[NTW] As unidades e o seu uso

Muitos jogadores, tendencialmente os mais novos, tendem a criar exércitos desnivelados (exércitos só de elite, 6 ou 8 grupos de artilharia ou cavalaria, etc). É o meu objectivo dar a entender qual o melhor uso a dar.

Milícias e irregulares

As unidade mais fracas do jogo. Não é recomendado que se levem para o campo de batalha, pois não se destacam em qualquer dos atributos.

Infantaria ligeira

Não são tão versáteis como a infantaria de linha, mas têm um alcance maior. Ideais para flanquearem o inimigo. Mas cuidado com a cavalaria inimiga, pois estas unidades não têm forma de se defender dela.

Infantaria de linha

Estas unidades são o maior constituinte dos exércitos da generalidade dos jogadores. Com um bom poder de fogo, podem se bater com outras infantarias e cavalaria, usando a sua técnica de defesa em quadrado. A disposição desta unidade no campo de batalha pode variar, de acordo com o pretendido: se se quiser disparar contra o inimigo evitando combate corpo a corpo, devemos colocar a formação dividida em 3 linhas. Para uma batalha de desgaste, dividida em 2 linhas, ou até mesmo uma, se vitimas de grande fogo de artilharia. Para lançar uma carga de baioneta, convém cerrar um pouco a formação.

Skirmishers

Tal como a infantaria ligeira, têm a sua vantagem no alcance, mas têm menos unidades. Combatem em loose formation, o que os permite progredir no terreno com menos baixas. ideais para flanquear o inimigo, e também para fazer emboscadas

Granadeiros

A vantagem dos granadeiros prende-se com o facto de possuírem habilidades que a infantaria regular não oferece, em especial a granada. Esta habilidade é particularmente útil para expulsar inimigos que se barricaram dentro de estruturas. Contudo, muitos jogadores duvidam da real eficiência desta técnica. Geralmente os granadeiros são forças com maior poder de combate corpo a corpo e moral, quando comparados com as outras unidades de infantaria.

Infantaria de elite

A nata da infantaria, as tropas com melhor valor de combate. Podem inspirar as outras unidades no campo de batalha. Este facto leva a que muitos jogadores inexperiente caiam no erro de recrutar demasiadas destas unidades. Um exército constituído por unidades de elite será certamente poderoso, mas muito pequeno. Contra um jogador experiente não terá a mínima chance. O melhor uso a dar a estas unidades pode ser: coloca-las como reserva móvel, pois se algum sector começar a vacilar, a chegadas destas tropas eleva a moral das nossas unidades, assim como trás um poder de fogo considerável; ou como força de ataque, por ser bem mais resistente, aguentam o que outras unidades não conseguem.

Cavalaria ligeira

A cavalaria ligeira foi concebida para missões secundárias. O seu objectivo não é engajar as unidades inimigas, mas sim apanha-las desprevenidas ou desprotegidas (caso da artilharia, p.e.). São ideais para perseguir unidades em retirada, especialmente aquelas que não pretendemos que voltem ao campo de batalha (unidades de elite).

Cavalaria pesada

São um pouco mais lentos do que a cavalaria ligeira, mas mais resistentes e com mais poder de carga sobre o inimigo. São ideais para atacar infantaria (desde que não estejam em formação de quadrado ou com formações com muitas linhas) ou outros tipos de cavalaria, com especial cuidado contra cavaleiros de lanças.

Lanceiros

São a unidade mais rápida do jogo, ideal para flanquear o inimigo. A velocidade e o valor de choque são as suas únicas vantagens.

Artilharia

A artilharia é a arma com maior poder de jogo no jogo. O seu posicionamento no campo de batalha é muito importante, para poder dar vantagem sobre o inimigo, e para se poder proteger de forma eficaz esta unidade. O tipo de artilharia a escolher varia conforme o tipo de terreno em que vamos combater. Os canhões disparam tiro quase recto, ideal para planícies, enquanto os obus disparam tiro curvo. A artilharia fixa e morteiros são unidades mais potentes, mas falham na pontaria (estas unidades são muitas vezes proibidas nos jogos multiplayer). Os canhões e obus possuem vários tipos de munições, salientando o "cannister shoot, mortífero contra infantaria e cavalaria, mas a um curto alcance.

Generais

Os generais quase que se podem comparar ao rei, num jogo de xadrez. Durante o jogo é necessário mantê-lo protegido. A morte do general significa a perda de moral por parte de todas as tropas. Existem 4 tipos de general: 0 estrelas, 3 estrelas, 6 estrelas e 9 estrelas. Quantas mais estrelas, mais eficiente será em combate. O general tem duas habilidades especiais, “inspire” e “rally”.

luis?

Pra que serve a habilidade especial do general: Rally?

Chamar de volta tropas que já debandaram. Depois actualizo em cima.

Ata, isso sempre funciona?

:goodjob

Muito bom Luis, pra ficar ainda melhor incrementa com umas imagens deixa tipo o Honga :wink:

Nem sempre, tem de ver se a moral das tropas não esta por deveras baixa.

Sim, ainda tenho muito trabalho pela frente.

Faz favor e pendura o tópico “Guia par aos guias”, pk é aí que vão estar os links disto tudo.