Olá pessoal! Hoje to aqui pra mais um dia noob meu. Os mongois tam me enchendo o saco de tanto invadir meus territorios. eles tam com um exercito imenso(full stack) e dois iguaizinhos no meu territorio. eu não sei como mais meu papa(cardeal) foi recentemente promovido a papa e ai tentei chamar uma cruzada em uma cidades mais avançadas dos mongois mais ninguem ta indo pra lá!!!
quero saber como risco do mapa de vez esse malditos mongois e invadir as … (vcs sabem aonde eu vou né, ).
E mais uma coisa, tenho um problema com os estados papais… quais são as vantagens de ser eleito um papa(minha civilização).
Bom, quando eu enfrentava os Mongóis, oq eu fazia era deixar as tropas deles penetrarem em meu território… atacar exércitos deles desgarrados, forçar batalhas defensivas em minhas muralhas e etc… vender caro cada derrota e tentar ao máximo vencer. O objetivo é desgastar eles… no início, quando vem o evento das invasões Mongóis, eles vem como uma horda, então oq vc tem que fazer é desgastar esta horda.
Utilize bastante espiões e assassinos. Com os espiões vc segue de perto os movimentos deles, procurando tropas desgarradas para atacar. Com os assassinos vc elimina os generais deles…
Se vc conseguir uma taxa de crescimento de força maior do que o desgaste da força deles, com o tempo vc vira o jogo e passa ao ataque dentro do território deles e captura seus enclaves.
Uma boa é tentar segurar eles nas pontes e rios sempre em batalhas defensivas, como ja dito acima no inicio é fogo tentar para eles pq seus exercitos são enormes, força eles a sempre atacarem suas cidades, na defesa em bem mais facil de conte-los dai é so começar a expurgar o resto dos exercitos dele pra fora de seu territorio e partir pra dominção.
Como foi dito, tem que segurar em batalhas defensivas, ou levar para pontes ou para defender uma cidade. Atacar os mongóis antes de enfraquece-los é quase sempre suicídio, pois as unidades mongóis geralmente são muito rápidas e tem muita cavalaria leve arqueira, chatas pra cacete.
Olha a melhor dica de todas…
Se defender em cidades, mas vamos para a explicação…
Provavelmente praticamente todos os stacks dos mongois tem armas de cerco, portanto não é bacana investir muito em arqueiros, pois nas muralhas vc corre o risco deles derrubarem elas e no chão iriam ajudar mais se fosse infantaria… Essa é minha opinião;
Caso não possuam armas de cerco, fassa com que os arqueiros atirem flechas com fogo nos arietes, para eles terem que invadir as muralhas, pq simplesmente a cavalaria mongol é muito boa, portanto se eles não derrubarem os portões para invadir com a cavalaria o ultimo metodo é invadir as muralhas, mas caso eles tiverem uns 10 arietes, use os arqueiros para fazer com que eles percam bastante numero de soldados e use formações defensivas nas entradas das muralhas as famosas U ou V, caso eles possuam armas de cerco, utilize estas formações dentro das ruas da cidade para que vc não perca unidades com tiros de canhão xP. Normalmente se vc tiver uma infantaria boa e utilizar as taticas de U e V, vc consegue derrotar um full stack dele, de certo modo até com facilidade, pois a infantaria dele é fraca e as cavalarias não funcionam muito bem contra essas formações…
Caso vc queira barrar os fulls stacks fora das cidades oq eu indico é se defender em pontes, fazer as formações de U e V do seu lado da ponte, ter no minimo duas armas de cerco boas e com experiencia e ficar na defensiva esperando eles atacarem, as armas de cerco tem um papel muito importante aqui, o primeiro objetivo delas é destruir as armas de cerco dos mongois, pois como a sua formação é uma formação que não deixa muito espaço, quando eles acertarem um projetil vc terá perdas significantes, portanto pega seus canhões e manda atirar no deles, depois que destruir os canhões deles, mandar atirar nas tropas que estão entrando na ponte ou que estão recuando para que não voltem;
Pelo jeito eu sou o único aqui que encarava um ataque aos mongóis. Saudades das tretas 6mil homens vs 6mil homens.
Mas enfim… vou colar aqui o que falei em outro post
A única vez que eu ganhei(quando digo ganhar é não perder quase nenhuma batalha) dos mongóis, em campo aberto, foi com uma campanha com o Egito, serve também com outras nações que tenham boas unidades de arqueiros montados(Polonia, Hungria, Turquia, Russia). Basicamente usava lanceiros+cavalaria e os arqueiros montados(peça chave). Envia os arqueiros montados na frente, a ideia é fazer eles se dividirem, já que vão tentar sem sucesso atacar você, vale lembrar que vc tem que conter os arqueiros montados deles também, então sempre tenha um maior numero dessas unidades. Quando chegarem perto, use os lanceiros e ataque as cavalarias e principalmente o general, do contrário os malditos vão lutar até o ultimo homem. E com a cavalaria você vai dando investidas. Essa é a tática que eu usei pra ganhar e ainda uso, e tem que ter paciência também.
Geralmente com o passar do tempo, a horda mongol acaba aderindo a alguma Jihad(que eles geralmente vencem), com isso eles se transformam em uma facção.
Eu uso a seguinte estratégia:
Deixo os mongóis crescerem um pouco como facção. Eles invadem e subjugam Turquia ou Egito.
Com o crescimento do território, eles começam a espalhar as tropas.
A partir daí, começo a fazer ataques ao melhor estilo viking. Chego por mar, ataco e saqueio totalmente a cidade (saquear totalmente = saquear após o ataque e destruir as construções possíveis em troca de dinheiro). No mesmo turno que tomo a cidade, começo o caminho de volta para o mar. Deixo a cidade sem guarnição, e com os impostos no máximo. Com sorte os rebeldes dominarão a cidade, e para retomá-la os mongóis perderão mais algumas unidades.
Batalhas defensivas são uma boa estratégia, como já foi citado no tópico. Atacar mongóis em uma planície é extremamente desaconselhável, mesmo que vença a batalha você perderá grande parte de sua tropa. Arqueiros em montanhas são uteis, mas em campo aberto contra mongóis, praticamente inúteis.
Eu costumo jogar com até 70% de cavalaria em um stack, e divido essa cavalaria nos flancos(flancos bem abertos), mais ou menos assim:
Os arqueiros montados mongóis não são muito resistentes a cargas, um ataque de cavalaria de duas frentes gera uma confusão nas tropas deles… Aí basta fazer pequenas cargas durante o combate.
Obs: este não é um “tratado” sobre mongóis, apenas minhas impressões pessoais.
eu meto longbow quero ver mongol aguentar…
mas serio agr…só você usar as estacas dos longbow,colocar infantaria mega pesada nos espaços das estacas,e como eles só tem archers,a inf vai aguentar,e se cargarem as estacas derrubam,tirando isso os long faz o serviço sujo '-
Se você jogar com Bizantinos dá um rala bom. Eles também tem uma ótima cavalaria de arqueiros pra enfrentar os Mongóis de igual pra igual. Deu até vontade de jogar com eles agora.