Bem depois de tanta espera agora vamos as regras do Hotseat:
Regras gerais:
O MP vai transcorrer de forma simultânea onde todos jogarão seu turno em um único dia, sendo assim será pré-definido um horário pelos players ao qual deverá ser cumprido pelo menos por 5+1 entre os 11 participantes para dar mais dinamismo ao Multiplayer.
Só será configurada uma rodada oficial a partida que contar aos menos com o número de 6 players inscritos, caso seja pré-agendado um horario onde todos se encontrem pra realizar a partida .
O Hotseat vai ter uma senha individual e gerada por mim Ck que serei o GM do MP, a qual será passada a todos os players via PM até 12 horas após a postagem dessas regras, e devera ser mantida apenas pelos jogadores que forem participar do MP. O motivo de ser uma senha individual e gerada por mim é única e exclusivamente para primar o bom transcorrer do evento, pois caso alguém venha a se ausentar por algum motivo a partida terá seguimento para que não venhamos a sofrer com atrasos e assim o esvaziamento do evento.
Sobre a questão do agendamento podemos manter acertado de duas formas:
1º O primeiro player joga seu turno em uma data estipulada no caso 24 hrs, e na seqüência posta o save da partida juntamente com o post descritivo sobre seus movimentos realizados no turno. Imediatamente o player seguinte deve fazer o down do arquivo e realizar sua jogada, respeitando o tempo pré-determinado pela organização para o inicio do turno e postagem do relato e do save.
2º Pode-se marcar um horário e uma data a qual todos os jogadores venham a se encontrar e realizar uma rodada, onde todos venham a jogar seus respectivos turnos, esse encontro pode ser marcado na área referente ao agendamento das partidas e pode acontecer através do uso de algum programa de rede como TeamSpeak, MSN ou outro.
A passagem do save pode acontecer de varias formas, entrando ai o critério de consenso entre os players; o mesmo pode vir acontecer no ato de postagem dos movimentos na seção destinada ao MP o qual torna obrigatório a anexação do save no final do post. Pode ser feita via e-mail e também por transferência feita por algum programa de conversação on-line; como por exemplo: MSN, Ebuddy, TeamSpeak(se possível).
Caso algum player venha a desistir, ou alegar falta de tempo, ou outro tipo de indisponibilidade, deixando sua facção por mais de 5 turnos, o mesmo será dado como desistente e sua facção, será caracterizada como neutra e entrará na lista de suplência, até a entrada de alguém, que por ventura venha a controlá-la.
Configurações:
As configurações para o MP consistem em:
Após uma série de testes feitos por mim essa foi a combinação a qual melhor se encaixou num padrão que estipulei que fosse o mais adequado para a realização do evento. Então configurem suas campanhas com os scripts mostrados na figura acima.
O Jogo
Primeiro será criado save que conterá a partida, em seguida será gerada a lista dos players contendo a ordem em que cada um irá jogar onde a mesma será postada junto ao post em que os jogadores se inscreveram.
Diplomacia
Os tratados entre os jogadores inicialmente podem ser feitos off-game ou seja um jogador pode ficar a vontade para discutir e tecer tratados com os demais o quanto quiser e for permitido pela engine do game. Lembrando que no momento em que for homologado um tratado off o player responsável pelo mesmo deve enviar imediatamente o personagem “diplomata” para a efetivação do tratado em questão sob risco de sofrer alguma penalização.
Os tratados entre player e AI só podem ser postados após o ato de homologação e legitimidade entre ambos
Cada facção pode ter um numero Maximo de 4 “Diplomatas” e um mínimo de 2
(nesse caso não incluindo as “princesas” que também podem entrar na questão da diplomacia, mas que são um personagem de linhagem real e não entram como contagem final para personagens do seguimento diplomacia. Um exemplo: a facção Castela pode ter 3 diplomatas + 2 Princesas).
Cada player ao formar uma aliança deve firmar um pacto de não agressão de no mínimo 8 anos. Após esse período e por caso de necessidade seja eminente a declaração de guerra ou a quebra da aliança os jogadores em questão devem mais uma vez emitir um tratado mencionando o final das relações (esse ponto se anula quando a aliança for entre player e AI)
Em caso de um pais (Facção) controlado por um player que venha a desistir ou abandonar o MP o mesmo terá o direito de neutralidade, ou seja, não poderá ser atacado por nenhuma outra facção controlada por um jogador humano. E caso haja algum tratado em vigência o mesmo devera ser respeitado ate o final, caso esse tratado ou acordo termine e a facção continue disponível ela ainda ficará neutra.
Espiões e Assassinos
O numero maximo de espiões e assassinos será de 4 e 2 respectivamente, o uso dos mesmos estará de acordo com as linhas tratadas na Diplomacia e no tocante a acordos de cunho militar, exemplo: a facção Genova faz uma aliança com o HRE com acesso militar dos exércitos as suas fronteiras os espiões por serem personagens de caráter militar tem transito livre juntamente com as tropas. Ao final do tratado não havendo renovação tanto os exércitos quanto os Espiões tem de sair dos territórios em questão imediatamente. Em caso de duas facções em guerra o transito dos mesmos é livre e indiscriminado o mesmo valendo para facções e territórios da AI.
Sobre os Assassinos fica expressa a mesma condição do uso livre dos mesmos, só em caso de guerra entre os players e contra a AI eles terão ação totalmente livre. Caso esteja algum tratado em vigor é totalmente contra e digno de punição a presença dos mesmos nos territórios em questão.
Caso não se respeite a condição expressa no primeiro parágrafo o jogador e a facção que estejam em desacordo serão penalizados.
Guerra
1 - Um player humano somente pode ser atacado por mais 1 player humano. Caso exista um tratado firmado previamente entre dois ou mais players, de aliança militar, o ataque por mais 1 player é permitido somente em caso de defesa, sendo que cada declaração de guerra deve ser postada antes no fórum e a guerra somente pode iniciar após a passagem de 1 turno para cada envolvido. Caso o atacante seja contra atacado por aliado do atacado, isso permitirá que mais um aliado do atacante entre na guerra e assim sucessivamente.
- O player atacado é quem “clama” a aliança defensiva, devendo escolhe entre seus aliados, conforme tratados e combinações off.
2 - Guerras paralelas podem acontecer, dês de que o player atacado seja quem disparou a 2 guerra e assim por diante.
3 - A AI esta livre para declarar guerra, por obvio, mas fica somente permitido ser atacada por 1 player humano de cada vez. No caso de a AI atacar um player humano o mesmo pode receber ajuda de mais 1 aliado.
Batalhas
Serão todas realizadas no automático, priorizando assim o melhor balanceio e acerto dos exércitos. O nível será H/H por conta de ser uma dificuldade extremamente concomitante e determinante ao resultado final por conta de serem dois ou mais exércitos controlados pela AI.
Lembrando ainda podem ser acrescentados e modificados alguns pontos das regras postadas acima, agora vamos ao debate
Grato
CK
Dir & Moderador TW - GSB