Bom, uma perguntinha rápida pra galera que frequenta o fórum: que período histórico seria bom para um jogo de guerra - a princípio estilo Men of War?
Não espero nada grande dessa minha ideia, mas esses dias comecei a fazer um jogo como hobby, mas decidi que não queria que fosse ambientado na Segunda Guerra, pois é o tópico mais explorado de todos. Como meu jogo seria simples, estava pensando em não abordar a WW2.
Então pensei na WW1, mas até onde eu sei ela não passou muito de batalhas em trincheiras e cargas de baionetas. Não sei até onde essa temática poderia ser divertida.
Minha segunda opção seria a Guerra Civil Espanhola, mas não sei muito bem como ela se desenrolou, se eram batalhas organizadas ou aquele lance mais escaramuças de guerrilhas…
Então, estou fazendo uma pequena “pesquisa” em alguns lugares pra ver o que as pessoas acham. Se quiserem dar sua opinião, preferidamente que fosse:
entre 1914 e 1945
não focado em Dia-D, Operação Barbarossa ou batalhas com muitos blindados (Campanha na África).
… mas mesmo assim sintam-se livres para dar uma ideia que fuja das “regras”
Sim, tem razão. Minha única indecisão é a falta de informações sobre como eram as batalhas nessa guerra (acho que esse é o problema de optar por uma guerra menos conhecida hehe
Pensei em outras como a Guerra de Independência Irlandesa, Guerra da Etiópia ou Invasão da Manchúria, mas nenhum parece ter uma temática tão interessante
Também gosto bastante (na verdade gosto bastante de todo esse período).
Certamente, mesmo com a temática das trincheiras e alto uso de artilharia, daria pra fazer um gameplay interessante e estratégico… Vou considerar bastante uma maneira de fazer isso, mesmo que as batalhas fiquem “irrealistas” pra ser WW1. Aliás, outra coisa que pesquisei e achei pouco ou quase nada são as batalhas em cidades na WW1. Quer dizer, o que exatamente acontecia quando as trincheiras acabavam e chegavam em uma cidade? Abriam trincheiras nas ruas?
Teatros da Guerra Fria… Outro tema que realmente tem potencial. Teria que fazer uma pesquisa maior em relação aos armamentos utilizados e tudo mais, mas certamente avaliarei.
único problema do teatro do Vietnam seria a selva e as guerrilhas. Seria mais difícil um RTS nessas condições, acho.
Eu gosto da ideia de Guerra Civil Espanhola. De toda maneira, você terá de pesquisar fontes primárias. E é bom que estas fontes sejam de fácil acesso. Existe um arsenal maravilhoso de informações a respeito desta guerra em língua espanhola.
Sim, foi o que eu fiz, pesquisei sobre a Guerra Civil em espanhol, e de fato consegui informações extras. Parece que ao menos não foi apenas um batalha de guerrilhas, houve batalhas mais organizadas.
Também acabei de ver um documentário sobre Verdun e de fato achei bem empolgante a possibilidade de um jogo nesse sentido. O foco em artilharia pode ser um problema, e eu provavelmente teria que cortar a cavalaria pra simplificar as coisas… Mas de resto, o gameplay pode ser interessante. Claro que teria que torná-lo mais dinâmico de alguma forma.
Não que eu não goste da ideia, mas na minha opinião esse período está bem representado pelo TW Shogun. Não que essa ideia não possa voltar a minha mente com o tempo.
Acho que o gameplay estilo TW é perfeito para quase todas as batalhas que precedem a WW1, exceto conflitos de guerrilhas. Dois exércitos batendo de frente, usando força, flanqueamento e velocidade para sujugar o inimigo. As táticas funcionam bem nos jogos Total War, e não tenho vontade por enquanto de fazer algo que remeta a esse gameplay já consagrado pela TCA e seus 160 funcionários.
O que estava pensando era em uma readaptação do Men of War, mesclado com algo do TW:
Os jogadores escolheriam seus exércitos
As tropas seriam divididas em “squads”, menores que a do TW. Apesar de serem uma squad, as unidades seriam mais autônomas que no TW, onde elas trabalham mais em “blocos”.
Ainda estou em dúvida quanto a isso, mas provavelmente teria o fator moral
De acordo com o desempenho do jogador, pontos de reforços são ganhos, e assim ele pode chamar unidades extras durante a batalha.
No caso da WW1, creio que cavar trincheiras e posicionar arame farpado e artilharia seria quase obrigatório
Fora algumas coisas que deixariam o jogo ainda mais divertido, mas já estou pensando alto demais pra considerar agora.
Encontrei muito pouco sobre essa revolução, além dela ter sido relativamente curta e bem local. Posso estar me preocupando a toa, mas acho que mesmo que o jogo ficasse bom, as pessoas que não fossem brasileiras não se atrairiam pelo tema.
Sobre os 7 Reinos Combatentes da China, ainda acho que um mecânica no estilo TW é mais indicada. Isso faria com que eu mudasse meus planos para o gameplay do jogo, e ainda correr o risco da TCA chegar com a notícia de que o próximo TW será na China hehe
Quase o mesmo pra Guerra do Paraguai, exceto que acho uma boa ideia para um mod de Empire Total War.
O fato é que estou sozinho, então não posso ser muito ambicioso. Por isso queria inovar, de alguma maneira.
Pensei nisso também, junto com as guerras Sino-Japonesas, mas devido ao desequilibrio das forças, ainda estou em dúvida. As batalhas eram lutadas de maneira muito diferente pelos dois lados nessas guerras, então provavelmente teria que deixar o player jogar apenas pra um dos dois lados (não pretendo fazê-lo multiplayer de qualquer forma).
Mesmo assim, obrigado por todas as indicações! Certamente não faltam opções agora, apenas trabalho a ser feito
Tenho todas essas ideias anotadas. Vou deixar pra mais tarde decidir qual período se encaixará melhor no gameplay, até porque estou bem no começo ainda.