Nobunaga's Ambition: Sphere of Influence

store.steampowered.com/app/392470/

Dessa vez ao invés de vir falar sobre algum jogo que achei por aí, vim perguntar.

Alguém conhece? Sabe me dizer sobre? Achei pouca informação decente a respeito.

Eu vi esse jogo hj na steam, e já ouvi o Hiryuu falando sobre a serie… com certeza ele sabe de alguma coisa ;/

Ixi, Nobunaga’s Ambition o último que joguei foi o 2 pro SNES xD
Basicamente, os Nobunaga’s Ambition da Koei são a versão sobre a história japonesa do RotTK, que é sobre a chinesa, do Genghis Khan (mongol), do Liberty od Death (independência americana), do Operation Europe (WWII), do… tá,a cho q vcs entenderam xD
Mas parece legal, o mapa lembra os novos Romance of the Three Kingdoms. Gostei foi do novo sistema de batalha, meio Dynasty Warrios…

Ta vendo num falei? o jogo que o hiryuu não jogou, ou ele conhece ou já ouviu falar xD

Eu cheguei a jogar algum dos RotTK há milênios atrás, mas nem lembro direito dele.

Bem, comprei. Logo eu descubro.

Posso ser meio suspeito pra falar, já q sempre gostei dos jogos da KOEI, mas SoI me impressionou positivamente. Mais profundo que qualquer TW, mas ao mesmo tempo mais simples. Simplesmente amando o jogo. Umas screens do jogo (postei mais aqui)

Porque é mais profundo Hiryuu?

O nível de complexidade. Balancear Labor (quantidade de trabalho q pode ser utilizado no mês) para construir edifícios ou melhorar as cidades. Qual árvore de construção escolher? edifícios que aproveitem os recursos naturais da cidade ou seguir outra linha que melhore a produção de comida, bens ou recrutamento? Investir em Plantação, para dar mais comida e possibilitar maior população? Em Artesãos, para aumentar os impostos? Em Conscrição, para aumentar o ritmo de recrutamento e o máximo de soldados da cidade? E como os Oficiais são contados (e podem morrer nas batalhas, e só entram novos quando alguma criança atinge a idade adulta ou vc recruta um Ronin (que inexistem no início)), o que mandá-los fazer, já que muitas missões demoram meses? Mandar um Oficial para outra cidade, escolhendo qual deixar desprotegida? Criar uma Província, cedendo ela a um Oficial, aumentando assim a Lealdade dele mas perdendo o controle direto das cidades (e dos soldados)? Ensinar um Trait para um dos Retainers, ou esperar que ele aprenda um melhor sozinho? Enviar um Emissário a um Clã próximo, ou para uma das Tribos da província, ou para a Corte, com quem melhorar as relações (já q isso consome tempo e dinheiro)? Tentar incentivar o descontentamento de um Oficial inimigo, diminuindo a Lealdade dele? Ou colocár esse Oficial no comando de um exército e ir atacar um inimigo? Recuar um exército com pouca comida, ou esperar os reforços chegarem para continuarem o cerco?

Em suma, é basicamente o mesmo esquema dos novos RotK e dos antigos Nobunaga’s do SNES (com mais opções e detalhes).

Achei melhor q o Romance of the Three Kingdoms XI - em parte por ter mais opções, em parte pq é no Japão invés da China… provavelmente devo tentar gravar algum gameplay ou fazer um futuro AAR…

O que f*de nos novos RoTK é que não tem versão em inglês… Depois vou pegar a “versão alternativa” do Nobunaga’s e ver como está.

Pois é… o XI é do longínquo 2006… o XII pode-se esquecer, foi relançado pro PSVita mas só em japonês e chinês… talvez o XIII, programado pra ser lançado em dezembro, venha em inglês, já q agora saiu (sabe-se lá como) o NA:SoI em Inglês…

Espero que aconteça…

Está na lista de desejos com toda certeza.