[OAD] Regras

Bem depois de tanta espera agora vamos as regras do Hotseat:

Regras gerais:

O MP vai transcorrer de forma simultânea onde todos jogarão seu turno em um único dia, sendo assim será pré-definido um horário pelos players ao qual deverá ser cumprido pelo menos por 5+1 entre os 11 participantes para dar mais dinamismo ao Multiplayer.
Só será configurada uma rodada oficial a partida que contar aos menos com o número de 6 players inscritos, caso seja pré-agendado um horario onde todos se encontrem pra realizar a partida .

O Hotseat vai ter uma senha individual e gerada por mim Ck que serei o GM do MP, a qual será passada a todos os players via PM até 12 horas após a postagem dessas regras, e devera ser mantida apenas pelos jogadores que forem participar do MP. O motivo de ser uma senha individual e gerada por mim é única e exclusivamente para primar o bom transcorrer do evento, pois caso alguém venha a se ausentar por algum motivo a partida terá seguimento para que não venhamos a sofrer com atrasos e assim o esvaziamento do evento.
Sobre a questão do agendamento podemos manter acertado de duas formas:

O primeiro player joga seu turno em uma data estipulada no caso 24 hrs, e na seqüência posta o save da partida juntamente com o post descritivo sobre seus movimentos realizados no turno. Imediatamente o player seguinte deve fazer o down do arquivo e realizar sua jogada, respeitando o tempo pré-determinado pela organização para o inicio do turno e postagem do relato e do save.

Pode-se marcar um horário e uma data a qual todos os jogadores venham a se encontrar e realizar uma rodada, onde todos venham a jogar seus respectivos turnos, esse encontro pode ser marcado na área referente ao agendamento das partidas e pode acontecer através do uso de algum programa de rede como TeamSpeak, MSN ou outro.

A passagem do save pode acontecer de varias formas, entrando ai o critério de consenso entre os players; o mesmo pode vir acontecer no ato de postagem dos movimentos na seção destinada ao MP o qual torna obrigatório a anexação do save no final do post. Pode ser feita via e-mail e também por transferência feita por algum programa de conversação on-line; como por exemplo: MSN, Ebuddy, TeamSpeak(se possível).

Caso algum player venha a desistir, ou alegar falta de tempo, ou outro tipo de indisponibilidade, deixando sua facção por mais de 5 turnos, o mesmo será dado como desistente e sua facção, será caracterizada como neutra e entrará na lista de suplência, até a entrada de alguém, que por ventura venha a controlá-la.

Configurações:

As configurações para o MP consistem em:

Após uma série de testes feitos por mim essa foi a combinação a qual melhor se encaixou num padrão que estipulei que fosse o mais adequado para a realização do evento. Então configurem suas campanhas com os scripts mostrados na figura acima.

O Jogo

Primeiro será criado save que conterá a partida, em seguida será gerada a lista dos players contendo a ordem em que cada um irá jogar onde a mesma será postada junto ao post em que os jogadores se inscreveram.

Diplomacia

Os tratados entre os jogadores inicialmente podem ser feitos off-game ou seja um jogador pode ficar a vontade para discutir e tecer tratados com os demais o quanto quiser e for permitido pela engine do game. Lembrando que no momento em que for homologado um tratado off o player responsável pelo mesmo deve enviar imediatamente o personagem “diplomata” para a efetivação do tratado em questão sob risco de sofrer alguma penalização.

Os tratados entre player e AI só podem ser postados após o ato de homologação e legitimidade entre ambos

Cada facção pode ter um numero Maximo de 4 “Diplomatas” e um mínimo de 2
(nesse caso não incluindo as “princesas” que também podem entrar na questão da diplomacia, mas que são um personagem de linhagem real e não entram como contagem final para personagens do seguimento diplomacia. Um exemplo: a facção Castela pode ter 3 diplomatas + 2 Princesas).

Cada player ao formar uma aliança deve firmar um pacto de não agressão de no mínimo 8 anos. Após esse período e por caso de necessidade seja eminente a declaração de guerra ou a quebra da aliança os jogadores em questão devem mais uma vez emitir um tratado mencionando o final das relações (esse ponto se anula quando a aliança for entre player e AI)

Em caso de um pais (Facção) controlado por um player que venha a desistir ou abandonar o MP o mesmo terá o direito de neutralidade, ou seja, não poderá ser atacado por nenhuma outra facção controlada por um jogador humano. E caso haja algum tratado em vigência o mesmo devera ser respeitado ate o final, caso esse tratado ou acordo termine e a facção continue disponível ela ainda ficará neutra.

Espiões e Assassinos

O numero maximo de espiões e assassinos será de 4 e 2 respectivamente, o uso dos mesmos estará de acordo com as linhas tratadas na Diplomacia e no tocante a acordos de cunho militar, exemplo: a facção Genova faz uma aliança com o HRE com acesso militar dos exércitos as suas fronteiras os espiões por serem personagens de caráter militar tem transito livre juntamente com as tropas. Ao final do tratado não havendo renovação tanto os exércitos quanto os Espiões tem de sair dos territórios em questão imediatamente. Em caso de duas facções em guerra o transito dos mesmos é livre e indiscriminado o mesmo valendo para facções e territórios da AI.

Sobre os Assassinos fica expressa a mesma condição do uso livre dos mesmos, só em caso de guerra entre os players e contra a AI eles terão ação totalmente livre. Caso esteja algum tratado em vigor é totalmente contra e digno de punição a presença dos mesmos nos territórios em questão.
Caso não se respeite a condição expressa no primeiro parágrafo o jogador e a facção que estejam em desacordo serão penalizados.

Guerra

1 - Um player humano somente pode ser atacado por mais 1 player humano. Caso exista um tratado firmado previamente entre dois ou mais players, de aliança militar, o ataque por mais 1 player é permitido somente em caso de defesa, sendo que cada declaração de guerra deve ser postada antes no fórum e a guerra somente pode iniciar após a passagem de 1 turno para cada envolvido. Caso o atacante seja contra atacado por aliado do atacado, isso permitirá que mais um aliado do atacante entre na guerra e assim sucessivamente.

• O player atacado é quem “clama” a aliança defensiva, devendo escolhe entre seus aliados, conforme tratados e combinações off.

2 - Guerras paralelas podem acontecer, dês de que o player atacado seja quem disparou a 2 guerra e assim por diante.

3 - A AI esta livre para declarar guerra, por obvio, mas fica somente permitido ser atacada por 1 player humano de cada vez. No caso de a AI atacar um player humano o mesmo pode receber ajuda de mais 1 aliado.

Batalhas

Serão todas realizadas no automático, priorizando assim o melhor balanceio e acerto dos exércitos. O nível será H/H por conta de ser uma dificuldade extremamente concomitante e determinante ao resultado final por conta de serem dois ou mais exércitos controlados pela AI.

Lembrando ainda podem ser acrescentados e modificados alguns pontos das regras postadas acima, agora vamos ao debate :stuck_out_tongue:

Grato

CK
Dir & Moderador TW - GSB

Ta gnt esse é o quadro de regras, agora com o tempo e debate vamos deixar ele em um padrão que achemos ser o ideial para o bom transcorrer do MP.

Att.

CK

Bom tenho uma ideia de regras mais ou menos assim… to pensando ainda.

• Não existe a obrigatoriedade de postagem de relato de ação pós turno, pois isso releva a estratégia do player no MP.

• As senhas devem ser diferentes para cada facção, sendo que o GM, no caso o CK, deve criar a senha e passar o 1° turno de cada facção sem alterações.

• Clausula de 24 horas, o turno de um player deve ser jogado e postado no fórum, em tópico específico em 24h, caso ele não cumpra com esse prazo o GM do MP, no caso o CK, deve entrar no save do player, passar o turno e postar o save para o próximo. Podem ser agendados dias específicos para jogar o MP simultaneamente, com no mínimo a participação de metade +1 dos players, mas os ausentes devem ter seus países declarados neutros.

• Clausula das 3 ausências e abandono. O player que tiver 3 turnos ausente consecutivos ou declarar abandono do MP, terá seu pais declarado neutro, ficando o mesmo assim até que novo player assuma o pais.

• Clausula de 2 assassinos no máximo.

• Clausula de 4 espiões no máximo.

• Clausula da diplomacia:
    1 - Todos os tratados diplomáticos PvP, após serem definidos off-game, devem ser postados no fórum e posteriormente firmados in-game. As clausulas do tratado são livres entre os players, podendo ir além do que a engine do jogo permite, mas todas as clausulas devem ser públicas, sendo que toda aliança deve ser uma aliança militar obrigatoriamente.
    2 - Os players humanos são obrigados a cumprirem as clausulas dos tratados firmados na integra.
    3 - Tratados PvAI devem serem definidos in-game e após postados no fórum.

• Clausula da guerra justa:
    1 - Um player humano somente pode ser atacado por mais 1 player humano. Caso exista um tratado firmado previamente entre dois ou mais players, de aliança militar, o ataque por mais 1 player é permitido somente em caso de defesa, sendo que cada declaração de guerra deve ser postada antes no fórum e a guerra somente pode iniciar após a passagem de 1 turno para cada envolvido. Caso o atacante seja contra atacado por mais 1 aliado do atacado, isso permitirá que mais um aliado do atacante entre na guerra e assim sucessivamente.
    2 - Guerras paralelas podem acontecer, dês de que o player atacado seja quem disparou a 2 guerra e assim por diante.
    3 - Batalhas no automático.
    4 - A AI esta livre para declarar guerra, por obvio, mas fica somente permitido ser atacada por 1 player humano de cada vez. No caso de a AI atacar um player humano o mesmo pode receber ajuda de mais 1 aliado. (aqui tem que ser pensado melhor, pois se mais de um atacar a AI ela vai ser canibalizada e se so um puder atacar ele vai ter liberdade de anexar toda a AI sozinho)

Mestre sobre a parte da senha acho que devamos memso fazer senhas individuais por todos aqueles motivos que falamos outro dia, então eu na qualidade de GM vou abrir o save e gerar a senha de cada player e enviar pra ele via PM.

Sobre o relato acreito que deve ser sim obrigatório, por motivos de dar conteudo ao MP, não vejo isso que foi proposto por vc ser um problema, não precisa ser um realato tão profundo e abragente, basta apenas umas pucas linhas dando uma rapida panoramca e pronto. Nós faziamos assim no Hotseat da Britannia.

Ai pra mim é o nosso grande “calcanhar de Aquiles” o Hotseat anterior melou por conta disso, havia uma falta de comprometimento e tempo de alguns players (inclusive eu) que acabou dando ao mesmo por finalizado prematuramente. Acho que esse ponto a gnt deveria rever até achar um ponto encomum, no caso todos nós on pra jogarmos… como acontece nos MP’s de EU, sendo assim nao teriamos uma estagnação de players; exemplo o primeiro jogador roda seu turno e tem de esperar no minimo 10 dias no nosso caso pra poder jogar, nem teria como se progamar assim. Eu tentei criar um MSNgroup pro MP e não consegui, na hora de nomear sempre dizia que o nome ja estava sendo usado. Enfi temos de ver isso

A principio pensei nesse tempo mais achei muito curto tendo em mente justamente a forma a qual vamos utilizar e que falei acima. Acho que fivcamos em cinco mesmo dando possibilidade ai de retorno ou de alguem assumir

Vamos rever então, achei que o montante postado por mim esta num padrão equlibrado… mas qlqr coisa podemos redistribuir

Temos de ver esse ponto juntamente com o resto da galera, a principio achei meio confuso alguns pontos, por isso temos de fomentar e discutir mais a fundo essa parte junto com turma do Hotseat. Se der manda PM pra galera, muita gnt nem sabe que as regras foram postadas e como vc sabe meu tempo continua escasso hehehehe xD

Att.

Acho q a parte de “todo mundo online” pra jogar complica, ainda mais mais pra frente no jogo, ficar talvez 2h online esperando o pessoal todo organizar o império, as construções, ver cada cidade… e ainda esperar cada um upar, o outro baixar, jogar, upar d novo, o próximo baixar… Acho q o melhor é “quanto mais rápido melhor”, se puder baixar, jogar e upar em 30 minutos, ótimo, mas e se a pessoa trabalha/estuda, ou teve algum contratempo bem naquele dia? Complica, então acho q pode sim ter um limite de 24h, mas com preferência ao turno ser jogado o mais rápido possível.
Sobre a AI poder ser atacada por apenas 1 player humano por vez, acho q não cabe… tipo, to eu planejando um ataque, passo turnos preparando tudo, deixando pronto pra só declarar guerra e atacar, e o jogador antes d mim declara guerra àquela facção q eu qria atacar… seria mto frustrante esperar sabe-se lá quantos turnos até esse jogador fazer paz, isso se fizer e não anexar toda a aquela facção de vez…

Essa parte da guerra contra a AI tem que ver bem…

Imagina, 4 players se combinam de atacar a AI ao mesmo tempo e cada um ficar com um pedaço do território da AI. Pronto a AI vai ser canibalizada em curto tempo… ja joguei hotset assim e mela.
Oq da para fazer é impor um limite para capturar território da AI, tipo 2 territórios e depois deverá ser tentado fazer a paz, mas a AI dos TW não é se compara ao EUIII, ela é burra, não tem war score e mesmo ela apanhando feio pode não aceitar a paz. Talvez a AI seja canibalizada rápido mesmo e oq vai sobrar é os players se matando depois. Tudo vai hirar em torno das alinças entre os players… essa é uma parte que deve ser muito bem costurada pelas regras.

Neste esquema da guerra nos TW existe uma questão em hotset que deve ser sempre considerada… uma guerra de agressão é diferente de uma guerra de defesa, por isso na minha proposta eu tenho pesos diferentes para a situação do atacante e do atacado…

Sobre o negócio dos saves, concordo com o hiryuu, essa é exatamente minha ideia. Nada impede que tenhamos dias, como um domingo, sábado a noite e etc para todos estarem on e jogar, mas o padrão deve ser 24 horas no máximo. Nada impede que eu jogue e poste o save em 30 minutos e o próximo faça o mesmo… as 24 horas são o limite e não existe tempo mínimo.

Concordo em dar obrigatoriedade a um pequeno relato então.

Cara sobre todos on pra jogar a gnt pode estipular um tempo pra cada player rodar seu save, ja que não vamos ter que jogar a as batalhas eu não vejo por que o “neguim” ficar 2 horas pra fazer o management… então a gnt estilpula um tempo limite, no caso de organizarmos uma super rodada. Sobre a guerra conta a AI não vejo problema da mesma ser canibalizada, o proposito da mesma em Mp’s desse estilo é justamente esse; ou nunca ouviram esse ditado? " Se não pode vencelos junte-se a eles"… caso seja possivel a mesma vai fazer algo parecido com os players, então não vejo pq não. Ah ja ia esquecendo, sobre os saves eu pensei em reservar um daqueles posts lá no topico do MP para a postagem do mesmo, mas nesse caso ficaria iniviavel pra os demais user’s postarem, então sendo assim podemos criar uma area só pra postagem dos mesmos, que podem vir anexados ao post do relato d ecada facção. O que acham?

Sim, um tópico só fica melhor. Faz o relato e já posta o link com o save.
Quanto ao tempo, no início claro q ñ vai ter mto o q se fazer, mas com o crescimento do país o tempo para fazer o “management” aumenta exponencialmente; limitar o tempo q o player terá pra fazer isso não seria, de certa forma, limitar o jogo? Claro, se não tem nada pra construir, é só o tempo de baixar o save, entrar no jogo, jogar o turno, as batalhas (se tiver) salvar, upar e postar o relato. Mas se o player quiser planejar um pouco melhor o crescimento, determinando específicos pra cada cidade, não vai poder?
Isso tem q ser bem pensado…

Aí… não sei se já está com as regras todas definidas, mas eu voto a favor de poder jogar modo batalha contra a AI! (Contra uma facção não-controlada por membros) Para não perder a graça ou ficar repetitivo.

Galera vamos decidr uma forma de como proceder com relação aos intensivos(maratonas)… se a gnt não der um up no MP a ele so vai terminar em 2016 depois das olimpiadas hehehe.

Tendo em vista os últimos problemas:

• Acho que os intensivos devem ocorrer so se todos puderem.
  • Devem ocorrer com período mínimo de 4 horas.
  • Quem não postar o save em 15 minutos terá o turno passado.

Sei lá… ± isso.

Pra mim vamos pelas regras lá… a metade +1, sobre o periodo fica assim mesmo… e esse tempo ta pra correr legal, da pra upar um save e na sequencia postar. Queria que mais alguem se manifestasse sobre isso pra gnt poder tentar tocar a frente.

Pode ser então… :wink:

pode hj não tem enem.

Não e pra hj winchester… e pra gnt poder tocar a frente o MP, pode ser qlqr outro findi… alias a ideia é que seja nos FDS principalmente no Domingo a noite, antes de cair na night hehehehe

É cara,acho que nos domingos das 21h as 23h como foi pré-definido anteriormente da pra todo mundo,creio que ninguém vai ficar na farra até tarde,a final creio que boa parte de nós estuda e/ou trabalha na segunda,então esse horário não compromete ninguém e boa parte deve estar em casa

Proposta de nova regra:

• Proponho baixar a cláusula das 24h para 1h em feriados e finais de semana.

• Para implementar a nova regra eu devo estar como adm do MP tb, com as senhas, para ajudar o CK, pois ele nem sempre vai estar on no momento necessário.

Justificativas e etc:

• Começamos o MP em 24/08/2012 ou seja, ja se passaram mais de 2 meses e estamos no turno 10°, isso significa 20 a 30 minutos de um jogo normal, no máximo. Ou seja, um jogo médio vai a 150 turnos, isso daria no nosso ritmo, INACREDITÁVEIS 2,5 anos!!! Não podemos deixar isso acontecer, necessitamos de alternativas para dar gás ao MP, se não vai melar no turno 70 ±.

• Rende muito mais do que combinar um horário de concentração para jogar.

• Tb eu não poderei estar sempre presente, mas azar, isso é pensando no andamento do MP e não em particularidades. Não há tanto prejuízo no hotseat ficar sem jogar alguns turnos, pq a AI não assume a facção, ela fica inerte e não faz merda, diferente de ViC, EU, HoI e etc.

• Não conseguimos contar com a colaboração, comprometimento, atenção e responsabilidade de todos, por isso necessitamos de alternativas urgentes para o MP rolar.

Votos a favor:

• Philippus
  • Winchester
  • CK

Votos contra:

• Hiryuu

é se for para alavancar mais ainda o MP eu voto SIM xD

Contra, como já disse na maioria dos finais de semana eu ñ estou aqui, inclusive nesse agora.
Acho q basta quem joga se comprometer em jogar, eu ontem depois q a Hungria jogou em 1h tava com meu turno jogado e postado, se todos fizessem assim daria pra jogar uns 4 ou 5 turnos por semana sem estresse. É só o pessoal se comprometer.

Ai é que ta… a galera não tem esse mesmo compromisso, vc sem duvida apesar das suas tribulações e percaussos do dia dia é sempre um dos mais pontuais, mas foi como falou o Philippus se continuar assima gnt só termina depois das Olimpiadas de 2016! Enfim voto a favor.

Edit. Phil depois te passo as senhas da galera pra vc me ajudar… eu ja tou lascado mesmo, não vai fazer diferença perder alguns, até o fim do MP o HRE ja deve ter viarado uma facção rebelde ahuahauhaha :stuck_out_tongue: