[size=120][center]Os “ratos” que te distraem[/align]
[justify]Se você votou contra o PT, LEIA este texto. Se votou ou simplesmente analisa as coisas criticamente, já deve ter ciência do que vêm a seguir.
Nos últimos dias esteve em trâmite no Congresso um projeto que tem causado comoção: o Projeto de Lei 4330/04, conhecido como “Lei da Terceirização”. Não foi apenas esta discussão que têm impactado nossa sociedade. Mas falarei desta por ver que o argumento geral dos apoiadores disto permanece: “se o PT é contra, eu sou a favor”.
A tal da “lei da terceirização” só tem um objetivo: piorar as condições de trabalho. Por que? Porque o que se adota em empresas públicas ou privadas é a lógica da redução de “custos”. Assim, todas as atividades que são consideradas como não integrantes da atividade-fim da empresa, são “passíveis” de terceirização. Por exemplo: os serviços de limpeza, segurança, recepção, entre outros. Pois é… É visível o quão duras são essas condições de trabalho. São trabalhadores que ganham baixos salários e não têm mínima estabilidade empregatícia.
O tal PL 4330/04 quer ampliar a terceirização para qualquer função na empresa, seja atividade-fim ou não. Mais do que isso, permite que não seja necessária a abertura de concursos públicos e que os trabalhadores não sejam representados por categorias sindicais ou tenham direitos trabalhistas efetivamente garantidos, como 13º salário, férias, horas-extra. Se isto for aprovado e você tiver um cargo não-terceirizado, talvez passe a ser, e você estará na rua! Aos trabalhadores de empresas terceirizadas, a situação fica ainda pior, pois haverá aumento do número de empresas de terceirização e salários cada vez menores.
Então é hora de refletir: talvez você também não concorde com o tal PL, mas não quer dar o braço a torcer e ter a mesma opinião que o PT ou partidos de Esquerda. Vale a pena jogar o seu direito e o de milhões de brasileiros no lixo, porque grandes jornais e noticiários televisivos tentam te influenciar de modo a apoiar a lei da “terceirização”? Hoje, dia 09/04, a história de ratos soltos numa CPI ocupa as páginas dos grandes jornais, ignorando quase totalmente a discussão sobre a “lei da terceirização” e seus impactos.
Cuidado! Como canta o Cazuza, “a tua piscina tá cheia de ratos, tuas ideias não correspondem aos fatos”. E o fato é que este PL representa um retrocesso sobre os direitos trabalhistas.
Os verdadeiros “ratos”, a grande mídia e os interesses empresariais por trás da aprovação deste projeto de lei, estão distraindo sua atenção![/align][/size]
Texto originalmente publicado, via-facebook, por Renan Biller - Professor e Bacharel em História pela Universidade de São Paulo.