OPINIÃO: Os ratos que te distraem

[size=120][center]Os “ratos” que te distraem[/align]

[justify]Se você votou contra o PT, LEIA este texto. Se votou ou simplesmente analisa as coisas criticamente, já deve ter ciência do que vêm a seguir.

Nos últimos dias esteve em trâmite no Congresso um projeto que tem causado comoção: o Projeto de Lei 4330/04, conhecido como “Lei da Terceirização”. Não foi apenas esta discussão que têm impactado nossa sociedade. Mas falarei desta por ver que o argumento geral dos apoiadores disto permanece: “se o PT é contra, eu sou a favor”.

A tal da “lei da terceirização” só tem um objetivo: piorar as condições de trabalho. Por que? Porque o que se adota em empresas públicas ou privadas é a lógica da redução de “custos”. Assim, todas as atividades que são consideradas como não integrantes da atividade-fim da empresa, são “passíveis” de terceirização. Por exemplo: os serviços de limpeza, segurança, recepção, entre outros. Pois é… É visível o quão duras são essas condições de trabalho. São trabalhadores que ganham baixos salários e não têm mínima estabilidade empregatícia.

O tal PL 4330/04 quer ampliar a terceirização para qualquer função na empresa, seja atividade-fim ou não. Mais do que isso, permite que não seja necessária a abertura de concursos públicos e que os trabalhadores não sejam representados por categorias sindicais ou tenham direitos trabalhistas efetivamente garantidos, como 13º salário, férias, horas-extra. Se isto for aprovado e você tiver um cargo não-terceirizado, talvez passe a ser, e você estará na rua! Aos trabalhadores de empresas terceirizadas, a situação fica ainda pior, pois haverá aumento do número de empresas de terceirização e salários cada vez menores.

Então é hora de refletir: talvez você também não concorde com o tal PL, mas não quer dar o braço a torcer e ter a mesma opinião que o PT ou partidos de Esquerda. Vale a pena jogar o seu direito e o de milhões de brasileiros no lixo, porque grandes jornais e noticiários televisivos tentam te influenciar de modo a apoiar a lei da “terceirização”? Hoje, dia 09/04, a história de ratos soltos numa CPI ocupa as páginas dos grandes jornais, ignorando quase totalmente a discussão sobre a “lei da terceirização” e seus impactos.

Cuidado! Como canta o Cazuza, “a tua piscina tá cheia de ratos, tuas ideias não correspondem aos fatos”. E o fato é que este PL representa um retrocesso sobre os direitos trabalhistas.
Os verdadeiros “ratos”, a grande mídia e os interesses empresariais por trás da aprovação deste projeto de lei, estão distraindo sua atenção![/align][/size]

Texto originalmente publicado, via-facebook, por Renan Biller - Professor e Bacharel em História pela Universidade de São Paulo.

Oh, os ratos!!! Diz que vieram muitos ao Brasil com Cabral…

Como assim? Deixei bem claro no FB q sou contra essa lei, independente de quem a tenha proposto ou de quem seja contra ou a favor - coisa q aliás pouco me importa se é a ou b, já se ela for aprovada aí é outra história.

Meu texto não foi pessoal… Foi genérico mesmo. Tenho muitos conhecidos do círculo de convívio que tão falando que são a favor do projeto, só pq o PT é contra. Aí comecei a ficar indignado, pq já tá virando neurose isso… Galera não tá nem procurando se informar sobre as coisas e já sai falando que é isso ou aquilo, conforme vê na televisão. ==|

Mas é o q eu digo… pessoal nem sabe o q pode mudar, o q pode melhorar ou o q vai piorar e sai falando… e isso é da direita, da esquerda, de cima, de baixo, de dentro, de fora…

Pra que pensar se podemos ser preconceituosos, né?

Existem momentos onde o PT faz jus ao seu nome.
Como o biller falou, esses são trabalhos desagradáveis e pessimamente remunerados, agora querem tornar isso instável? fazer com que o trabalhador não saiba se amanhã terá emprego ou não?
Ao meu ver isso é um desrespeito com o povo, só por que é um trabalho desagradável não quer dizer que deva ser terceirizado e ameaçar a estabilidade dos funcionários, daqui a pouco nem os funcionários públicos terão estabilidade.

ISSO SIM seria um grande avanço pro país.

Hiryuu, a estabilidade é relativa, falou! Se fizer merda vai embora igual! E não pode mais ser contratado pela administração pública na maioria dos casos.

Hahahaha… cara, eu trabalhei 4 anos em Prefeitura, concursado. Não é relativo, saí justamente por isso, por ver gnt coçando o saco o dia inteiro fazendo de conta q trabalhava, outros fazendo o serviço vê a cara deles, e não acontecer NADA. E isso q trocou o prefeito no meio termo, continuou igual. Qq eles faziam? Colcoavam CC pra fazer a função dos caras q só tavam encostados. Não vem dizer q é relativo, não pra mim q vivi na pelo o q é “serviço público”.

Município é uma coisa, Federal é outra!!!

[tab=30]Eu sou contra terceirização e consequentemente, contra essa lei.

[tab=30]Temos que analisar todas as propostas e tirar nossa própria conclusão, não é pq o PT é contra que eu serei a favor.

Pra não ser injusto, o único ponto positivo da proposta é que se a contratada não pagar o funcionário, a contratante deve pagar. Mas só…

Concordo!