O que é Europa Universalis?

Este game seria um HoI em uma epoca mais antiga da historia da humanidade? Pq trocar HoI ou ate mesmo jogar tbm este game? Vcs que ja o jogam deem uma dica e me contem da opinião de vcs o que é o game…Não precisam colar dados de analise de sites especializados…Quero a opinião de vcs

Bem, diferente do HoI, o jogo não tem um sistema militar apurado. É capaz de perde para 10 unidades de infantaria rebeldes. O jogo é muito bom, por agora, falarei dos pontos contras pois faz tempo que não jogo. Mesmo assim, garante horas de diversão.

o jogo se passa na passagem da idade média pra idade moderna, tem muitos eventos, possibilidade de colonização.

eu ja joguei muito EU2 e HOI, posso garantir que comparando os 2, hoi é jogo essencialmente de guerra, EU2 não, tambem tem, mas tem muita diplomacia, comercio, colonização, abrange todo o mundo tambem durante 400 anos acho, muito divertido, aprende-se muito…

eu acho q vale a pena tentar, mas vai de cada um

Uma super, hyper, mega, ultra aula de História. Inclusive, se não me engano, professores de história recomendam o mesmo para os alunos.

As nações disponiveis?

Mesmo para aqueles que não curtem tanto história, eu recomendo. É um jogo que estimula muito a estratégia. Não é só guerra…

exemplo:

estas a jogar com portugal, tens de estabilidade -3, e estas em guerra a muitos anos, e o povo ta cansado disso, ha revoltas n brasil, se esses revoltosos conseguirem conquistar terras, e nao forem reconquistadas por portugal, podem virar brasil, mas tem q tar sob controlo dos revoltosos por tempo suficiente…

outro exemplo:

podes criar o brasil sendo vassalo, das a independencia sem guerra

temos uma grande liberdade de jogo, ou podems escolher o caminho historico