Pergunta sobre matemática

Como se descobre o valor de uma letra sem ela ter o valor em números?

Tipo, E= mc²

Como faz isso?

:confused: Oque? essa equação é, se não me engano, para descobrir a energia que toda massa possui.

O valor da letra sempre dão nos enunciados meu caro, cada letra tem um significado, ainda mais em fisíca, caso queria saber mais procure no Google o Sistema Internacional de Medidas.
Digamos assim, eles te dão o valor de M e de C e pede pra você achar o E, ou de dão E e M e pede pra achar o C e por ai vai
E - energia
m - massa
c - velocidade na luz no vácuo( 3x10 elevado a 8 ou a 5 se não me engano, isso não dá pra afirmar com certeza que ainda não to vendo isso na escola kkk)

Templário, você está em que ano?

Está precisando de ajuda numa matéria/trabalho?

Letras representam algo, um valor, normalmente.
Se digo que x+ 3 = 5, assumo que x é 2. Entendeu?
Se uma equação só tem variáveis, elas representam uma lei geral. Algo como a fórmula da velocidade, na equação de torriceli:" V²=Vo²+2(S-So)

Isso se chama fórmula.

Vou pegar uma fórmula mais simples: a=b.h Essa é fácil, usada para achar a área de retângulos/quadrados.
As letras de uma fórmula tem um “significado” e cada uma tem um objetivo (como já disse acima). Na que estou usando,b representa a medida de base do quadrado que se quer medir, h representa a altura e a representa o que se quer com a fórmula, que é a área.
Você não resolve nada apenas com uma fórmula, você precisa dos dados, no caso da medida de base e de altura.
Vamos supor que a base seja de 2 e a altura de 3, logo:
a=b.h
a=2.3
a=6

Pronto, achou-se a letra a, mas com essa fórmula também pode-se achar as outras, como o h, calculando como uma equação normal:
6=2.h
“Separa-se letras de números”
6/2=h
3=h

Em suma, fórmula mostra o que você faz com os números para chegar a tal resultado.
Bom, foi o jeito que eu achei pra explicar do jeito mais simples e detalhado possível.

Ver tudo isso me lembro a época chata em que eu era forçado pelo nosso ilustríssimo sistema de educação a estudar essas merdas enquanto eu poderia estar desenvolvendo as minhas habilidades muito mais em outras áreas. Em todo o colegial só me lembro de não ter tirado notas vermelhas em provas de matemática 3 vezes, o resto era sempre “0, alguma coisa”. Matéria chata, coisa do demônio! Te odeio matemática :angry: :mal

Eu gostava de matemática, ela q ñ gostava d mim…
Anyway, como disseram, tem q ver o q o enunciado da questão diz.

Não, não é trabalho nem dever nem nada, só queria saber ‘-’

Eu sei lá, vi isso no meu livro e queria saber como se fazia isso.

Obrigado ae as respostas, entendi +/-.

A matematica é minha pior inimiga xD

Matemática me deixando em recuperação desde a 5° série, por que não podia ser só 2+2 ou 4/2, seria tão melhor.

Momento Piada sem Graça

Se o problema for didática, recomendo o livro “No Mundo dos Números”, de Isaac Asimov, 144 pg.
Se o problema for preguiça, não consegue emprego nem na vendinha contando feijões.
;/

Matemática para mim sempre foi fascinante e fácil…
Leiam “A aritmética de Visconde”, hehehehe

Eu não tenho grandes problemas com matemática, desconheço a sensação de “exame” e notas baixas no boletim. Ironicamente, não sou muito de estudar.

Eu só me obrigava a estudar Matemática e Química, o resto sempre foi tranqüilo. Ironicamente, até em Física eu sempre ia bem xD

Tecnicamente eu sempre mi dei bem com todas matérias menos as que envolviam contas do tinhoso (matemática, física e química)

Letras em fórmulas e equações matemáticas (ou físicas ou afins) representam variáveis ou constantes.

Constantes são valores fixos, representados por uma letra por questão de simplificação. No exemplo que você postou, “c” é uma constante, é a velocidade da luz no vácuo (299792458m/s²).
Variáveis são substituídas pelos números necessários para resolvermos nossa questão.

Pegando seu exemplo, temos duas variáveis, “E” e “m”. Nessa formula, E representa a energia, e M a massa.
Ou seja, o que esta formula está nos dando, simplificadamente, é uma forma de igualar uma quantidade de Energia com uma massa correspondente (ou seja, é a quantidade de energia que um objeto de massa M se transformaria, se conseguimos realizar essa transformação (ainda não possuímos tal capacidade), ou a quantidade de energia necessária para ‘criar’ um objeto de massa M, se tivéssemos tal capacidade (que também não possuímos)).

E = mc²

Sabemos que c é uma constante, seu valor sendo fixo. Só é representada por uma letra por questão de simplificação.
Poderiamos, então, usar esta formula para substituir m por um valor qualquer e descobrir quanto de energia um corpo com tal massa equivale.
Por exemplo, um objeto de 18kg nos daria a seguinte equação:
E = 18c²

Ou seja, um objeto de 18kg equivale a 18c² Joules de energia. Isso seriam aproximadamente 161775932172627200 Joules. /o\

De maneira similar, você poderia jogar um número qualquer para a variável E, e assim achar o resultado correspondente para a variável m. Descobrindo a quantidade de massa equivalente a um certo tanto de energia.

Valeu pela resposta ai Ellye

Pessoal, preciso de uma ajuda ai dos universitários =)

Quanto dá:

2x - 4 (x + 2) = -5 (2 x - 2) ???

Eu meio que tô estudando pras provas semana que vem e tô precisando de uma ajuda de como se resolve equações do 1º grau com parênteses.

:help

Cara você vai pegar os números que vem antes do parênteses e multiplicar pelos que tão dentro. Pega o 4 e multiplica por x e 2, e o -5 por 2x e -2.
Depois só isolar o x e fazer

Então ficaria…

2 x - 4 (x + 2) = - 5 (2 x - 2)
2 x - 4 x - 8 = -10 x + 10
2 x - 4 x + 10 x= +10 + 8
+8 x = 18
x = 18 sobre 8
18:4
8:4

9 sobre 2?

Isso ai

Prevejo notas boas :smiley: