O que foi Sengoku?

[size=150][font=Kristen ITC][justify][tab=30]Sengoku, ou melhor dizendo, Sengoku Jidai quer dizer, literalmente, Período dos Estados em Guerra. E, basicamente, é o que houve no Japão da metade do século XV até o início do século XVII.

[tab=30]Tudo começou quando, após um período de quase duzentos anos de shogunato da Dinastia Ashikaga, a mesma começou a perder poder e influência, ocasionando no surgimento dos daimyos, lordes de origem camponesa que conquistaram imenso poder e prestígio em determinada região, com o Japão ficando dividido em grandes Clãs, de maneira muito parecida aos feudos medievais da Europa. Dentro desses Clãs, um intrincado sistema de vassalagem entre Lorde e vassalo permitia que diversas famílias diferentes fizessem parte do mesmo Clã, todos unidos sob a figura do Daimyo.[/align]

[center]Divisão do Japão em Kunis (regiões) e Chihôs (estados) no século XV[/align]

[center]Daimyo[/align]

[justify][tab=30]Sendo esta a situação do Japão na época, não é de admirar que, quando Ashikaga Yoshimasa ficou em dúvida sobre a quem passar o shogunato, se a seu filho ou se a seu irmão, em 1467 dois dos maiores e mais influentes Clãs da época, os Hosokawa e os Yamana, declararam a pretensão de suceder a Yoshimasa. O conflito conhecido como Guerra de Onin durou 10 anos, causou milhares de mortos e deixou a cidade de Kyoto (capital do Japão no período) arrasada, bem como diversas outras cidades.

[tab=30]Com isso, diversos outros daimyos, principalmente dos Clãs Hojo, Takeda, Uesugi, Mori e Iwagawa, iniciaram uma guerra civil, em busca de mais territórios e mais influência. Esse é o período que ficou conhecido como Sengoku Jidai. E quando os samurais deixaram de ser apenas guerreiros para tornarem-se uma classe de fato dentro da sociedade da época.

[tab=30]Durante os anos seguintes, em meio aos conflitos por territórios, alguns clãs com terras litorâneas lançaram-se ao mar, atuando como piratas e levando terror aos mares da Korea, China, Filipinas, Tailândia, Formosa, Indonésia, Malásia e Indochina. Não demorou a travarem contato com os portugueses, que, com seus navios maiores e armados com canhões, mostraram-se um enorme rival. Com o contato, portugueses começaram a desembarcar na ilha, levando o catolicismo e, pricipalmente, as armas de fogo.[/align]

[center]Navio japonês do séc. XVI[/align]

[justify][tab=30]Em 1543 um navio português aportou em Tagenashima, uma pequena ilha do arquipélago de Osumi, ao sul da Ilha de Kyushu. O daimyo local interessou-se grandemente pelos mosquetes levados pelos portugueses, comprando diversos e conduzindo, nos anos seguintes, pesquisas que levaram os metalúrgicos da ilha a melhorarem as armas e passarem a produzí-las em larga escala.

[tab=30]Em 1560, um jovem daimyo de 26 anos chamado Nobunaga Oda, com um exército de 3 mil homens derrotou, na batalha de Okehazama, o líder do Clã Imagawa, que contava com 30 mil homens em seu exército. Com essa vitória, Nobunaga iniciou uma série de conquistas, levadas a cabo principalmente por um trunfo: as armas de fogo.[/align]

[center]Nobunaga Oda[/align]

[justify][tab=30]Pouco valorizadas por serem consideradas pouco práticas no campo de batalha, já que a operação de carregar a pólvora, introduzir o projétil na arma e puxar o gatilho era muito demorada, as armas de fogo, ou arcabuzes, tornaram-se o trunfo de Nobunaga quando ele passou a usar grupos de quatro homens: o primeiro limpava a arma, o segundo a enchia de pólvora, o terceiro a municiava com a bala e o quarto concentrava-se em disparar, diminuindo o intervalo entre os tiros.[/align]

[center]Arquebusiers japoneses do séc. XVI[/align]

[justify][tab=30]Nobunaga também adotou o cristianismo, destruindo diversos templos budistas e shintoístas durante suas conquistas, inclusive massacrando certa vez cerca de 3 mil monges e seus familiares, incluindo mulheres e crianças.

[tab=30]Quando controlava toda a região central do Japão e preparava-se para iniciar outra onda de conquistas, Nobunaga Oda foi traído e assassinado, em 1582, por um de seus generais, Akechi Mitsuhide. Mas Mitsuhide foi logo morto e decapitado por Toyotomi Hideyoshi, outro dos generais de Nobunaga, que assumiu como novo líder militar do Japão, continuando a onda de conquistas iniciada por Nobunaga.

[tab=30]Hideyoshi introduziu a classe dos Samurais, que passaram de simples guerreiros a uma classe nobre que não precisava mais trabalhar entre as guerras para sobreviver, com direitos hereditários. Com isso, continuou suas conquistas até que, em 1591, ele já controlava quase todo o Japão. Chegou a enviar duas expedições de conquista à Korea, que acabaram derrotadas graças à aliança dos coreanos com os chineses.[/align]

[center]Samurai[/align]

[center]Samurai[/align]

[justify][tab=30]Em 1598 Hideyoshi, em seu leito de morte devido à uma doença, convoca um conselho de cinco regentes para governarem o país até que seu filho Hideyori, então com cinco anos, atingisse a maioridade. Mas os regentes se desentenderam, levando à uma luta aberta pelo poder, que culminou na Batalha de Sekigahara, em 1600. Mais de 160 mil samurais participaram do combate, que terminou com a vitória de Tokugawa Ieyasu, marcando o fim do Sengoku Jidai.

[tab=30]Em 1603 Tokugawa foi nomeado Shogun e transferiu a capital para Edo (atual Tóquio). A unificação do Japão, iniciada por Nobunaga e continuada por Hideyoshi, foi concluída de fato quando, em 1615, Tokugawa atacou o Castelo de Osaka e obrigou Toyotomi Hideyori, filho de Hideyoshi, a cometer seppuku. Com isso, Tokugawa e seus descendentes governariam o Japão nos próximos dois séculos e meio - até a Restauração Meiji, em 1868.[/align]

[center]Representação do Castelo de Osaka (Nagoya) do séc. XVI[/align]

[center]Castelo de Osaka hoje[/align][/font][/size]

Não seria Toyotomi Hideyori, filho de Toyotomi Hideyoshi, ao invés de Akechi Hideyori?

OOOOOps… é, isso mesmo. Eu ainda me atrapalho de vez em quando com os nomes, e isso q revisei 2x hehe… valew pelo aviso!

Muito bom tópico!

Gostei de ler… faltou umas imagens para deixar bunitu! hehe

Então? Agora ficou mais “bunitu”?
hehehe

Bom trabalho!

Muito bonito, bom trabalho!

MUITO PARABENS PELO ÓTIMO TRABALHO…

Muito bacana ^^, muito bem escrito e realizado ^^…
Hyriuu vc ficaria chateado se moderação pudesse compartilhar esse tópico com a seção do TW . ? De prefenrecia dentro da seção “A história por trás do jogo”…
Coisas boas como este seu tópico devem ser compartilhados =D

Sirva-se! :slight_smile: