Boa tarde.
Pô, comecei a jogar o Medieval II - Total War e não sei basicamente nada do jogo. Assisti uns vídeos no Youtube e deu para entender um pouco a mecânica e como deve se comportar na hora de administrar os recursos, mas infelizmente tive um sério problema na hora das batalhas.
Comecei a jogar, literalmente, hoje. Instalei o jogo, os patchs e fui me aventurar em uma campanha com os espanhóis. Com base no vídeo fiz as minhas primeiras jogadas, movimentei os meus agentes, entendi que colocar um padre ali no território dos mouros dá uma certa tensão, tratei de fazer uma aliança e casar uma das minhas princesas com alguém de Portugal e busquei também fazer uma aliança (militar e econômica) com os franceses. Deixei os príncipes/generais/rei (não lembro ao certo quem) dentro da capital e do único castelo ali, aumentei os impostos da capital (pois ainda estavam felizes e a porcentagem estava acima de 100% - Entendi isso no vídeo, que poderia aumentar sempre que estivesse acima de 100%, pois você conseguiria sempre um lucro maior). Passando alguns turnos, consegui as alianças, firmei a minha economia como a mais forte (até agora), manejei algumas tropas e, mesmo antes de chegar a missão, já estava pensando em conquistar Valência. A primeira tentativa foi falha, tinha poucos homens e em um dia de cerco o pessoal decidiu entrar em batalha e eu recuei, recrutei alguns homens no castelo e depois de mais alguns turnos e agora com a missão, decidi tentar novamente… Dessa vez durou os 7 turnos de cerco e consegui reduzir (por causa disso, eu acho) bastante o número de homens dos rebeldes, mas! Na hora que iniciou a batalha, fiquei perdido…
No vídeo que eu vi, antes de iniciar a batalha… Existia uma área pra você organizar o seu exército, etc. Mas nessa não, já foram saindo da cidade e eu tive que me virar para controlar o meu exército (que por sinal, foi mal pra cacete!), mas enfim… Não sei nada sobre batalhas, perdi uns 200 homens de 500 contra uns 250 homens dos rebeldes. Agora Valência está dominada, optei por só ocupar a cidade, pois eles estavam felizes e a recompensa da missão era razoável (eu entendi no vídeo também que existe algumas regras para aquelas três opções lá, optei pela menos invasiva), mas! Foi um massacre dos rebeldes, se eu soubesse os comandos, conhecesse as minhas unidades, etc. Acho que eu conseguiria reduzir as baixas e teria dominado a cidade mais rápido.
Enfim, existe alguns tutoriais que ensinam as estratégias/táticas/comandos básicos tanto para as batalhas quanto para a administração dos recursos/cidades/castelos/agentes?
Abraços!