Imperator: Rome 2.0

Não sei se vocês já viram ou ficaram sabendo, a próxima atualização do Imperator: Rome será ENORME, e vai mudar tanto o jogo que receberá a numeração 2.0 (!). Como eu não vi nada disso por aqui, quis fazer um resumo das coisas por vir porque eu acho que esse jogo (e período histórico) merece muito mais atenção, vamos lá…

UI

As imagens falam por si só. Essa é com certeza uma das maiores mudanças, o visual do jogo, tanto em funcionalidade quando “appeal” está totalmente reformulado. Uma das grandes novidades é o uso dos “nested tooltips” apresentados no CK3. A identidade de cores, vermelho e ‘teal’ é a mesma independente da nação escolhida, seguindo eles ficaria muito esquisito tentar ligar às cores primárias e secundárias das nações.

Destaque também para a inclusão de backgrounds nas imagens dos personagens e nos templos. (estes que devem ter imagens especiais para um templo famoso, como o de Athena por exemplo)

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Militar

Agora, definitivamente a maior mudança. O sistema militar está sendo completamente reformulado.

A começar pela inclusão das “Levies”. Agora, a maior parte dos exércitos estarão ligados à pops de uma determinada região, quando jogador levanta os exércitos, as levies são chamadas com base em:

  1. Cultura integrada na região: romanos tem uma formação preferida diferente de cartagenos e assim por diante;

  2. Tipos de Pops: Cavalaria Pesada de nobres e cidadãos, Arqueiros de Freeman e Tribesman.

Levies levantadas geram war exhaustion, e pausam a geração de income, ciência, etc… Stackwipes terão impacto direto nas pops (!).
Os generais das Levies serão os governadores de cada região.

Eu disse “a maior parte” porque, eles já indicaram que existirão também as “Legions”, exércitos permanentes disponíveis somente às repúblicas e monarquias, e que deverão aparecer mais gradualmente. Mais sobre eles será explicado no futuro.

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Combat Widht variável, depende de tecnologia, território e outros fatores.



Reformulação do sistema de Fortes e controle de províncias. Existe um número máximo de nível de fortes em uma província, e agora não será mais necessário ficar fazendo “carpet siege”, uma vez que, ao ocupar todos os fortes em uma província, se dará início à ocupação de todas os demais territórios.

Nova unidade, Engenheiro: em resumo, countera a penalidade de cruzar rio, adiciona bônus à sieges e barateia a construção de estradas.
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Traditions

Diferentes culturas = diferentes traditions => possibilidade de criar diversos tipos de exércitos através do seu império através da integração de culturas.

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Essa imagem foi criada por um usuário, comparando com as as traditions atuais.

Tecnologias

Outra mecânica completamente reformulada. Não temos mais aquele sistema linear (previsível, travado e chato), e sim um sistema mais “civilization-like”. Além disso, não será mais necessário o uso de dinheiro para ativar as tecnologia, somente “research points”. Algumas terão, além do bônus permanente, um bônus concedido também no momento de sua ativação.

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Great Wonders

Esse aqui causou muito alvoroço quando foi apresentado porque, diferente do que eu to fazendo aqui, ele foi apresentado ANTES de todas essas reformulações na UI e mecânicas, provavelmente devido à equipe que trabalha nisso (um estúdio da PDS, mas em outra cidade) não ter ainda o material da UI nova, o hate foi bem grande do fórum do pessoal dizendo que não era isso que o jogo precisava (e com razão né?).
Mas indo ao que interessa, esse sistema deve vir como DLC+Atualização. Em resumo, os players terão a possibilidade de criar Grandes Maravilhas, escolhendo para estas, diferentes formas e materiais de construção (conforme o que estiver disponível nas províncias).

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DevDiares:
Com certeza eu estou esquecendo alguma coisa, então eu recomento dar uma olhada nos DevDiares semanais para mais detalhes:

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https://forum.paradoxplaza.com/forum/index.php?threads/1425836
https://forum.paradoxplaza.com/forum/index.php?threads/1428183
https://forum.paradoxplaza.com/forum/index.php?threads/1432206
https://forum.paradoxplaza.com/forum/index.php?threads/1435435
https://forum.paradoxplaza.com/forum/index.php?threads/1437580
https://forum.paradoxplaza.com/forum/index.php?threads/1438958
https://forum.paradoxplaza.com/forum/index.php?threads/1440328
https://forum.paradoxplaza.com/forum/threads/imperator-rome-developer-diary-9th-of-november-2020.1441511

Pretendo atualizar a thread a cada novo DevDiary

ps.: criem por favor uma tag de Imperator: Rome.

Let’s make Rome great again! :crossed_swords: :shield: :eagle:

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Eaê @Chancel_Carvalho!
Então… eu até tenho acompanhado os DevDs q eles publicam no Steam, mas esse teu “resumão” mostra o panorama geral. É bom, pq o jogo acabou saindo meio “cru” mesmo, só é complicado esses “revamp”, como foi com o Stellaris tbem, ter q reaprender a jogar - não q eu tenha jogado mto, na verdade :confused:
Tu percebeu que tem coisas lá do Vic2 aí, né? Essa “interligação” entre tropas e pops… será que podemos ter esperança?

:+1:
Valeu!

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Valeu @Hiryuu ! É aquele velho “paradoxo Paradox”… estou jogando agora, mas a próxima atualização parece tão boa que me fez querer esperar pra jogar ela ahahaha. Acredita que eu só joguei Stellaris no lançamento? #shame

Sim!! Essa interligação já vem sendo pedida nos fóruns há muito tempo! E como o pessoal falou, ainda dele levar alguma iterações pra polir e balancear tudo, mas o jogo já parece estar num rumo muito animador.

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Sempre isso… e eu q mal toquei no Federations por causa da minha AAR? :sweat_smile:

Eu quis dizer de um Vic3 :face_with_hand_over_mouth: Mas é algo q meio q tinha q ter em todos os jogos

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Sinceramente? eu acredito está em desenvolvimento já há algum tempo viu… :face_with_hand_over_mouth:

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Opa e ai gurizada

Eu fiquei muito animado com este 2.0 do Imperator Rome que resolvi comprar o game com todas DLC agora na promoção lunar de 2021. Foi excelente pois saiu 75% off o game e 50% off as 2 primeiras DLC.

OK, estou aprendendo as mecânicas e tal e uma das coisas que mais me deixaram com dúvidas foi a questão das POP, sua assimilação e integração.

Jogando aqui com Roma, percebi que as levas do exército citadino são compostas apenas por cidadãos, sendo assim, somente a cultura Romana pode ingressar nas levas ou culturas integradas, onde estas então podem ascender para o status de cidadãos e nobres.

Bom ai que reside minha dúvida. A integração em tese, pelo que entendi, protege a cultura da assimilação e faz com que a cultura integrada da sua nação fique “puta” e receba uma penalidade de -5.0% de felicidade global, para cada cultura integrada.

No fim eu não sei se é uma coisa boa ou não integrar uma cultura para ganhar pops civis e consequentemente soldados nas levas.

Outra dúvida é se eu consigo continuar assimilando uma cultura integrada?

Ou seja, estou com muitas dúvidas sobre estas questões da integração vs assimilação no game.

Não sei se mudou algo nesta versão 2.0, pois não joguei as anteriores.

Se souberem sobre estas coisas eu agradeço qualquer luz, vlw.

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Então… Ainda não joguei o novo patch pra te dizer certo, MAS antes uma cultura integrada não seria assimilada. Digamos assim, sua cultura primária é Romana, culturas integradas seriam culturas “secundárias” dentro do Império, assimilar significa que novos pops se tornariam romanos, por ser sua cultura primária. A principal vantagem de integrar seria que essa cultura vai continuar crescendo dentro do seu imperio conforme novos pops nascem. Aliás, cada cultura integrada dava penalidade de felicidade na cultura primária.
ERA assim, ao menos… Paradox anda numas de mudar MTA coisa nos jogos em cada patch/expansão, tenho que tirar um tempo pra jogar pra ver certo o q mudou :thinking:

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Sei que já passou certo tempo, mas vou responder mesmo assim :sweat_smile:.
Bom, quando quiser integrar uma cultura, integre somente até cidadão, pois já lhe dará bônus de pesquisa e mais soldados pro exército, mas tome bastante cuidado, pois além de diminuir a felicidade de sua cultura principal, a integração diminui a quantidade de pontos de pesquisa que você receberá, pois não somente cidadãos serão integrados, mas, na cultura que você integrou, haverá muitos slaves e tribesmans. Então tome bastante cuidado com isso, pode arruinar seu jogo quando você perceber que os bárbaros tem tecnologia militar bem maior que a sua :sweat_smile: .

A dica que dou, é, assimilar culturas grandes de nações não tão próximas a sua, por exemplo, com Roma, integrar Cárthago, além disso, com Roma você provavelmente não vai precisar sair integrando desesperadamente em busca de mais soldados, provavelmente você vai conseguir assimilá-los antes que fique em necessidade de mais tropas (afinal, é Roma, o bônus de disciplina pra infantaria pesada é imenso…).

Quanto a última dúvida, você pode notar uma leve assimilação em poucas províncias de uma cultura integrada, mas isso é porque lá haviam outras culturas além da sua integrada, então a dica de ouro é:

Se está jogando com uma nação pequena, (por exemplo, tentar unificar a Britania com alguma tribo pequena) e precise se expandir logo, primeiro espero alguns anos pra ter cidadãos suficientes pra ter uma pesquisa decente, depois conquiste e integre as culturas vizinhas, quando continuar se expandindo e encontrar uma cultura maior, integre ela e desintegre as culturas menores que você integrou no início, depois disso, se quiser, é só esperar alguns anos pra assimilar as culturas menores dentro do território.

Com isso, terá um bom contingente militar, e uma tecnologia militar maior do que as grandes potências.

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Joguei uma campanha de Epirus no patch novo, o jogo está muito muito muito melhor do que no lançamento.

Eu ainda tenho um problema com ele: a maioria das coisas no jogo não é balanceada para o quão curta a campanha é.

A maioria das construções são simplesmente inúteis porque o jogo acaba antes delas conseguirem valer o investimento inicial, por exemplo. Maioria das tecnologias também.

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Esse é um mal meio q geral… EU4 tbem, depois de 1700 pouco vale a pena algumas construções… CK2/3 idem…

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Sim, mas no Imperator acho que é mais apertado ainda o tempo em que elas compensam.

CK2 acho que até que não sofre tanto disso se você começar no startpoint de Old Gods ou Charlesmagne, já que aí a campanha é meio que absurdamente gigante, mas é.

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Pessoal brigadão pelas dicas e respostas. Consegui jogar de boas com Roma e entender estas questões todas. Bem como vcs falaram. No caso com Roma, vale muito mais apena somente assimilar mesmo, como Roma possui condições de ter exércitos, grana, cidadãos, fica bem fácil upar conversão cultural e assimilação nas tecnologias e construir templo, mercado, biblioteca e teatro que acabam dando um boost enorme na conversão e assimilação. Lembrando que primeiro vc foca na conversão, pois tem uma penalidade de 20% ao tentar assimilar um POP de religião diversa.

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