[M2TW] Dicas para Batalhas

Boa tarde.

Pô, comecei a jogar o Medieval II - Total War e não sei basicamente nada do jogo. Assisti uns vídeos no Youtube e deu para entender um pouco a mecânica e como deve se comportar na hora de administrar os recursos, mas infelizmente tive um sério problema na hora das batalhas.

Comecei a jogar, literalmente, hoje. Instalei o jogo, os patchs e fui me aventurar em uma campanha com os espanhóis. Com base no vídeo fiz as minhas primeiras jogadas, movimentei os meus agentes, entendi que colocar um padre ali no território dos mouros dá uma certa tensão, tratei de fazer uma aliança e casar uma das minhas princesas com alguém de Portugal e busquei também fazer uma aliança (militar e econômica) com os franceses. Deixei os príncipes/generais/rei (não lembro ao certo quem) dentro da capital e do único castelo ali, aumentei os impostos da capital (pois ainda estavam felizes e a porcentagem estava acima de 100% - Entendi isso no vídeo, que poderia aumentar sempre que estivesse acima de 100%, pois você conseguiria sempre um lucro maior). Passando alguns turnos, consegui as alianças, firmei a minha economia como a mais forte (até agora), manejei algumas tropas e, mesmo antes de chegar a missão, já estava pensando em conquistar Valência. A primeira tentativa foi falha, tinha poucos homens e em um dia de cerco o pessoal decidiu entrar em batalha e eu recuei, recrutei alguns homens no castelo e depois de mais alguns turnos e agora com a missão, decidi tentar novamente… Dessa vez durou os 7 turnos de cerco e consegui reduzir (por causa disso, eu acho) bastante o número de homens dos rebeldes, mas! Na hora que iniciou a batalha, fiquei perdido…

No vídeo que eu vi, antes de iniciar a batalha… Existia uma área pra você organizar o seu exército, etc. Mas nessa não, já foram saindo da cidade e eu tive que me virar para controlar o meu exército (que por sinal, foi mal pra cacete!), mas enfim… Não sei nada sobre batalhas, perdi uns 200 homens de 500 contra uns 250 homens dos rebeldes. Agora Valência está dominada, optei por só ocupar a cidade, pois eles estavam felizes e a recompensa da missão era razoável (eu entendi no vídeo também que existe algumas regras para aquelas três opções lá, optei pela menos invasiva), mas! Foi um massacre dos rebeldes, se eu soubesse os comandos, conhecesse as minhas unidades, etc. Acho que eu conseguiria reduzir as baixas e teria dominado a cidade mais rápido.

Enfim, existe alguns tutoriais que ensinam as estratégias/táticas/comandos básicos tanto para as batalhas quanto para a administração dos recursos/cidades/castelos/agentes?

Abraços!

Deve ter… mas como sitiados eles lançaram um ataque surpresa,então não tem como você organizar as tropas antes, indico que pause o jogo,de as ordens e espere…

É por aí o q o Allan falou mesmo, vc só pode organizar quando vc ataca ou em campo aberto, em contra-ataque de cerco ou ataque surpresa não pode. Quanto às batalhas, não tem mto o q falar q ñ foi falado nas dicas já: arqueiros, infantaria forte pra agüentar até conseguir cercar, lanceiros contra cavalaria, dar charge com a cavalaria nos flancos ou retaguarda dos adversários (e nunca mandá-la contra lanceiros)… vai pausando a batalha q fica mais fácil d entender. eu mesmo entendo bem os TW, a mecânica, a economia, mas nas batalhas sou um zero à esquerda xD Tem q ir treinando q se acostuma
Sobre a economia, aconselhor ler as dicas q o pessoal posta, pq pode variar d jogo pra jogo, eu particularmente gosto d fazer logo fazendas e estradas (conforme a economia permite, claro) e ir recrutando aos poucos pra não sobrecarregar a economia, e então ir construindo outros edifícios q permitam melhorar a ordem e recrutar unidades melhores.
Qualquer coisa, prende o grito q a gnt ajuda na medida do possível!
(Ah, e bem-vindo ao GSB, amigo!)

eu sou mais nordico aehaueh… faço tropa conquisto a merda toda,e com saques fico rico…simples auhaehuaee

As tropas iniciais da Espanha não são das melhores na minha opinião. Tem muita tropa skirmish e pouca infantaria boa. A situação inicial da Polônia é mais ou menos parecida no quesito tropas eu acho, eu comentei uma campanha inteira com a Polônia no youtube totalmente em português e você pode conferir aqui (talvez te ajude bastante): http://www.youtube.com/playlist?list=PLfjx_qwEK16Q6SwFcpZo2kxUTMEIDtXex

Mas eu recomendo você sempre juntar uma boa força pra atacar, recrute bastante e expanda rápido, porque senão a economia não vai aguentar o peso das tropas. Ainda mais que você não tem muita noção de batalhas, um exército pequeno pode ter um efeito devastador. Procure usar a sua infantaria pra segurar as tropas e a cavalaria arqueira pra minar, perturbar e atrair o inimigo pra longe das suas linhas principais. Com o tempo você vai treinar tropas mais fortes como Dismounted Feudal Knights e Feudal Knights e os seus problemas irão diminuir, pois tropas como essas são mais pesadas e aguentam mais o combate.

Mas por enquanto faça isso, use a cavalaria leve que você tem pra atrair o inimigo pra longe e ir minando ele enquanto ele estiver perto.

Lembre-se sempre que a melhor forma de aprender é lutando. Mesmo que perca vá em frente, as derrotas ensinam muitas lições. Jogar Custom Battles podem te ajudar bastante também.

Eu acho que cavalaria arqueira pra quem não tem muita experiencia atrapalha…a cavalaria pesada inicial é suficiente para vencer lutas…

HAHAHAHAHAHA! É uma boa ideia.

Valeu pelos conselhos, joguei algumas horas aqui, estou no turno 50. Consegui conquistar a capital dos mouros (Córdova) e um castelo ali perto, Granada se não me engano. Estagnei na economia, meus recursos já não rendem o suficiente para me dar um bom lucro (Acho que a mudança de Valência para vila foi ruim), mas consegui fortalecer a minha capital e meu exército. Estou com um bom exército em Córdova e estou começando a pensar em um ataque na capital portuguesa.

Eles estão com um diplomata em Córdova que não faz nada, só fica fazendo a reverência, mas não aparece nenhum pergaminho… Tem alguma coisa aí?
Fiz uma aliança com a Inglaterra e com isso fortaleci as relações deles com a França (Minha única aliada até então, pois Portugal aliou-se aos mouros e depois que eu conquistei Granada eles ficaram meio hostis). Estou pensando em capturar a capital portuguesa, pois eles enviaram uma manada de exército para ali perto da França, não sei porque, mas passaram pelo meu território e eu vi.

Bom o único problema que eu estou agora é com a minha economia, não sei o que fazer, realmente estagnou. As minhas cidades estão bem protegidas, com um número considerável de exércitos. Sei lá, não sei o que fazer agora, passei 10 turnos sem construir nada ou fazer exércitos, só buscando algumas alianças ali por perto com meus diplomatas.

Conquista lisboa e extermina a população…da um lucro bacana,va no cairo quando tiver crusada e extermine todos… assim você evita revolta (ja q todos estarão mortos) e ganha dinheiro…só jogo assim kkkkk

Pô, valeu aí Matheus. Vou dar uma olhada nos vídeos.

Bom, não tenho muita noção dos exércitos ainda, mas a Espanha deixou a desejar (na minha humilde opinião), foquei na cavalaria pesada e na cavalaria arqueira. Recrutei algumas daquelas tropas que são de longo alcance, mas… Sei lá, ainda sofri pra conquistar Lisboa (usei estás tropas que eu mencionei aí, como eu não esperei os turnos do cerco e sabia quantos homens eles tinham acabou sendo mais fácil - Derrubei os portões, eles foram para a praça principal, aí ataquei com as tropas de longo alcance pela frente e espremi-os com as tropas de cavalaria pelas laterais), apesar de estarem com poucos homens (cerca de 150 ou menos). Enfim, dominei Lisboa, exterminei a população, a minha economia voltou ao normal, investi nas produções (agricultura) e nas construções para melhorar a distribuição dos bens comerciáveis. Mas agora eles estão a atacar Valência (Esta passou por uma epidemia lá que devastou boa parte da população, não sabia como controlar, aí fui ler as construções e achei uma lá que aumentava a saúde pública, acabei conseguindo controlar), fizeram o cerco e eu quero contra-atacar. Como faz?

Felizmente, Valência está bem protegida tem um bom exército, estava planejando tomar Saragoça e depois Pamplona.

Abraços e valeu pelas dicas!

Essa da economia estagnar também aconteceu comigo. Eu estava feliz com a França até que, meu income de ~4000 florines por turno caiu pra ~500. Alguns turnos mais tarde (uns 15 ou 20) dominei uma cidade espanhola e a economia voltou aos 4k por turno.
Pra contra atacar um cerco, é só selecionar o exército de dentro da cidade e mandar eles atacarem o exército sitiante. :wink:

Você tá no caminho certo pra controlar a economia. Pra avançar nela é só construir mercados, rodovias, portos, hospedarias, bordéis, aumentar as taxas das cidades, mandar seu diplomata fazer trade rights com todos, coisas assim. Lembre-se também que o exército pesa na economia! Quanto mais tropas você tiver, mais você vai pagar pra mantê-lo e isso faz a sua economia cair. A melhor fórmula pra driblar isso é seguir conquistando. E sempre se lembre: Cidades dão mais dinheiro que Castelos.

Percebi também que você fez muitas alianças. Conselho: Não confie nos aliados no Medieval 2, eles traem demais. Faça alianças, mas sempre fique com um pé atrás.

Exatamente, faça isso que combaterá o cerco antes do inimigo assaltar a cidade.

Percebi isso, consegui evoluir um castelo para fortaleza e recrutei algumas outras tropas melhores e senti o peso na economia.
Depois que conquistei Lisboa consegui ter uma renda de 3,5k por turno, consegui evoluir a agricultura, a extração, os portos e as estradas asfaltadas, mas agora recrutei mais exércitos para conquistar Saragoça e a renda caiu consideravelmente.

Fiz muitas alianças! HAHAHAHAHAHA! Então, entendi só agora que os acordos comerciais são os que mais interessam, pensei que casar o pessoal e firmar uma boa aliança seria mais interessante, mas! A aliança com Portugal já era, agora a França pediu para que eu ajudasse na guerra contra a Inglaterra, aceitei. E chegaram os mongóis, devo me preocupar? :stuck_out_tongue:

Ah! Consegui resolver o problema do cerco, eram poucos homens que eles tinham… Acho que estavam querendo enfraquecer a minha cidade para depois atacarem com um exército maior que está rondando por ali.

Vamos ver onde vai dar, tô aprendendo aí nas batalhas, perdendo homens pra caramba! Mas tá dando pra entender. Só fico meio desesperado e esqueço de pausar para arrumar tudo. Pegando os comandos no teclado também facilita, né?

Abraços!

Se o HRE tiver forte os mongois não vao chegar em vc,caso ele esteja diga adeus a sua campanha aehuaehua… zoa… mas se eles chegarem na iberia ta ferrado…
Aliança não serve mesmo…tu tem de jogar sozinho…só tratado comercial que ajuda (aliança com o papa é bom,ele excomunga que tem ataca ahuhuaea)

Calma, acho que não é pra tanto. Nas minhas campanhas os Mongóis nunca nem chegaram no HRE.

E sim, pegar os atalhos no teclado facilita bastante. E, na minha opinião, quanto menos você pausar melhor porque vai aprender a pensar rápido. Eu posso contar nos dedos as vezes que pausei desde que comecei a jogar. Mas isso vai de cada um.

Huehuehue…nas minhas eles varrem a europa,sorte que como jogo de inglaterra eles não atravessam o mar… mas claro…teve casos que eles só tomaram partes da russia…mas a maioria dominam tudo

Agora fodeu tudo, consegui conquistar Pamplona dos portugueses, mas eles possuem um grande exército na capital e é impossível conquistá-la sem antes eu conseguir um grande exército. Recrutei algumas tropas para fortalecer a minha capital, pois previ (o que está acontecendo no momento) que eles iam tentar tomá-la, minha economia arruinou, fiquei com saldo negativo e agora está tendo motins em Córdova e Lisboa. Acho que estou a beira do colapso, a minha solução foi atacar a capital dos mouros, que está desprotegida, para eu conseguir algum lucro para os próximos turnos.

O exército português ainda não atacou, mas caminha em direção a minha capital, questão de tempo para eles chegarem. Perdi o controle econômico e está difícil agora.

Abraços!

Parta numa missão suicida contra os portugueses, nem q perca a batalha vai enfraquecer o exército deles e, com a “queda” na quantidade das suas tropas a economia vai dar uma aliviada.

HAHAHAHAHAHA! Foi exatamente o que eu fiz. Eles recuaram e voltaram para a capital deles, a qual agora está tomada. Acho que não existe mais nenhuma cidade/castelo controlada por Portugal no mapa, eles estavam em guerra com a Sicília e eu acho que perderam um território (ilha) por ali. Enfim, consegui agora estabilizar a economia, estou tendo uma renda de 2k por turno, o que está me incomodando é que não consigo controlar a população de Córdova, Lisboa e da minha capital, há muita população.

Conquistei uma cidade lá embaixo dos mouros, Marraquexe. As capitais estão muito desprotegidas e acabam sendo fáceis de serem conquistadas, isso é normal? Ou é por causa da dificuldade do jogo mesmo? Ah! Uma dúvida, as cogas servem exatamente para que? Só transporte de tropas e para atacar os portos? Existe uma unidade marítima para ataque?

Abraços!

É normal, a AI é bem burrinha pra defender cidades. A maioria delas vai estar desprotegida.

E você consegue atacar qualquer navio com qualquer navio, não importa se é cog ou um superior. Só que as batalhas navais são somente resolvidas automaticamente. Só foi a partir do Empire Total War que colocaram a opção de você lutar uma batalha naval no mapa, do mesmo jeito que se luta uma terrestre.

Ah sim, pensei que era por causa da dificuldade que dava essa facilidade, mas até que as capitais são bem defendidas.

Pô, fiquei feliz hoje (hahahahaha!).
Dominei uma cidade francesa (resolvi atacá-los) e então houve um contra-ataque francês, como eu tinha atacado e perdido algumas tropas e eles vieram com força total (400 homens, eu acho), eu fiquei receoso com o que poderia acontecer. Tinha cerca de 230 homens e consegui defender bem pra caramba a cidadela! Eu tinha muitos besteiros e algumas armas de cerco (elas não funcionam contra tropas, certo? Percebi isso só na hora que fui fazer essa batalha) e algumas tropas de cavalaria e cavaleiros mais sofisticados (não lembro o nome dessas tropas) e possuía também a tropa do meu rei (coloquei ele para expandir o império espanhol - nada mais justo), e consegui eliminar todos(!) as tropas francesas, perdi pouquíssimos homens, cerca de 50-60. Optei por esperá-los invadir e deu certo, eles arrebentaram o portão com as armas de cerco e então invadiram, mas os besteiros não deram sossego, eliminaram muitas tropas e a cavalaria colocada nas laterais do portão, assim que invadiram, varreram as tropas inimigas, depois retirei-as para lateral novamente e com lanceiros, cavaleiros e umas milícias espadachins defendi. Eles recuaram e depois foi só ir ajeitando a estratégia/tática para a batalha em campo. Foi legal, hahahahahaha!

Abraços!