[PETIÇÃO] Total War em Português

O Moacyr criou uma petição para que a CA comece a legendar os TW em português. Vamos ajudar assinando e compartilhando.

EDIT: pq acho q ficou meio “cru” esse meu pedido, então…

[justify][size=150][font=Garamond Bold][tab=30]Seguinte povo do GSB… todo mundo sabe q eu sou meio grosso então vou direto ao ponto:

[tab=30]Se você gosta da série TW, ajude assinando e compartilhando. Se você gosta de jogos de estratégia, ajude assinando e compartilhando. Se vc gosta de jogos em geral, ajude assinando e compartilhando.

[tab=30]À primeira vista pode parecer algo desnecessário, sem sentido, sem futuro. O Inglês é, hoje, algo simplesmente essencial na vida interconectada que levamos. Mas, apesar disso, são poucos os que falam fluentemente, ou entendem, ou lêem, Inglês sem problemas. Seja aqui no Brasil, seja em Portugal, Moçambique, Angola, Timor Leste.

[tab=30]Pense, então, como seria se mais pessoas pudessem jogar os jogos que você gosta. Afinal, temos que admitir que, em muitos jogos, o idioma É um empecilho. Certo, alguns jogos até tem traduções oficiais (ou comunitárias) pra espanhol, mas não dá pra dizer que o espanhol seja, de fato, lá muito parecido com o português…

[tab=30]Agora, pense como seria melhor se mais pessoas tivessem ACESSO àquele jogo que você gosta, seja ele um TW, um Crusader Kings, um Civilization, um Fallout… ACESSO mesmo, não apenas colocar o jogo e mal entender parte da estória e acabar largando por isso, mas entender mesmo, acompanhar a narrativa, os acontecimentos, o lore, a estória do jogo. Eu, você, todos nós, teríamos mais pessoas com quem interagir sobre nosso hobby, teríamos mais facilidade de tirar alguma dúvida sobre ele, teríamos mais opções de discutirmos estratégias, teorias, acontecimentos de dentro do jogo. Não seria melhor?

[tab=30]Já devo ter dito inúmeras vezes aqui no GSB, eu cresci jogando jogos em inglês, principalmente RPGs no Super Nintendo e Mega Drive. Mas eu vivi uma época de ouro aqui do Brasil, quando na metade da década de 90 havia uma empresa, a Brasoft, que traduzia e legendava praticamente todos os jogos que ela distribuía. Alguns exemplos de jogos que ela fez esse trabalho primoroso? OutLaws (esse inclusive dublado, algo impensável na época), a série Monkey Island, The Dig, Warcraft 2, Half-Life, Indiana Jones, Lords of the Realm 2, Full Throttle, apenas para citar alguns. Alguém pode negar que esse fato, de termos jogos de qualidade legendados (ou até dublados!) não influenciou os gamers daquela época?

[tab=30]Enfim, já me estendi demais. Peço apenas que analise o que comentei, e ajude a mostrar às grandes empresas que temos, sim, potencial para que elas invistam mais em “agrados” como uma legenda, afinal, somos mais de 280 milhões de falantes de português no mundo, e com a Steam, nunca foi tão fácil - e, vamos ser sinceros, barato - comprarmos jogos no Brasil.[/font][/size][/align]

[web 100%,700]https://secure.avaaz.org/po/petition/Creative_Assembly_Total_War_Legendado_em_Portugues/?sMsiYab[/web]

secure.avaaz.org/po/petition/Cr … s/?sMsiYab

A intenção é nobilíssima, e inclusive já foi bem debatida aqui em outros tempos, contudo se não houver mercado eles não vão fazer… jogos pro idioma russo, polonês e turco só saem pra países que falam essas línguas pq lá o mercado é bom.

Enfim, com advento da nova política de vendas da steam a coisa talvez melhore por aqui, contudo o panorama da comunidade lusófona que joga TW não é favorável pra que isso ocorra… pelo menos por agora.

Pois é… bem q a Steam poderia disponibilizar as vendas de jogos por mercado, já seria um modo de ter uma base do tamanho real do mercado brasileiro…

Uhum… Claro que o mercado de jogos aqui no país deu uma substancial melhorada em relação há tempos atrás, contudo em sua maior parte as boas vendas são para jogos tipo AAA, o que difere um pouco os TW’s; que são games com publico e nicho seleto.

Analisando o numero, e a possibilidade dessa petição ir pra frente, eu só digo uma coisa se não tiver num mínimo 200k de assinaturas os caras nem vão se dar o trabalho de olhar.

Assinado e acho que eles tem como saber de onde foi comprado os jogos.

Assinado!

Mto obrigado Galera…

Rapaz, quanto as vendas, no Brasil, foram vendidos aproximadamente 65 mil cópias do jogo (dados da própria CA)… bem acima dos 27 mil jogos vendidos na Turquia (pasmem, o jogo tem legendas em Turco…)…

Eles conseguiram através de mobilização, numa petição com “apenas” 7 mil assinaturas…

Vamos tentar mostrar força galera…

Fora que a CA já lança jogos dublados e legendados em PT BR (Alien Isolation por exemplo)…

Vamos pelo menos tentar…

Dados interessantes Moacyr. O pessoal da CA dá umas dormidas às vezes…

Foi o que eu escrevi… nosso mercado esta começando a abrir só agora, nós sofremos muito por conta da pirataria, e aqui não existe contrapeso como em outros países tipo a Rússia e EUA, onde se pirateia muito mas tmbm se compra bastante jogos, mas que tmbm são mercados bem mais consolidados que o nosso. Sobre o Alien Isolation, que vem com legendas e dublagem nativa em BR, é um jogo do tipo AA, com um publico bem diverso e mais massificado… pelo menos aqui no Brasil; fora que tem tmbm o advento de ser um titulo disponível para consoles. Enfim, deixo aqui meus parabéns pela sua iniciativa moacyr e torço pra que a petição cresça, e que de fato a CA passe a olhar pra comunidade lusófona.

Parece que a CA ouviu. Na Steam está mostrando que Total War: Warhammer terá interface e legenda em português.

store.steampowered.com/app/36436 … 4_4__100_3

Sim e o Moacyr fez um vídeo no canal dele informando isso e agradecendo para quem participou.

Não sabia desta petição, se não fteria minha assinatura. Fiquei um tempo afastado de jogos pra dar prioridade aos estudos.
Legal demais ter saído o novo TW em pt.
Mas existe alguma esperança de traduzirem os antigos.

Não sabia desta petição, se não fteria minha assinatura. Fiquei um tempo afastado de jogos pra dar prioridade aos estudos.
Legal demais ter saído o novo TW em pt.
Mas existe alguma esperança de traduzirem os antigos?

Creio ser algo praticamente impossível de acontecer.

Traduções só se forem feitas por fãs.