Patch 1.19 - "Denmark"

[justify][size=150][font=Garamond Bold][tab=30]E mais um patch free na área! E mais jogos que não vai dar pra continuar :choro :hihi

[tab=30]Bom, o que o patch 1.19.1 “Denmark” traz de novo?

[tab=30]Pra quem tem a expansão Rights of Man, pode-se escolher a/o consorte no Nation Designer e Tradegoods agora dão bônus ao controlador da província. No Art of War, pode-se tansferir a ocupação de vassalos (isso fazia uma falta). No Mare Nostrum, ter alto Spy Network em um país faz você ter uma chance de ser avisado se esse país começar a se preparar pra guerra.

Novos gráficos para unidades de diversos países, saves do 1.18 devem ser carregados sem problemas (vamos torcer…), opção “Limited Ledger” para esconder certas abas do Ledger em multiplayer (interessante!), opção de ter ideagroups ilimitados (mas e monarch points pra isso?), opção de paz de forçar o inimigo a terminar uma rivalidade (uma boa), mapa político com opção de mostrar o terreno onde não estiver colonizado (eu gostei, e dá pra desativar nas opções), opção de não ter herdeiro no Nation Designer.

[tab=30]De principal aqui, Casus Belli “Primitives” e “Overseas” removidos (não gostei!), Exploration/Expansion FInisher permitem fazer claims em colonial regions e trade company regions (interessante, pra compensar a remoção do “primitive/overseas” CB?), baixar fortes impacta no Military Score, bem como ter menos fortes que o “necessário”, Courthouse e Town Hall não mais reduzem unrest mas reduzem state maintenance (gostei), tipo de terreno não mais reduz combat width (pode ser bom ou ruim…), províncias com fortes ocupados em outra guerra que não a sua podem ser pedidos na paz (finalmente!), corrupção diminui unrest, escalonável a até -20 em 100% faz sentido, mas haja dinheiro :/)

[tab=30]Mudanças interessantes, mas nada muito impactante.

[tab=30]MUITAS melhorias e fixes, pra variar…

[tab=30]No geral, boas adições/alterações, mas novamente vamos ter que reaprender a fazer certas coisas…[/font][/size][/align]

Não sei se foi impressão minha, ou o estilo como estou jogando, mas parece que está mais difícil conseguir dinheiro, estou com dificuldade de manter uma receita decente com Castela, mesmo já tendo conseguido todas as províncias de Portugal :frowning:

Olha, confesso q não sei… no meu jogo com Brasil (única campanha atualmente) não percebi diferença na arrecadação… exceto ter q manter os fortes sempre “levantados” por causa da penalidade no Military Score q tem agora… a arrecadação em si me parece não ter mudado… talvez só testado com um major pra ter certeza…
Não sei como vc está focando no comércio, mas Castela pode ser uma potência comercial facilmente focando na colonização da América e da África…

Hmmm interessante, mas parece que vai dificultar os meus jogos com colonizadores…

Comecei a colonizar, mas ainda estou penando, não dá nem pra contratar uns conselheiros, mas vou seguindo … outra coisa que notei é a demora na colonização, pelo menos no inicio, quando se tem poucas ou nenhuma província na região colonial

Na verdade, isso foi “piorado”… diminuiram a % de chance do colono “criar” novos colonos… Mas em geral não dá tanta diferença, talvez um ano ou pouco mais só…

Parece interessante, Obrigado Hiryuu!

No meu jogo com Castela no 1.18 foi o único que não fiz nenhum empréstimo e nem peguei grana por corrupção. Mantive conselheiros +1 desde o início do jogo. Depois quando anexei pelo casamento Aragão, mudei para +2 e perto de 1600 mudei para +3 e está sobrando muito grana. A parte comercial de Castela se tu conseguir o domínio colonial da América do Sul (tem que ser o foco) e da costa oeste africana é absurda. Eu dei uma pausa no jogo, mas até onde lembro, faço +40 em impostos, +25 em produção e +115 em comércio. Uma dica é coletar em Genoa, que é o único lugar que sai grana de Sevilha. Com a overdose de mercadores devido as nações coloniais, se pode colocar mercadores em vários nós que direcionam para Genoa (Ragusa, Alexandria e aquele do meio dominado pela França.

A mudança dos cb’s primitive/overseas já deviam ter feito no 1.18. Agora a merda está feita no meu save e se eu continuar, terei que declarar guerra sem cb em nações da América porque mesmo com Castela (ideia nacional), não posso fazer claim em província que não esteja “overseas” da capital. Só não arrumaram a bagunça que eles fizeram com os protetorados se liberando livremente.

EDIT: Eu não mantenho nenhum forte no início do jogo porque não é necessário estrategicamente nas guerras pela posição favorável de Castela.

Com esse “EDIT” vc respondeu a duvida de todos! hahaha