Como costumo dizer, sou grande fã do SNES e do PS2, principalmente por causa dos RPGs q possuem, mas o Playstation foi de fato o console que revolucionou. Ainda acho a biblioteca de jogos dele a melhor de qualquer console, jogos revolucionários, diferentes, inovadores, de uma época em que ainda não havia tanto medo de se tentar algo novo. Sobre isso, tem um vídeo do The Game Theorists falando do pq hj poucos jogos mainstream trazem inovação, questão de dinheiro e tal, mas não vem ao caso. Mesmo com grandes séries nascendo (e algumas morrendo, infelizmente) ou sendo portadas e estourando no console (Gran Turismo, Ace Combat, Alundra, Bloody Roar, CoolBoarders, Crash Bandicoot, Digimon World, Guilty Gear, Harvest Moon, Lunar, Medal of Honor, Monster Rancher, Need for Speed, Parasite Eve, Resident Evil, Silent Hill, Saga Frontier, Spyro, Tekken, Tony Hawk, Twisted Metal, Valkyrie Profile, XenoGears, etc), o PSx também teve muitas seqüências (Breath of Fire, Castlevania, Chrono Cross, Final Fantasy, Front Mission, PES (ISS na época), Mana, Megaman, Ogre Battle, Star Ocean, Street Fighter, etc.) q se destacavam no mercado. Mas, a meu ver, o destaque era a inovação que os jogos dele tinham. Armored Core, Azure Dreams, Castlevania: Symphony of the Night, Dance Dance Revolution, Einhander, Final Fantasy Tactics, Kagero, Legend of Legaia, Libero Grande, Metal Gear Solid, Persona, Resident Evil (e afins), Rising Zan, Street Fighter Zero (Alpha), Suikoden, Vagrant Story, Vigilante 8/Twisted Metal, Wild Arms, Wipeout, Xenogears, Yu-Gi-Oh!.. foram jogos que trouxeram muitas inovações que mais tarde foram adotadas em outros jogos, principalmente nas gerações futuras…
Enfim, muitos jogos ficaram de fora, mas se eu for citar todos, fico até amanhã falando
mas acho q deu pra me fazer entender…