Modos de Produção Alternativos (WTWSMS)

Olá a todos. Estou escrevendo uma aar baseada no famoso mod When The World Stopped Make Sense, que aborda a queda do Império Romano Ocidental e o período das Grandes Migrações/Antiguidade Tardia/Idade das Trevas. Como alguns devem saber, uma boa aar extrapola as mecânicas do jogo com alguma interpretação romantizada dos fatos; como outros ainda menos numeroso devem saber, essa periodização histórica aborda a génese do feudalismo sob a liderança dos Francos e sua hibridização dos elementos do decadente escravagismo romano com a produção comunal primitiva dos germânicos. Meu questionamento é: possíveis alternativas ao feudalismo-modelo dos francos. Eu tenho alguma versa em hipotéticas regeneraçoes romanas por parte dos ostrogodos (What If Theodoric 'came WRE emperor), mas queria debater possíveis desenvolvimentos alternativos para as sociedades da época num eventual colapso romano E germânico. Alguém tem ideias estimulantes sobre uma reurbanização possível? Algo como uma restauração dos ópidos célticos e das rotas comerciais do ocidente?

É um belo exercício teórico. Quando e se eu tiver alguma ideia eu falo.

Eu acabei de invadir o restante da Hispania em comemoração aos 40 anos da Revolta (financiei minha invasão com o saque de Roma, muito mais apetitosa nessa época) e to redesenhando as subdivisões do reino. Em breve vou postar as screens da Europa Ocidental pra explicar o cenário em questão.

Tenho opinião sobre feudalismo em si foi importante porque antes a cultura e a tecnologia estava centrada na Grécia, Egito e Roma, logo foi difundida pela Europa graças aos monatérios claro sem tira mérito do Império romano por questões obvias. Segundo fator importante, o foi proteção dada dos nobreza a camponeses a população já que sistema da sociedade germânica em que guerreiros eram mais próximos a tribo em pertencia se compara a sistema posterior que vigo na idade media posterior.

Eu sei que existia grandes cidades como Constantinopla no período medieval mas sei referiu a urbanização de Roma e a inglesa para isso precisa grande movimentação de capitais, em contexto mais próximo, teria que nunca uma invasão islâmica na península ibérica e iria precisa ter cidades com sistema parecidos da republicas italiana como Veneza que iria sair do Mediterrâneo e realiza o contornou Africano, os mesmos que portugueses começaram no seculo 15 so que nesse, estou falando Reino Visigótico firme e ainda não permitia a total controle do Arabes no mediterrâneo