Organização Seção Mundo e História

Periodização

Denomina-se de periodização da História à divisão, para fins didáticos, da História em épocas, períodos ou idades. A necessidade desses “cortes” (ou “recortes”) é tão antiga quanto a da escrita da História, cada época ou cultura tendo usado uma diferente metodologia. Embora qualquer articulação no processo histórico seja artificial (e passível de críticas), essa prática torna-se indispensável para que o conhecimento histórico se torne inteligível. Desse modo, pode haver tantas divisões quantos pontos-de-vista - culturais, etnográficos e ideológicos. Não há como definir um padrão único ou consensual.

Periodização Clássica

Pré-História

A chamada Pré-história inicia-se com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e actividades de caça e de re-colecção. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades.

Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver:

  • No Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo;
  • No Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais;
  • Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos, o último período da Pré-Historia demarca o conjunto de transformações que dão início ao aparecimento das primeiras civilizações da Antiguidade, Egito e Mesopotâmia.

Idade Antiga

A Antiguidade compreende-se de cerca de 4000 a.C. até 476 d.C., quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egipto, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.

Idade Média

A Idade Média é limitada entre o ano de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.

Idade Moderna

A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

Idade Contemporânea

A chamada Idade Contemporânea compreende-se de 1789 até aos dias atuais. Envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.

Fonte: Wikipédia

Regras da seção História Mundial

Aqui no GSB utilizamos o método clássico ocidental de periodização.

Cada tópico com cunho histórico deve ser postado dentro de uma das subseções, da seção principal, História Mundial, cada qual, de acordo com sua periodização, conforme explicitado acima. Caso o assunto seja de grande circulação, ele terá uma [TAG], antes de postar, o usuário deverá verificar se já existem [TAG] para o assunto que deseja criar tópico, havendo [TAG], ele deve seguir o padrão e postar com a [TAG], exemplo, [Roma]. Caso o assunto não tenha [TAG], o usuário deverá postar o tópico sem a mesma.

Para tópicos que não sejam diretamente ligados a um debate ou informação histórica, o local de postagem destes devem ser fora das subseções específicas da periodização, devem ser postados diretamente na seção principal História Mundial.

Exemplo:

  • Um anuncio de uma miniatura de tanques de guerra, que esta a venda nas bancas.
  • Um assunto do “Tempo Presente”, periodização histórica extra oficial, como por exemplo, um tópico com informações sobre uma mudança na polícia militar do RJ, ocorrida neste ano, uma manifestação, um debate da atualidade.

No geral os usuários não precisam se preocupar, não existe punição ou nada do tipo por postar, ou postar errado. A Staff estará atenta e fará a manutenção da seção, editando, movendo e etc os tópicos e mensagens para adequar eles a regra.

Sintam-se todos muito a vontade, postem bastante, debatam e se divirtam acima de tudo!