[MOD] De Bello Mundi - DBM

Semana passada comecei a jogar esse mod pra Medieval 2, lançado esse mês de Julho (não é BETA). É realmente bem legal. Ele é ambientado na época Romana (começa no ano 513 AUC) e foi muito bem feito! Vou fazer minhas observações sobre o mod e mostrar alguns screenshots do meu jogo.

Campanha no Geral

O mod apresenta várias facções jogáveis: 27 no total, com os nomes no original! Abaixo tem um screenshot da tela de escolha das facções.

[center][/align]

Tô jogando com Roma até agora e gostei muito das opções apresentadas até agora! Há vários tipos de construções e é seguido o modelo do Medieval 2 na questão dos muros funcionarem para dar upgrades nas cidades. Os desenhos das construções foram tirados do bom e velho Rome Total War e o mapa (que vou falar mais detalhadamente mais abaixo) parece muito em muitas partes com o mapa do Rome. Às vezes me pego pensando que estou jogando o Rome ao jogar esse mod, o que acho bem legal já que pra mim o Rome é melhor jogo da série até agora.

Na questão unidades, os desenhos já são feitos pro próprio mod mesmo e as unidades também. Você encontra facilmente Hastatii, Principes e Triarii, mas também pode recrutar Roman Militia, por exemplo. Unidades novas foram adicionadas e também uma construção que permite você recrutar unidades locais. Posso recrutar Gauleses em Segesta, por exemplo.

O sistema de cruzadas, pelo menos com Roma foi mantido. O senado pode chamar uma Bellum pra você se juntar. Eu mesmo me juntei a uma contra Cartago. O sistema de Cardeais também foi mantido e de moral com o Papa. Mas a moral com o Papa virou “Senatorial Standing” e o Colégio de Cardeais virou “Collegium Pontificum”, como mostrado abaixo.

[center][/align]

Ainda não estou muito certo de como isso funciona, mas não acho que seja muito diferente do Medieval 2 Total War.

Também há vários scripts para a campanha que são decididos antes da tela da escolha da facção. Estou jogando com todos os scripts do mod ativados. Mas até agora a campanha não está muito difícil, ainda tenho que jogar mais pra descobrir o que cada script faz na prática (há uma descrição de cada um antes de você escolher a facção, mas deu preguiça de ler xD ).

O Mapa da Campanha

O mapa é bem bonito e detalhado. Como já disse, em alguns momentos parece que você está jogando o Rome Total War. Veja por si mesmo no mapa da Itália abaixo:

[center][/align]

Há cidades novas e regiões novas. Ele vai até a Índia! E o melhor é que há uma facção chamada Maurya Samrajya que É a Índia 100% jogável (você pode vê-la no screenshot abaixo). É a primeira vez que vejo isso em um mod dessa época.

[center][/align]

Os exércitos e navios no mapa também foram muito bem feitos. As cidades no mapa são bem ao estilo do Medieval 2 e a representação dos cercos também.

[center][/align]

Agora um ponto negativo do mapa é que ele é igual o da campanha das Américas. Começa com tudo preto e você tem que ir explorando cada parte dele pra ver o que tem.

Trilha Sonora

A trilha sonora do mod é ótima e empolgante! Principalmente na batalha. Os criadores tiveram a brilhante ideia de usar músicas de filmes e seriados. No mapa da campanha você pode ouvir músicas do filme Gladiator e a música de abertura da série Roma da HBO, por exemplo. Na tela dos detalhes da batalha toca mais uma música do Gladiador. É totalmente empolgante quando no meio da batalha toca aquela música épica do filme do Rei Arthur quando ele lutou a batalha final contra os Saxões! Identifiquei músicas do filme Tróia também. A melhor trilha sonora dos filmes mais épicos está presente nesse mod!

Batalhas

Batalhas são o principal aperitivo de um Total War. Esse mod não deixa a desejar. Batalhas ao estilo Medieval 2 com unidades bem feitas e cidades também. As cidades tem um visual muito bom e visualmente são bem espaçosas! Pena que é só visualmente. Infelizmente não se pode explorar todo o espaço delas e o caminho que as suas unidades podem percorrer é apenas onde as ruas estão, como no jogo normal. Às vezes isso decepciona um pouco, pois você não pode mover a sua unidade por aquele espaço perfeito para um flanqueamento, ficando limitado à rua.

[center][/align]

O ambiente das batalhas foi bem trabalhado também. É possível ver bem a vegetação, elevações do terreno e tudo mais. Em cima das muralhas o zoom desce bastante fazendo com que você veja a batalha de perto!

Abaixo posto uma pancada de screenshots da épica batalha que eu lutei pra tomar Cartago. Deu pra perceber que várias unidades tão bem mais fortes do que eram no Rome, como por exemplo a Poeni Infantry (que conseguiu derrotar uma unidade minha de Principes no mano a mano).

[center]

[/align]

Pontos Negativos

Não são muitos. Achei bem poucos bugs, mas uns me preocupam um pouco: Ainda não consegui fazer as minhas unidades jogarem pilas antes de um ataque melee. Não lutei batalhas campais ainda pra comprovar isso, só cerquei cidades, mas dentro delas não obtive sucesso em jogar pilas.

De vez em quanto você tem que “forçar” pra uma unidade subir no muro, já aconteceu dela parar na frente da escada e ficar esperando. Aí eu tive que clicar em cima do muro pra ela subir.

Muitas vezes quando você clica numa cidade aparece que houve um incêndio nela. Mas nada é danificado e ninguém morre. Bem estranho.

Os turnos demoram DEMAIS pra passar. Isso às vezes enche o saco.

Segundo recomendação dos próprios criadores, tenha pelo menos 2 saves pra cada campanha (um de backup, é claro). Isso é sinal que eles podem corromper com certa facilidade.

Requerimentos e Download

Tudo o que é necessário pra instalar o mod é ter o Medieval 2 com a expansão Kingdoms e o patch 1.5 pro Kingdoms aplicado. Ele não atrapalha outros mods também, tenho ele rodando junto com o Stainless Steel sem problemas.

Vocês poderão encontrar os links de download aqui: http://www.twcenter.net/forums/showthread.php?609383-gt-gt-gt-DBM-1-0-DOWNLOAD-LINK-!!!-lt-lt-lt

Você deve baixar as 2 partes do instalador, instalar a primeira e em seguida a segunda. Não tem complicação.

O mod está atualmente na versão 1.0

Conclusão

Apesar de uns pequenos defeitinhos, vale a pena jogar!!! Podem baixar aí que com certeza terão horas de diversão jogando o De Bello Mundi :wink:

Parece bem legal mesmo, valew por postar man :slight_smile:

P.S.: sobre o tempo, isso deve ser por causa do grande número d scripts, ñ?

FODA AEUHAEHUAE

É, talvez. Não tinha pensado nisso.

Mto legal o mod. Fui ver como eram os Maurya… MTAS cidades, MTOS generais, MTAS tropas, MTO dinheiro - mas “desvio” em burocracia e corrupção ENORMES - e MTAS cidades em risco de revolta… e MTAS construções pra fazer tbém, fiquei perdido no meio d tanta coisa. Anyway, algumas batalhas, bem “à la M2TW”, gostei dos anúncios do q ocorreu na história naquele ano (ou aproximadamente), mas in-game, poxa, como eu lá na Índia fico sabendo q morreu o Rei da Macedônia? Por telepatia? Fora isso, gostei, um gostinho bom d um Rome 1.5 :slight_smile:
Mas, jogando uma Campanha full (full script), em média de 2:30min a 3:00min pra passar cada turno. E isso sem descobrir praticamente niente do mapa…

Verdade, me esqueci de falar dos eventos históricos de cada ano que aparecem em cada turno. E acho que esse negócio de ficar sabendo da morte de todos os reis é um script.

Legal Matheus :goodpost

Contudo prefiro meus RS e EB’s hehehehehe :stuck_out_tongue:

Peloamord do pai,como desativo esses scrpits? 4minutos pra passar o turno…como resolver isso? o/

Não sei o Hiryuu já confirmou a tese, mas nós ACHAMOS que são os scripts. Uma vez a campanha começada não dá pra desativar, tem que começar uma nova e antes de começar naquela tela de scripts você seleciona a opção com menos scripts (“lite” que não se me engano)

Hum…mas é isso mesmo…vamos por comparação

Med 2,passa super rapido,quase não tem nada
SS 6.4 Demora um pouquinho,tem alguns scripts
BM tem mais script doque areia na praia

Eis a logica AEUEHAUEEA

Fiz um teste na campanha “lite”, em torno de 1:00min a 1:30min a passagem de turno aqui.

Tem como ‘‘limpar’’ esses scripts não?

Não né, é do mod… pode escolher se qr scripts no lite, medium ou full

sim…mas eu imaginei que daria pra ‘‘excuir’’,já que la na pasta do mod em cada campanha tem um txt de script…pensei que se excluisse ahueuaeeuah

Mas no minimo ta deboa 40-50 segundos cada turno…e a medida que for eliminando facções fica melhor ainda hehe

Se dá menos d 1min pra ti então tá fácil… e eu achando q o SS e o TATW demorando de 1min a 1:30min era mto…

Os jogos ai e tudo da steam ?

MODs tem q ser rodados fora da Steam, mesmo q o jogo seja Steam.

Então a instalação e a mesma mais pra rodar clica no .exe do mod ?

Sim, ele vai criar um atalho, o esqma é o mesmo do TATW ou do SS

Obrigado pelo presente Matheus, vou jogar a campanha no “little” com :sparta