Modernização e Renovação do GSB

Esse é um assunto que vem sendo postergado há, pelo menos, uns 3 anos. Mas, resolvi criar vergonha na cara e encarar esse desafio (é, devo ser meio doido mesmo…).

Tenho pesquisado e estudado desde o começo do ano meios de fazer isso, e já tenho um projeto de o que e como implantar essas alterações. Não vai ser exatamente fácil, pq não tenho tanto conhecimento na área, mas vejo como possível.

Então, o que tenho em mente?

• modernização do layout, mas preservando a identidade visual do GSB;
  • integração maior entre o fórum e mídias sociais;
  • otimização do fórum para mobile-friendly, dado a expansão do número de smartphones;
  • premiação a users participativos, sem que para isso a Staff tenha que “intervir” diretamente;
  • renovação da forma de utilizar o fórum, tornando-o mais user-friendly, principalmente para novos users.

Ambicioso demais? Talvez… Mas é algo necessário.

E quais os próximos passos? Vou puxar a database do fórum e criar um “mirror” em outro server para implantar essas alterações. Isso deve levar em torno de uns 15 dias, já que vai ser meio na base de “tentativa e erro”. Então vou apresentar essa “nova versão” para ver a opinião dos demais membros. Caso seja aprovada, aí sim se procederá com a implantação em definitivo. Caso não, paciência, no hard feelings, people. :slight_smile:

Enquanto isso, vão apresentando sugestões e discutindo sobre isso, quero ver isso aqui movimentado, hein?

Ah, sim… Vai ter custos? Acredito q não mais q o q já é gasto com a hospedagem atualmente. Qualquer coisa dar-se-á um jeito, como sempre fizemos :wink:

Uma lágrima quase escorreu aqui.

O que eu gostaria ver é uma boa integração com o discord, visto que o grande movimento do fórum em todas as mídias está lá.

No demais, acho que uma melhor identidade visual melhorará muito o site e talvez possamos expandir nossos assuntos para além de jogos de Grande Estratégia.

Olá, meus caros.

Eu não quero me estender muito no meu primeiro post aqui, mas eu gostei muito da ideia integrar com o Discord. Inclusive acho que aquele lugar poderia ser muito mais movimentado. O GSB não é apenas uma plataforma para discutir jogos e MPs, é uma comunidade. Como tal, os assuntos nos chats e tópicos poderiam ser muito mais diversificados. Temos um nicho, que são jogadores de estratégia, mas para pessoas bem intencionadas e engajadas sempre teremos espaço. Só temos que fazê-las falar.

Quanto a layout, eu acho que a noção de fórum em si está um pouco defasada, então teria muita coisa que poderia ser mais user-friendly. Porém acho a ideia do Hiryuu de dar um “tapa” no layout muito boa, porque seria uma forma mais rápida de ter um resultado quase tão bom quanto.

Eu estive vendo templates de front-end no GitHub e até esbocei o começo de um back-end do fórum em Go, mas é muito trabalho para se tocar sozinho com o escasso tempo livre - sem contar que manter a base de dados atual seria um fator limitador.

Ademais, como trabalho muito próximo da área eu estou aí pelo menos pela consultoria.
Eu não sei o quão técnico posso ser, mas o conceito moderno de site que está ganhando força e provavelmente vai se tornar padrão é o single-page application. Basicamente é uma tela estática que é sempre alimentada via requisições à API, ao oposto de server-side rendering que é o padrão do GSB.
Pra simplificar, botões como “resposta rápida” são a regra em singe-page applications - mais rápido e responsivo.
Claro, tudo isso inviável sem um grande esforço conjunto.

Pergunta: é possível disponibilizar o source do GSB? Talvez até hospedar no GitHub? É muito mais fácil de se ter uma ideia de com o que estamos lidando, além de tornar o processo mais interativo em caso de alterações.

Fico no aguardo por mais sugestões.

O fórum mais famoso do mundo é o reddit. E acho que podemos aprender com ele.

Como o reddit faz?
A página inicial é basicamente um feed de tópicos (eu particularmente prefiro ler a “view” no modo classic, no topo esquerdo da tela). Podemos filtar por: hot, new, controversial, top e rising. A maioria é explicativo, mas basicamente:
Hot: tópicos que estão “dando o que falar”. São tópicos do momento e que recebem muitos upvotes por minuto.
New: os mais novos.
Cotroversial: com números grande de like e dislike.
Top: os tópicos com grande número de upvotes nos últimos dias.
Rising: recebendo muitos upvotes agora, mas ainda não é “hot”.

Isso já permite um filtro: significa que entrarei no reddit vendo algo interessante - sempre.

Como é feita a divisão por assuntos?
O reddit tem uma coisa chamada subreddits. São basicamente sessões. Cada sessão tem seu próprio feed individual, com as mesma opções que o feed principal. Veja por exemplo o subreddit da ParadoxPlaza. Ali também podemos criar tópicos para aquele subreddit e interagir apenas dentro daquele subreddit, ao oposto da página principal que pode nos levar a qualquer lugar, qualquer outro subreddit. O subreddit também te uma sidebar (barra da direita) com resumo, anúncios, regras e outras coisas.

E a interação?
No reddit, respostas e tópicos podem receber upvotes e downvotes, o que determinará sua relevância. Podemos também responder as respostas dos outros, o que gera uma cadeia de respostas que pode se estender por várias linhas.

E a criação de tópicos?
Se tem algo que podemos aprender com o reddit é seu sistema de criação de tópicos. É muito simples editar um tópico, muito mais simples do que utilizar os BB codes. O reddit utiliza um tipo de Markdown.

O reddit é um fórum que ser transformou em uma rede social. Podemos pegar dele apenas algumas coisas, ou nada. O reddit tem um objetivo diferente do nosso, e ser específico é sempre melhor. Sem contar que o site precisaria de muito mais que um tapa para ficar daquele jeito, mesmo o reddit sendo bem minimalista.
Só achei interessante para criar material de debate.

Isso não significa que poderíamos simplesmente criar um subreddit e mudar para lá?
Sim.

Algumas ideias mais diretas e fazíveis:

• caixa para digitar resposta maior;
  • retirar a página de “sua mensagem foi enviada”;
  • rever a parte de top parceiros e anúncios do fórum - vários estão defasados inclusive;
  • retirar - ou atualizar - a página de eventos;
  • a parte do portal é mesmo necessária?
  • eu acho as repostas muito grandes. Toda a assinatura e a caixa ao redor torna até um tópico curto em algo grande;
  • linkar usuários à steam. Acho isso mais importante do que poder compartilhar algo no facebook por exemplo, que não é o tipo de coisa que muita gente faz;
  • o que o Rick comentou de identidade visual.

Pq tenho a impressão q o GMax anda espionando meu histórico online? Medo…

:stuck_out_tongue:

Agora, sério, em ordem (kinda)…

• integração com o Discordo: não tinha lembrado dele, sorry, mas acho ser possível sim… Nem q eu tenha q encomendar um plugin/mod pra isso. Idem para a integração com o Steam;
  • layout/identidade visual: não estou pensando em dar apenas “um tapa”, mas sim algo bem mais profundo. Não quero dar mtos “spoilers” mas vai ser algo que vai mudar MTA coisa. A identidade visual (logo, cores, etc) vai ser mantida, mas de resto…
  • single-page APP? Como adivinhou? Acho q vou ter q ver se não tem nenhum backdoor no meu pc… :hihi
  • reddit está entre minhas inspirações, não a mais importante, mas está, de certa forma;
  • upvotes? Apenas digo q SIM! Assim como a filtragem por tópicos novos, mais vistos, etc…
  • Markdown? SIM, em conjunto com o padrão BBCode e mesmo HTML, provavelmente.
  • a listagem de sugestões do GMax: basicamente tudo isso está dentro desse meu projeto.

Como disse anteriormente, é algo bem ambicioso que pretendo apresentar. Realmente não quero dar mtos detalhes, quero mesmo ver o povo falando “ficou show” ou “ficou uma merda” de surpresa rsrs

Quanto à consultoria, provavelmente eu vá precisar mais adianta, por enquanto acho q ainda tô de boa :slight_smile:

EDIT: pulei a questão do source… Sinceramente, tenho nem idéia se isso é possível… ¬¬|

Estou surpreso. Eu esperava um “tapa” mesmo.
Atualmente trabalho bastante com React, que basicamente é um framework criado com as single-pages em mente.
Estou curioso para ver o que vai sair! Todas as sugestões parecem boas até o momento.
Acho que é bem possível fazer o back-end atual do GSB se transformar em apenas uma API, o que daria muito mais mobilidade para alterações de front. Entretanto, talvez fosse bom atualizar o back-end também na medida do possível.

Quero adicionar uma sugestão: utilizar HTTPS.

Sobre o source, depois das atualizações feitas pelo Hiryuu, acredito que seja uma boa ideia ter algum acesso ao código fonte do site. Podemos hospedar ele no GitHub, por exemplo. Isso permitiria qualquer um com conhecimento contribuir com algumas alterações que achasse necessário, embora tivesse que passar por revisão e aval do corpo de administração.
Hospedar no GitHub significa abrir para o mundo todo ver - ou a parte minúsicula que tiver interesse, no caso. Por exemplo, esse é o source do phpBB, que é o motor por trás do GSB: github.com/phpbb/phpbb

EDIT: cuidado com o que baixa na internet :stuck_out_tongue:

HTTPS tbem está nos planos… Se eu conseguir configurar o bicho… De resto, acho q quando ver no q estou trabalhando vais ficar surpreso e logo pensar "mas era isso, então? " :stuck_out_tongue: Por isso comentei q vai ficar algo “ame ou odeie”…

Atualizando, achei melhor mudar meu approach… Invés de fazer um mirror e trabalhar em cima dele, vou usar esse server teste pra “aprender” mais sobre essas mudanças primeiro… Mais fácil mexer com uma database pequena e meia dúzia de subs e depois “expandir” isso que tentar aprender no meio de 100 mil posts rsrs Depois eu faço a importação do mirror (q eu ja se q não vai ser exatamente simples) e aplico as alterações

EDIT: apenas para deixar claro: eu acho q o atual formato de “bulletin board” anda bem defasado frente ao avanço das mídias sociais como FB e Twitter, portanto apenas um “tapa” não seria suficiente. Povo hj qr praticidade e agilidade, independente do que nós prefiramos. Manter o atual formato em uma área que já é um nicho acaba freando qualquer aumento de envolvimento de novos users. Sei q mtos vão torcer o nariz pra isso, mas é assim q as coisas são atualmente. Ou nos adaptamos ou continuamos nesse nosso grupinho fechado onde viramos praticamente um “site de consulta” invés de uma comunidade. Eu, melhor q ninguém, sei do esforço q as Staffs (atual e anteriores) fizeram e fazem, bem como de alguns users, como vc mesmo GMax, para manter o fórum ativo. Isso é bem percebido na questão de visitas e novos users. Mas, na participação… Vcs sabem bem como é essa questão.

Só pra manter vcs atualizados… Tivebum tempinho agora de tarde e cheguei em uns 20% da customização que pretendo fazer… Mas tive um probleminha… Quando instalei o server, configurei pra apontar pra forum.gsbrazil.net, mas o caso é q como esse bendito subdomínio não existe, eu tenho erro toda hora q vou testar, então tenho q mudar manualmente no endereço pro IP… E isso já tá meio q enchendo o saco :censored
Daí fui lá no host pra criar ele, e tem q ser pelo cPanel, e quem disse q lembro o login do cPanel?
Então eu tenho a opção de ou formatar esse server e recriar sem um domínio, o q daria problema depois (embora seja só pra teste), ou dar um jeito de configurar o cPanel… De noite vejo se descobri onde salvei esse bendito login…
Então, #fikadik pessoal, não configurem um subdomínio se não tiverem o bendito subdomínio antes, blz? :hihi :hehe

Ah, sim… Uma funcionalidade q teremos… Citar users, tipo @GMax ou @richardlh, e o user em questão ser notificado.
Quando tiver mais adiantado eu mando umas screens… Talvez…

:t+

EDIT: uma dúvida… Precisamos mesmo de um chat? Pq eu estive pesquisando e aparentemente é possível integrar o Discord no layout (não q eu saiba como exatamente fazer isso… ainda)… Poderíamos, então, descartar o chat e usar o Discord daí (q a maioria já usa mesmo), não?

Eu não tenho nada contra uma grande alteração. A única razão para não incentivar ela é porque eu não queria ser o cara que incentivou algo estupendo e depois não ajudou em nada. Só digo pra você tocar ficha.

A citação também é ótimo, assim como as notificações. Eram duas coisas que sugeriria para um upgrade maior.

Não - não precisamos de chat. O Discord seria muito mais movimentado.

Mantenha-nos informado :smiley:

A citação é excelente. Ajuda muito em saber aonde você deve se atualizar.

E o chat é plenamente descartável. O discord supre isso tranquilamente e ainda pode-se criar salas com assuntos específicos.

Ok… Meio q cansei d mexer nos plugins, decidi mexer um pouco no layout… fora algumas dores de cabeça com o CSS, tranqüilo… Ainda falta bastante, como decidir sobre possíveis sidebars, bem como as cores definitivas, mas acho q posso mostrar alguma coisa pra vcs.
(Mesmo achando q isso vai entregar mais do q eu gostaria, acredito que alguém vai entender… ou não… enfim…)
(Cara, fazia tempo q não mexia com isso, mas q dificuldade em conseguir upar fotos agora, seja no host q for… felizmente, será “resolvido”…)

“Index” principal do fórum. As mensagens inicias somem depois, são apenas de “boas vindas”. Coluna com as Categorias (fórums) e coluna com as últimas postagens. Assim, ao entrar no fórum já se vê o que tem de novidade, invés de ter q caçar a página de Mensagens Não Lidas pra saber onde teve postagem (fora que terá notificação lá em cima no link do perfil avisando se teve citação, ou postagem em tópicos vigiados, ou MP, etc.). Para melhor navegação, tem os menus drop-down de Categorias e de Etiquetas (falo mais sobre isso depois). Tbém é possível criar tópicos direto do Index, escolhendo no editor onde o novo tópico será postado (mais dele depois).

Categoria. Add o banner superior que informa (pros mais esquecidos) onde que se está navegando. Ah, sim… possibilidade de reorganizar os tópicos pelos mais recentes ou pelos mais movimentados em determinado período de tempo.

Postagem. Apenas para demonstrar a integração de vídeos do YT, imagens e links de sites. Acho que já devem ter ouvido falar de Onebox, não? Ah, e demonstrando a função de citação. Abaixo, mostrando a opção de “Curtir” um post (que eu modifiquei o autor para o sistema, pq ñ posso curtir um post meu mesmo) e as opções do post. Ao lado, a barra de rolagem do single-page app. Isso, nada mais de dar reload cada vez q mudar de página em um tópico.

Editor de postagens. Como podem ver, com seletor de Categoria e Etiquetas, o que facilitará MTO quando for preciso mover tópicos de lugar ou criar novos tópicos. Tbém só pra demonstrar a integração, podem ver do lado direito a parte de preview, que é em tempo real (chega de escrever o post, clicar em preview e sair caçando os erros): YT gerou um player apenas colando o link do vídeo, a imagem foi upada direto no server apenas arrastando ela pra dentro do editor, e a prévia do site foi gerada apenas colando o link (pena que não funciona com todos os sites). Ah, tbém nada de ter reload quando da postagem, claro.
Ah, sim já ia esquecendo… Etiquetas (ou tags) são isso mesmo… vc “cola” uma etiqueta em um post, e independente de qual Categoria for, todos os posts com essa tag irão ser mostrados. Exemplo? Tag “CK2”. Pode ter tópicos dentro da categoria Crusader Kings Series, dentro da Multiplayer, dentro da AARs, filtrando pela tag todos esses tópicos serão mostrados.

Tbem tem a opção de expandir o editor pra tela inteira, ajuda quando se for digitar bastante coisa.

Clicando no avatar de um user, um card mostra o básico dele.

E a tela de usuário, com vários dados e afins.

E uma espiada de como o fórum fica em sua versão mobile.

Ok, podem começar a xingar :hehe :hehe

(Quem será que vai dar um chute? :hihi )

Perfeito. Gostei muito de todas as ideias, inclusive das tags.
Acho que não tenho nada a reclamar, mas acredito que o ponto que precisará de melhoras é o layout mesmo, que certamente será melhorado com o tempo.

Eu só pensei em outra coisinha agora: integração com a API do imgur seria ótimo. O usuário não precisaria upar as fotos, só largar no site e ele faria o update automaticamente.
Mas também não sei o quanto o imgur aceita de carga.

Olha… O imgur tá uma novela… Eu me perdi todo pra conseguir upar essas fotos, quase desisti…
No caso, o upload é feito no próprio server, então não teríamos mais problemas de links quebrados. E, configurando bem a questão dos tamanhos e da qualidade, levaria um bom tempo pra ficarmos sem espaço… Acho q vale a pena, mas não custa ver essa questão do imgur

Sugestões? Críticas? Ninguém vai chutar mesmo? Rsrs

Amei, simplesmente maravilhoso. Muito acima do que eu imaginava.

Não entendi bagaça nenhuma, até porque quando começou a parte técnica eu saí pulando ( :hihi ). Quase escorreu uma lágrima aqui também quando vi o título do tópico.
Seria interessante mesmo abrir o fórum para outros jogos, valorizá-lo mais, mas mantendo a essência do GS.
E desculpem o atraso. Qualquer coisa, estou aqui para ajudar a modernizar no gráfico (mesmo sendo um dinossauro).
Corsário, seu colorado! (Você disse para xingar hahahahaha)

Pode ter certeza q qro ajuda sim nessa parte… pensei em usar uma imagem de fundo, mas aparentemente precisaria de um bom designer pra fazer ficar bonito. Algo tipo “envolvendo” as colunas/sidebar que mesclasse com o resto… tipo isso community.gemsofwar.com/ (e já sei q vai me dar uma dor de cabeça daquelas editar na mão isso). Mas, se é pra fazer, aproveitar q ando inspirado e fazer bem feito.

Aliás, ninguém adivinhou? Nem o GMax? Bom, já que “entreguei” parte da surpresa, vai uma dica: não é phpbb.

Ah, @Victor… pode xingar, mas não ofende! :angry: :stuck_out_tongue:

O Victor pegou pesado

Sugestões
-Atualizar o sistema de verificação de se o usuário é robô ou não, o atual é bastante desatualizado
-Um sistema de Threadmark como o que tem no fórum da paradox e vários outros, isso é bastante útil para AARs onde vc pode pular diretamente para o próximo capítulo em apenas um botão sem ter que voltar para um índice ou ter que ver todos os comentários entre um capítulo e outro

fora isso gostei do que vi

Legal pessoal, desejo muito sucesso para a empreitada.
Algumas coisas que já foram faladas, mas reforço pois considero importantes.

• Integrar o máximo possível com redes sociais, face, steam… o GSB precisa ser visto e encontrado para ser acessado
  • Discord utilizar o máximo possível e integrar o máximo possível

O GSB precisa estar onde os gamers estão, o discord é muuuuuito utilizado, eu que jogo todos os dias e jogo muitos games on-line, estou sempre no discord, não muito no nosso, mas no aplicativo de maneira geral, ele fica on-line sempre, seja no celular ou PC, é por ali que mantenho contato direto com o pessoal. Um exemplo, participo de um clã no LiF que possui um site reinomeialua.com.br/ neste site tem algumas coisas, tem FORUM, mas onde o pessoal está mesmo é no discord. Redes sociais tb, importante pq é ali onde as pessoas estão… steam, é ali onde os gamers estão logados com seus games e etc.

• layout size está estranho naquelas imagens que o Hiryuu postou, tipo esta só aparecendo na metade da tela

• acho muito positivo inovar o forum/site, pois como eu já havia apontado em outros momentos, ele esta ultrapassado e desatualizado, não só no formato, mas em sua parte estrutural, a versão e os mods são desatualizados e não temos como atualizar de forma automática ou mesmo de forma simples. Então uma migração profunda seria legal, só deixo uma dica por experiência, para que seja migrado para um sistema, que possibilite a simples e automática atualização do sistema base e de seus mods/plugins. Levem isso em alta conta!

• versão mobile, importante

Abraços

Ótimo ver o Phill dando sugestões, acho de nem se somar eu e o Richard a gnt chega na metade do trabalho q ele teve nessas questões de host e personalização do fórum.
Então, o caso é o seguinte: não é phpbb, como comentei, pq eu não vejo como melhorar mais ficando no phpbb. Dá pra add alguns mods, mudar um pouco o layout, mas já estamos bem avançados no q dá pra fazer. Por isso acho q a solução é mudar o core.
Pesquisei bastante sobre novas plataformas, e a que mais me agradou foi essa. Discourse. Feita em cima de Ruby on Rails. Eu conheço um pouco de Ruby, acho uma linguagem mais simples e direta q o php, e o Discourse em si traz bem mais possibilidades. Vários fóruns grandes já migraram pro Discourse, como a Gearbox, EVE Online, Twitter Developers, Patreon, Samsung, Imgur, etc… Os resultados em questão de customização variam, claro, desde flat-boards até outros totalmente customizados. E a comunidade é bem ativa, sempre estão respondendo, criando gems (plugins) sob medida pra pedidos do pessoal, e sempre tem atualização.
Atualização, aliás, é extremamente simples, tanto pro Discourse em si quanto pros plugins: apenas clicar em um botão e aguardar o server baixar e instalar td. Ou por terminal de comando, através de uns 3 ou 4 comandos, apenas. Simples e intuitivo.
Sobre o layout, mal mexi nisso, apenas editei algumas coisas, estou mais vendo plugins q add boas funcionalidades e como configurá-los. Dependendo do q acharem melhor, devo colocar um sidebar com outras funcionalidades e, aí sim, trabalhar a questão mais a fundo.
Face, Steam, Discord… Estão nos planos, inclusive com registro direto por eles. Discord devo ou integrar na sidebar ou via menu, depende do layout final q será adotado. Discord é realmente mto utilizado, inclusive fora do nosso meio. Estou em um forum de escritores e o povo usa mais o Discord q o site, e tenho vários conhecidos q abandonaram fb, tt e afins e só usam Discord.

Wendell, mto importante essa questão dos spammers, e isso está basicamente incluso, pois pode-se limitar o q um user novo pode fazer até chegar em um certo nível de Trust, ou seja, um certo nível de participação. Inclusive, pode-se colocar w mensagens de users novos fiquem invisíveis até que um moderador as aprove. Sobre essa questão do Threadmark, faz tanto tempo q não entro no forum da Paradox q nem lembro disso, mas vou dar uma olhada.

É isso que quero ver, pessoal, comentários, críticas, sugestões, reclamações, afinal o fórum deve ser de todos. Sigam o barco.

EDIT: pra qm quiser ver mais sobre o Discourse meta.discourse.org