[Perfil de Aeronave] Macchi MC.202

A besta italiana que desafiou os Spitfire: Macchi MC.202

[center]Mesmo a tempo de ver o Cerco de Malta, o MC.202 foi uma aeronave formidável. Mas enfrentou muitos desafios - com o Spitfire a ser o maior deles.[/align]

Na sua passagem pelo leque de aviação Alemão, os jogadores encontram o MC.202 Folgore bastante cedo, pois está colocado no Rank I com o valor de BR de 2.3. No jogo, tu poderás desbloqueá-lo se pesquisares e comprares o MC.200, do qual foi também antecessor dos MC.202’s na vida real. O Folgore (“Thunderbolt”) foi concebido como sucessor do MC.200 Saetta, do qual possuía grande agilidade, mas pouco armado e pouco potente, com uma velocidade máxima de 504 kph (315 mph).

O trabalho assim começou em Janeiro de 1940 para produzir o novo caça, do qual teria que ser mais rápido e melhor armado. A maior diferença dos anteriores desenhos foi a de usar um motor em linha arrefecido a água em vez de um radial e uma cúpula inteira para o piloto.

A indústria Italiana no entanto foi incapaz de produzir um motor em linha potente o suficiente para assegurar uma performance satisfatória. Por sorte, a companhia Alfa-Romeo comprara a licença para a produção de motores V-12 em linha invertidos DB 601 A-1 da alemã Daimler-Benz, do qual era produzido em Itália sobe a designação de Alfa Romeo R.A.1000 RC.41, produzindo 1075 cavalos.

[center]MACCHI MC.202 FOLGORE
Massa vazia: 1075 HP
Potência Mot.: 2 491 kg
Envergadura: 10,58 m
Comprimento: 9,64 m
Armamento: 12,7 mm x2
7,7 mm x2
[/align]

Basicamente, o MC.202 tinha um motor muito similar ao dos caças Bf 109 E, e no jogo, tu conseguirás achar as semelhanças entre esses dois caças, nomeadamente as muito semelhantes capotas do motor. Tu também conseguirás notar nas semelhanças entre o MC.200 e o MC.202 - de facto, o Saetta e o Folgore partilham as asas, trem de aterragem e o módulo da cauda.

O novo motor fornecia um grande melhoramento na performance com uma velocidade máxima até aos 600 kph. No jogo, o Folgore, quando totalmente melhorado e usando os controles manuais do motor e o WEP, consegue atingir a velocidade de 530 kph ao nível do mar, e 609 kph a uma altitude de 5600 metros (18 373 ft).

Este desempenho é mais do que suficiente para igualar os seu inimigos no leque do BR dado no jogo, tais como os primeiros Spitfires, o Americano P-40, ou os caças Soviéticos tais como o Yak-7 ou o LaGG-3. Mas o Folgore não é apenas rápido, é também bastante ágil - você conseguirá facilmente despistar muitos dos opositores no nível dado, e com os flaps de combate usados devidamente, até mesmo os famosos Spitfires terão um mau bocado para bater-te num combate de curvas.

[center]Semelhanças inconfundíveis - as semelhanças dos RC.41 com o DB 601 são claramente visíveis ao olhar para as carenagens do motor do MC.202 e do Bf 109E.[/align]

Na vida real, o MC.202 foi considerado pelos pilotos Aliados como superior ao P-40 Kittyhawk e ao Hawker Hurricane, e regularmente comparado com o Spitfire Mk.V… A taxa de subida é sólida - com o WEP, o Folgore é capaz de subir até uma altitude de 5600 m num tempo de 05:16, dando-lhe uma taxa de subida de 17.7 m/s (cerca de 3677.8 ft/min). Surpreendentemente, o MC.202 consegue ser bom também em mergulhos.

Como já mencionado, o Folgore foi um adversário equilibrado para os caças Aliados, e durante as longas batalhas aéreas sobre Malta e o Norte de África, provou o seu valor. Pilotos Aliados eram desagradavelmente surpreendidos pela agilidade e desempenho dos MC.202, mas infelizmente para os pilotos Italianos, o potencial de combate dos MC.202’s era severamente prejudicado pelo o seu baixo poder de fogo. O MC.202 estava armado com duas metralhadoras Breda-SAFAT 7.7 mm montadas nas asas. Tal armamento simplista leva um murro, especialmente quando comparado às seis metralhadoras .50 do Kittyhawk, ou aos dois canhões de 20 mm e quatro metralhadoras do Spitfire Mk.V.

[center]O MC.202 esteve na sua maior parte das vezes em combate no Mediterrâneo e no Norte de África.[/align]

No jogo, esta desvantagem deverá ser provavelmente o problema mais doloroso sobre o Folgore, especialmente contra aviões resistentes tal como o F4F. Contra bombardeiros, tal armamento é simplesmente insatisfatório. Ao menos o abastecimento de munição é generoso - 400 projeteis por arma para as armas de 12.7 mm, e 500 projéteis por arma para as metralhadoras de 7.7 mm. Dados todos os prós e contras, o Folgore consegue ser um caça altamente eficaz devido à sua combinação de velocidade, agilidade e taxa de subida. O MC.202 sobressai-se no papel de perseguidor (dogfighter) a média a baixa altitude, utilizando a sua taxa de viragem. Você conseguirá no entanto também usá-lo como um caça improvisado para boom-and-zoom devido à sua taxa de subida e boa prestação em mergulhos.

Esteja pronto para usar flaps de combate contra adversários mais ágeis tais como o Spitfire e o Hurricane, e esteja pronto a manter-se na cauda dos seus adversários durante um tempo por causa do seu baixo poder de fogo. Você consegue obviamente também abordar bombardeiros, mas nós recomendamos a deixar os bombardeiros para os seus colegas de equipa com armamento mais forte, e focar-se apenas nos caças.

Seja como for, o MC.202 é um caça divertido para jogar, e é mais para os fãs da aviação Italiana. Na vida real, o MC.202 era constantemente substituído pelo MC.205 Veltro, apresentando um motor mais potente e melhoramento no seu poder de fogo incluindo canhões MG 151/ 20. No jogo, o MC.202 é o topo da linha de caças Italianos na árvore tecnológica Alemã e é seguido de o Focke-Wulf Fw 190 A-1.

Autor: Jan “RayPall” Kozák

Fonte: warthunder.com/pt

[center]Você já tem o Macchi MC.202?
Qual é a experiência com este avião?
Deixe a sua opinião nos comentários!
[/align]

[BBvideo 640,400]http://www.youtube.com/watch?v=nwMMvRnP4zc[/BBvideo]

Esse canal é excelente!

No War Thunder o Folgore é um bom caça, vira muito bem, tem um bom motor e consegue batalhar com os Spit e Hurricane.

Eu gosto muito deste caça e volta e meia jogo com ele.

O seu principal problema é o armamento fraco… o combate fica realmente longo e cansativo as vezes. Eu gostaria que tivesse no WT a variante dele com canhões no futuro, o MC 205 Veltro…