principal de navios de superfície para dar cobertura do desembarque + alguma frota submarina + o que for possível. Tente utilizar os paraquedistas para ou ajudar no desembarque ou simplesmente tomar território/atrair divisões inglesas.
Se tiver conseguido lançar os paraquedistas e liberado algum porto para o desembarque de um exército inteiro [9 divisões], excelente. Não pare de enviar tropas para este porto e monte suas cabeças de praia na Grã-Bretanha. Desembarque os 7 exércitos estacionados [na França] em solo inglês. A superioridade das forças alemãs será evidente, e o exército panzer pode enfrentar um número bem maior de divisões.
Tendo efetuado o desembarque na Inglaterra, pare com todos os ataques aéreos a instalações/logística e concentre-se em “ground attack”. Na Grã-Bretanha, concentre-se em ocupar todos os portos e aeroportos, de modo que a Royal Navy e Royal Air Force restantes não tenham como estabelecer base. Avance até a posição de Scapa Flow, no norte inglês.
Quando tomar tudo, provavelmente terá destruído grande parte das forças inglesas na Europa e expulsará as demais. É possível que apareça um evento em que você pode continuar lutando ou fazer a Inglaterra decidir pela paz. Eu, pessoalmente, prefiro continuar na luta, de modo que os ingleses não se reestabeleçam.
A partir disso tudo, aí é contigo… Depois de dominar o Reino Unido, a URSS vai ser fichinha!
Espero ter ajudado
Biller
Biller… genial…
Tutorial que merece virar pdf, hahahaha
Valeu ai, não esperava que as respostas focem assim, hehe
Vou ver a sua AAR com certeza.