Atenção a análise abaixo vem do portal nerdspot.com.br/
Life is Feudal é o novo Ultima Online?
Achei! Pelo menos eu acho que achei. Sendo um fanboy assumido de Ultima Online, o primeiro e melhor MMO de todos os tempos – lá vem pedrada! – venho procurando uma forma de reviver aqueles gloriosos momentos. World of Warcraft e os outros que seguem esta mesma linha são muito amarrados. Ou o combate é muito fácil e monótono (auto-target sux), ou não tem um bom endgame, ou não é muito imersivo. Um jogo como Ultima Online, onde a comunidade faz o jogo (principalmente nos free shards), até hoje não apareceu. Quer dizer, até outro dia. Outra luz no final desse infinito túnel apareceu. E o nome do jogo não é dos melhores: Life is Feudal, ou LiF.
Life is Feudal é um jogo que entrou alguns dias atrás no Steam para ser comprado como Acesso Antecipado pois ainda está no Alpha, e a primeira coisa que assusta é o preço: R$72,99. Para um jogo que não está nem perto de estar pronto e precisando de público para aparecer no mundo, um preço bem salgado. Você olha para um lado e vê DayZ, um dos maiores sucessos da Steam nos últimos tempos, e Rust, do aclamado Garry Newman, mais baratos. Então por que comprar LiF? O que ele tem de diferente, de inovador, de atrativo?
O jogo pode ser considerado um MMO Sandbox. O que é isso? Exatamente o que Ultima Online era! Um jogo multiplayer massivo e com a liberdade que o jogador precisa para fazer o que deseja. Quem jogou UO e começa a jogar LiF consegue perceber instantaneamente as semelhanças e diferenças.
As três grandes diferença: os gráficos, a ambientação e os NPCs
Life is Feudal é totalmente 3D, podendo ser jogado na primeira ou terceira pessoa. Por estar em alpha, os gráficos são impressionantes. Comparando com o início de Rust, LiF está anos luz na frente. Ultima Online era bem limitado na época, e não tem como você fazer um jogo atualmente com aqueles gráficos.
UO era um MMORPG clássico, com magias, criaturas fantásticas e raças místicas. LiF se passa após a era Romana e logo antes da descoberta da pólvora. Não existem, elfos, orcs ou dragões. Apenas seres humanos, animais selvagens e a natureza.
Cidades protegidas por guardas? Não! Pelo menos nada que já vem no jogo. Em Life is Feudal você monta sua cidade, sua muralha, sua organização política e sua hierarquia.
E o que um jogo tem a ver com o outro? Todo o resto!
A morte. Morrer em Ultima Online era um problema sério. Além de você, obviamente, morrer, você perdia tudo que estava carregando (incluindo sua cabeça). No Life is Feudal a ideia é a mesma. Você precisa pensar antes de sair vagando pelo mundo com seus preciosos itens.
Minha casa, minha vida. Dentro dos seus aposentos você é o rei e pode cuidar do que é seu e ter paz. E você e seus amigos podem inclusive criar uma vila, proteger com muros e virar uma cidade, que tal? Não é tão simples quanto o UO, onde você simplesmente colocava a casa. Você precisa limpar e nivelar o terreno antes, depois conseguir os materiais e montar sua tenda, sua mansão ou seu castelo. Ah, e você pode também cavar e morar numa caverna, que tal?
O que é um guerreiro sem uma boa espada? As profissões são provavelmente mais importantes do que suas habilidades de combate. As cinco árvores de talentos deixam o jogo bem mais interessante, e você pode ser desde um alfaiate ou cozinheiro até um construtor de máquinas de guerra ou um alquimista.
E o RPG? Sim! Você tem atributos e habilidades que sobem de acordo com o seu trabalho. Quanto mais você usa uma habilidade física, mais sua força, constituição e habilidade crescem. Quanto mais você usa sua mente, seu conhecimento e inteligência aumentam. E juntos dos atributos principais crescem as habilidades. Tudo com seu limite, pois ninguém é perfeito.
“Como assim ninguém é perfeito? No UO eu podia ser tudo!” Tá, verdade, aqui você também pode, pois cada servidor é configurado da forma que o criador desejar. Você pode fazer um servidor onde as habilidade e atributos são mais facilmente aumentados e pode tirar o limite máximo deles. A aí está a beleza do Ultima Online de volta em Life is Feudal. Cada servidor é um mundo diferente, personalizado pelos criadores e pelos jogadores.
E cadê o PvP? Eu quero é o fight louco!
Pelo pouco que joguei do Alpha, o PvP é o que está menos avançado. A ideia é muito boa e deixa o jogo bem realista, mas ainda não está muito bem implementada. Você tem uma barra de vida e outra de consciência, ou seja, podem derrubar você e não te matar. Você também tem uma barra de fadiga e outra de corrida. Acabou a fadiga, não pode mais correr!
Os ataques são feitos com movimentos do mouse. A arma vai atacar na direção em que você arrastar o cursor e atingir exatamente a parte do corpo que atingir. Você pode, por exemplo, mirar no braço ou na perna para estrategicamente desabilitar seu oponente.
No papel tudo é lindo, e na prática?
Na prática o jogo está em Alpha e toda a parte de profissões está bem avançada, porém a parte de combate ainda é bem fraca. Basicamente comprando o jogo agora você estará apostando em um sonho e investindo no que pode vir a ser o próximo sucesso nesse mundo lotado de MMOs e Sandboxes. Se você não se importa muito com bugs, tem paciência de ver as coisas evoluírem com o tempo e tem dinheiro suficiente para comprar, eu recomendo. Se fosse um pouco mais barato eu diria, compre agora! Mas R$ 72,99 para um jogo nesse estágio é um pouco demais, ainda.
Site oficial: lifeisfeudal.com/
Fonte: nerdspot.com.br/2014/games/p … ma-online/
Sugestão de leitura: nerdspot.com.br/2014/games/p … -your-own/
nerdspot.com.br/2014/games/p … -your-own/
[BBvideo 560,350]http://www.youtube.com/watch?v=cMzMLo0hQ_c[/BBvideo]