O valor dos arqueiros no M2TW

Uma coisa que nunca entendi é a utilização de tropas de misseis nas batalha do m2tw e nem no rome 1.

Por exemplo quando estou jogando M2tw posiciono os arqueiros/skmirsh na frente e a infantaria atras.Os arqueiros ficam disparando mas eu não vejo efeitos visíveis nas tropas inimigas.Nem quando eles ficam atirando a batalha toda eu não vejo eles fazendo grande coisa no exercito inimigo.Pra mim a maior utilidade deles é servir de isca para cavalaria inimiga vim direto pros meus lanceiros :stuck_out_tongue: .

Mas enfim para vocês qual é a principal utilidade dos arqueiros ?

Er… aí depende… comparar Archer Milita com seu 1 de missile damage com Retinue Longbowmen com seus 8 de missile damage num rola… Eu uso, em média, 40% das tropas como arqueiros nos meus jogos, normalmente mais q isso, e não raro metade do exército inimigo é morto antes de iniciar a fase de combate corpo-a-corpo… Se suas inidades missile forem fracas, e os adversários tiverem boa armadura, é certo q vão causar menos dano, mas ainda assim pode ter certeza q tão tomando dano e vão morrer unidades.

Cara, no vanilla apenas os arqueiros mais fortes são realmente significativos (leia ingleses e também alguns besteiros italianos).

Mas no mod Stainless Steel isso muda MUITO!

Não só os arqueiros a pé tem mais valor, mas também a cavalaria de arremesso tem um balanceamento muito interessante (mais ataque e um pouco menos defesa que no vanilla).

Eu simplesmente odiava os ginetes e todas as outras cavalarias com lanças de arremesso, no ss tenho que reconhecer o valor destes…

Maaaas, se tu curte jogar o M2TW sem mods, então a unica sugestão que posso dar é utilizar bem o terreno, quanto mais alto melhor.

PS: No vanilla prefiro deixar os arqueiros atrás e a infantaria na frente. :chops

Rome um os arqueiros são fundamentais. Principalmente para combatar cavalaria leve/arqueira. Jogar contra os hunos/Sármatas sem arqueiros é quase suicídio. Além disso, eles tem um importante efeito de desmoralizar as tropas inimigas (ainda mais se usarem fogo), o que me permite forçar um mass rout, as vezes até antes do combate corpo a corpo!

Eu sempre tenho, no mínimo, 4 unidades de arqueiros nos meus staks…

Embora o dano não seja tão grande, eles tem sim a sua importância. Já cheguei a ganhar batalhas por causa deles. Nada apelativo, mas eu sempre gosto de ter pelo menos umas 2 unidades.

Esqueci de mencionar aqueles arqueiros de veneza. No vanilla acho melhor do que os ingleses @.@
Quando jogava com veneza, metade da minha força era de arqueiros :hihi

Os arqueiros Bizantinos também são ótimos, gostava demais de usar aqueles Trebizond Archers. Quando joguei com Veneza usava unidades varias, mas com os Bizantinos sim levava a grande maioria de arqueiros.

Nunca ponho os arqueiros á frente, pois é só se distrair um segundo e tem uma cavalaria avançando neles…

Lembre-se das sábias palavras de um general orc: “Pikes in front, archers behind!”

hahah, otima estratégia, deu certo pra ele mesmo :hihi

Mas é verdade, as vezes a cavalaria pesca alguns arqueiros, mas ficando ligado acho que é mais produtivo deixar os arqueiros a frente xD

Principalmente os besteiros :hihi

Mas quando eu posso colocar os arqueiros em uma colina, mesmo que atrás da infantaria, melhor.

Os besteiros geralmente tem um contra ataque legal, as vezes até aguentam umas cavalarias aí :hihi

O unico arqueiro que sou fã mesmo, é aquele de veneza:

[spoil]

[/spoil]