[OFF] Projeto BTC-GSB

Estive conversando com o Nigosky (Aldo Raine no GSB) referente a uma possivel parceria/fusão dos dois sites, temos plataformas diferentes, porem é interessante avaliar a viabilidade disto, como primeiro passo, propus a ele a criação aqui no GSB de um Sub-Forum (Restrito com Senha) onde a nossa cúpula e a cupula deles teremos acesso e discutiremos juntos o encaminhamento da união, ou até que ponto essa união pode ser levada.
Eu como Fundador vejo com bons olhos, a questão agora é com vocês.

Se for positivo para a comunidade, ñ vejo pq ñ. Claro, tudo deve ser bem discutido e estudado.

Também acho. Teria que ser bem discutido e analisado a viabilidade. Essa questão da plataforma ser diferente já traz uma porção de dificuldades que teriam que ser superadas.

Vc manda

Vamos debater, sem dúvida.

Vou criar o sub fórum com senha então ok…

Segredo de estado, por favor.

Olá staff GSB,

gostaria de saber quem está com acesso do GSB a esse forum? digo nomes e etc.

e outra pergunta, posso ser pragmático e direto aqui? ou alguma coisa do que eu falar aqui, vai acabar vazando para o “role-playing” de vcs?

não quero atrapalhar o bom andamento do forum. Alguma proposta minha pode vazar e já sabem né…vai que causa a fúria dos camponeses e rebeldes né :hehe

Nigo, aqui neste fórum so tem acesso do GSB…

Stephano
Philippus
Dudu
Hiryuu
Spartacus

Ou seja, somente Fundador, Administrador e os 3 Diretores, a alta Staff que realmente são quem toca e delibera sobre o GSB.

Pode ser pragmático, não vai vazar.

obrigado pela resposta Phill.

se puder mudar meu login para “nigo”, eu agradeço.

pelos lados do BTC, somente eu vou acessar por enquanto. Se as conversas progredirem, avançarem e etc, passo a senha para as pessoas certas virem discutir o assunto, aqui nesse forum no GSB.

no BTC eu sou um dos admins, acredito que faço a mesma coisa que o Phill faz no GSB. Sou uma especie de editor-chefe ou qualquer coisa do genero. Existem mais 3 admins “donos” do BTC (S.Templar, Harpia e Nanau). Os 3 estão meio inativos/away e eu tenho carta branca para avançar em qualquer assunto referente ao BTC e esse projeto em conjunto.

GSB Staff,

venho aqui começar as discussões para esse projeto em conjunto BTC - GSB.

primeiro vou falar um pouquinho do BTC para acabar com eventuais “pre-conceitos” existentes.

O BFCentral foi fundado em 2003, tinha como jogo principal o BF1942. Até 2006, BF (e seus mods) era o unico jogo, até colocarmos um forum de Hearts of Iron no ar. Depois disso, tivemos forum de varios jogos, servidores e etc.

Desde de 2008, temos a comunidade de Company of Heroes (um jogo RTS) e por volta dessa epoca, o site mudou de nome. De BFCentral (BFC) para BattleCentral (BTC). O foco ficou diversificado e tal, mas o que segurou o site até hoje foi ter forum de BF e de CoH.

Os usuarios de BF do site hoje em dia, são veteranos do 1942 (lá de 2003-2004) e 2142 (2006-2008). BF2, BC2 e o BF3, nós não “conquistamos” essas comunidades. Foram parar em outros sites de BF por ai. Somos uma comunidade de veteranos de BF e CoH (e isso acaba tendo algo em comum com o GSB, como falarei mais a frente). Não somos uma comunidade de shooters ou FPS, nem de BF. Se for para pensar, eramos uma comunidade de BF, mas hoje em dia ninguem mais joga BF por lá.

Uma das grande diferenças do BTC de outros sites por ai, foi em seu passado ter organizado eventos organizados nos jogos onde tinha forum. Seja campeonato de clãs, sejam batalhas organizadas. Não sei se vcs conhecem o site batalhapelomundo.com.br . É um site de batalhas organizadas do BF. Foi fundado por mim, nasceu dentro do BFCentral em 2004. Criou asas e voou (igual ao GSB :stuck_out_tongue: ).

pronto, feita essa pequena apresentação do BTC, começo apresetando a ideia. Caso eu me esteja equivocado em algo, me corrijam :stuck_out_tongue:

de onde surgiu a ideia de fusão?

procurei o phill e o stephano la por 2012 para tratar de uma eventual parceria e coisas do tipo. Agora em 2013 falei em fusão para o Stephano, porque acredito que ambos os sites enfrentem os mesmos problemas, os mesmos desafios e tem o mesmo mote.

e qual seria esse mote em comum de ambos os sites?

com certeza nao é o jogo paradox heheh. Ambos os sites são voltados para PC Gaming e ambos os sites compartilham de publico que gosta de historia, conflitos, guerras, 2ª guerra mundial e etc. Enfim, um publico mais maduro do que a média por ai. Não é um publico “hue hue BR BR”.

partindo desse mote, vejo que não existe nada igual no BR em nivel de forum/site dedicado a isso. Obviamente que temos nossos concorrentes direitos e indiretos (e posso apontar eles), mas algo feito no nivel que uma fusão proporcionaria, nao consigo ver no BR e talvez em nivel mundial.

quais os problemas que ambos os sites enfrentam?

somos amadores, mas pelo lado bom da palavra. Amamos aquilo que fazemos (tocar os sites, ter os jogos que temos em nosso sites e etc) e isso é um problema no fim das contas. Não ganhamos porra nenhuma para tocar isso para frente, somente dor de cabeça. As vezes para crescer aqui ou ali, eu como editor la no BTC percebo que falta talvez um conteudo diversifcado, uma ideia que poderia engrandecer o site e coisas do genero. E esse tipo de coisa demanda TEMPO, que não temos (eu por ex, casado e com filhos, mesma situação do phill) e outra coisa que falta é material humano no staff para fazer determinada tipo de tarefa pelos desafios que temos pela frente.

e quais desafios são esses?

as redes sociais, como o Phill me alertou la em 2012, fazem nossos sites sangrarem até nao poder mais. Se não sangram, pelo menos acabam nao ganhando vida nova. Não no ritmo de trabalho que acabamos impondo.
Veja que um determinado youtuber brasileiro de BF tem mais usuarios ativos no canal dele, do que toda a soma de users ativos em foruns de BF aqui no BR.É o caos isso. Nego com EGO maior do que qualquer coisa, sem relevancia para o jogo, com mais users ativos que os foruns.

outros desafios que posso colocar é ter sempre usuario satisfeito no site para ele nao dar rage, vazar, fazer outra coisa da vida. Em 10 anos de battlecentral, acredito que o usuario é que tem que ser valorizado e não o jogo. O jogo é apenas um pano de fundo.

Como vamos nos fundir? Como faremos? E a parte tecnica?

eu não tenho a resposta para isso agora, por isso estou aqui. Para discutir todos esses pontos, ver se vale a pena ou não. Ver se podemos transcender o que somos hoje e alcançar algo maior. Burlar ou fundir as barreiras culturais que ambos os sites tem e etc.

A minha ideia em se fundir seria transcender, ir além do que somos hoje, para podermos encarar os desafios juntos (ui). Se olharem bem em ambos os foruns, verão que temos quase a mesma estrutura montada. Jogos + offtopics foruns (com o mesmo conteudo basicamente). Ou seja, alem do mote que eu citei, já temos outros pontos em comuns.

Mesmo que dure 1 ano para se fundir (se isso for decidido), podemos ir caminhando a passos pequenos. Dando pequenos passos. Coemçamos com uma parceria aqui e ali e enquanto isso vamos discutindo todos os pontos.

Acredito que nesse primeiro momento podemos construir uma ponte entre o BTC e o GSB, quebrando o muro invisivel que existe entre nós.

Cada site tem seu proprio staff, regras, plataforma, cultura, como faremos?

nao tenho a resposta para isso, vamos discutir. Nada é imutavel. Estou sendo pragmatico em vir sentar aqui com vcs, para conversar e podemos chegar em algo maior lá no futuro em comum. O Battlecentral chegou a 10 anos agora em maio, quero mais 10 anos (mesmo que seja por outro nome). A minha rede social é ele. Nao tenho tempo para gastar no facebook, youtube ou algo do genero. Outros podem ter, mas é por isso que eu acho, que juntos, podemos ter mais 10 anos de vida. Sem dor de cabeça e com prazer.

Acredito que uma das coisas em se fundir seria a facilidade que vamos ter em poder procurar patrocinadores/parceiros para gerar $$$$ que banquem os custos do site, premiação para os users e coisas do tipo. É esse tipo de facilidade que eu enxergo, quando vejo BTC e GSB juntos.

Por que procurei o GSB e não a comunidade de call of duty ou outra de BF?

Por causa do nosso mote comum, alem das origens em comum (pai e filho :stuck_out_tongue: ) e desafios/problemas em comum. E obvio, o relacionamento cordial entre ambos os sites e staffs.

Existe algum ressentimento por parte do BTC em relação ao GSB?

Não, nenhum. Se existisse, eu não estaria aqui :stuck_out_tongue: . Acredito que 10 anos no ar, a maturidade que atingimos, nos fez chegamos num nível de entendimento muito maior sobre aquilo que fazemos, afinal até mesmo o BTC passou por varias fases.

Sim, passamos por várias fases, desde fase de moderação insana, banir usuários quase que diariamente lá no inicio do site por causa de brigas e brigas entre eles, até a fase atual, onde os usuários são maduros o suficiente, não precisam ser mais moderados.

A criação lá atrás do GSB (2008-2009), saindo do BTC e etc, não afetou o BTC na época. Naquela época, talvez era o auge do BTC, com muitos servidores de diversos jogos. O staff da epoca estava focado em dar suporte a esses servidores, a parceria do momento no BTC era o BASE/OI (a empresa de telefonia celular), não sei se lembram disso…

Não existia uma mão de obra e tempo capaz de dar o suporte/atenção que determinado jogo/comunidade de tal jogo queria.

Além é claro, das similaridades entre o BTC e o GSB, o que nos aproxima ao invés de nos afastar. Por esses motivos, acredito que momento atual é de construir pontes e não muros.

Concordo em muitos pontos. Eu mesmo fui jogador de BF1942 durante mto tempo. Mas, no fundo, sempre gostei mais de jogos de estratégia e rpg (ou misto), por isso “me apaixonei” pelo GSB quando o descobri.
Quanto às similaridades, ambos temos jogos “fora” do nosso “foco”, temos uma área em que se discutem sobre outros jogos, de fps a simulação, e vocês também têm áreas assim, bem como seções “offtopic” mais descontraídas e seções de história, por exemplo.
A questão do YouTube que você comentou é totalmente pertinente, há mtos youtubers que jogam o jogo, postam vídeos enquanto o jogo tá “na moda”, só aproveitando o hype, depois abandonam. Sem falar o retorno para o público, nulo em mtos casos. Claro, sempre há aqueles que jogam pq gostam, e se preocupam com seu fãs, embora sejam a exceção, infelizmente.
A questão da fusão é realmente algo que deve ser bem estudado, como vc bem disse, há focos diferenciados, staff diferenciadas, públicos diferenciados, embora haja pontos em comum. Como conciliar tudo? Primeiramente, conversando, é o q sempre digo.

Antes de mais nada, claro que conheço a BPM!!! Tai meu user: batalhapelomundo.com.br/modu … ile&u=3059

Parei de jogar BF pq me consumia muito tempo… treinar e etc. Não é como pegar e jogar um game de estratégia que vc para na hr que quiser. BF, batalha organizada, clã… bah consome muito tempo.

Nigo vc resumiu muita coisa e digo que sinto o mesmo.

Seria um sonho conseguir fundir as duas comunidades, da minha parte penso isso.

Detalhes técnicos… fundir plataformas e bancos, penso não ser tão problemático. Claro que o resultado seria uma plataforma lisa, que teria de ser customizada e a migração dos BDs podem dar alguns bugzinhos… penso no mais complicado ser algum conflito na hr de upar as tabelas, ja convertidas de cada BD. Teriam de ser feitos alguns ajustes com a contas, pois teriam duplicidades e etc. Nada que um script bem bolado no BD não resolva… mas lembrando que meu domínio é phpbb e MySQL, então, optar por outra plataforma e banco me tira do “jogo”.

Não sei se entendi bem, mas a proposta final seria, tipo, escolher um servidor, definir a plataforma, definir banco, novo nome, novo layout, converter as comunidades GSB e BTC para isso e fazer a migração. É isso?

O Grande problema que vejo, seria a barreira cultural de cada comunidade. Existe uma cultura do GSB muito forte e característica. Império Gesebiano, os ranks e etc…

E a possibilidade de migrar oq vcs tem lá no BTC para dentro do GSB? Já pensaram?

Mas estamos ai, vamos debater, acho que seria um caminho bom a ser trilhado.

Oq pensa o Dudu e o Stephano?

Eu acho a idéia de fusão fantástica por todos os motivos que já citaram aqui.

Apesar de ter suas diferenças, acho que é completamente viável um esforço de todos nós para a a união das duas comunidades. As principais barreiras, como o Philippus mencionou, seriam realmente as culturais.

Meu ponto de vista geral sobre os pontos/desafios para uma fusão:

• A parte de organização geral de foruns e seções acredito que seria a parte mais tranquila, pela similaridade das duas comunidades. O único ponto divergente acredito que seja realmente o IG. Mas acredito que é tranquilo chegar a um ponto comum;
  • No que se refere a staff acredito que seria também facilitado, já que o que não falta é trabalho e necessidade de material humano;
  • Questões financeiras seriam também mais simples, já que é mais fácil manter 1 host do que 2, além de uma provável maior arrecadação;
  • Um ponto um pouco mais complicado seria a questão dos usuários. Ficamos sempre na dúvida: ficarão insatisfeitos? Acho que a maior chance de isso ocorrer seria se alguma seção/forum/subforum de uma das duas comunidades fosse extinta logo de cara (e aqui não to contando com IG, pois é um ponto mais complicado). Além disso tem a questão do nome do forum. Acredito que seria complicado o BTC passar a ser uma parte do GSB ou vice-versa. Talvez o melhor seria um novo nome, um novo domínio (claro, mantendo os dois antigos por um tempo com informações redirecionando para o novo). Fora esses pontos, todos os usuários creio que apoiariam o aumento de movimento que é esperado em suas seções favoritas.
  • Enfim vem a parte técnica, que é a que tenho mais condições de dar meus pitacos. Vou falar daqui pra frente desta parte.

Não sei exatamente qual é a situação do BTC. A hospedagem ali é gratuita? Se sim, deve ter algumas limitações importantes, quais? O próprio domínio .xpg acho que é menos amigável pros users. E o vbulletin? Como é a licença?

Eu gostei bastante do phpbb. É uma ferramenta com rápida evolução, por ser livre. O custo é zero. A quantidade de mods é grande. Há grande quantidade de material na net para quem quiser aprender algo sobre, se necessário. Andei pesquisando durante o dia e tracei um cenário em minha cabeça, que seria minha sugestão inicial em um caso de fusão (lembrando que as respostas para os itens àcima poderiam alterar minha opinião inicial).

Encontramos um bom host, com boas opções de administração e independência. Eu continuaria com ele.

Levaria uma cópia do BTC para la. Faria operações e testes nessa cópia enquanto os usuários continuariam utilizando os dois fóruns normalmente. Migraria essa cópia de vbulletin para phpbb3. O pessoal do BTC (staff) validaria este novo forum, pra ver se ficou boa a migração. Depois faria uma cópia do gsb.

Começaria o trabalho de fusão dos dois fóruns. Esta é a parte complicada, pois não encontrei ferramenta que faça isso automaticamente. Os mods que temos instalados tornarão esse trabalho ainda mais complicado. Mas encontrei um tópico com boas indicações de como proceder. Além disso, essa é a minha área de trabalho, bancos de dados e servidores de aplicação. Então acredito que de uma forma ou de outra da pra chegar num resultado no mínimo satisfatório.

Após a fusão, a staff de ambos fóruns validaria o resultado final e já discutiria os ajustes a serem feitos e, em caso de aprovação, repetiríamos o procedimento, já com os devidos passos todos anotados, agora com parada nos dois fóruns.

Há que se lembrar que qualquer migração de forum não leva tudo que há nele. Somente as coisas mais importantes: foruns, posts, usuarios, pms, avatares…

Enfim, me perdoem por ter ido muito a frente na discussão, mas é que acabei me empolgando, hehehe. Apenas quis mostrar que, em minha opinião, apesar das dificuldades, é realmente viável a fusão.

É isso ai Dudu…

Mods tb não serão o problema creio eu, acredito que aplicando eles após a importação dos BDs na nova instalação, vamos aplicando eles novamente e tb vamos customizando a nova instalação.

Vou ver se instalo o GSB em base local novamente e vou fazer uns testes de exportação importação para um novo phpbb. So para ver a treta com os mods pegar!!! kkkk

vou responder todos os pontos levantantos por vcs, com calma no fim de semana.

sobre o host do BTC - o site está hospedado no XPG de grátis. Nao gastamos nada com $$$$. Obvio que isso pode ser revisto, colocado num locaweb e etc. Mas ai passa a ter o custo $$$ :stuck_out_tongue:, nada que um bom patrocinio/parceiro nao resolva.

sobre a plataforma do BTC - de 2004 ate 2006 era phppp (igual ao de vcs). VBulletin desde 2006. Ano passado pagamos mais de 300 dolares para atualizar para ultima versão do Vb (na epoca, o 4.2), com conexão com facebook, plataforma mobile e tudo mais, estavamos com uma versão antiga. O VB tem um plugin/hack/mod que permite ter varios foruns VB sob o mesmo host.

a parte tecnica ao meu ver, tem que ser a ultima a ser discutida. Vai que chegamos num consenso de começar tudo do zero e fechar ambos os sites ou então começar outro site e deixar os dois (btc e gsb) coexistindo com esse terceiro e etc. As soluções são as mais variadas, que eu posso pensar no momento.

ps:Meu conhecimento tecnico nao chega aos pés de vcs. Lá no BTC sou apenas a cabeça pensante, que tem ideias e outros é que colocam elas para funcionar :stuck_out_tongue:

Assim como o Aldo, que ainda prefiro chamar de Nigo pelos velhos tempos hehe, sou uma mera cabeça pensante, e muito ausente lamentavelmente, então certamente Philippus, acredito que seja unânime a decisão do GSB de optar pela fusão, quanto á questão cultural, creio ser um grande problema, não por mim, mas por parte da comunidade, porém sabemos, ainda mais nos últimos tempos que aquela parcela da comunidade gsb mais relutante a este tipo de mudanças vem estado bastante ausente, e como o Nigo disse, devemos prezar pelo user/player então isso é uma coisa que quero alinhar com o phill sobre o que faremos quanto a isso, ainda esta semana!
O IG é realmente o problema a ser discutido, porem embora seja algo de agrado da comunidade GSB pode não ser da comunidade BTC, temos 2 opções,
1° - Tratar o IG como projeto que é (desconsiderando todo o peso cultural que tem) e encerrá-lo, acostumando previamente à fusão, comunidade GSB a um tipo de rank e meios de reconhecimento de users algo mais profissional, mudando títulos por algo similar ao que o BTC trabalha hoje.
2°- Dentro da temática do próprio IG fazer paralelamente a fusão lá (Ex. Sacro Império Gésebo-Beteciano, sendo a união de dois Impérios, onde eu continuaria Imperador do Reino de Gesebia e ao paralelamente outro do Reino Beteciano, claro, ai vocês teriam que entrar na onda e tudo mais, alem de escolher quem seria a pessoa que gosta deste tipo de roleplay).

Quanto à futura estrutura administrativa, não conheço a do BTC mas a do GSB creio que funciona muito bem, temos 1 Fundador que escolhe 1 Administrador, o qual monta sua equipe da maneira que ele achar conveniente e adequada ao forum, sendo que se o mesmo não mais agrega ou quer se afastar, o fundador escolhe outro ADM que novamente forma sua equipe mantendo ou não a anterior. o obstáculo? não temos mais um só fundador, então podemos ter 3/2 sei la quantos conselheiros de cada lado que escolhem o ADM, independentemente se este fora do GSB ou do BTC, claro, mera idéia, porem colocamos em pé de igualdade a decisão da gestão do futuro forum, sendo que os tais conselheiros não precisam ter atas, reuniões nem nada, só tomam a decisão de quem seria o ADM que também pode ser um deles próprios, e é claro, sem burocracia, sem atas, sem reuniões, só nomes que escolhem um nome, simples.
Enfim, ideias, teríamos que analisar a estrutura de vocês e analisar se tambem não é adequada, pode tbm que fiquem varios ADM’s e não um só, sei lá.

Acho que o Império Gesebiano, IG, que nada mais é que um “evento” contínuo de Role Play, com reflexos no fórum, criando uma cultura e etc da comunidade, é algo muito característico ao GSB, mas é algo que eu acho que não gostaria nem um pouco de perder.

Em uma fusão, gostaria da fundação de um novo Império, resultado da Fusão do Império Gesebiano e do Império Beteciano, digamos assim… kkk

Sobre a nossa estrutura, eu acho ela muito boa, ou seja, nosso servidor + PHPBB + MYSQL, Fundador + Administrador + Diretores + Moderadores, mas gostaria de recicla-la.

Onde eu gostaria de reciclar:

Nome do site e domínio. Ja felei isso para o Dudu e outros, sobre o nome e domínio. Não gosto de Grand Strategy Brazil… nem de gsbrazil.

Servidor. Tivemos um problema recentemente, passamos da cota de trafego diária permitida e fomos bloqueados, não nos sendo mais permitido reativar nosso plano, que era de 16 reais. Somente nos foi permitido migrarmos para uma conta de maior nível, de 30 reais onde não existe phpMyAdmin free. Deveríamos ter cancelado a conta em nome do Stephano, que tava na lista negra deles, e abrir uma nova em nome meu ou do Dudu, e então continuarmos com a de 16 reais. Pq não fizemos isso, pensamos que realmente estávamos com trafego muito alto, consumindo muito, mas na real, foi por conta dos saves do MP de M2TW, que cada um tem 4 mb, e estávamos utilizando o anexar do forum… tenho quase certeza que foi esse o problema, até pq foi recorrente a exatamente este período. Então gostaria de fazer isso, voltar ao plano mais barato e ao acesso ao phpMyAdmin.

phpBB + mysql Quero fazer o upgrade da versão, principalmente pq a nossa veio com uma falha em relação a versão anterior. Não da para fundir post, so da para fundir tópicos. Isso dificulta moderar double post, mas nada sério. Tb por conta das novidades da nova versão e aprimoramentos.

Staff Colaborador foi algo que sempre gostaria de ter, mas ta fodiz, não tem material nem para ser diretor… hehehe. Então a reciclagem aqui é a própria fusão, unir esforços e ter uma Staff completa. A figura do Fundador por mim seria extinta… ficariam somente 1 administrador e os diretores, sendo que os diretores seriam os fundadores e adm dos dois sites, todos com poder de adm e fundador, algo bem colaborativo, como temos hj aqui no GSB entre Dudu, Steph e eu. Então esta alta Staff, formaria um conselho que escolheria sempre um adm entre eles… no decorrer dos próximos 10 anos, outros podem ir sendo agregados a Alta Staff, como ja estou agregando o Hiryuu, que ja tem poderes de adm no GSB, mas ainda não de fundador, mas ja faz parte do nosso “conselho” da alta adm, e por isso esta aqui discutindo a fusão.

E o IG neste esquema sem Fundador? Criaríamos um cargo de Diretor, onde este seria o Imperador do novo Império.

± estas ideias para hj

daria para manter o IG por exemplo num forum em separado, se for o caso.

isso é apenas uma das ideias que podemos ir colocando.

uma das coisas que pensei é montar um PORTAL de noticias e ambos os sites vao jogando noticias nele. Esse portal teria o nome ja unificado.
Seria o primeiro passo para ir se fudindo. Como falei, nada precisa ser feito na correria.

tenho muita coisa para postar (wall of text) e farei isso.

uma pergunta: vbulletin, vcs tem algo contra? :stuck_out_tongue:

Eu tenho…

1º - Não é código aberto, então não tem como sair modificando e adaptando ele.
2º - Por causa do dito acima, modificações, templates e etc que vc queira diferentes, ou mesmo funcionais e boas, em relação a coisas bem básicas free, são todas pagas. E mesmo pagando, vc so pode aplicar aquilo que foi lhe passado, pois vc não consegue modificar e adaptar.
3°- O sistema e seu ups são pagos…

phpbb + mysql - Sistema e banco free, de código aberto, fácil de utilizar, coma maior comunidade on line do mundo, com suporte nacional colaborativo e ativo, totalmente modavel, eu mesmo ja fiz mods de mods aqui para o GSB.