Mostrem o vosso Império no EU: Rome!

Bom, meu império esta no início, estou jogando com os Romanos e no nível normal.

A república inicia em guerra com a Magna Grécia e com Epiros, logo, procuro manter a luta e obter vantagem nisso.
Na sequência fiz a organização do senado, favorecendo a facção militarista, que é a mais forte e influente na forma de governo atual, que é uma republica militarista, oq me permite obter duas ideias nacionais militares, privilegiei a da cavalaria e da infantaria, a outra ideia é civil e coloquei a que aumenta a mobilidade de classe de liberto para cidadão. Arrumei os cargos e títulos no governo, seguindo privilegiando a facção militarista.

Colonizei a Ligúria e a Bononia, enfrentei por ali algumas hordas que deram perigo e trabalho, 3 hordas de 20k cada e algumas menores.

Após conquistar e anexar a Magna Grécia, obtive o controle na sicília e parti para atacar a capital Épiro, mas por mar foi muito difícil desembarcar e perdi a batalha, então ataquei os Ilírios ao norte de Épiro, que estavam fracos e em guerra com o reino de Pontus, obtive o controle total da Ilíria em pouco tempo. Esta guerra arrastou os aliados ilírios, os dácios, então venci eles tb e os anexei. Os ilírios não foi possível anexar completamente, restando somente a capital deles no tratado de paz.

O bom de eu ter conquistado a Dácia foi que eu tive acesso ao recurso “cavalos” e ali eu posso recrutar cavalaria!

Com o caminho aberto ataquei com 48k o Épiro, que tinha 16k. Venci e os anexei.

Agora estou desmobilizando tropas para tentar ficar com 4 legiões de 14k cada (56k), pois meu limite de MP é 65k, pelo que entendo, e com as guerras eu gastei toda a reserva…

Estou em paz, incentivando através de leis, augúrios, ideias e decisões, a expansão da população e a mobilidade para a cidadania. Espero em pouco tempo aumentar a base de MP para poder sustentar minhas 4 legiões de 14k cada (6 principes [INF], 6 sagittarium [ARC], 2 equites [CAV])… espero não enfrentar Cartago tão cedo, pois estas 5 legiões não são suficientes nem para manter meu território atual.

Tá indo bem! Eu ainda não tive tempo de jogar uma a sério, apenas dei uma testada com outras facções, é bem complicado iniciar com outros, com os Romanos é mais tranqüilo. Tbém não peguei ainda o controle administrativo, do Senado, das famílias, etc., isso acho q só jogando um bom tempo pra entender mesmo xD
Como tu seta tuas trade routes? Eu tento dar prioridade de acordo com o q qro pra cada província, se aumento de pop, recrutamento, pesquisa… mas ainda to tentando entender direito isso xD

Eu vou setando as trade routes conforme a necessidade de cada província. Dou uma olhada no que é necessário e tento suprir esta deficiência pela trade route.

Alguns recursos são estratégicos para poder recrutar, por exemplo, onde existe cloth, a construção de barco é -25% no tempo de construção, so que embarcações so podem serem construídas se existir a disponibilidade de madeira, então faço trade de madeira com cloth, onde quero construir barcos.

A lógica é esta…

OBS: Esse sistema de trade route, é justamente o sistema que sempre sonhei para os TW, ou qualquer game de GS. É triste ver como bons sistema são utilizados em x games e nos y games não, porém nos y games tem os sistemas que não existem nos x games… o cara que unisse estes sistemas de GS, em um único game, seria meu herói, meu ídolo… hehe

Verdade.
Faz todo sentido esse sistema, se a província x negocia horses com a província y, é óbvio que ela vai poder treinar cavalaria, pois têm acesso a cavalos.
Ia ser mesmo bacana um sistema desses em outros jogos…

Do ponto onde parei meu relato para frente.

Fui derrotado… após enfrentar e sair vitorioso de 2 guerras contra carthago, enfrentar duas secessões em meu império, moesia e gália cisalpina, que formaram reinos independentes e tive que recuperar.

Cai para rebeliões internas e invasões bararás.

Vou jogar de novo… aprendi 3 lições.

Você não pode deixar hordas barbaras penetrarem no império, tem que vencer eles na fronteira, pois isso gera grandes malefícios políticos para o governo e caso eles tomem alguma província, gera grandes prejuízos para ela.

A outra lição é que tem que manter o equilíbrio no senado entre as facções, pq se não, é guerra civil e esse é o pior cenário possível!

A última é, Carthago vai te atacar, mais cedo ou mais tarde…

Lições para jogar com “semi-bárbaros”:

• Veio algum líder de Clã reclamando que ninguém da família dele tem uma posição no governo? Prende e mata. Ganha Tirania, mas evita MUITA dor-de-cabeça, pq ele continua insistindo nisso e vc levando -1 de estabilidade cada vez;
  • Use o Chefe da Nação como seu General principal. Acredite, é MUITO ruim quando seu General com 10 de Marcial e 10 unidades na Legião fiéis a ele decide declarar Guerra Civil à vc;
  • Tenha pelo menos uma legião com no minimo 10 unidades “passeando” pelas províncias vizinhas às suas caçando bárbaros, pq se deixar os bárbaros entrarem em “Horda mode”, pode debandar as tropas e esperar eles tomarem suas províncias. Parte boa disso: quando tomarem todas as suas províncias, eles tomam o governo e vc “ganha” todos as tropas (ganhei 38 uma vez xD). Parte ruim: vc perde civilização quando uma província sua é tomada por bárbaros, eles zoam todo o seu governo quando tomam o poder (ter todos os seus Conselheiros com 0 de Finesse NÃO é uma boa) e o risco de revolta vai às nuvens.
    Assim acabou-se minha bela campanha em q tinha toda a Gália e Ilhas Britâncias (mas SEM nada colonizado, q é uma novela pra conseguir isso com eles) quando pipocaram bárbaros e começaram a passar feito rolo-compressor pelas minhas províncias…
    Outra coisa… bem q podia ter um jeito mais fácil pra conseguir Casus Belli…

Aha, se bem que o causus beli não é tão importante assim, como no EU3. No EU: Rome, até pela característica do período, esta questão é mais administrável.

To jogando meu 2 jogo e to bem melhor, ja entendi melhor o game e seus mecanismos…

Outra coisa que é muito importante controlar é o MP… muito ruim ficar sem ele…

Muito ruim ficar sem ele e quase impossível ficar com ele xD Ainda mais quando tu tem meia dúzia de províncias cercadas de bárbaros por todos os lados…

Aha, verdade, mas a forma que melhor encontrei para mitigar o problema é não entrar em batalhas de desgaste.

Ou seja, se vem uma horda de 30k e eu com minha legião de 14k na fronteira, eu recuo, pq sei que eu ganho, mas vou perder 8k de soldados até eliminar a horda. Junto mais 2 legiões e ai sim com 42 eu dou combate a horda. O resultado é que com uma superioridade absurda em qualidade de tropa, número de tropa e na maioria das vezes na qualidade do meu comandante, eu ja entro na batalha superando em mais de 80% a moral dos bárbaros, perco 250 homens no primeiro confronto e mato 8k deles… ai é so manter a fronteira, eles vão voltar e cada vez mais vão perder tropa. Tem vitorias onde perdi 7 soldados contra mais de 4k deles.

Não persigo eles em terras barbaras, pq a capacidade de suprimentos e o atrito matam meus soldados sem ter batalha.

Mas não da para deixar a horda entrar pela fronteira, então estou optando por ter 3 legiões de 14 k em cada fronteira, para não deixar espaço para as hordas.

Isso com Roma, funciona mto bem… vai tentar fazer isso com um minor vai :hihi

Seguinte, joguei com Roma, dominei algumas regiões e colonizei outras. Tem a mesmo engine no EU III normal, com alguns elementos a mais de Família (tipo CK2), Consuls e o Senado, e é voltado pra uma época mais antiga. Acho o número de nações escassa, a forma com que se faz mais exércitos e navios eu prefiro do EU 3 normal. Traz um fator interessante que é uma rivalidade no senado ou até mesmo entre generais, mas nada que encheu muito meus olhos. Eu acho que é um jogo legalzinho, mas não melhor que o EU 3 Divine Wind, não digo que não valeu a compra, só digo que é o tipo de jogo pra se jogar um pouquinho e parar (minha opinião ninguém é obrigado a concordar).

3ª Campanha (agora acho q vai xD) com os Pictos, ano 540. Tinha acabado de anexar os Arverni e de acabar com uns 30k bárbaros q surgiram nas Ilhas, por isso meu manpower tá tão baixo…

Mapas:

Os Aedui são meus vassalos ainda pq tava pegando tributo pra dar um impulso no nível de civilização da minha capital. AINDA não cheguei em 50% pq duas vezes os bárbaros conseguiram tomar ela :angry:

Economia:

Diplomacia:

Tecnologias:

Clãs: (todas as leis passadas, falta a dos Druidas mas preciso de um Chief com o trait Pious pra isso)

Decisões: (esperando atingir 50% de civ na capital e um Chief com 8 de Finesse pra virar Monarquia)

Esse foi meu penúltimo save. Um ano depois disso +ou- Roma me declarou guerra, faz 5 anos q to segurando eles mas não consigo paz de jeito nenhum…

EDIT: Joguei mais um pouco hj. A 1ª guerra contra Roma durou 9 anos, e consegui sair dela perdendo apenas uma província pq Cartago se aproveitou da situação e detonou Roma xD. O jogo foi indo, na lenta, pra recuperar o manpower, enfrentando uns bárbaros aqui, outros lá. Passou uns 30 anos Roma me declara guerra de novo, mas dessa vez eu tava mais preparado. Com 30k tropas e 10k de manpower fui defendendo até acabar o manpower de Roma, aí foi só retomar o q eles haviam ocupado e cercar os territórios deles. Por fim, depois de 11 anos aceitaram paz me cedendo 4 territórios :pirata . Me sobraram 7k tropas, e agora vou levar mais uns anos retomando os territórios sos rebeldes que se aproveitaram da situação e refazendo o exército.

Joguei,algumas vezes e aprendi que para impedir seu império entre numa guerra civil,vc tem que ficar de olho no nivel de lealdade de quem vc nomeia como dux ou legado do imperio,se vc nao ficar de olho nisso seu pais afunda em guerras civis e declaraçoes de independencia por parte do territorios mal administrados dos dux desleais

Legal, bom jogo Hiryuu!

Uma coisa que não gostei no EU: Rome foi a questão da colonização. Devia ser possível tomar posse de uma território mesmo que fosse so militarmente e acelerar assim o processo de colonização, ou seja, de substituição da civ local e etc…

Jogar assim com um bando de territórios cinza é um saco, fica ruim de formar um império e etc.

Ae esse jogo é top d+ :oba :lol

Eu acho ele muito simples em relação ao EU 3 que eu tenho. Mas mesmo assim é legalzinho :slight_smile:

Começando um joguinho com Roma, 478AUC

Campanha com a Macêdonia… Dificuldade normal… Vamos ver no que dá.

Começo com a Macedônia é foda, boa sorte!

Bom, depois de anos tentando invadir ao meu norte finalmente conquisto duas provincias. Paeonia e Maedi. Com várias revoltas, mas com meus 25k de soldados em cada provincia está facil… ( Eu consegui esse dinheiro depois de uma falha tentativa de conquistar Esparta, estava ganhando quando eles ofereceram dinheiro e mantimentos em troca de paz). E mantenho meus olhos abertos à Esparta, que pode a qualquer hora tentar se vingar.

Até agora está eu e mais uma nação (pequena) expandindo o território ao norte.