Capitulo 2 - Rebeldes, Hereges e Traidores
Um dia muito frio, a neve caía sobre os telhados das casas em Paris, poucas pessoas saíam as ruas, o silêncio só era quebrado pelo casco dos cavalos e o som dos soldados marchando pelas ruas da cidade, o príncipe havia chegado, alguns o olhavam pela janela, outros saíam as ruas para ver sua comitiva, 80 cavaleiros, 240 lanceiros e soldados de infantaria comuns. Louis seguiu direto para o palácio real e começou a trabalhar imediatamente, reuniu o conselho de seu pai a sua volta e começou a analisar a situação das outras regiões do reino.
“Como todos devem saber, meu pai está em guerra, lutando contra os rebeldes do leste da frança e o reino está temporariamente sob minha administração até seu retorno, sei dos planos de meu pai para reconstruir o império do nosso ancestral, Carlos Magno, e se ele não conseguir isso em vida, farei o que puder para realizar seu sonho e trazer glória para todo o povo francês, estive observando os mapas da nossa região e tenho observado que as terras ao oeste não estão sob nossa jurisdição, planejo mudar isso já.”
Alain, o conselheiro mais estimado de seu pai se aproximou
- Meu senhor, as terras do oeste foram dadas aos gascões e borgonheses a muitos anos, eles não nos fizeram mal, não acho que deveríamos agredir a eles sem necessidade.
O rosto de Louis mudou de forma imediatamente
-
Por acaso esqueceste a quem estas terras pertencem realmente e quais os planos de grandeza do nosso povo? Ainda serves ao meu pai Alain?
-
Sim majestade, mas não acho que seria prudente agirmos de tal forma tão desonrada.
-
Não agiremos com desonra, ofereceremos a chance deles se unirem a nós voluntariamente, se o fizerem, nenhuma gota de sangue será derramada, caso neguem, não tenho outra opção, temos que mostrar que somos um reino forte, como espera que ganhemos o respeito dos Ingleses ou dos espanhóis e até mesmo dos germânicos se não conseguimos unir nosso próprio povo? Ordene imediatamente que os soberanos de Toulouse e Angers devem mobilizar suas forças imediatamente, não posso deixar Paris, tenho que assumir o lugar de meu pai. Este conselho está dissolvido.

-
Martell!!! gritou Louis para o mestre da moeda antes dele se retirar, tenho notado q nossas colheitas não tem rendido o suficiente, quero que mova todos os florins disponíveis para a melhoria de nossas fazendas por todo o país.
-
Será feito meu rei.
Os dias passam, os lordes começam a mobilizar suas forças e se aproximar das cidades livres, enquanto isso, um mensageiro chega a Paris e se dirige diretamente a presença do príncipe.
Ele se ajoelha perante ele com grande entusiasmo
-
Meu príncipe trago grandes notícias!
-
Fale homem, o que traz de tão bom e importante para mim?
-
Os rebeldes… eles caíram um por um sob o fio das espadas dos homens de seu pai, Dijon agora é parte do Reino da França, unimos o Oeste! Seu pai nomeou um governador local, já está retornando para Paris, é provável que você seja indicado para governar Angiers. Parabéns meu Príncipe.
-
belas notícias, Paris estará em festa hoje.
Mas mal o príncipe termina de falar e um homem idoso com vestes brancas, tudo indica que ele é um membro do clero, e as chaves de São Pedro desenhadas em suas vestes não dizem outra coisa se não isso, é um mensageiro papal.
Louis o observa curioso, o homem tem um aspecto sério, não aparenta estar feliz
-
A que devo a honra de um emissário de vossa santidade nos visitar?
-
Vossa santidade recebeu relatos de que existe muita heresia em suas terras, ele ordenou que a inquisição faça o que for preciso para restaurar a ordem!
Louis pareceu assustado
-
HEREGES? ONDE? COMO ISSO É POSSÍVEL? NOSSO POVO É MUITO DEVOTO A LEI DE DEUS, NÃO PRECISAMOS DA INQUISIÇÃO AQUI, DÊ UM TEMPO A NÓS, IREMOS RESOLVER ISSO!
-
Desculpe majestade, mas não vim aqui negociar, apenas trazer a mensagem do santo padre, não tenho nenhum poder para mudar isso. está decidido
Louis ficou paralisado enquanto observava aquele clérigo se retirar, ele já tinha ouvido falar muito sobre a inquisição, mas nunca viu seus métodos pessoalmente, ele sabia o que significava tudo aquilo, morte e perseguição de muitas pessoas, inclusive muitos inocentes.

Em poucos dias os relatos de pessoas sendo queimadas na fogueira chegaram a Paris, inclusive alguns padres locais, mulheres acusadas de bruxaria, Louis não sabia o que fazer.
No oeste os rebeldes estavam cercados mas não se rendiam, relatos de exércitos milaneses na fronteira assustavam alguns vassalos seus, seu pai não havia chegado ainda como contornar esse tempo de crise para seu povo? O que fazer?
Louis observou Paris a noite enquanto via tochas sendo acesas para iluminação e seu povo seguindo com suas vidas e se perguntava se conseguiria protege-los desse tempo sombrio que caia sobre eles, ele olhou para cima e disse:
Que Deus nos ajude!