Níveis de dificuldade no Shogun 2

Então

Estou jogando TWS2 agora pra valer, pois antes so testei o game.
Consegui um nível razoável de jogabilidade com os Shimazu no H.

Tentei com outros clãs no H e no VH e fui massacrado.

To bolado com a diplomacia, para mim não serve para nada. Nem a peso de ouro vc consegue um mísero tratado comercial, quem dirá o resto.

Todo mundo te ataca do nada, e isso que meu Daymio nem é temido ou tem moral alta com o Imperador para ameaçar o Shogunato.

Olha, esta sendo como no início de RTW e até mais. É um dos TW mais difíceis que achei de jogar. O desafio é bem grande.

:sparta

Concordo! Sua economia so se segura quando se tem tratados de comerciais, mas parece que todos te odeia! Joguei de Shimazu e Chokosake consegui virar Shogun nos dois, mas depois desse ponto todos te odeiam! Voce ve que suas relações com outros Daymios diminuam muito e eles te declaram guerra. Fazendo que fique Voce vs o resto do Japão.

Pois é

Minha estratégia esta sendo consolidar 4 regiões, mas todos da minha fronteira ja me declararam guerra e é pau em cima de mim de todos os lados.

Além disso estou tentando manter uma guarnição de 4 lanceiros e 4 arqueiros ashigaru em cada castelo e um exército móvel de 4 katana e 4 arq samurais.

Estou tb tentando formar uma frota de defesa e uma comercial e dominar os pontos comerciais marítimos mais próximos.

Oq sobra eu dou up nas regiões privilegiando $ e as pesquisas tb to privilegiando $.

Isso com Shimazu… esse é meu início.

No meu jogo de Shokosake estou eu, Ikko Ikki e um outro minor dominando o Japão, estou em guerra contra Ikko Ikki e estou tentando de tudo para continuar a aliança com a minor, teno casamento real, tratados comerciais e estou mandando presentes todo o turno! E ainda nossa relação está -10 por turno. Outro problema e que tenho que enfrentar Ikko Ikki com Ashigarus e eles com Katanas e Bowns Ronins! Assim está camponeses vs espartanos…

É a máfia, o q vc esperava?

A rendimento é muito difícil neste game…

O player ta sempre sem grana, não da para fazer nada com tranquilidade. Cada turno é vida ou morte. Achei um pouco complicado isso!

Pelo que eu venho acompanhando por aqui e lá no TWC pude constatar que o Shogun 2 é um game fascinante pelo fato de ter agredado ao jogo uma série de novos implementos e scripts que deram um up aos jogos da série; contudo pleyar esses games em uma dificuldade elevada é um desafio quase que impossivel de ser completado. Ou seja a aplicação dos novos Sitemas acabou desbalanceando o jogo em alguns pontos.

Edit.Tô Lokuh pra jogar essa Bagaça… quem tem net ruim é fogo ==|

Como o CK disse, talvez o sistema deles de aumentar a dificuldade seja deixar a AI mais agressiva, penalidades na economia, penalidades nas relações com outros clãs, e vantagens como bonus economico ao pc, bonus diplomatico e outras coisas deixando o jogo muito dificil. Ainda não peguei para jogar para valer…

Não sei so sei que eu de 4 regiões tenho um exército que não da nem metade do meu maior inimigo e nem tenho frota, eles tem mais de 10 barcos e pasmem… eles so tem 3 regiões.

Eu não entendo… mato um exército deles e quando passa uns 4 turnos, tempo de recuperar o meu parcialmente, ja tem outro deles me atacando maior que o anterior.

Sério, jogo TW dês de 2000 e nunca vi nada disso em nenhum game da série.

Vc esta jogando no VH ou no H?

Philippus eu não sei como anda o funcionamento do jogo em relação a estratejas defensivas e armadilhas e emboscadas, mas tenta a questão é ir segurando eles do melhor modo possivel que resulte em poucas perdas para e investir pesado para gerar uma economia que sustente uma ampliação das suas forças, creio que não é nem necessario dizer isso pq creio que já esta fazendo. Outra idéia bem interessante é vc juntar um pequeno contigente e por algum caminho não protegido capturar uma cidade deles, saquear e destruir para juntar dinheiro apenas e abandona-la novamente para eles…

Isso faz lembrar o ETW, como uma nação com um território consegue manter 1 full ou até mesmo 2 full e vc sofre para anexar eles xD

Vlw

To jogando no H.

Essas suas duas estratégias eu to tentanto… a 1, de segurar, tentando e a segunda de saquear uma cidade deles, eu tb tenho em vista, mas não to conseguindo fazer, pq não consigo fazer frota e não consigo fazer um exército de sobra para isso.

Eu fiz muito desta 2 estratégia no M, em meu jogo de testes anterior, logo no lançamento. Até indiquei aqui para fazerem… da muito certo no Shogun 2, mais certo que em qualquer outro TW.

Ta é muito foda mesmo… tem que reaprender a jogar o game, pq toda a lógica de batalha e de campanha é muito diferente dos TW anteriores.

Bem pessoal, após ler o tópico abaixo do TWC, e outros, percebi que realmente as coisas mudaram com o Shogun 2, na questão de setar a dificuldade.

Os níveis de dificuldade agora não mais significam agressividade e capacidade da BAI e CAI, como nos TW antigos. Além disso existem bônus e penalidades… aff

Por isso, para jogar de forma realista, sem bônus e penalidade e com o BAI e CAI da AI em modo full (AI ativo), o set deve ser NORMAL.

twcenter.net/forums/showthread.php?t=439518

Resumindo:

No RTW, quando vc coloca no VH-VH, vc esta setando o CAI e BAI em modo full e agressivo, somente, sem bônus ou penalidades.

No TWS2 ao colocar em DIFICIL, vc esta garantindo para a AI bônus de rentabilidade no comércio, na produção, nas receitas das fazendas e na manutenção das tropas, moral das tropas em batalha e etc. Além disso, ao aumentar os níveis para VH ou Legendário, vc esta criando penalidades para vc e mais bônus para a AI.

O Absurdo é que a CA não tem documentação sobre estes bônus, ou seja, vc seta, mas não sabe quais são os bônus ou penalidades especificamente.

Na contra parte, se vc setar o TWS2 em modo FACIL, então vc estará dando bônus ao player e penalidades para a AI, além de colocar o BAI e CAI da AI em modo passivo.

Agora eu entendi a bagaça…

Mudou tudo nos TW…

Fiz um tópico específico, leiam, viewtopic.php?f=70&t=9368

Então o modo normal no STW2 seria equivalente ao modo VH para o RTW? pois a AI já estaria dando o maximo de si, isso?
E quando vc coloca no modo H ou VH ocorre o mesmo que os jogos da Paradox que o Pc ganha bonus e o player penalidades e quando se joga no Easy ou no VE o oposto ocorre.

Oq é CAI e BAI ?

É o q eu ia dizer Roy, nos jogas da PI é assim, setar dif maior dá bônus pra AI e penalidades pro Player.
Foi só no TWS2 q começou isso? Pq já joguei o Empire e ñ vi nada disso… ou pelo menos acho q ñ xD

Bom, pelo que percebi, foi no Shogun 2 que começou isso.

O N do TWS2 não é a mesma coisa que o VH do RTW…

Veja bem, no RTW o VH, além de colocar a AI em modo ATIVO ele coloca ela em AGRESSIVA, ou seja, o CAI da AI vai ver o player humano como a coisa mais problemática do mundo e todo mundo vai te ver como um potencial e perigoso inimigo.

No TWS2 o N coloca a AI em modo ATIVO, ou seja, nem passivo e nem agressivo.

CAI = Campaign AI
BAI = Battle AI

Como os TW são 2 em 1, ou seja, possuem 2 games rodando interligados, ou seja, um em RTS (batalhas) e outro em TBS (campanha), existem duas AIs distintas rodando tb, uma em cada modo, inclusive são equipes de desenvolvimento diferentes, por vezes, na produção.

Como nos jogos da Paradox, agora o TWS2 tem o esquema das penalidades e bônus, vinculados aos níveis de dificuldade e o BAI e CAI junto.
Na Paradox a setagem disso é melhor, pois existem 2 sets diferentes, um para a agressividade da AI (CAI) e outro para as penalidades e bônus, que são os níveis F,N,V, VH e etc

[hr]

Não é possível ter equivalência em TWS2 e RTW na teoria, pois teria de ser no N-N (RTW) e N (TWS2). As duas seriam ATIVAS, mas é sabido que o nível da AI do Shogun 2 é muito superior, ou seja, a dificuldade para o player é muito maior.

So que são AIs totalmente diferentes e motores com muito mais possibilidades… então uma equivalência prática realmente seria VH-VH (RTW) e N (TWS2).

A questão é que o N do TWS2 coloca a AI na ATIVA e o VH do RTW coloca ela em AGRESSIVA, mas se equivalem, pois o a AI do TWS2 ja é muito mais evoluída, com muitos scripts e etc, então ela ja em modo ATIVO consegue ser mais agressiva para o player do que a AI do RTW em VH. So que em ATIVO, não acorre aquilo de todo mundo querer te matar, isso so ocorre em AGRESSIVO.

Será que isso acaba tirando a graça do jogo?
Pois eu não vejo muita graça nesse esquema de dar bonus a AI ao invés de aumentar o nivel de dificuldade, apesar de tornar o jogo mais dificil.